Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ScsMcd

Carros Flex : motivos do aumento do etanol e possível novo fracasso

Recommended Posts

abastecimento.jpg

 

O carro Flex se tornou a preferência nacional entre os consumidores, já que apresenta a comodidade do poder escolha do tipo de combustível que se deseja usar.

 

No entanto, com o crescimento da frota de carros Flex e também do consumo de etanol, a oferta do produto não consegue acompanhar a demanda, gerando aumento de preço e desabastecimento.

 

Diante dessa situação, os usineiros já falam em um fracasso do carro Flex, tal como ocorreu com o Pró-Álcool.

 

A Única – União dos Produtores de Cana – diz que o setor precisa de mudanças para que o consumo caia rapidamente. Assim, o consumidor e a indústria vão perder o interesse de investir no carro flex.

 

Os usineiros pedem alta dos preços da gasolina, do CIDE (imposto sobre o combustível) e redução dos custos, para que a produção de etanol possa aumentar. No entanto, eles querem mesmo é que o mercado de carros Flex tenha queda e assim haja menos demanda pelo etanol.

 

As usinas querem dar maior foco ao etanol anidro – que é misturado à gasolina – em detrimento do hidratado. Como a Petrobrás não altera os preços da gasolina nas refinarias desde 2009, o etanol hidratado ficou bem mais caro e em desvantagem.

 

Hoje em dia, menos de meia dúzia de Estados se encontra o etanol com preço no limite de ser vantajoso. No restante do país, é prejuízo abastecer com o derivado da cana.

 

Com a ameaça do fim do carro Flex, os usineiros ainda falam da falta de planejamento estratégico e investimentos em áreas de plantio de cana, o que influi diretamente nos custos de produção e no preço final do etanol.

 

E agora? Será que o etanol não vai dar mais conta da demanda, colocando em risco a existência do carro Flex?

 

Matéria Completa : Brasil Agro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim isso tudo é desculpa pra aumento!

 

Eu pensei em conversinha pra boi dormir.

 

O que os caras querem é ganhar como o "monopólio" do produto, segurando produção para valorizar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho uma M E R D A carro flex......lixo completo !

 

Todos carros que tive com a mesma motorização só gasolina ou flex , sempre o monocombustivel ganhava no consumo do flex abastecido a gasolina.

 

O flex não tem a economia do motor a gasolina e nem o rendimento em potÊncia do alcool (comparados a motores idênticos monocombustível).

 

Uma coisa que não me desce na garganta é a conversa de que a central eletrônica compensa as diferenças dos combustíveis .....

 

Só queria entender como é que a central altera a taxa de compressão quando se usa alcool ou gasolina o-o-

 

Pobre país filho da p u t a......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu pensei em conversinha pra boi dormir.

 

O que os caras querem é ganhar como o "monopólio" do produto, segurando produção para valorizar.

 

= aumento.

 

1)Os fabricantes não vão deixar de produzir carros flex.

 

2)O número de estados que é mais viável abastecer com alcool ou gasolina é meio que distribuída pelo Brasil.

 

3)Pra mim segurar produção pra valorizar = safra, pq depois que vem a "entressafras" e o preço aumenta,e aumenta dos dois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho uma M E R D A carro flex......lixo completo !

 

Todos carros que tive com a mesma motorização só gasolina ou flex , sempre o monocombustivel ganhava no consumo do flex abastecido a gasolina.

 

O flex não tem a economia do motor a gasolina e nem o rendimento em potÊncia do alcool (comparados a motores idênticos monocombustível).

 

Uma coisa que não me desce na garganta é a conversa de que a central eletrônica compensa as diferenças dos combustíveis .....

 

Só queria entender como é que a central altera a taxa de compressão quando se usa alcool ou gasolina o-o-

 

Pobre país filho da p u t a......

 

Exato! Tbem penso assim.

 

Tenho carro Flex e apesar disto SEMPRE abasteci a gasolina. Pra mim se o meu fosse só a gasolina seria melhor!

 

Mas vá o brasileiro acreditar que etanol é o combustível do futuro e que o Brasil é auto-sustentável em pretóleo...

 

Se for as duas idéias combinadas então....Brasil é pica das galáxias, só não é pq..................... pasmafaute

Editado por leo_palio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho uma M E R D A carro flex......lixo completo !

 

Todos carros que tive com a mesma motorização só gasolina ou flex , sempre o monocombustivel ganhava no consumo do flex abastecido a gasolina.

 

O flex não tem a economia do motor a gasolina e nem o rendimento em potÊncia do alcool (comparados a motores idênticos monocombustível).

 

Uma coisa que não me desce na garganta é a conversa de que a central eletrônica compensa as diferenças dos combustíveis .....

 

Só queria entender como é que a central altera a taxa de compressão quando se usa alcool ou gasolina o-o-

 

Pobre país filho da p u t a......

:+1:+1:+1:+1

Odeio carro flex.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhei a fonte dessa matéria... "Brasil Agro". Deve ter sido redigido por um usineiro, só pode.

 

Primeiramente, eles não citaram que os usineiros estão enchendo o bolso de dinheiro com exportação de açucar. É obvio que se usar a super produção de cana na fabricação de açucar, vai sobrar pouco para o alcool e o preço vai subir.

 

O que me irrita que a maioria desses usineiros e grandes produtores devem ser próximos, isso se não forem políticos... e dessa forma conseguem intervir, ditar regras, deitar e rolar e o "povo" só pode ficar vendo aqui... na plateia, o circo sendo formado.

 

Queria muito que eles quebrassem a cara... que o governo reduzisse o percentual de alcool na gasolina para 0% e que ninguém comprasse mais alcool para abastecer os carros.

 

Estou tão puto da vida com isso, que msm morando em SP e se o cálculo for favorável para usar Alcool, vou abastecer com gasolina!! Estou fazendo a minha parte... campanha "ferre um usineiro, antes que ele nos ferrem (mais)"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhei a fonte dessa matéria... "Brasil Agro". Deve ter sido redigido por um usineiro, só pode.

 

Primeiramente, eles não citaram que os usineiros estão enchendo o bolso de dinheiro com exportação de açucar. É obvio que se usar a super produção de cana na fabricação de açucar, vai sobrar pouco para o alcool e o preço vai subir.

 

O que me irrita que a maioria desses usineiros e grandes produtores devem ser próximos, isso se não forem políticos... e dessa forma conseguem intervir, ditar regras, deitar e rolar e o "povo" só pode ficar vendo aqui... na plateia, o circo sendo formado.

 

Queria muito que eles quebrassem a cara... que o governo reduzisse o percentual de alcool na gasolina para 0% e que ninguém comprasse mais alcool para abastecer os carros.

 

Estou tão puto da vida com isso, que msm morando em SP e se o cálculo for favorável para usar Alcool, vou abastecer com gasolina!! Estou fazendo a minha parte... campanha "ferre um usineiro, antes que ele nos ferrem (mais)"

 

o açucar como commoditie vale muito mais que o alcool para as usinas.

 

sabemos que é desculpa de usineiros. Mas cade o insentivo p/ produzir alcool?

 

A "diuma" comentou sobre reduzir a % de alcool na gasolina, mas até agora???? Fora os batismos comuns.

 

no flex de casa estamos assim tb, mesmo o alcool tendo 10% de vantagem a mais, estamos 100% gasolina.

 

 

sobre carro flex ser uma mer**, so concordo do fato que é mais efetivo um motor configurado apenas para 1 combustivel, mas 0,5km/l a mais e 7-10cv a menos não é o fim do mundo!

 

 

abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os usineiros, tal qual no proalcool, vão acabar com o mercado que GANHARAM do governo. É só o preço do açúcar despencar no mercado internacional que esta falácia deles acaba. Vai sobrar cana e, como não vão querer enfiá-la lá mesmo onde vc está pensando, vão fazer álcool e mandar para os postos. Aí o preço cai.

Reptio: eles ganharam o mercado do álcool combustível de mão beijada, lá em 79. Acabaram com ele no início dos anos 90, de tanto especular com o açúcar.

Ganharam novamente um mercado com os flex, e de dois anos pra cá estão derrubando ele novamente.

Honestamente? que enfiem a cana lá mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre falei que carro flex é que nem o pato; O pato anda, nada e voa... Mas não faz nenhum dos 3 bem.

Editado por Beto TunningWay®

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conversa forte pra boi dormir...

 

Quer dizer que desde 22009 que eles são obrigados a abastecer a petrobrás com combustível, sem nenhum aumento?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho uma M E R D A carro flex......lixo completo !

 

Todos carros que tive com a mesma motorização só gasolina ou flex , sempre o monocombustivel ganhava no consumo do flex abastecido a gasolina.

 

O flex não tem a economia do motor a gasolina e nem o rendimento em potÊncia do alcool (comparados a motores idênticos monocombustível).

 

Uma coisa que não me desce na garganta é a conversa de que a central eletrônica compensa as diferenças dos combustíveis .....

 

Só queria entender como é que a central altera a taxa de compressão quando se usa alcool ou gasolina o-o-

 

Pobre país filho da p u t a......

A central não altera a taxa de compressão e nem precisa...

 

A taxa de compressão de carros a gasolina está longe de ser o limite, na verdade só estaria no limite se o carro começasse a bater pino acelerando tudo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre falei que carro flex é que nem o pato; O pato anda, nada e voa... Mas não faz nenhum dos 3 bem.

falou tudo...carro flex bebe que nem v8...se existisse só a alcool ou só a gasolina...era muito melhor...pelo manos aqui no ES com alcool a 2,45... e gasosa a 2,85...usineiros são muito gananciosos nunca vai dar certo, do jeito que esta sempre seremos refem deles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A central não altera a taxa de compressão e nem precisa...

 

A taxa de compressão de carros a gasolina está longe de ser o limite, na verdade só estaria no limite se o carro começasse a bater pino acelerando tudo....

 

É mesmo Jão ?!

 

Então por qual razão a taxa de compressão dos motores movidos só a alcool é bem maior ?

 

E é claro que eu sei que central eletrônica NÃO TEM A CAPACIDADE DE EFETUAR UMA MUDANÇA FÍSICA que seria a alteração da taxa de compressão :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É mesmo Jão ?!

 

Então por qual razão a taxa de compressão dos motores movidos só a alcool é bem maior ?

 

E é claro que eu sei que central eletrônica NÃO TEM A CAPACIDADE DE EFETUAR UMA MUDANÇA FÍSICA que seria a alteração da taxa de compressão :legal:

Quanto mais alta a taxa de compressão, melhor.

 

Isso a princípio...

 

O álcool aguenta uma taxa maior do que a gasolina, sem dar problemas, logo motores a álcool tem taxa maiores =P

 

Aliás, essa é a desculpa para termos 20% de álcool na gasolina... Vai ter gente que fala em fatores ambientais blablabla, mas a verdade é que o álcool é um anti-detonante substituto do chumbo, que foi proibido a muito tempo atrás.... Com o aumento da tecnologia dos combustíveis e dos motores está sendo possível taxas maiores. Verdade que a taxa dos flex é mais alta que a da gasolina, fica mais próxima do "limite" e em alguns casos até passam (casos que motor funcionando só na gasolina começa a fazer barulhos estranhos), mas não chega a ser danoso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto mais alta a taxa de compressão, melhor.

 

Isso a princípio...

 

O álcool aguenta uma taxa maior do que a gasolina, sem dar problemas, logo motores a álcool tem taxa maiores =P

 

Aliás, essa é a desculpa para termos 20% de álcool na gasolina... Vai ter gente que fala em fatores ambientais blablabla, mas a verdade é que o álcool é um anti-detonante substituto do chumbo, que foi proibido a muito tempo atrás.... Com o aumento da tecnologia dos combustíveis e dos motores está sendo possível taxas maiores. Verdade que a taxa dos flex é mais alta que a da gasolina, fica mais próxima do "limite" e em alguns casos até passam (casos que motor funcionando só na gasolina começa a fazer barulhos estranhos), mas não chega a ser danoso.

 

Em algumas marcas , por exemplo a que vc mais ama o-o- Fiat, as centrais são muito melindrosas....qualquer percepção de alteração de combustivel o motor começa a dar alguns chiliques , como batida de pino ( a pré ignição) e outros sintomas esquisitos surgem no funcionamento do motor. Falo isso por conta de vários Fiat que tiveram na casa de meu pai.

 

Ou seja , o que não falta pra nós é gasola batizada com octanagem lá no pé , só por conta disso já dá um bocado de pentelhação.

 

Eu admiro a tecnologia flex, mas ainda acho que falta alguma coisa nisso tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tecnologia flex hoje está muito boa. No começo era tristeza, mas hoje está quase no nível dos monocombustiveis.

 

Na realidade, a tendência é que os flex tenham rendimento até melhor na gasolina. Isto por conta da taxa de compressão. Quem fica prejudicado é o álcool.

 

Não acho que seja uma tecnologia ruim MESMO. Se for pensar bem, é das melhores, e a tendência é sempre melhorar. Se o brasileiro não fosse tão JECA, poderíamos ter motores sobrealimentados, com pressão variável por tipo de combustível, melhorando ainda mais a eficiência.

 

Os Ford já trabalham até com temperaturas diferentes pra cada tipo de mistura, já que motores à álcool tendem a precisar de maiores temperaturas.

 

Num país como o nosso, a tecnologia flex é sim benéfica. A piada não é o Flex. A piada é o modelo produtivo do álcool, que dá ao usineiro o poder de controlar os preços do álcool.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra quem não sabe, a Ford foi a pioneira no desenvolvimento do motor flex e no entanto foi a última a entregar o produto pronto ao consumidor....

 

Isso daí pra mim já é uma demonstração de que entregaram um produto com maturidade e provavel superioridade aos demais .

 

Sim Kleber, o brasileiro é JECA sim , mas está muito mais pra burro do que jeca , pois ainda insiste em abastecer o carro com alcool em regiões onde o preço nunca valeu a pena.

 

Já disse certa vez Ciro Gomes: " O consumidor brasileiro é otário " E o governo sabe disso assim como os usineiros também sabem ...

 

Se a própria população não reivindica direitos e concessões , será então o estado que cuidará dos nossos interesses ? Duvido !

 

PS: Jão , não tenho fiat e acho ainda que falta sim avanços tecnológicos nos carros flex (só por exemplo - é ridiculamente perigoso ter um tanquinho de partida a frio dentro de um cofre de motor )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gosto da tecnologia Flex e não trocaria um carro FLEX por um MONOCOMBUSTÍVEL.

Já me foi útil várias vezes e nunca tive problemas com o comportamento do carro em relação à troca de combustível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca tive problema em nenhum dos 3 carros GM que tive.

 

O outro carro flex de casa foi um Ford Focus 2.0 dos novos, nenhuma reclamação sobre o COMPORTAMENTO DO FLEX no motor.

 

A única "coisa" é que todos os carros é nítida a diferença de usar álcool ou gasolina. Na gasolina o motor aparenta ser mais liso e andar bem menos.. No álcool fica um pouco mais "temperamental", mas não chega a ser áspero e anda mais. Tirando tempo a diferença é pequena, e em "top speed" da uns 5 km/h de diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há anos a Bosch tem um multi-combustível pronto, álcool, gasolina e GNV, ou mistura disso. Mas melhor que o Fiat (um baita mico). Ele tem taxa de gasolina. E um turbo. A sacada? Com 100% gasolina, o turbo não pressuriza a admissão. É desviado. Com 100% de álcool, ele compensa a falta de taxa com pressão na admissão. A mesma coisa com 100% de GNV. Quanto às misturas, é a mesma coisa. Além de acertar a proporção estequiométrica, ele também acerta a pressão na admissão para, artificialmente, trazer uma "taxa de compressão dinâmica" ideal para a mistura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há anos a Bosch tem um multi-combustível pronto, álcool, gasolina e GNV, ou mistura disso. Mas melhor que o Fiat (um baita mico). Ele tem taxa de gasolina. E um turbo. A sacada? Com 100% gasolina, o turbo não pressuriza a admissão. É desviado. Com 100% de álcool, ele compensa a falta de taxa com pressão na admissão. A mesma coisa com 100% de GNV. Quanto às misturas, é a mesma coisa. Além de acertar a proporção estequiométrica, ele também acerta a pressão na admissão para, artificialmente, trazer uma "taxa de compressão dinâmica" ideal para a mistura.

A sacada?

 

50 cavalos na gasolina, 100 no álcool IUAHeuiAhAIUehIUAE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...