Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
David GTI

SPL Fusca

Recommended Posts

Boa noite amigos AUTOSOM, sou novato no fórum ( + leio que posto ), queria pedir a ajuda de vocês pra montar um SPL no meu Fusca. Tenho os seguintes equipamentos atualmente:

 

1 Sub UXP 12D4 500wrms

1 Amp Clarion APX4361

1 Kit voz CS60D

1 6x9 QRX 6x9 Bravox de 120wrms

 

Minha duvida é a seguinte, já pesquisei bastante aqui e sei que a caixa recomendada pro UXP é 55L, só tenho duvida se são litros livre ou brutos. Também opinião sobre o amp mono (tenho R$600 pra gasta com ele). Bateria vou usar a do carro mesmo e adicionar uma estácionária de 150amp. Vi em alguns tópicos que muitos fazem a caixa estilo tampão pro Fusca, pensei em fazer no mesmo estilo, com o sub na posição normal, mas queria que o banco ficasse na posição correta porque tenho que por a cadeirinha do filhote no banco. Ficaria bom colocar os 6x9 na caixa junto com o sub? Se sim quantos litros descontaria deles mais o sub ( caso a litragem pra caixa seja 55L livres ). Se caso sobra algum espaço no chiqueirinho, queria esconder a bateria junto com a caixa e montar os amps debaixo do banco 1 emcima do outro. A HU ainda não defini, mas provavelmente seja o DEH-9350SD da Pioneer. O kit voz to querendo montar nas portas ( com tratamento ), o player ainda não sei se coloco no painel ou no porta-luvas. Me ajudem ai galera, sei que posso contar com a opinião de vocês.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, se eu não me engano a caixa 55L é livres :legal:

Agora pro UXP era legal um clarion DPX1851 mas já que tem 600$ apenas pra gastar no ampli mono um Sd700.1d smd caíria bem :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora no caso do chiqueirinho, pode sem problemas deixar o banco do jeito normal pois cabe legal o uxp no chiqueirinho agora no caso do 6x9 eu recomendo fazer separado no meio o uxp e os 6x9 no canto com divisórias pois com a pressão do sub na caixa os 6x9 pode queimar ou o cone excursiona d++ :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1 SD700.1d 2ohms ein!!!

No caso dos 6x9,voce pode fazer umas caixinhas seladas msm atras do tampao,ou entao com fibra,veda bem elas e ja era!!

Editado por subwoofer308

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Intaum leksom, pensei msm numa SD700, mas será que ela é boa de subgrave? E outra quantos litros ocuparia o UXP mais os 6x9, pra descontar da caixa? Usando MDF de 20mm, será que sobraria um espaço pra esconder a bateria? Tenho um pouco de medo de por os amps na frente, lá parece ser meio vulnerável. Também to em duvida a instalação do player, porque o fusca naum tem pos-chave, será que naum vai descarregar a bateria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OS 6x9 tipo em peitinhoa ficaria bom, ou seria melhor uns coaxiais? Pq senão mata a visão traseira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha pra Subgrave não sei pois ainda não ouvi e muitos falam que soundigital não tem muita pegada no Subgrave, mas não custa tentar né mas um módulo legal também na faixa de preço e que toca legal o uxp é o Roadstar rs1200d ótimo módulo tocará legal seu sub e esse tem um subgrave legal ! agora no caso do chiqueirinho pelo o que já vi set's em chiqueirinhos eu acho que caiba sim a bateria ! O uxp deve ocupar em média 3~4L os 6x9 uns 2L !!! O seguinte:

Coaxial tem +++ qualidade de voz do que os 6x9 (mas claro depende do modelo)

Agora os 6x9 soam mais altos do que os coaxiais

Então é questão de gosto ! pra coaxial de 6'' recomendo uns 6L pra cada agora os 6x9 eu recomendo 10L pra cada deve ficar bom :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse RS1200d é interessante, pq senão to enganado ele tem controle de ganho remoto, oque pra mim seria extremamente viável, já que tbm andarei com meu filho no banco traseiro. E a questão do pos-chave, alguma sujestão? Meu fusca ainda é com dinamo, a bateria que tá lá ele carrega de boa, mas axo que outra ele peida, por isso iria fazer um esquema com relés, e de vez enquando uma carguinha lenta nela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,eu mesmo to atras de $$ pra comprar um SD700,velho,nova linha de amps agora,feito em SMD,desce BEM mais,tenho um SD400 e ja acho que desce bem,e a proposito,eu uso um UXP power 12" em uma LT,o Leksom ae pode falar que ele ja viu e ouviu pelo pc kkkkk e sabe que toca bem!! :legal:

ps:e os SD's tem mais uma vantagem,led CLIP,ainda mais pra mandar 700rms na bunda do UXP,melhor prevenir a distorção pois UXP nao aguenta muito ela como outros subs nao kkkk!

 

Abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele quer Spl como dito no primeiro post ..

acho que deveria ser 45/50L livres .. 55L livres ficaria mais voltado pra subgrave .. no qual so treme as coisas ao redor...

 

No manual pede 40L apenas .. essa seria voltado para spl .. tocaria um pouco mais Seco com pressão = Frequencias mais altas ..

Acho que 50L e 35hz ja ficaria meio misto, spl/subgrave dai ate ficaria legal com sd , stetsom ate ''torramp's'' ! kk !!

 

 

agora se o objetivo for subgrave como dito no 5 post .. faz 55L livres e algo nos 31hz e use clarion, mtx, kicker .. ampl que descemm !!

Obs. eu usaria no maximo 900~1000Wrms no Uxp ! ai fica massa tbm ..

 

Edit. Show de bola deve ser essa nova linha da SD ..

Editado por Gabitow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao cara eu li por ai q a uxp para dar subgrave

a caixa tem q ser mais ou menos com 55 lts 1 duto de 4" por 26

 

a minha creio q vai ser assim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma sugestao bacana eh usar baterias de gel... Existem modelos dela que cabem facilmente embaixo do banco (motorista e passageiro) ou da pra fazer um habitaculo legal ali no chiqueirinho!

 

E por falar nele, nao parece ms o chiqueirinho eh beeem grandinho! Tnha um colega aqui da cidade com 2 subs de 12' numa caixa de ~90litros.. E ainda tinha uma divisória pra 2 woofers de 8' ou 10', nao lembro bem! Creio que tinha quase 110litros totais ali! Apesar de quea caixa dele fico um pouco altinha, mas nao tirou a visao nao!

 

Como vai usar apenas pra "voz" e rear fill, pode fazer uma camarazinha de 3~5 litros selados ateh pro 6x9. Vai deixar eles capados nas baixas frequencias, mas pra isso ja tens o uxp e kit na frente!

 

E por último, eu tentaria colocar um alternador no lugar do dínamo! Mesmo usando apenas a bateria original, o dínamo deixa a desejar! Aproveita e tenta arrumar um alternador de santana (120ah) num ferro velho!

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,eu mesmo to atras de $$ pra comprar um SD700,velho,nova linha de amps agora,feito em SMD,desce BEM mais,tenho um SD400 e ja acho que desce bem,e a proposito,eu uso um UXP power 12" em uma LT,o Leksom ae pode falar que ele ja viu e ouviu pelo pc kkkkk e sabe que toca bem!! :legal:

ps:e os SD's tem mais uma vantagem,led CLIP,ainda mais pra mandar 700rms na bunda do UXP,melhor prevenir a distorção pois UXP nao aguenta muito ela como outros subs nao kkkk!

 

Abraço!!

 

Verdade toca muito o teu UXP ! Aquelas músicas de subgrave monstruoso da pra ouvir com clareza mesmo sendo do pc !!! impressionante :legal: desce legal !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele quer Spl como dito no primeiro post ..

acho que deveria ser 45/50L livres .. 55L livres ficaria mais voltado pra subgrave .. no qual so treme as coisas ao redor...

 

No manual pede 40L apenas .. essa seria voltado para spl .. tocaria um pouco mais Seco com pressão = Frequencias mais altas ..

Acho que 50L e 35hz ja ficaria meio misto, spl/subgrave dai ate ficaria legal com sd , stetsom ate ''torramp's'' ! kk !!

 

 

agora se o objetivo for subgrave como dito no 5 post .. faz 55L livres e algo nos 31hz e use clarion, mtx, kicker .. ampl que descemm !!

Obs. eu usaria no maximo 900~1000Wrms no Uxp ! ai fica massa tbm ..

 

Edit. Show de bola deve ser essa nova linha da SD ..

 

Então mas no caso deve ser que ele não saiba diferenciar SPL com SUB-grave a mesma coisa comigo que fui saber a pouco tempo :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então mas no caso deve ser que ele não saiba diferenciar SPL com SUB-grave a mesma coisa comigo que fui saber a pouco tempo :legal:

 

Comigo tbm ! hauihuiae !

É so pra alertar o carinha do Topico mesmo ! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpas por confundir a galera nos post, quero mesmo subgrave no meu uxp, mas tbm escuto de quase tudo, será que essa caixa toca bem um sertanejo por exemplo? Pois sou bem eclético. A respeito das baterias de gel que o Bloom disse é exatamente oque disso que eu precisava, algo que coubesse no chiqueirinho junto com a caixa, porque to querendo montar um amp emcima do outro embaixo do banco traseiro. No caso do alternador, axei na net um próprio pro fusca de 75ah, será que já segura bem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vocês acham que o RS1200D seria muito pro meu sub? Tipo, to meio que levando em consideração a voltagem que se conseguir chegar nos 13v será milagre, e na alimentação. Hoje mesmo já tive uma decepção com o carrinho. Minha bateria parou de carregar, já encostei num auto-elétrico pra ver, não vou montar tudo nas "coxas" não. Vo revisar essa parte elétrica dele pra não ter dor de cabeça futuramente e arriscar queimar tudo. Oque vocês acham dos peitinhos com coaxiais? Eu colocando uma bateria de 75ah pro carro mais uma dessas de gel duns 150ah já segura bem não? Aqui onde moro axei essas de gel ( de nobreak no caso ) por 250 pila.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quer subgrave mais também vai tocar de tudo ? 53L Brutos, 1 duto de 4''x30cm sintonizado em 35hz deve ficar bom :legal: 75ah segura bem sim está ótimo ! Olha rs1200d não é muito não pro sub mas já que quer subgrave eu recomendo um módulo com clip por segurança como o sd700.1d ! Agora na minha opinião ficaria legal os coaxiais ao lado do sub inves de peitinho :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quer subgrave mais também vai tocar de tudo ? 53L Brutos, 1 duto de 4''x30cm sintonizado em 35hz deve ficar bom :legal: 75ah segura bem sim está ótimo ! Olha rs1200d não é muito não pro sub mas já que quer subgrave eu recomendo um módulo com clip por segurança como o sd700.1d ! Agora na minha opinião ficaria legal os coaxiais ao lado do sub inves de peitinho :legal:

 

leksom uma caixa do uxp 12" com 55 lts com duto de 4" por 26 ficaria bom para subgrave?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigao quanto a caixa vai no feijao com arroz...

 

 

60 litros livres (ou seja..faz com uns 70 72 litros) com um duto de 4" por uns 25 cm =)

 

 

voce pode alongar ou diminuir o duto (é so pvc mesmo..compra uns dois metrose vai brincando ate voce achar a sintonia que mais te agrada)

 

 

pega com 15 ouve uma semana...com 20 mais uma semana e com 25 mais uma... e assim vai testando =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sertanejo acho dificil, eu no subgrave naum conseguia tocar ''Kiss me trho Phone'' nem algumas eletro .. acho que caixa voltado pra subgrave eé somente hip hop e slow !

 

pra mim, 55L livres ja ta de bom tamanho na minha opinião ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sertanejo acho dificil, eu no subgrave naum conseguia tocar ''Kiss me trho Phone'' nem algumas eletro .. acho que caixa voltado pra subgrave eé somente hip hop e slow !

 

pra mim, 55L livres ja ta de bom tamanho na minha opinião ..

 

55 lts consegueria tocar, eletro, funk, sertanejo, pagode...?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

55 lts consegueria tocar, eletro, funk, sertanejo, pagode...?

 

cara, acho que vc ta confundindo subgrave com grave (ou Spl como dizem)

Se vc quer tocar tudo isso .. naum faria subgrave ..

pagode, sertanejo, são frequencias altas = Grave ..

Subgrave é so frequencias baixas .. (Sub) no qual so tocará bem mesmo é hip hop e em Slow ainda 1 hahaha !!

 

Se quer tocar de tudo um pouco, faz uma caixa mista ..

faria 45L pra toca de tudo um pouco ..

Não sei se tu me entendeu ..

 

Se for fazer sistema subgrave e querer tocar eletro, pagode, vai ficar ruim .. a não ser que tu encontre alguns pagode la na casa dos 25~30hz ! hehe !!

Editado por Gabitow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho então que vou na caixa popular aqui do fórum, a de 55l, mas e agora? Litros livre ou bruto? O amp mono to em duvida entre estes:

 

MTX RT501

MTX RFL600D

Fosgate R500

SD700.1

 

De acordo com meu gosto musical qual seria a melhor escolha? A questão do pos-chave alguem tem alguma opinião? Senão vai chupar bateria, vamos ver quantos litros eu consigo arrancar do chiqueirinho sem alterar a posição do banco, dai penso em relação aos 6x9 ou coaxiais. Depois de dimensionar essa parte elétrica que tá me dando dor de cabeça vou poder montar o som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...