Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
S4nDr3x

Dúvida Potência Máxima Aplicada JL 12 w3v3

Recommended Posts

Boa tarde amigos.

 

Venho aqui relatar meu problema.

Tenho 2 JL w3v3 bobina simples 4ohms.

Sendo empurrados por uma JBL GTO 14001 1500 rms 2ohms.

 

Liguei os dois falantes em paralelo caindo pra 2 ohms.

A potência aplicada nos dois auto falantes está abaixo de 1500 rms (visto que o ganho não está no máximo)

Potência máxima 750 rms por falante se eu estiver correto?!

Mas acredito que não estava 600 rms.

Um dos falantes torrou a bobina.

Fiquei um poko chateado, visto que JL é uma marca bastante conceituada, e vi relatos de pessoas que aplicaram 750 rms no w1 sem problemas.

 

Mandei o falante pro Ivan arrumar, ele está trocando a bobina.

Mas ele falou pra mim que a causa foi muita potência, e que o falante não aguenta 500 rms (Potência maxima pela JL)

Falou que a bobina é bem semelhante ao w0.

 

Dei uma desanimada, estou pensando em me desfazer dos JL's e comprar outra marca.

Gosto de SPL, não quero correr o risco de queimar.

 

Vocês acham que a potência que apliquei foi muita realmente?

Qual o máximo que aguenta um JL w3v3 na prática?

Estou pensando em pegar dois Re audio 1000 rms cada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara... eu não sou o mais indicado a responder, mas eu duvido (como vc citou) que aplicaram 750W rms no W1 de 300 e ele aguentou.... uma coisa é vc aplicar a potência total (tuchar o ganho no amp) e depois disponibilizar td essa potência, ou seja, volume no máximo... de repente pode até ser, mas tem uma série de outros fatores (intensidade de graves, etc) que tb colaboram... se vc aplica 750W rais num equipamento de 300 e ao volume máximo e com os graves no mínimo, dificilmente irá queimá-los... agora, se aumenta os graves, provavelmente vá queimar... a mesma coisa com o que vc fez... de repente vc aplicou menos mas ergueu mto os graves e o volume... mandou distorção.... já era... JL é bom, mas pra SPL, pelo menos esse modelo, não é o mais indicado... ele dá um gbrave bom, alto até... mas tb não dá pra exagerar...

 

EU não arrisco tuchar tanta potência assim..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jlm!Acho que vc tem razão!A musica era bem forte, e ela tocava varias frequencias!Sabe aquelas musicas de spl?

Acho que exagerei e ganho muito alto.

Pode ser a caixa mal dimensionada tb.

 

Vlw

 

Pela especificação não pode passar de 500 rms e eu passei, paguei pelo erro.

Agora o Ivo ta arrumando, acho que vai ficar zero.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende da caixa e do tempo de uso do sub.

 

Geralmente o problema de sub não é muito potencia, é mais distorção como qualquer outro falante.

 

Para SPL os RE são muito bons mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria que vcs me ajudem, o que será que fica mais forte, 2 fosgate Power T2 1200 rms cada ou 2 Re audi SXX 1000 rms cada.

 

 

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, se você tivesse um amplificador com anti-clipping isto não teria acontecido. Ele protege seu alto-falante mesmo que aumente o voume no máximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. eu mandava 900 rms pro meu 12w3v3.. mas sempre usei moderado, tem que saber brincar!!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. eu mandava 900 rms pro meu 12w3v3.. mas sempre usei moderado, tem que saber brincar!!

 

Abraços

 

Caraca! 900 rms!

Mas como tava a caixa?Dutada ou Selada?Acredito que a minha caixa não ta bem dimensionada, fiz um cálculo e está com aproximadamente 50 litros para os 2 JL w3v3

Como assim moderado, me explica isso?Volume baixo, regulagem de graves baixa?

 

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ganho do amp quase no maximo, mandando 900 rms pra eles mesmo, regulado com a sensibilidade do player. Volume baixo nunca escutei hhauhauaua, sempre curti volume alto, mas não passava do 2/3 do volume do player, onde eu regulei com o sub.

 

Caixa era seladinha, de 35l. Tua caixa é dutada ou selada? dutada ele pede 48L para 1 sub só, voce tava usando pra 2 =/

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ganho do amp quase no maximo, mandando 900 rms pra eles mesmo, regulado com a sensibilidade do player. Volume baixo nunca escutei hhauhauaua, sempre curti volume alto, mas não passava do 2/3 do volume do player, onde eu regulei com o sub.

 

Caixa era seladinha, de 35l. Tua caixa é dutada ou selada? dutada ele pede 48L para 1 sub só, voce tava usando pra 2 =/

 

Abraços.

Tendi, vc gosta de ouvir igual, dificilmente escuto volume baixo. A caixa eh selada, mas pelos calculos ta 50 litros pros dois (teria que ter pelo menos uns 60 - 70 litros isso pra selada)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra aplicar potencia mais do que o recomendado tem que saber brincar mesmo...

 

Eu ja usei um JL 12w6v2 com teoricos 1750rms pra ele e nunca deu nda...mais muito bem regulado e controle no "dedo" tbm shausausias...

 

no seu caso foi excesso mesmo...então tem que tomar cuidado na proxima vez pra não torrar denovo...

 

SE O FOCO É SPL...os subs que mais RENDEU SPL QUE EU TIVE, foi um par de PROTECH EXCURSION de 15"...foi o que mais me rendeu SPL...porem musicalidade esquece...

 

 

é aquela velha historia...tem que ver qual é o seu foco, pra ai sim definir os falantes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra aplicar potencia mais do que o recomendado tem que saber brincar mesmo...

 

Eu ja usei um JL 12w6v2 com teoricos 1750rms pra ele e nunca deu nda...mais muito bem regulado e controle no "dedo" tbm shausausias...

 

no seu caso foi excesso mesmo...então tem que tomar cuidado na proxima vez pra não torrar denovo...

 

SE O FOCO É SPL...os subs que mais RENDEU SPL QUE EU TIVE, foi um par de PROTECH EXCURSION de 15"...foi o que mais me rendeu SPL...porem musicalidade esquece...

 

 

é aquela velha historia...tem que ver qual é o seu foco, pra ai sim definir os falantes

 

Teoricamente o W6 aguenta 600 rms, apenas 100 a mais que o w3, voc colocou mais que o dobro da potência recomendada e não teve problemas, acho que foi mesmo a musica que coloquei.

Talvez alguns conheção "Woofer cooker", musica muito forte de spl.

 

Meu foco é spl com qualidade, protech esta fora de cogitação. Pra substituir os JL cogitei ou fosgate t2 ou RE audio SXX.

Mas por enquanto acho que vou ficar com os JL's abaixar o ganho no amplificador e manerar nas musicas como essa que torrou o JL.

 

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, faz uma caixa com a litragem certa dos w3v3, bota 70L ai na selada para os 2. Não foi só a musica não.

 

Abrasss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera...

 

posso estar errado... mas vocês não aplicaram toda essa potência nesses subs...

 

vocês dem ter DISPONIBILIZADO td isso... mas não quer dizer que aplicaram.... Se vc socar o volume com toda essa potência queima... isso é fato...

 

a não ser como eu disse... tiram todo o grave... aí blz... mas em situação normal, nunca... um W0 por exemplo, de 125 ou 150 rms aguentar 800... DUVIDOOO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muitos aki usam o audison 5.1k em 2ohms mandando cerca de 1150rms pra subs como o 10w6v2(600rms), ultimo sc12(600rms) e estao perfeitos! Claro que tem q saber usar, bom senso eh fundamental!

 

Usei ja 10w1 com 750rms aplicados e tocou perfeitamente, sem danifica-los! Uma boa regulagem nos ganhos, caixa correta e bom senso no volume, prolongam por demais a vida util do equipamento!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então... isso0 que eu quis dizer... "bom senso no volume" e nos ganhos.... se vc tem um amp que manda 1150 e jogar, neste caso os 750 num sub de 125... vai queimar... você não poderá aumentar mto o v olume, ou seja, vc NÃO está mandando toda essa potência... aos entendidos de eletrônica, mas que eu saiba o volume aumenta a tensão nos RCA que por consequencia essa tensão entra nos amp.,... e qto maior a tensão, maior a potência... neste caso se vc tuchar o ganho no máximo, teoricamente vc estará DISPONIBILIZANDO toda a potência q ele pode fornecer, mas desde que mande tensão pro amp. (Aumente o volume)... neste caso, não estão mandando esta potência que vcs declaram ;)

 

Não tem como... acredito eu q um sub suporte até no máximo uns 20% - 30% da potência dele (como margem de segurança) tocando a pleno vapor.. mais do que isso, vai pra fita

 

 

 

 

Muitos aki usam o audison 5.1k em 2ohms mandando cerca de 1150rms pra subs como o 10w6v2(600rms), ultimo sc12(600rms) e estao perfeitos! Claro que tem q saber usar, bom senso eh fundamental!

 

Usei ja 10w1 com 750rms aplicados e tocou perfeitamente, sem danifica-los! Uma boa regulagem nos ganhos, caixa correta e bom senso no volume, prolongam por demais a vida util do equipamento!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico,qual seria a potencia qe eu poderia aplicar no meu JBL 1214? estou para comprar o ampli e com uma graande Duvida, Mtx JH600 de 600 rms ou alpine MRT-M500 de 500 rms? os dois seriam basicamente o mesmo preço..e ai qual vale mais a pena? ME AJUDEM ESTOU PERDIDO KKK' [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico,qual seria a potencia qe eu poderia aplicar no meu JBL 1214? estou para comprar o ampli e com uma graande Duvida, Mtx JH600 de 600 rms ou alpine MRT-M500 de 500 rms? os dois seriam basicamente o mesmo preço..e ai qual vale mais a pena? ME AJUDEM ESTOU PERDIDO KKK' [^]

 

Cara eu não entendo muito!Mas acredito que o alpine MRT-M500 toque com mais qualidade que o Mtx, q é mais votlado pra spl.

Eu ficaria com o Alpine.

Questão de gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...