Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Tchobi

Tecnologia Anti-Clipping

Recommended Posts

Pessoal,

 

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a tecnologia anti-clipping utilizada em amplificadores, por parte daqueles que possuem ou já ouviram amplificadores com este recurso.

 

Compartilho aqui minha experiência e o que me levou a ser a favor desta tecnologia.

 

Possuo um amplificador de 110 Watts RMS por canal. Infelizmente, num momento de empolgação, aumentei muito o volume e danifiquei meu alto falante de 80 Watts RMS por excesso de corrente elétrica aplicada à sua bobina. O fabricante do amplificador me indicou a instalação do sistema de anti-clipping de modo a limitar a tensão de saída do mesmo e não ultrapassar a potência nominal do alto falante.

 

Resultado: hoje posso dizer que aumento o volume ao máximo sem qualquer risco de danos ao mesmo. No meu aparelho Alpine, por exemplo, o anti-clipping é ativado em média a partir do volume 28. Ou seja, se aumento de 28 até 35, ele permanece igual sem danificar o alto-falante.

 

Um fator interessante sobre os fabricantes: utilizam um RESISTOR na saída para medir a potência eficaz (RMS) dos amplificadores. Entretanto, dificilmente trabalham nesta potência sem distorções no sinal. Isto se deve, obviamente, às limitações dos componentes eletrônicos. Os transistores de saída possuem região útil de trabalho. Saindo-se desta região é fato que o sinal vai distorcer. Neste caso, acho muito válido a tecnologia anti-clipping, a qual impede que o amplificador trabalhe nesta região da curva onde há distorção garantindo-me um sinal sempre limpo.

 

Enfim, após testar, ouvir, aprovo e recomendo! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sempre fui adepto do anticliping, ainda mais com tweeters que são mais frageis a excesso de potencia e THD, depois que torra um tw nunca mais fica o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Soy contra" por alguns motivos... a tecnologia é "invasiva", um setor a mais pra degradar o áudio. Já tive amp com anticlipping, só não removi por afetar estruturalmente o setor de áudio.

 

Pois bem, quanto á SOA, o anticlipping vai atuar no momento do clipping, e não antes, nessa área linear. Existem vários tipos de detecção de clip, como comparação do sinal da entrada com o da saída, nível de sinal na entrada (que é um método que só chega a alguma confiabilidade se você capar pelo menos 10% da potência de saída), comparação do sinal de saída com a tensão da fonte...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também sou contra, pelos mesmo motivos do Kleber e por estamos em um sub-forum chamado "Hi-Fi".

 

Acho que o mínimo que alguém que deseja ter um som "hi-fi" deve ter é NOÇÃO.

Noção de até onde deve subir o volume do seu equipamento, sem que haja saturação do mesmo.

 

Se o tópico estivesse no Geral ou SPL, eu diria que o anti-cliping é algo válido.

Vários alto-falantes seriam poupados com essa função!

Quem não iria gostar seriam aquelas lojinhas que reparam alto-falantes!

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Solução simples barata:

Moderação no dedo.

 

Solução mais cara:

Midbass mais parrudo.

 

I've got a fever and the only prescription is more midbass!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Aquele que nunca queimou um alto-falante que atire o primeiro amplificador! " :rever1:

 

O que me chama atenção é que a tecnologia anti-clipping foi utilizada em amplificadores Hi-Fi como o McIntosh. Por que eles se preocupariam com isso sendo que apenas possuem clientes audiófilos?

 

Seriam estes amplificadores voltados ao povão de SPL?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Aquele que nunca queimou um alto-falante que atire o primeiro amplificador! " :rever1:

 

Aonde você quer que eu atire? Sério, eu já abusei muito, mas nunca queimei nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Aquele que nunca queimou um alto-falante que atire o primeiro amplificador! " :rever1:

 

O que me chama atenção é que a tecnologia anti-clipping foi utilizada em amplificadores Hi-Fi como o McIntosh. Por que eles se preocupariam com isso sendo que apenas possuem clientes audiófilos?

 

Seriam estes amplificadores voltados ao povão de SPL?

Existem varios tipos de circuitos de "VCA"(anticlipping"),e alguns realmente são perfeitos ,para o uso em "HI-FI',pq são circuitos que só entram em atividade , quando o amplificador esta tangente ao clip,e a atenuação,é simplesmente resistiva como qualquer potenciometro.

Ou será que potenciometro tambem não é indicado para o uso em HIFI? Então ,qual seria o atenuador ideal para se usar no lugar de um potenciometro ???

Um dos grandes trunfos da McIntosh, foi o uso do anticlipping em seus amplificadores residenciais e automotivos!

Editado por Francowharf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aonde você quer que eu atire? Sério, eu já abusei muito, mas nunca queimei nada.

Atiro tambem... Não tive muita "rotatividade" de equipamentos, mas sempre gostei de dar uma abusadinha no volume e nunca senti nem o chierinho de bobina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se anti-clip e tão condenado assim, vamso condenar todos os radios alpine que tem anti-clip e alguns top da clarion.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atiro tambem... Não tive muita "rotatividade" de equipamentos, mas sempre gostei de dar uma abusadinha no volume e nunca senti nem o chierinho de bobina.

 

Nao digo nem rotatividade, mas varias vezes com os mesmo equips. Já usei subwoofer sem nenhum crossover por meses, aquele EQ e boost nele, apelei com alguns modelos de midwoofer, fullrange de 2" cortado em 100Hz, tw a 1600Hz... E nunca queimei nada. Algumas talvez por sorte, mas a maioria é só ter consciência do que está fazendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou será que potenciometro tambem não é indicado para o uso em HIFI? Então ,qual seria o atenuador ideal para se usar no lugar de um potenciometro ???

IMHO um bom potenciômetro é a melhor solução para quase qualquer sistema.

 

Mas existem outras soluções interessante. Ladder, transformador, relay-switch...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O sistema de anti-clipping passivo, através de um potenciômetro que limita a tensão de saída, para mim se tornou recurso indispensável.

 

Inclusive quando substituir meus alto-falantes por outros de diferentes potências solicitarei novamente ajuste personalizado em função do mesmos de modo a utilizá-los em plena potência sem risco de danificá-los.

 

Depois do ajuste de fase para subwoofer, agora somente falta inventarem um TA que não deixe rastros na fidelidade sonora, pois o do meu Alpine ainda não alcançou isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se anti-clip e tão condenado assim, vamso condenar todos os radios alpine que tem anti-clip e alguns top da clarion.

 

Desconheço essa informação. Não sabia que os player da Alpine tinham anti-clip. O meu deve estar estragado então hehehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...