Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LuckasGuarujáSP

cabos 16,25,35mm...?

Recommended Posts

mito ou verdade... gostaria da seguintes..lógicas

"cabos"

16mm = 1000rms

25mm = 2000rms

35mm = 3000rms

e por ai.. vai? isso

é verdade.. mesmo?

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai depender do comprimento do cabo, mas é mais ou menos isso ai mesmo...

Sempre bom, sobredimensionar, meu sistema nao vai passar de 1000rms, e ja estou pensando em upar meu cabo de 21mm!

Abraço!

Editado por viniciusaleixo

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre bom, sobredimensionar, meu sistema nao vai passar de 1000rms, e ja estou pensando em upar meu cabo de 21mm!

Abraço!

obrigado vinicio.. .. pela respostas,... abraços

Compartilhar este post

Link para o post

meu som ta em 3000RMS.. to usando.. cabos de 35mm. tanto no megacapacitor como no modulo e como na baterias.. isso ajuda muitoo.. em questado de economia.. é verdade que os cabos.. ficam.. menos quentes?

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, esquenta pelo efeito joule, mas nunca vi um caso que fosse notável...

Teoricamente, quanto maior a bitola, menor a resistencia, e menos calor gerado pelo efeito joule..

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, esquenta pelo efeito joule, mas nunca vi um caso que fosse notável...

Teoricamente, quanto maior a bitola, menor a resistencia, e menos calor gerado pelo efeito joule..

Abraço!

já viu um banda ICE ligado com cabo de 6mm? huaheuehuheaueah

ESQUENTA SIM!

subdimensionamento extremo esquenta a niveis perigosos sim!

eu sou exagerado! qqr amp AB de 400RMS já tô indo de 21mm! Nada melhor que passar um cabo de 50mm² para o porta-malas! De la vc distribui para uns varios módulos sem medo de ter problemas com cabos!

Compartilhar este post

Link para o post

Já que o assunto são cabos, cuidado com os "bonitinhos mas ordinários".

MUITAS lojas vendem o cabo, onde a área dele é medida por fora, ou seja você pensa que está comprando um 21mm2 e na verdade está levando um cabo 10mm2 e o resto de capa externa.

Meu conselho são so cabos de solda, vendidios na ferramentas gerais por exemplo, ou os de marcas mais íntegras, tipo tiaflex.

Esses tempos fui comprar um cabo, e perguntei sobre isso para o vendedor, pois antigamente (10 anos atrás) comprava sempre o tiaflex 13mm2, e era bem grossa a parte do cobre mesmo do cabo, e agora, o 21mm que o cara queria me vender, era mais fino do que aqueles. E essa foi a explicação que o carinha me deu, que há uma certa "falta de padronização", e tals.

Fiquem de Olho

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

HHHuummm... interessante.

Tópico com selo "Sou fo**!" :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

mito ou verdade... gostaria da seguintes..lógicas

"cabos"

16mm = 1000rms

25mm = 2000rms

35mm = 3000rms

e por ai.. vai? isso

é verdade.. mesmo?

Autosom.net/artigos

Lá tem uma tabela de dimensionamento, com bitola pra cada comprimento e consumo.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço!

Partindo do pressuposto que é cabo de alimentaçao é EXATAMENTE ISSO!

na eletronica nao da pra ser bitolado..cada sistema é uma sistema e merece ter olhos pra suas dificuldades... se a fonte de alimentaçao(baterias ou fontes) ficam MUITO longe o amplificador é indicado uma bilota um pouco maior....se as baterias ficam bem proximas do amplificador nao é necessario cabeamento robusto...

tudo gira em torno da resistencia que o cabo gera e da corrente que ira passar nele...

Uma dica interessante: sempre use o cabo mais groço que entra no seu amplificador =)

Editado por Luiz Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Partindo do pressuposto que é cabo de alimentaçao é EXATAMENTE ISSO!

na eletronica nao da pra ser bitolado..cada sistema é uma sistema e merece ter olhos pra suas dificuldades... se a fonte de alimentaçao(baterias ou fontes) ficam MUITO longe o amplificador é indicado uma bilota um pouco maior....se as baterias ficam bem proximas do amplificador nao é necessario cabeamento robusto...

tudo gira em torno da resistencia que o cabo gera e da corrente que ira passar nele...

Uma dica interessante: sempre use o cabo mais groço que entra no seu amplificador =)

exatamente se a distancia for muito grande, para nao ter perda na alimentaçao se coloca uma bitola um pouco maior, nao q disse de passa uns 30 cm a + no lugar de um cabo de 21mm vai coloca um de 35mm

Compartilhar este post

Link para o post

(((((((((((((((Gostei do post.. e dos comentarios.. realmente Esclarecedor...))))))))))))))))) agora. me diz isso.. alguns cabos com passar do tempo gera e cria uma resistencia.. na alimentaçao dos polos..tando no módulos como no megacapacitor... alguns módulos isso é tensao que passa e retorna.. quente deixando as entradas dos polos quentes... isso é variaçao de modulos nem todos acontecem.. isso...

Compartilhar este post

Link para o post

(((((((((((((((Gostei do post.. e dos comentarios.. realmente Esclarecedor...))))))))))))))))) agora. me diz isso.. alguns cabos com passar do tempo gera e cria uma resistencia.. na alimentaçao dos polos..tando no módulos como no megacapacitor... alguns módulos isso é tensao que passa e retorna.. quente deixando as entradas dos polos quentes... isso é variaçao de modulos nem todos acontecem.. isso...

na verdade isso chama MAL CONTATO!

acontece muito com quem estanha porcamente a ponta do cabo! ai fica aquela coisa que não se molda ao parafuso/borne, e de contato real mesmo fica pouca coisa!

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca se dimensiona um cabo pelo sua POTENCIA e sim pelo seu CONSUMO, um classe A de 500W rms, consume mais que um classe D de 1000W rms. Se usa este tipo de comparação comparando modulos de mesma eficiencia de energia, tipo um classe D com outro Classe D, dai sim as diferenças entre modulos de marcas diferentes não muda muito o consumo final em relação com a potencia consumida. Já tem artigos falando sobre isso.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

o calculo correto se dá pelo consumo de corrente medido em Amper

Compartilhar este post

Link para o post

entao, no meu, acho que no mx entra u de 16mm e olhe la, uso cabos de 35mm, para entrar cortei uns fiozinhos(varios ne ..)

tem algum problema em fazer isso? alguma perca?

procurei em varios lugares terminais para diminuir(achei por terminal de compressao), mas os unicos que encontrei sao com uma entrada 35mm e una saida para se fir fixada com parafuso(uso este nos terminais de bat).

abs

Compartilhar este post

Link para o post

:legal: Aproveitando o tópico eu tenho um 1K5 empurrando 2 UXP Power porem uso cabos 16mm² no + e - o cabo tem apenas 1,30 metro da bateria para o MC e módulo e 60cm p/ terra e escuto no limite e os cabos nem sequer amornam...

Minha duvida é, com cabo de 16mm² tenho menos rendimento do módulo se tivesse usando o 21mm² que o fabricante indica??

Grato []-[]hand26

Compartilhar este post

Link para o post

:legal: Aproveitando o tópico eu tenho um 1K5 empurrando 2 UXP Power porem uso cabos 16mm² no + e - o cabo tem apenas 1,30 metro da bateria para o MC e módulo e 60cm p/ terra e escuto no limite e os cabos nem sequer amornam...

Minha duvida é, com cabo de 16mm² tenho menos rendimento do módulo se tivesse usando o 21mm² que o fabricante indica??

Grato []-[]hand26

e o cabo que vem do cofre ? mais em relação a essa distancia se o cabo realmente tem os 16mm tá sussa.

porém eu optaria pelo de 21 interligando baterias e módulo de graves.

Compartilhar este post

Link para o post

e o cabo que vem do cofre ? mais em relação a essa distancia se o cabo realmente tem os 16mm tá sussa.

porém eu optaria pelo de 21 interligando baterias e módulo de graves.

:legal: Assim meu carro é um Picasso e a bateria fica em baixo do banco do motorista ai da bateria até o MC tem 1,30 metros com ele bem esticado.

Mais gostaria de saber se eu colocar o 21mm o módulo renderia mais???

Grato []-[]hand26

Compartilhar este post

Link para o post

:legal: Assim meu carro é um Picasso e a bateria fica em baixo do banco do motorista ai da bateria até o MC tem 1,30 metros com ele bem esticado.

Mais gostaria de saber se eu colocar o 21mm o módulo renderia mais???

Grato []-[]hand26

render só se conseguisse tensão por volta dos 14 volts estáveis oque seria difícil com o som no talo.

21mm mais por padronização mesmo já que no seu caso estão próximos os equipamentos.

óbvio tudo depende da distancia pois cada condutor tem um coeficiente de resistividade.

ou seja quanto mais a carga ficar longe da alimentação mais espeço tende a ser o condutor. :legal:

edit. erro eita po*** margaça do caraiohaushah

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...