Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Testes soundigital SD250.2 smd

Recommended Posts

Juliano. Com o Lpf aberto alto assim, a banda passante é maior. Com isso a bobina aquece mais...

E com a banda passante mais extensa, o amplificador distorce "mais cedo".

 

Mas eh so isso tambem...

 

 

Rapaz, que coisa mais estranha rsrsrsrs

 

Você está falando de Sub-Woofers mesmo?! Eu desconheço essa teoria. (mas não discordo, somente não conheço)

 

Mas gostaria de dizer que muitas vezes o cone de Sub são mais pesados, e com isso as freq. mais altas além de não conseguirem ser reproduzidas com clareza (muitas vezes nem ouvidas), geram distorção aos ouvidos, mas não pelo sinal estar clipado, e sim pelo peso do cone... Igual quando você faz um Mid-Bass tocar Freq. de sub-grave, ele "trepida" e distorce o som, mas não quer dizer que o sinal está clipado.

 

 

Na verdade esse assunto dá muito pano pra manga hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, que coisa mais estranha rsrsrsrs

 

Você está falando de Sub-Woofers mesmo?! Eu desconheço essa teoria. (mas não discordo, somente não conheço)

 

Mas gostaria de dizer que muitas vezes o cone de Sub são mais pesados, e com isso as freq. mais altas além de não conseguirem ser reproduzidas com clareza (muitas vezes nem ouvidas), geram distorção aos ouvidos, mas não pelo sinal estar clipado, e sim pelo peso do cone... Igual quando você faz um Mid-Bass tocar Freq. de sub-grave, ele "trepida" e distorce o som, mas não quer dizer que o sinal está clipado.

 

 

Na verdade esse assunto dá muito pano pra manga hahahaha

 

 

Bah, isso é fácil de ver na prática!

 

Pegue um som corretamente dimensionado e talz... coloque ele no limite (antes do clipping) e aumente o LPF do sub/woofer.... o amp tem uma banda beeem maior pra responder e acaba clipando beeem mais cedo ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah, isso é fácil de ver na prática!

 

Pegue um som corretamente dimensionado e talz... coloque ele no limite (antes do clipping) e aumente o LPF do sub/woofer.... o amp tem uma banda beeem maior pra responder e acaba clipando beeem mais cedo ;)

 

Faz sentido :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso que muitas vezes sai mais em conta comprar um 4 canais com cross, que resolve tudo, do jeito que sempre foi feito aqui, o SD250 é muito

bom, mas não é a solução para tudo e todos

 

mas tem player não tão caro que faz low pass e hipass... para um kit 2 vias + subwoofer já vai de boa!!!!

 

fiz um projetinho com o 6300 da pioneer e to cortando tudo pelo player!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah, isso é fácil de ver na prática!

 

Pegue um som corretamente dimensionado e talz... coloque ele no limite (antes do clipping) e aumente o LPF do sub/woofer.... o amp tem uma banda beeem maior pra responder e acaba clipando beeem mais cedo ;)

 

 

 

Isso se dá por conta das fundamentais serem acima das freq. de sub-grave.

E vai depender muito mais do estilo musical a ser testado, músicas com muito atack e tambores tem a característica de terem as fundamentais nos graves, não no Sub-Grave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me corrijam se eu estiver errado, mas no trimode o CH1 vai ter duas vias de reprodução(vai sinal do ch1+ pra o ch1-(canal) e do ch1+ pra o ch2-(bridge), ou seja, se cada um tiver seu corte na frequencia certa, o amp pode trabalhar normalmente com 2 ohm canal/4 ohm bridge, mas se estiver tudo em full, vai ser como usar em paralelo, então vai ter que dobrar a impedancia dos dois..

Ou seja, se no canal, o resultante for 2,4 ohm, na bridge pode usar 4 ohm, desde que como você disse, o canal cortado em 60 hz +, e a bridge em 60 hz -, lembrando que o corte pra sub é com indutor, e o corte varia com a impedancia do sub, e que algumas empresas tem usado um RE diferente do especificado, então, muito cuidado pra não deixar o corte extrapolar. Apesar de o amp ter as proteções. Se o corte for mais ou menos assim: kits em 60 hz+, e o sub em 90hz-, essa faixa de 60 a 90 hz vai ser enxergada pelo amp como ligação em paralelo.. Acho que você entende o que eu quero dizer, qualquer coisa, dá uma lida nos artigos

Então o HPF não depende se será em 2ohms nem em 4 ohms?

Mas o LPF sim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou contar uma coisa que está aconecendo nesse momento no meu som:

 

Comprei uma SD250.2 há quase 2 meses, tocando sozinha as portas porque meu amp Stetsom 2k6d estava no conserto. O Stetsom chegou em casa no começo do ano, mas como eu estava trabalhando em outro estado e só voltei terça desta semana, eu pude instalar o amp ontem. Liguei a alimentação, ok. Quando liguei o remote, o amp ligou com o player desligado. Medi o remote e tinha 1,8V.

 

Pra resumir: isolei todos os remotes e é a SD250 que está com 1,8V na saída. Então, se alguém da Soundigital puder responder se isso é característica dela ou tem defeito. Por enquanto, eu coloquei um diodo salva-vidas pra isolar ela do resto e o Stetsom está funcionando normalmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então o HPF não depende se será em 2ohms nem em 4 ohms?Mas o LPF sim?

Importa sim.

Deixa eu resumir

Se deixar tudo em full, dobra todas as impedâncias

Se fizer crossover, usa as impedâncias que conhecemos como mínimas suportadas, mas não pode deixar o falante e o sub reproduzirem a mesma frequência, se não o amp vai enxergar como paralelo, aí onde vai o alerta, observa se o RE do sub é bem próximo da impedância nominal, pq tem uns fabricante mentindo aí, e pode ser que fique desarmando o amp por causa de RE mentiroso do sub(o corte muda com a impedância)

 

Medi o remote e tinha 1,8V.Pra resumir: isolei todos os remotes e é a SD250 que está com 1,8V na saída.

Interessante, meu nanico manda 1,8v pelo remote também.. até tirei a chave pra ver se não era fuga pela chave, mas é o remote mesmo...

Entretanto, 1,8v não deveria ser tensão suficiente pra armar um amp.. devia armar lá pelos 9~10v

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, se mais um dono de um SD250 está dizendo isso, então deve ser característica do produto.

 

De um lado, a 2k6d não devia acionar com apenas 1,8V mas do outro a SD250 não devia ter 1,8V na entrada do remote pra evitar esses problemas, eu tinha uns relês de 12V que acionavam com apenas 3V, seria "quase" um problema se ligado junto a SD250. Eu resolvi meu problema isolando com um diodo, mas se tiver um pronunciamento da empresa eu ficarei muito satisfeito.

 

Não descarto a possibilidade de um defeito na 2k6d, se alguém tiver uma e puder fazer um teste, eu agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Importa sim.

Deixa eu resumir

Se deixar tudo em full, dobra todas as impedâncias

Se fizer crossover, usa as impedâncias que conhecemos como mínimas suportadas, mas não pode deixar o falante e o sub reproduzirem a mesma frequência, se não o amp vai enxergar como paralelo, aí onde vai o alerta, observa se o RE do sub é bem próximo da impedância nominal, pq tem uns fabricante mentindo aí, e pode ser que fique desarmando o amp por causa de RE mentiroso do sub(o corte muda com a impedância)

 

 

Humberto, sobra a parte de cada via ser dividida pra tocar determinada frequência pra não ser enxergada como uma ligação em paralelo eu estou ligado...

O que não entendi foi que você disse que o corte LPF varia com a impedância...

Quero saber se o corte HPF também muda, posso usar um corte de 60hz HPF feito para 2,4 ohms e quando tirar o falante de 6ohms deixando somente os kits de 4ohms o corte será o mesmo? 60HZ? ou varia com a impedância também?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, qualquer tipo de filtro varia seu corte conforme a impedancia. Se voce pretende usar 2,4ohm e depois 4ohm, vai ter que usar um filtro pra cada.

 

Se for usar filtro simples (6db oitava) no kit, é só mudar o capacitor, que é facil de comprar pronto.

 

Se for usar filtro com 2 componentes (12db oitava), calcula um indutor que sirva pra 4 e 2,4ohm e somente mude o capacitor conforme a impedancia de saída final.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

voltei ainda agora do instalador. Como ele acha que o crossover nao foi ligado ou ta ligado errado, o kit 2 vias nao ta pegando direito o sinal do sd e ta roncando.. amanhã voltarei la pra resolver isso.

 

Mas quanto ao grave. ORRA! que grave! hahaha... Ta abafando muito a voz, dá nem pra ouvir o agudo. Muito bom mesmo.. fiz num esquema que ficou bonito! Quando resolver esses detalhes faço um video pra mostrar como ficou.

 

Ninguem botava fé no sdzinho.. galera da loja ficou me zoando a tarde toda que aquilo ali nao tocava nem caixinha de PC. meu amigo ficou de ir lá ver, ficou de cara.. ja quer comprar 2 HAHA.

 

To com o loudness ligado em LOW e bass em 0. Meu player nao tem muitas regulagens mas ainda preciso ajustar algumas coisas.

 

ps: desliguei o loudness e deixei o bass +2, treble +3 e mid +2 e continua BRUTO!

Editado por 307z

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

poderiam me tirar uma duvida?

 

O cooler fica sempre ligado ou só liga quando aquece o sistema interno?

 

Pois o cooler de uma das sd's nao está ligado e eu não tenho certeza se é o do kit 2 vias ou do sub, mas o led está aceso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

poderiam me tirar uma duvida?

 

O cooler fica sempre ligado ou só liga quando aquece o sistema interno?

 

Pois o cooler de uma das sd's nao está ligado e eu não tenho certeza se é o do kit 2 vias ou do sub, mas o led está aceso.

 

Ja foi dito no topico.

Ele fica ligado o tempo todo, pq se adicionasse um micro controlador, aumentaria o tamanho e os custos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então ferrou.. vou torcer pra que seja problema de alimentação/instalação, pq se for do amp, prevejo dor de cabeça!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então ferrou.. vou torcer pra que seja problema de alimentação/instalação, pq se for do amp, prevejo dor de cabeça!

Tenta dar uma ajudinha, rodar um pouco com o dedo .. se nao der certo pode mandar para garantia .. pq se modulo esta ligando e ele nao, entao ela queimou ou aconteceu algo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta dar uma ajudinha, rodar um pouco com o dedo .. se nao der certo pode mandar para garantia .. pq se modulo esta ligando e ele nao, entao ela queimou ou aconteceu algo

 

 

tentei e nada! se for problema no amp deve ser por isso que o kit 2 vias está roncando igual falante original. vou levar amanhã denovo no instalador pra verificar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal estou querendo ligar dois selenium 6w4p e um ST200 no meu SD250, como funciona esse esquema de trimode? pra ligar dessa forma eu poderia cortar os 6w4p em 8000hz e o ST200 de 8000hz pra frente?

 

ficaria assim no caso ?

sdemtrimode.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode, mas nesse caso considere como impediência minima o dobro da usada na ligação normal, ou seja 4 no canal e 8 na bridge.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

huuum então eu fiz outro esquema de como eu tenho que ligar, usando crossover lowpass nos 6w4p pra cortar onde começa a operar o ST200.

 

ta certo assim ?

sdemtrimode.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hoje invertí os modulos e constatei que o sd está funcionando, mas com o cooler desligado, o que é um perigo, pois pode aquecer muito e queimar!

 

 

como funciona a assistencia tecnica da SD em outros em outros estados?

Editado por 307z

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hoje invertí os modulos e constatei que o sd está funcionando, mas com o cooler desligado, o que é um perigo, pois pode aquecer muito e queimar!

 

 

como funciona a assistencia tecnica da SD em outros em outros estados?

Entra no site soundigital.com.br e ve a assistência mais perto ai de vc. como vi que vc é de belem, penso eu que deve ter uma assistencia ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...