Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
danilo.meneses

Conversão 110/220V -> 12V

Recommended Posts

Boa noite.

Sei que muitas pessoas já pensaram em montar um som 12v em casa. Seja no computador, seja na sala de televisão, seja na área de lazer para ouvir uma música no churrasquinho.

Mas o maior problema é transformar a corrente alternada de 110/220v em corrente contínua de 12v.

Estou pensando em montar um som simples no quarto e estou passando pelo mesmo problema.

Como sei que o assunto é útil, pensei em criar o tópico para trocarmos informações sobre soluções para esse problema. Na verdade, sempre "sonhei" que o Juliano da SD fosse criar um amplificador 110v barato - puro sonho, rs.

Mas vamos ao que interessa.

Quais as estratégias mais baratas para se montar um sonzinho no PC em 12v?

Usando fontes de computador?

Link de Font AT no Mercadolivre

É fácil fazer essa fonte render mais em 12v? Alguém já conseguiu fazer conforme aquele artigo no que existe no autosom.net? Se der certo, ligar várias fontes dessas deve ser bem legal, ainda mais pelo custo.

Ou seria melhor utilizar fonte própria para tal?

Link do MercadoLivre

Aguardo dicas e opiniões sobre o assunto.

Estava pensando em colocar 2 SD 250 como amplificador - dos novos. Gostei demais da força e qualidade do amplificador - e principalmente do preço. Ainda não defini certinho a questão do projeto, mas o problema maior seria alimentação mesmo.

Abraços e aguardo possível ajuda. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para esses SD vai em fonte de PC mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para esses SD vai em fonte de PC mesmo.

Mas PAD, como faço para a fonte ficar 12v? Ou apenas utilizo a saída 12v dela normal? Será que duas fontes para cada SD é suficiente?

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor e mais barata opção é fonte de pc ! como fonte de pc é baratinha aquelas de 10ah aqui eu pago 15$ eu faria 3 fontes em série na linha 5v da uns 25ah reais ideal pra cada SD ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho melhor comprar um amplificador residencial... mas...

Compartilhar este post

Link para o post

eu vou na fonte de PC em 15V até pq o amp trabalha de 10V a 16V

ainda vai conseguir melhor potencia

uns 30A em 15V deve ser suficiente para ouvir "musica" nos dois SD250, pode ser que em alguma passagem de graves mais extensos a tensão caia um pouco

mais tem que ser feito testes

eu ja penso em usa-lo em 15V e ainda em 2ohm na ponte [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, pelo visto a fonte vai ser a estratégia mais barata mesmo. Acredito que vou optar por essa escolha, utilizando as linhas de 5V da fonte.

Estou esperando uma resposta sobre um amplificador 110v. Se der certo, melhor ainda. Se não, vou de SD mesmo.

Sobre a fonte, acho que vou ter de comprar na NET. Tem necessariamente de ser AT?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, pelo visto a fonte vai ser a estratégia mais barata mesmo. Acredito que vou optar por essa escolha, utilizando as linhas de 5V da fonte.

Estou esperando uma resposta sobre um amplificador 110v. Se der certo, melhor ainda. Se não, vou de SD mesmo.

Sobre a fonte, acho que vou ter de comprar na NET. Tem necessariamente de ser AT?

Abraços.

Não precisa ser At a diferenças na pratica para o uso que vai fazer

é deixar ligado o fio VD pson ao gnd,

quando montar quero fazer em uma caixa de PVC com um cooler simples usando somente as placas das fontes pode ser que va até o amp para dentro da caixa e muita cola de silicone, para fixa tudo

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisa ser At a diferenças na pratica para o uso que vai fazer

é deixar ligado o fio VD pson ao gnd,

quando montar quero fazer em uma caixa de PVC com um cooler simples usando somente as placas das fontes pode ser que va até o amp para dentro da caixa e muita cola de silicone, para fixa tudo

Entendi.

Vou procurar resolver isso o mais rápido possível.

Sempre quis ter um som no PC e só enrolo, ahauhauha.

Compartilhar este post

Link para o post

É so juntar os fios com conector molex (4 pinos, "maiorzinho") e ligar positivo e negativo.

A quantidade necessária depende do consumo dos SD e de quantos Ampere a fonte consegue liberar nas saídas 12v.

Compartilhar este post

Link para o post

o SD deve consumir seus 20ah ! no caso 3 fontes de uns 25ah REAIS na linha 5v em série ficando 15v 25ah ideal pra cada SD ! sendo que a 15v o SD vai mandar mais potencia cerca de 50w rms a mais ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, as coisas estão meio corridas para mim, não comprei nada ainda.

Tenho de resolver isso logo.

Estou precisndo de um sonzinho melhor no PC, rs.

Assim que decidir o que realmente vou fazer e comprar posto fotos. Acredito que até semana que vem vejo isso. Abraços e agradeço a todos pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

as 2 vesez que liguei 3 em 5v a fonte ficava desestabilizada subia pra 18v (danger) e voltava subia e voltava, ai eu liguei 2 em 5v em uma em 3,3v e tchananam 13,8 estabilizou e carrega bateria, então taí a dica caso aja problemas na serie de 5v :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas vc está carregando bateria com 13.8v? O ideal nesse caso seria usar 15v (3 linhas de 5 em série).

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrem-se,quando se ligar as fontes em série na linha dos 5v,a corrente que irá pro amp será a da fonte mais fraca(caso sejam diferentes)!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...