Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Francowharf

Full-range substitui kit 2 vias Hifi, com custo baixo

Recommended Posts

Nao seria um conjunto Resistor, indutor e capacitor para fazer um bandpass?

Ou seja, um filtro de baixa e um de alta para passar apenas uma banda, digamos por ex de 350Hz a 15kHz (no caso de ter um pico em frequencias altas)???

O filtro rejeita uma banda. O indutor faz um corte passa baixa em, por exemplo, 5KHz, e o capacitor um passa alta em 6Khz. Entre 5 e 6KHz a atenuação é maior que 3dB. O resistor entra pra limitar a atenuação. Assim você pode fazer o corte que precisar, sem ficar com um buraco na resposta.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vários fulls/mids surpreendem quando utilizados em IB, mas o único jeito de descobrir é testando.

Nem precisa calcular nada a princípio. Simplesmente corte um plate(equivalente a 6" por ex, para um full de 2"), faça o furo, monte o falante e largue em qualquer canto do painel.

Mas não vale sem plate nenhum, claro. Por mais tosco que seja, precisa de um plate. Solto no espaço falante nenhum rende.

Se for para dar certo, vai tocar bem logo de cara.

Precisão tonal, detalhamento, transientes, num IB são coisas que impressionam muito.

Opa, valeu Crasher!! :legal:

Tava lembrando do seu Omega aqui, com os fulls... Eram os Fostex né??

Nesse C4, o 'furo' dos tweeters no painel tem a largura de um full 4", mas o espaço abaixo é raso (2 ou 3 cm para uma placa de aço). Porém, daí pra baixo é painel, espaço livre... pensei em usar um baffle apenas para 'isolar' a frente e a traseira do full, mesmo que ele fique um pouco 'saltado' no painel. Daí tem 2 opções: ou o cone 'olhando' o parabrisas (off-axis, usando reflexão - penei e me diverti com isso em outros carros, quando dá certo é lindo, quando dá errado (90% das vezes) é doloroso) ou montar o full 'em pé', on-axis, e usar o espaço só para 'ventilar' (sei que o termo é esquisito, mas a idéia é essa mesmo - isolar a frente e deixar o falante trabalhar com todo o volume que ele quiser, abaixo do painel).

Como já tenho fiação chegando do amp até este local do tweeter (hj um tempo no lugar original), canais de amplificação separadas (kit caseiro, mid mbquart discus+tw morel tempo em biamp ativo) e hu com cortes em 3 vias, a idéia fica cada vez mais tentadora...rs...

abração,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ironia do destino ,mas te compreendo plenamente ,pq tenho até hj este sistema da Cambridge Soundworks (1998) (era branco ,mas agora esta um pouco bege :) )funcionando no meu Desk-top. É um belo Full-range ,e muito bem equilibrado.

Estão tocando agora , aqui na minha frente!

Abs

Beleza Franco!!!!

Então, as minhas Cambridge estão bem amareladas por fora, por conta do tempo e do sol que meu apto pega, mas me recuso a trocá-las. Já usei com uma plaquinha USB da Behringer, baratinha (22 dólares), agora uso com o som on-board da placa (primeiro onboard decente que tenho, uma asus M3A78-EM); acho que este kit 2.1 foi a melhor compra em som pra PC que fiz até hj, de tempos em tempos tenho de abrir o potenciomentro do volume para limpar e tirar os chiados, mas o restante - falantes, caixa de sub, amp, etc... - funciona como um relógio e me diverte por horas. Ando pensado em substituir este controle de volume por um mais refinado (um bom potenciometro duplo, de qualidade), as Cambridge merecem!! :legal:

abração,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tava lembrando do seu Omega aqui, com os fulls... Eram os Fostex né??

No Omega eu usava o primo pobre da época. Samsung 2,5" de 20 reais cada um, comprados na Sta. Ifigênia. O user Supersonico tinha um Golf com esses falantes tb.

Fostex FF85K quem usava era o Diana, Ronie e o Vinicius(user Magros). O Alberto Moço usa eles até hoje.

A vantagem do Fostex era que subia mais e tinha o médio alto bem aberto. Mas é um falante difícil de domar(por isso faziam peitinho dutado) e também é relativamente delicado.

A vantagem do Samsung, na minha opinião, era linearidade, médios mais encorpados, maior capacidade de suportar potência e um acerto mais simples(~500ml selado, hipass em 250hz 12dB/8a e mais nada). Completando tinham mids Sony branquinho de 5", em pezinho dutado de uns 9 litros, com corte simétrico. A sensibilidade dos falantes era bem diferente, então usava os 4 canais do modulo para poder fazer o acerto via fader.

A principal lembrança que eu tenho é que a voz era realmente boa e o conforto auditivo era alto, mesmo com eletrônica e cabos muito inferiores aos disponíveis hoje em dia. A maneira como o som se apresentava era algo muito agradável, palco alto, estável, foco em todas as posições. Características típicas de sets fullrange/3-vias com boa integração entre os drivers.

O ponto fraco é que acima de 12K a resposta começava a cair e nos 16K já era muito deficiente. Só por curiosidade cheguei a testar um tweeter(Selenium 1TW1) cortado em 12K 6dB/8a, com o fullrange sem corte.

Ficou excelente e resolveu o problema, logo de cara.

Acredito que qualquer bom tweeter de plate pequeno da Madisound serviria. Pode ser até um 3/4".

Para saber se seria o suficiente para bater os 2-vias mais tops hoje em dia, só montando denovo e botando para tocar com a eletrônica atual. Eu acho que é possível.

Sem tweeter eu não usaria novamente, e também não faria mais pezinhos. Dá para conseguir um resultado semelhante com uma porta bem trabalhada e um mid bem escolhido.

Quanto ao espaço que vc tem no C4, eu testaria com montagem off-axis mesmo. Fica mais fácil de fazer e pelo que vc descreveu, é o suficiente para efetivamente isolar o falante.

Se resolver testar, não esqueça depois de voltar aqui e nos dizer o que achou.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo Crasher, certeza que se eu encarar a experiência de montar os fulls, posto aqui os resultados e impressões. :legal: Problema é que eu demooooooro pra terminar as coisas (falta de tempo msm, o C4 tá pela metade tem duas semanas, falantes montados e fiação passada e nada de tempo pra fazer o rack do amp e ligar o HU).

Meu 2 vias é simples, ambos são linhas 'de entrada' dos fabricantes. Ainda não amaciei (estes falantes foram comprados para um Fit que tive há dois anos atrás, e ainda não viram uso de verdade), porém de antemão prevejo que os médios serão menos detalhados do que tou acostumado. E é bem onde a idéia do full parece complementar, ou sozinhos, ou usando o tw para preencher a escala superior. Se for usar o tweeter, tenho até o corte passivo dele pronto (na verdade os capacitores, no mesmo valor do corte original da Morel). O Tempo original usa um corte em 4.8k 6db (só caps), consegui 4 caps da Solen para replicar o mesmíssimo corte).

Tou doido para chegar dia 15, quando entro em férias ao menos da faculdade, e poderei recomeçar o som do carro. Até lá ando só com o HU original e os falantes traseiros, o resultado lembra os idos de 91, 92 com falantes no tampão... :/

abração,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo, dependendo do falante, dá pra economizar muito tempo com coisas simples, como aquelas cumbuquinhas de plástico de loja de 1,99.

Nada que um plate de madeira e um pouco de curvim não resolva.

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo, dependendo do falante, dá pra economizar muito tempo com coisas simples, como aquelas cumbuquinhas de plástico de loja de 1,99.

Nada que um plate de madeira e um pouco de curvim não resolva.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Recentemente estive procurando alguns full-ranges/mid-ranges de 3~4" para compor meu sistema.

Estou indo aos eua dia 22/jul, e por tanto pesquisei em sites gringos.

Encontrei um Vifa de 3.alguma coisa" bem interessante também, e fiquei muito em duvida se seria

possivel substituir a tweeter por um full desse naipe.

Minha ideia é coloca-lo no painel, on-axis, com mid-bass de 6" nas portas dianteiras, acompanhado

por meu sub de 10" em caixa LT.

Com esse texto escrito, vou levar adiante a minha ideia, agora só falta achar um mid-bass

interessante e nessa faixa de preço.

Alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber o Cunha testou uns falante genérico branco 4'', tu chegou a ouvir também ? Que achou deles ?

Compartilhar este post

Link para o post

Os componentes são:

1 capacitor 13uF Vac , paralelo a

1 resistor de fio de 8 R1- 5W ,e também em paralelo a

1 indutor de núcleo de ar de 270 uH ,

e os 3 paralelos , ligados em série com o full-range.

Alguém saberia me dizer qual indutor e resistor corretos?

https://www.madisound.com/about/inductors.php

https://www.madisound.com/about/resistors.php

Para os capacitores eu peguei Solen de 12 e de 1. Somando dá 13uF.

Compartilhar este post

Link para o post

Resistor: https://www.madisound.com/store/product_info.php?cPath=356_86_415&products_id=8429

Indutor: https://www.madisound.com/store/product_info.php?manufacturers_id=189&products_id=8884

Apenas confirme com o franco se é 270uH mesmo, o que dá 0,27mH. Como o valor é apenas 4 dólares maior que o indutor de fio normal, vale mais a pena pegar o de fio chato mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém saberia me dizer qual indutor e resistor corretos?

https://www.madisound.com/about/inductors.php

https://www.madisound.com/about/resistors.php

Para os capacitores eu peguei Solen de 12 e de 1. Somando dá 13uF.

O indutor deve ser de 270uH =0,27 mH mesmo!

Não se esqueça de colocar um filtro High-pass , que se vc quiser passivo ,acrescente um capacitor em série de 60uF.

Ou use o corte High-pass do seu amplificador.

O resultado fica muito bom On-axis!

Se quiser ouvir o meu ,é só me dar um toque :legal:

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, esqueci de dizer que o capacitor de 60uF ,deve ser colocado em série entre a saida do amplificador ,e o filtro RLC!

Abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Franco, esse projeto na verdade é pro meu irmão, quem dera se eu pudesse ir aí ouvir o seu carro, to no ES.

O indutor pode ser o de 0,25?

E o resistor eu vou procurar aqui no BR então porque lá na madisound parece não ter esse que você usou.

Abs. Vlw pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, preciso de uma ajuda pra definir meu set.

Estou quase decidido a comprar esse full:

http://www.amazon.com/Peerless-India-W3-LK76-PBK-Shielded-Woofer/dp/B002Y1ZBDO

Jogando ele no winisd, em selada de 0,5L eu consigo F3 de 170 Hz.

E com 1L, eu consigo F3 de 154Hz.

Agora eis a duvida.

Quero colocalos no painel, on-axis.

Para acompanha-los, Tweeters Dayton.

Agora o problema é abaixo deles, o que coloco?

Vou ter no porta-malas um sub protech light de 10", em uma caixa LT que tem me deixado

bem satisfeito com o sub, onde eu consigo extrair um bom sub-grave, e ao mesmo tempo eu

consigo fazer com que o sub suba bem, quem sabe até os 150Hz do Full-range.

Será que existe necessidade de colocar um mid-range na porta, pra cobrir esse buraco de

frequencia?

Eu sei que o mais certo era testar, mas como vou comprar tudo em uma viagem aos eua,

não posso arriscar errar.

Alguem tem uma opção BOA e BARATA para o mid-range, se necessário? Falo barato, porque

os fulls e tweeters não vão custar nem 40 dolares, então no maximo 50 dolares o par.

Lembrando que vou confeccionar o crossover passivo para tudo, então os cortes serão definidos

após definir os autofalantes.

Compartilhar este post

Link para o post

tambem sempre curtir sair dos modismos. ja tive kit 3 vias, duas vias e agora estou partindo para um full + mid. Serao mid de 8 nas portas e mais full de 2" no painel tocando de 350 pra cima. Sao fulls genericos, mas que gostei muito quando ouvi. Som bem limpo, timbre bom, ... acho que vai ficar legal.

acompanhando o topico para mais ideias!

Compartilhar este post

Link para o post

Resistor: https://www.madisound.com/store/product_info.php?cPath=356_86_415&products_id=8429

Indutor: https://www.madisound.com/store/product_info.php?manufacturers_id=189&products_id=8884

Apenas confirme com o franco se é 270uH mesmo, o que dá 0,27mH. Como o valor é apenas 4 dólares maior que o indutor de fio normal, vale mais a pena pegar o de fio chato mesmo.

Kleber pelo celular não vi o seu post. Valeu cara, eu não tava achando isso rsrsrsrs.

Dá 146 dolares com frete para o brasil, acho que vale a pena demais.

2 x Vifa NE85W, 2.5" Fullrange Driver, 4 ohm

2 x Solen 12 mfd Fast Cap 400V

2 x Solen 1 mfd Fast Cap 400V

2 x Mundorf 8.2 ohm Metal Oxide Film Resistors

2 x ERSE FoilQ 0.27 mH Copper Foil Inductors - 14 AWG

Agora tá aí mastigadinho para quem tiver interesse também. Só com coisa de boa qualidade, o que fode é o indutor de 30 dollares o par.

Esse filtro é para atenuação em qual frequência?

Abs

Editado por douglas_tome
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Agora eis a duvida.

Vou ter no porta-malas um sub protech light de 10", em uma caixa LT que tem me deixado

bem satisfeito com o sub, onde eu consigo extrair um bom sub-grave, e ao mesmo tempo eu

Será que existe necessidade de colocar um mid-range na porta, pra cobrir esse buraco de

frequencia?

Eu sei que o mais certo era testar, mas como vou comprar tudo em uma viagem aos eua,

Alguem tem uma opção BOA e BARATA para o mid-range, se necessário? Falo barato, porque

os fulls e tweeters não vão custar nem 40 dolares, então no maximo 50 dolares o par.

Lembrando que vou confeccionar o crossover passivo para tudo, então os cortes serão definidos

A grande maioria de alto-falantes nas portas ,até que originais, sempre respondem bem entre 70 a 3 Khz ,só depende de fazer um bom filtro.

Tocam muito bem ,junto com os Full-range!

Compartilhar este post

Link para o post

Franco, esse projeto na verdade é pro meu irmão, quem dera se eu pudesse ir aí ouvir o seu carro, to no ES.

O indutor pode ser o de 0,25?

E o resistor eu vou procurar aqui no BR então porque lá na madisound parece não ter esse que você usou.

Abs. Vlw pela ajuda.

ES? Putz. é a terra da minha esposa :)

Pena que vc não vai conseguir ouvir os meus full-range tocando na 5a feira , la no encontro do Shopping Butanta!

Fica pra próxima :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar ser o mais transaparente possivel:

Hoje, no encontro, tive a oportunidade de ouvi o full da vifa que o franco usa.

Digo com todas as letras: TOCA ABSURDAMENTE BEM.

Eu em momento algum senti falta de tweeter no set. A extensão e a parte de "potencia" aplicado me surpreenderam de forma muito positiva. Pudemos aumentar sem vestigios de distorção ou coisa do tipo.

O problema agora é justamente decidir se compro o memso full do franco ou se vou atras de outro.

RESUMINDO: Gostei muito do que eu ouvi e recomendo SIM a todos que buscam um sistema equilibrado.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora eis a duvida.

frequencia?

Sua LT não vai permitir ao seu sub subir muito, então obrigatóriamente vc tem que complementar.

Um midbass no pé resolve perfeitamente. O ideal é biamplificar a frente, até porquê facilita os cortes.

Compartilhar este post

Link para o post

Sua LT não vai permitir ao seu sub subir muito, então obrigatóriamente vc tem que complementar.

Um midbass no pé resolve perfeitamente. O ideal é biamplificar a frente, até porquê facilita os cortes.

Então kleber, ja to quase decidido a pegar uns peerless 6" como mid.

O grande problema é que terei como amp um Fosgate punch 400.4....

A minha ideia era usar dois canais pro kit 3 vias e 2 canais pro sub.

Será que com o peerless na porta tratada, eu consigo um resultado nos

graves, que me tire a FALTA de sub?

Porque se os mids derem um grave legal, posso segurar mais uns meses sem sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...