Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
VictorRN

[AJUDA]Montar som automotivo - Iniciante

Recommended Posts

Hum. O Booster 3600 da com um preço bom, 265.00 no ML. E com relação aos Graves? Vale a pena comprar esse B52? Com potencia muito superior, pra suprir uma perda quase certa de watts? Ou melhor investir no DAD ou em outro ampli? E nesse caso, não seria necessário usar o twetter não é? Esses DTI já dão conta, correto?

Quanto aos Eros, é o LC (eu vi esse lance da carcaça). O L custa 50 reais a mais. Se for muito ruim esses LC e não compensar, prefiro pegar os Over steel mesmo.

Não vai nesse B52 não. Pega o DAD mesmo, ou outro digital. B52 eh mentiroso e qualidade deixa bem a desejar. Não que o BBuster seja muito bom, mas eh melhor.

Não eh necessário ST.

O LC e L são o mesmo falante, so muda a carcaça. A qualidade dos 2 eh igual e superior ao over steel.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum. O Booster 3600 da com um preço bom, 265.00 no ML. E com relação aos Graves? Vale a pena comprar esse B52? Com potencia muito superior, pra suprir uma perda quase certa de watts? Ou melhor investir no DAD ou em outro ampli? E nesse caso, não seria necessário usar o twetter não é? Esses DTI já dão conta, correto?

Quanto aos Eros, é o LC (eu vi esse lance da carcaça). O L custa 50 reais a mais. Se for muito ruim esses LC e não compensar, prefiro pegar os Over steel mesmo.

Não vai nesse B52 não. Pega o DAD mesmo, ou outro digital. B52 eh mentiroso e qualidade deixa bem a desejar. Não que o BBuster seja muito bom, mas eh melhor.

Não eh necessário ST.

O LC e L são o mesmo falante, so muda a carcaça. A qualidade dos 2 eh igual e superior ao over steel.

2 - over 15-800

2 - mg 12" pw3

2 - d405 ti

Amigo vc leu todo o tópico? Ele quer um som com baixo custo, em torno de 2000,00. Só as 405 e os over ja beiram isso rsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Não eh necessário ST.

Beleza então. Pegarei o DAD mesmo. É barato e com qualidade garantida.Então fechando o set irá ficar assim.

2 Eros e 315 LC 4 ohms

2 DTI 2540

2 Midbass Over 450w10 (150 rms, 120.00) ou 300w10 (125 rms, 90.00) ? 4 ou 8 ohms?

Modulo DAD 1500

Bbuster 3600GL

Bateria 60ah

Com relação aos módulos, são compatíveis com os falantes mesmo não é? Com relação a impedancia? Por falar em bateria, ta surgindo uma oportunidade de comprar uma moura de 60ah usada, por 80.00 reais. Vale a pena? Vou ver amanhã, se der certo, pego ela, faço um teste na eletrica do meu primo pra ver se tá tudo ok. E as caixas, medidas, litragem por falante. Lembrando que vou escutar de tudo um pouco: funk, musica eletronica, forró, axé. Então preciso de graves fortes, firmes, principalmente pro forró. Carro: Celta 2001

Editado por VictorRN

Compartilhar este post

Link para o post

Não eh necessário ST.

Amigo vc leu todo o tópico? Ele quer um som com baixo custo, em torno de 2000,00. Só as 405 e os over ja beiram isso rsrs.

Realmente. Quem sabe futuramente, depois desse investimento no som, e que trocar de carro, eu monte algo assim, por hora, esse set já tá bom demais, afinal, não vou pra nenhum campeonato, o som é pra meu uso pessoal, abrir a mala de vez em quando com os amigos, só isso. =D

Compartilhar este post

Link para o post

2 Midbass Over 450w10 (150 rms, 120.00) ou 300w10 (125 rms, 90.00) ? 4 ou 8 ohms?

Pegue 8 ohms para fechar a impedancia em um bridge do 3600GL

Por falar em bateria, ta surgindo uma oportunidade de comprar uma moura de 60ah usada, por 80.00 reais. Vale a pena? Vou ver amanhã, se der certo, pego ela, faço um teste na eletrica do meu primo pra ver se tá tudo ok.

Tem que ver o estado dela rsrs. Dificil te falar se realmente vale a pena.

E as caixas, medidas, litragem por falante. Lembrando que vou escutar de tudo um pouco: funk, musica eletronica, forró, axé. Então preciso de graves fortes, firmes, principalmente pro forró. Carro: Celta 2001

Tenta deixar a caixa dos 15 mais flat ja que irá utilizar falantes de 10". Algo entre 70~80L e sintonia em torno de 50~55hz. Em especial no forró uma sintonia um pouco mais alta se sai melhor, mas haverá perdas no restante.

10" faça caixa de 15L selada. Corte a partir de 250hz.

Drives: faça corte em torno de 2khz, de preferencia ativo. Não lembro se o ampli chega até esse corte no HPF, se não, eh interessante a utilização de um cross passivo em no mínimo 12 db/8ª.

Compartilhar este post

Link para o post

Pegue 8 ohms para fechar a impedancia em um bridge do 3600GL

Tem que ver o estado dela rsrs. Dificil te falar se realmente vale a pena.

Tenta deixar a caixa dos 15 mais flat ja que irá utilizar falantes de 10". Algo entre 70~80L e sintonia em torno de 50~55hz. Em especial no forró uma sintonia um pouco mais alta se sai melhor, mas haverá perdas no restante.

10" faça caixa de 15L selada. Corte a partir de 250hz.

Drives: faça corte em torno de 2khz, de preferencia ativo. Não lembro se o ampli chega até esse corte no HPF, se não, eh interessante a utilização de um cross passivo em no mínimo 12 db/8ª.

Certo. E qual dos dois modelos? 150 ou 125 rms? Tem muita diferença no desempenho? A caixa de 15, nesse caso, tocaria bem pra fora? Os vários estilos musicais? Fecharia em 55hz então. Sei que é pedir demais, mais poderia me passar as medidas das duas caixas? Obrigado ale.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo. E qual dos dois modelos? 150 ou 125 rms? Tem muita diferença no desempenho? A caixa de 15, nesse caso, tocaria bem pra fora? Os vários estilos musicais? Fecharia em 55hz então. Sei que é pedir demais, mais poderia me passar as medidas das duas caixas? Obrigado ale.

De preferencia ao 450w10. A caixa com 15L será responsável pelo MG.

Medidas eh complicado, vc tem que montar seu projeto a partir das medidas disponíveis ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem. Pegarei os 450w10 então. Com relação a caixa de 15, é dos woofer de 15, não a caixa com 15L xD

Esses 70~80L seriam totais não é? Daria em torno, de 40 litros por falante sintonizados em 55hz. Seriam com duto "regua" ou os dutos circulares? No caso, pretendia colocar a bateria na mala, se tiver espaço, mas vou dar preferencia as caixas. Porta malas do celta não é lá essas coisas, então se desse pra ser caixa trapezio, seria melhor. O porta malas do celta tem 260 Litros. Não consegui medidas exatas. Mas nesse caso, uma caixa com 80L não seria muito pequena não? Tipo, vejo a galera falar em 50~60 litros por falante, pra dar um bom grave e tals...

Compartilhar este post

Link para o post

Tava dando uma olhada nesse tópico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=126598&st=0

Essa caixa me parece bem bacana. Poderia fazer algo parecido, com esse espaço atrás pra colocar a bateria, fiação, módulos, só não sei se caberia no tamanho, mas poderia diminuir um pouco. Ah, e outra duvida, o que recomenda, câmara separada ou unica? Muuuito obrigado pela ajuda ale, sempre estou procurando ler, pesquisar, mas tem muita informação confrontada, então por isso que prefiro perguntar pra alguem que realmente entenda =D

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem. Pegarei os 450w10 então. Com relação a caixa de 15, é dos woofer de 15, não a caixa com 15L xD

Esses 70~80L seriam totais não é? Daria em torno, de 40 litros por falante sintonizados em 55hz. Seriam com duto "regua" ou os dutos circulares? No caso, pretendia colocar a bateria na mala, se tiver espaço, mas vou dar preferencia as caixas. Porta malas do celta não é lá essas coisas, então se desse pra ser caixa trapezio, seria melhor. O porta malas do celta tem 260 Litros. Não consegui medidas exatas. Mas nesse caso, uma caixa com 80L não seria muito pequena não? Tipo, vejo a galera falar em 50~60 litros por falante, pra dar um bom grave e tals...

70~80 litros por falante (por camara), ou seja em torno de 140~160L totais. Como ainda não tem muita noção, de preferencia para dutos redondos, pois assim, vc pude muda-los com facilidade até encontar a sintonia que mais lhe agrada.

Tire as medidas da mala: entre caixas de roda, altura abaixo do tampão, do banco até fundo do porta malas (para choque).

Veja se caberia algo assim:

Base menor (cima): 35cm

Base maior (baixo): 50cm

Largura: 90cm

Altura: 50cm

Da ai próximo de 79L brutos. Faça 2 dutos de 4" para cada falante, ou seja, 2 dutos por camara. Comece com o próprio duto +-10~11cm, se aumenta-lo com PVC a sintonia desce e se diminuir sobe. Comece com ele depois aumenta uns 5~6 cm e veja o que mais te agrada.

Essa caixa me parece bem bacana. Poderia fazer algo parecido, com esse espaço atrás pra colocar a bateria, fiação, módulos, só não sei se caberia no tamanho, mas poderia diminuir um pouco. Ah, e outra duvida, o que recomenda, câmara separada ou unica? Muuuito obrigado pela ajuda ale, sempre estou procurando ler, pesquisar, mas tem muita informação confrontada, então por isso que prefiro perguntar pra alguem que realmente entenda =D

A caixa em si ate dá, mas toda não rsrs. Vc viu as medidas? Não cabe ai não. Outra coisa: não gosto de ampli preso em caixas em função da vibração. Mas se quizer fazer assim ai eh seu gosto.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, muuuuuuuuuuito obrigado pelas dicas, medidas, duvidas tiradas, enfim. Vou medir assim que chegar em casa. Pela sua experiencia, fica legal com essa caixa trapezio ou ficaria melhor com a caixa cubo? Citei a trapezio pelo fato de juntar com a inclinação do banco e ter possibilidade de caber a bateria. Com relação ao tampão, o mesmo vai ser retirado, vai ter a caixa de medios em cima ainda. Se a caixa de medios tiver uma altura razoavel, pretendo colocar os módulos parafusados nela, passando a fiação desde os módulos até as caixas embaixo, pois assim poderia empurrar a caixa de medios um pouco mais pra frente e não seria necessário retirar os encostos de cabeça dos bancos traseiros.. Caso contrario, colocalos atras dos bancos. O que acha? Ah, obrigado novamente =D

Compartilhar este post

Link para o post

Dando um UP aqui no tópico e aproveitando pra trazer novas.

Falei com meu vizinho, que o mesmo é marceneiro, trabalha bem pra caramba, ele vai fazer as caixas. Vou comprar 1 (ou se não der duas) folha de compensado 15mm, a 65 reais e ele não vai cobrar nada pra fazer. Como ele trabalha com bandas também (fazendo caixas, tocando), me falou que quando eu tiver o set completo dos equipamentos, ele consegue pra mim a um preço mais barato, sendo usado, mais seminovo, já que sempre investem em coisa melhor. Então vai que rola até de comprar algum equip melhor =DD

Por enquanto é só, vou pedir pra ele dar uma olhada nos equipamentos, se forem usados, porém bem conservados, sem reparos e tals, até rola de comprar alguma coisa usada mesmo, porque da pra comprar até alguma coisa melhor, pelo mesmo preço que vou pagar ;D

Valeu galera

Editado por VictorRN

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, muuuuuuuuuuito obrigado pelas dicas, medidas, duvidas tiradas, enfim. Vou medir assim que chegar em casa. Pela sua experiencia, fica legal com essa caixa trapezio ou ficaria melhor com a caixa cubo? Citei a trapezio pelo fato de juntar com a inclinação do banco e ter possibilidade de caber a bateria. Com relação ao tampão, o mesmo vai ser retirado, vai ter a caixa de medios em cima ainda. Se a caixa de medios tiver uma altura razoavel, pretendo colocar os módulos parafusados nela, passando a fiação desde os módulos até as caixas embaixo, pois assim poderia empurrar a caixa de medios um pouco mais pra frente e não seria necessário retirar os encostos de cabeça dos bancos traseiros.. Caso contrario, colocalos atras dos bancos. O que acha? Ah, obrigado novamente =D

Cara como vc ta começando e eu não to ai para regular seu som direito, ia na dutada trapezio mesmo.

Eu não gosto de amplis parafusados em caixas, em virtude da vibração.

Compartilhar este post

Link para o post

A duvida é porque geralmente eu não vejo muito essas caixas trapezio sendo usadas por aqui sabe, a galera usa mais em formato de paralelepipedo, até porque fica melhor de apoiar a caixa dos MG em cima e fica visualmente mais bonito. Tipo assim:

750fc8a9b54c6e4a5aa6715b574b1eb8_gg.jpg

7fd954350de9ba87987ecd99bc184aa4_gg.jpg

20111113014112922.jpg

A ultima foto, do uno, é que mais ficaria parecida com o meu Set. Será que dessa forma, não ficaria melhor? Mais bonito visualmente? Qual a real diferença da utilização dessas caixas pras caixas em forma de trapezio?

Editado por VictorRN

Compartilhar este post

Link para o post

A duvida é porque geralmente eu não vejo muito essas caixas trapezio sendo usadas por aqui sabe, a galera usa mais em formato de paralelepipedo, até porque fica melhor de apoiar a caixa dos MG em cima e fica visualmente mais bonito. Tipo assim:

A ultima foto, do uno, é que mais ficaria parecida com o meu Set. Será que dessa forma, não ficaria melhor? Mais bonito visualmente? Qual a real diferença da utilização dessas caixas pras caixas em forma de trapezio?

Caixas bem feitas, bem projetadas e bem travadas São boas!! A diferença seria mínima. Isso falando de mesmo projeto, por exemplo, comparando dutada com dutada.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Hum, entendo. Porque nesse caso, quanto a qualidade da caixa, eu confio no trabalho desse vizinho, pois é como eu tinha falado, ele trabalha com isso, produz instrumentos musicais, outras caixa, enfim, trabalha bem mesmo. As medidas da caixa trapezio cabem no meu porta malas e como eu não tenho a minima noção de como calcular essas medidas pra esse outro tipo de caixa, poderia me passar? A relação entre os dutos e as frequencias, continuaria da mesma forma?

Compartilhar este post

Link para o post

Hum, entendo. Porque nesse caso, quanto a qualidade da caixa, eu confio no trabalho desse vizinho, pois é como eu tinha falado, ele trabalha com isso, produz instrumentos musicais, outras caixa, enfim, trabalha bem mesmo. As medidas da caixa trapezio cabem no meu porta malas e como eu não tenho a minima noção de como calcular essas medidas pra esse outro tipo de caixa, poderia me passar? A relação entre os dutos e as frequencias, continuaria da mesma forma?

Victor pense da seguinte forma: antes fazer uma caixa trapezoidal com volume adequado do que uma quadrada com baixo volume, sacrificando o funcionamento do falante. Sintonias e dutos mantem-se para qualquer uma das 2, desde que use dutos redondos. Agora duto retangular (regua) ai depende do formato da caixa, pois vai depender da abertura que irá utilizar.

Compartilhar este post

Link para o post

Aaaah ale, entendi. No caso, a caixa trapezoidal seria mais adequada pelo fato de ter um "volume maior" ocupando menos espaço que uma quadrada, ocasionando assim a melhor litragem pra os falantes com menos espaço na mala em relação a quadrada, não é? Com relação ao cabeamento, tem alguma indicação de baixo custo? Falei com alguns caras de equipadoras daqui, e os mesmos disseram que vou gastar uns 200 reais, mais ou menos, com cabeamento (fios, rca) além de que, se for pra colocar esse som, com uma bateria menor que 150 ah nem coloque, porque não vai dar certo. Isso procede? Perguntei até se colocasse uma de 100ah + 60ah que eu tenho no cofre se não daria e disseram que não, teria que ser uma de 150 + a minha pra aguentar.

Compartilhar este post

Link para o post

verdade, uma bateria moura de 150 mais a do cofre, mas no celtaacho que nao vai dar espaço para por no mala, ai o certo era por uma de gel debaixo do banco ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu quero saber é que se realmente é necessário essa bateria de 150. Uma de 100 + a minha de 60 não daria? O que me dizem de bateria que precisa repor agua? É uma furada? Vale a pena?

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu quero saber é que se realmente é necessário essa bateria de 150. Uma de 100 + a minha de 60 não daria? O que me dizem de bateria que precisa repor agua? É uma furada? Vale a pena?

O ideal seria mesmo em torno de 200A~230A totais de bateria. Mas com uma de 100 + a sua da p começar a brincar. Agora bateria eh sempre bem vindo rsrs.

Outra coisa: essa baterias que dizem ser de "gel" a grande maioria não o eh e não vale a pena: va de marcas conhecidas que não terá arrependimentos: Moura, Heliar. Poucos aqui falam da Heliar, mas eh muito boa (Jhonsons Control que fabrica = mesma fabricante da Optima)

Qto as top, tipo AGM, vc pode dar uma olhada mas o preço eh mais salgado, em compensação, são bem superiores as convencionais.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

E aquelas com reposição de agua, são boas? A unica diferença entre elas e as seladas é que precisa colocar agua, ou tem diferença no rendimento também? To pra tentar pegar uma cral, direto do distribuidor, é boa?

Compartilhar este post

Link para o post

E aquelas com reposição de agua, são boas? A unica diferença entre elas e as seladas é que precisa colocar agua, ou tem diferença no rendimento também? To pra tentar pegar uma cral, direto do distribuidor, é boa?

eu tive uma cral e so me deu dor de cabeça, naum recomendo a marca...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...