Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DMelo

MANIFOLD DIFERENTE

Recommended Posts

manifold

manit.jpg

olhe as duas caixas não tem nada haver uma com a outra

essa e estilo a sw218 vista por cima tem camara de compressão e progressão de corneta para tocar em baixa frequencia

tipo sw 218

img00025i.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como não, Souza.

Olha os falantes em 45 graus em ambas. Ali está a sua progressão.

E as planar, que não tem progressão e são cornetas?

Compartilhar este post

Link para o post

Como não, Souza.

Olha os falantes em 45 graus em ambas. Ali está a sua progressão.

E as planar, que não tem progressão e são cornetas?

angular a camara frontal pode ser feito tambem nas band pass e não vão deichar de ser band por ter angulo nessa camara

a sw218 e tipo as T18 corneta de carregamento traseiro mas como o falante trabalha ao contrario se torna carregamento frontal

nas sw218 deve ter pelo menos uns 110cmts de progressão de corneta

já na manifold se contar do centro do falante até a borda apenas uns 35 cmts

e esse comprimento para onda de graves e muito pequeno

ja as planas horn tem a camara na frente como se fosse realmente uma corneta reta ela não possui camara de compressão apenas o tubo em frente ao falante

navegando na net achei um projeto de manifold com grafico de resposta para um par de tornado e a mesma parecia uma montanha um pico somente perto de 63 hz mas com mas de 10 dbs com certeza a pessoa que o fes simulou a manifold como se fosse uma corneta ai o grafico ao meu ver erroneo

resposta manifold que achei na net

respostadefrequenciadac.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

to me divertindo com o tópico! rsrsrs

Não irei dizer que o kleber ta certo, nem o Souza... (que na minha humilde opinião tá meio exaltadinho rsrsrs)... Mas tenho que concordar que o Kleber fez eu enxergar de uma forma diferente a "teoria" (mesmo que sendo informal)... Sempre considerei Manifold como um tipo de BandPass (justamente por ela ter uma faixa útil estreita), mas faz sentido a tese do Kleber!

Vamos ver onde vai dar o tópico

Compartilhar este post

Link para o post

Não irei dizer que o kleber ta certo, nem o Souza... (que na minha humilde opinião tá meio exaltadinho rsrsrs)... Mas tenho que concordar que o Kleber fez eu enxergar de uma forma diferente a "teoria" (mesmo que sendo informal)... Sempre considerei Manifold como um tipo de BandPass (justamente por ela ter uma faixa útil estreita), mas faz sentido a tese do Kleber!

eu sou muito calmo guto

o que esta acontecendo aqui e ponto de vista diferente de um mesmo angulo assim como não teve consenso sobre esse tipo de box em outro forum

o que estamos digitando aqui e apenas opinião diferentes assim aumentando o conhecimento de ambas as partes por ter visão diferente do mesmo assunto :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

angular a camara frontal pode ser feito tambem nas band pass e não vão deichar de ser band por ter angulo nessa camara

Mas na bandpass não irá fazer a menor diferença. Na Horn fará!

Na Audiolist mesmo, pelo que li, há um consenso de que as Manifolds são cornetas... conforme texto do Walter, que desde meus tempos de Audio List era o mestre das caixas.

nas sw218 deve ter pelo menos uns 110cmts de progressão de corneta

já na manifold se contar do centro do falante até a borda apenas uns 35 cmts

e esse comprimento para onda de graves e muito pequeno

Sim, mas o rendimento da manifold não está no fato de ser uma Horn, e sim no acoplamento entre os falantes, e no fato do falante trabalhar numa zona de baixo volume de ar/grande pressão.

As planar horns também tem baixo rendimento por conta disto. Uma corneta de grande progressão vai ter maior SPL, maior diretividade...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto desses tópicos. Infelizmente 99,9% do fórum tá cagando pro que está sendo discutido, mas pra quem tá participando é conhecimento adquirido. E vc sabe muito bem que esse conhecimento custa caaaaro! :vts

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto desses tópicos. Infelizmente 99,9% do fórum tá cagando pro que está sendo discutido, mas pra quem tá participando é conhecimento adquirido. E vc sabe muito bem que esse conhecimento custa caaaaro! :vts

:vts :vts :vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Caminho das pedras? Não existe.

Mas pode começar a estudar sobre Horns, por exemplo.

Se você realmente quer, pode começar a dedicar algumas horas por dia nessa empreita, pois não existe uma receita.

Vc teria algum Material Kleber?! So faltava o Renan aki nesse tópico pra dar uma "terceira" opinião sobre essas caixas...rsrs

Digamos que a caixa seria uma Cornetada, ja q o falante nao se encontra na garganta da corneta e sim em duas paredes paralela próximos a "boca", como se calcularia isso?! Duplicando a área de cone?! Espero que essa minha duvida tenha sentido. rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Vc teria algum Material Kleber?! So faltava o Renan aki nesse tópico pra dar uma "terceira" opinião sobre essas caixas...rsrs

Digamos que a caixa seria uma Cornetada, ja q o falante nao se encontra na garganta da corneta e sim em duas paredes paralela próximos a "boca", como se calcularia isso?! Duplicando a área de cone?! Espero que essa minha duvida tenha sentido. rsrs

É uma corneta... mas é uma corneta extremamente curta. O que é preciso observar é que um cálculo preciso só é possível montando a caixa e observando todo o comportamento, pois há n variantes. Os programas de cálculo de cornetas são um primeiro passo, mas é preciso observar a influência do próprio Manifold, já que o falante está submetido a uma força contrária até 2x maior que a força que ele exerce (ele está submetido à sua própria força - reação - e mais a força do segundo falante).

Não é a toa que essas caixas ainda geram boas discussões.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma corneta... mas é uma corneta extremamente curta. O que é preciso observar é que um cálculo preciso só é possível montando a caixa e observando todo o comportamento, pois há n variantes. Os programas de cálculo de cornetas são um primeiro passo, mas é preciso observar a influência do próprio Manifold, já que o falante está submetido a uma força contrária até 2x maior que a força que ele exerce (ele está submetido à sua própria força - reação - e mais a força do segundo falante).

Não é a toa que essas caixas ainda geram boas discussões.

Recebi um material do Renan sobre caixas Horn, vou dar uma estudada mas como me fala ai Kleber, no caso da manifold que existem 2 falantes comprimindo a câmara central, o calculo da corneta é baseado em 2 falantes ou é se junta os cones e calcula em um só?!

Compartilhar este post

Link para o post

Dois falantes. MAS você tem que lembrar que eles não estão totalmente dentro da câmara de compressão. Portanto, nenhuma simulação vai te dar dados factíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Foristas!

Primeiramente gostaria de agradecer ao Pierre pelo convite ao tópico, infelizmente não estou conseguindo muito tempo para acompanhar o fórum.

Eu concordo em termos com o opinião tanto do Kleber quanto do Souza.

Apesar de ter características de BP6, caixas manifold tem comportamento similares as cornetas.

Não só o Paulo Duto, quanto Homero Sette, defendiam a teoria que a MTL-2 poderia ser simulada como uma BP6 com o duto muito grande na câmara de acoplamento. Esse acoplamento entre os falantes eleva abruptamente a curva de impedância elétrica na região de alta e por consequência cria uma região destrutiva, em contra partida gera o casamento de impedância acústica necessário para elevados SPL em função da massa de ar confinada na "câmara de acoplamento". Mesmo com essas características, projetos como a MTL-2 não torna o sistema diretivo, o que conflita com conceitos de Horn Boxes, porém têm-se ganhos em subgrave ao empilhar várias caixas, o que não aconteceria com a Bass Reflex por exemplo, e ai ela volta a ter características de corneta!

De fato é uma incógnita avaliar aonde se encaixaria um projeto como esse e mesmo como simulá-lo..

O tópico está bastante interessante, vou contribuir com essas colocações e aguardar mais opiniões para abordarmos melhor o assunto...

Abraço,

RenanLopes

Editado por RenanLopes
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Renan! De fato, jamais chegaremos a uma conclusão definitiva... hauhauhauhauhauhau

Por isto que eu me inclino mais pra uma corneta mesmo. Muitas características de corneta pra não ser uma.

Vou te falar, eu cresci levando patada de Manifold, aguele soco no peito de quando nego usa MTL2 como via de graves pra banda... Sou fã mesmo, declarado, por mais que seja uma caixa limitada. E olha que, naqueles tempos, nego aplicava, quando muito, 600W RMS pra cada caixa, e olhe lá!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Foristas!

Primeiramente gostaria de agradecer ao Pierre pelo convite ao tópico, infelizmente não estou conseguindo muito tempo para acompanhar o fórum.

Eu concordo em termos com o opinião tanto do Kleber quanto do Souza.

Apesar de ter características de BP6, caixas manifold tem comportamento similares as cornetas.

Não só o Paulo Duto, quanto Homero Sette, defendiam a teoria que a MTL-2 poderia ser simulada como uma BP6 com o duto muito grande na câmara de acoplamento. Esse acoplamento entre os falantes eleva abruptamente a curva de impedância elétrica na região de alta e por consequência cria uma região destrutiva, em contra partida gera o casamento de impedância acústica necessário para elevados SPL em função da massa de ar confinada na "câmara de acoplamento". Mesmo com essas características, projetos como a MTL-2 não torna o sistema diretivo, o que conflita com conceitos de Horn Boxes, porém têm-se ganhos em subgrave ao empilhar várias caixas, o que não aconteceria com a Bass Reflex por exemplo, e ai ela volta a ter características de corneta!

De fato é uma incógnita avaliar aonde se encaixaria um projeto como esse e mesmo como simulá-lo..

O tópico está bastante interessante, vou contribuir com essas colocações e aguardar mais opiniões para abordarmos melhor o assunto...

Abraço,

RenanLopes

E ai Renan, de nada cara []-[] Eu quero agradecer a vc tbem pelo Material enviado, recebi la tudo certo. Esse tópico ta muito interessante, o engraçado é que, pelo o q eu to vendo, não existe (pelo menos ainda) uma definição exata do que é uma manifold.

Kleber sobre as caixas MTL2 que eram muito usadas no passado, será que a maioria dos trios da Bahia de antigamente usavam?! Ou quem dominava eram as caixas cornetadas?! Pq antigamente os trios davam uma porrada muito forte, hj em dia o negocio é meio sem graça.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito trio antigamente usava MTL e J-Horn (muito chamada de JHD), que fora até pouco tempo, as mais famosas e clonadas caixas no Brasil. Claro, tem que colocar aí as famosas "tobogã" também.

Compartilhar este post

Link para o post

O Meu Mestre Renan Apareceu no tópico hahaha... Lembro um tempo atrás (faz um tempão já) que você (Renan) estava em projeto juntamente com o "Mestre dos Magos" Homero, em uma especie de "MTL" para falante de 10"... e Lembro também que vc me explicou que estava levando em consideração que a caixa se tratava de uma Band-Pass... Isso ficou guardado em minha cabeça, e projetei minha "Manifold" (que não era MODINHA no mundo automotivo) usando esse principio de Band-Pass... e ficou BEM BOA VIU hahaha! Galera comenta os vídeos no Youtube até HOJE!

Nesse Vídeo até tirei um sarro, pois aqui no Autosom, a galera tava meio que tirando sarro do Projeto!

http://www.youtube.com/watch?v=-H9zKsPL4FQ

Outro vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=PrWc0_yVq-Q

Compartilhar este post

Link para o post

E por falar em caixa mtl2 achei um tópico de 2005 mas não achei as medidas da caixa alguém sabe 18"?

Compartilhar este post

Link para o post

resumindo a história manifold pode ser calculado como band pass 6ªordem sem problema algum; não e o bicho de sete cabeças , apenas uma caixa diferente com suas peculiaridades

Compartilhar este post

Link para o post

resumindo a história manifold pode ser calculado como band pass 6ªordem sem problema algum; não e o bicho de sete cabeças , apenas uma caixa diferente com suas peculiaridades

Agora como calcular o angulo da abertura da boca?!

Compartilhar este post

Link para o post

Ué mano! se pode ser simulada como band-pass de 6º ordem, qual a dificuldade em calcular a boca dela?!

E angulação pra mim é uma "PUTA DE UM Putariah"... MANIFOLD é falante um de cara pro Outro!

Compartilhar este post

Link para o post

Agora como calcular o angulo da abertura da boca?!

eu uso paralela mas quando se faz ela com abertura em v tende e ter menos sub grave e mais grave;analizando a mesma como band pass nesse comportamento quando se abre o angulo esta fazendo com que a frequência da camara frontal suba assim ela tende a ter pico no seu limite superior não ficando com sua resposta plana e sim desalinhada

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...