Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Lucas Durante

6x9 no Mini System

Recommended Posts

Boa noite a todos.

 

Estou pensando em montar uma caixa com 2 6x9 bravox (http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=829) de 125rms cada um e ligar no mini system (Philips fwm779) de 250rms por canal. Ta uns R$140 na sta efigenia. Com esses 2 bravox daria os 250rms certinho e no caso eu ligaria em série para casar com o philips (8ohms) e ainda sobraria outra saida que eu deixo uma caixa original. Gostaria de saber a opnião de vcs.

-Quantos litros +- eu faço a caixa?

-1 duto de 4" fica bom para os 2 6x9? Sera que vai dar um grave forte?

-Alguem ja ouviu esses bravox ae?

 

Eu pensei tbm em montar uma caixa com 2 midbass unlike (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186265925-par-alto-falante-6-polegadas-mid-bass-180w-rms-unlike-novo-_JM) mas acho que forçaria muito eles além do mais nao tem tweeter, ficaria muito abafado. O bom é que custa uns R$60.

O 6x9 bate mais que os midbass ne?

 

Agradeço desde já

Editado por Lucas Durante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu era adolescente (15 anos) eu catava 4 6x9 veios e ligava no mini system que tenho aqui ficava ótimo, o seu tbm é uma boa escolha então faça o seguinte: a Caixa eu te recomendaria Selada pois dutada é mais pra graves extendidos e 6x9 não toca isso então eu te recomendo por em uma selada 8L pra cada pra tocar uns graves rápidos de ataque um pouco firme tbm !! agora no midbass é assim vooc pode comprar um par de tw neodiminium pra tocar ao lado do midbass mas realmente é mt potencia pra um par de 90rms então fique com 6x9 msm ! olha pra mid bass ''bate'' + doque um 6x9 mas depende dos modelos !! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu era adolescente (15 anos) eu catava 4 6x9 veios e ligava no mini system que tenho aqui ficava ótimo, o seu tbm é uma boa escolha então faça o seguinte: a Caixa eu te recomendaria Selada pois dutada é mais pra graves extendidos e 6x9 não toca isso então eu te recomendo por em uma selada 8L pra cada pra tocar uns graves rápidos de ataque um pouco firme tbm !! agora no midbass é assim vooc pode comprar um par de tw neodiminium pra tocar ao lado do midbass mas realmente é mt potencia pra um par de 90rms então fique com 6x9 msm ! olha pra mid bass ''bate'' + doque um 6x9 mas depende dos modelos !! :legal:

 

é entao, eu tava pensando em fazer uma dutada 20 lt pra cada um. Se eu fizer selada o grave nao fica seco ne? Tipo, eu nao quero grave de subwoofer logico, mas se eu por um hip hop em uma selada da um grave bom pelo menos ? e em local aberto selada toca bem? porque as vezes eu levo o som em churrascão e as caixas originais dao um grave legalzinho ate em local aberto. Elas tem um duto de 2,25" e tem um grave e subgrave forte dentro do quarto.

Enfim, se eu fizer 10litros pra cada 6x9 selada, em subgraves fica mt zuado ou nao?

 

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

6x9 não toca sub-grave só médio grave então a selada é a melhor opção pois dutada é mais pra subgrave e graves extendidos !!! olha eu msm acho que com as caixas originais vooc vai ter mais grave doque com os 6x9

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não recomendo, se for pra trocar as caixas originais, tem que ser por algo superior MESMO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema é que ja era os 2 tweeter das 2 caixas, o som ta mt abafado e eu quase sempre levo ele em churrascos. O 6x9 ai salvar um pouco, e esse ai me chamou atenção por ser bravox e ter a potencia ideal para um canal do system.Ai na outra saida vou ligar uma caixa original. Se o som ficar mt fraco eu ponho os 6x9 no carro.

 

vlw ae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uai, só troca os tweeters...

vi em muitos topicos que dps de trocado tweeter nao passa muito tempo e queima novamente. Dizem que é meio dificil achar um tweeter desse tipo que aguenta. Agora nao sei :S

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é só fazer o corte de frequência correto que não queima, um capacitorzinho de poliéster 2,2 uf x 250V deve resolver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu vou pegar os 6x9 essa semana, a caixa ja to fazendo. Se nao ficar muito bom eu vo corre atras do tweeter, quanto custa cada um +- vc tem ideia ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o preço varia muito mas depende se você quer um de seda ou de titânio de papelão tem outros também mas você ainda tem os tw da caixa ou jogou fora ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o preço varia muito mas depende se você quer um de seda ou de titânio de papelão tem outros também mas você ainda tem os tw da caixa ou jogou fora ?

ta aqui ainda na caixa. Eu achei estranho pq os 2 queimaram no msm dia e nao fiz nada na equalizaçao tals. Eu estava de manha ouvindo baixo do nada o som abafo, ai eu vi tinha parado os 2, aii eu aumentei o agudo no media player e abaixei denovo, voltou a funcionar um tweeter (caixa direita). De tarde teve um churras aqui e td mundo bebado ngm percebe se som ta abafado ou nao, ai eu entrei no meu quarto anoite e tinha parado o tweeter da direita tambem. Nao sei se é coincidência ou se alguma coisa coisa aconteceu pra queimar os 2 no msm dia.

 

flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta aqui ainda na caixa. Eu achei estranho pq os 2 queimaram no msm dia e nao fiz nada na equalizaçao tals. Eu estava de manha ouvindo baixo do nada o som abafo, ai eu vi tinha parado os 2, aii eu aumentei o agudo no media player e abaixei denovo, voltou a funcionar um tweeter (caixa direita). De tarde teve um churras aqui e td mundo bebado ngm percebe se som ta abafado ou nao, ai eu entrei no meu quarto anoite e tinha parado o tweeter da direita tambem. Nao sei se é coincidência ou se alguma coisa coisa aconteceu pra queimar os 2 no msm dia.

 

flw

 

estranho ! vooc pode me dizer se teu tw é de titânio, papel, seda ou outro ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha não sei mas eu te recomendo por um de papel pois você pode achar estranho o som de um de titânio ou de seda pois são diferentes então te recomendo por um de papel novamente já que você está acostumado com som dele !!!! você quer por 1 igual a esse ou diferente? é só usar um capacitor de corte para não ter risco !!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha não sei mas eu te recomendo por um de papel pois você pode achar estranho o som de um de titânio ou de seda pois são diferentes então te recomendo por um de papel novamente já que você está acostumado com som dele !!!! você quer por 1 igual a esse ou diferente? é só usar um capacitor de corte para não ter risco !!! :legal:

 

eu quero por um igual. Onde encontro ele? e qual capacitor eu uso??

 

flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu quero por um igual. Onde encontro ele? e qual capacitor eu uso??

 

flw

 

Use um capacitor 2,2 uf x 250V fica bom !!! agora os tw você só encontra na net !!! tenta assim coloca no google: tweeter philips talves você acha mas é meio difícil achar o mesmo!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenta em lojas de eletronica tbm

leva ele junto

geralmente eles tem bastante deses de papel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

comprei terça feira o 6x9 bravox, chegou ontem. Me surpreendeu. O Tweeter dele é muito forte, chega a due a orelha em volume muito alto. Em free air o woofer tocou muito bem. Amanha vou tentar fazer um video deles em free air msm, e logo montarei a caixa. Enquanto isso estou tentando achar o tweeter pra caixa.

Flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa blz ? então depois que puder faz uma caixa com MDF 10mm que vai ficar ótimo melhor que as originais menos em graves pois as caixas originais são sintonizadas e alinhadas pelo o fabricante e o grave fica um ótimo resultado :legal: já no 6x9 da pra tirar um grave legal dele mas não tanto quanto as originais :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa blz ? então depois que puder faz uma caixa com MDF 10mm que vai ficar ótimo melhor que as originais menos em graves pois as caixas originais são sintonizadas e alinhadas pelo o fabricante e o grave fica um ótimo resultado :legal: já no 6x9 da pra tirar um grave legal dele mas não tanto quanto as originais :legal:

 

opa. entao, ja to fazendo uma caixa. Sera que 2 6x9 nao vao dar mais grave que 1 caixa original ? Pq eu to ligando 2 6x9 em 1 saida (8ohm) e na outra saida uma caixa original, e nela msm tanto bem sintonizada é somente 1 de 6,5". Penso eu que os 2 6x9 vao cobrir 1 caixa original facil em grave, vamo ve. Quando eu termina eu posto um video ae.

 

flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa. entao, ja to fazendo uma caixa. Sera que 2 6x9 nao vao dar mais grave que 1 caixa original ? Pq eu to ligando 2 6x9 em 1 saida (8ohm) e na outra saida uma caixa original, e nela msm tanto bem sintonizada é somente 1 de 6,5". Penso eu que os 2 6x9 vao cobrir 1 caixa original facil em grave, vamo ve. Quando eu termina eu posto um video ae.

 

flw

Vai ficar mais forte, só que com um pico maior que a original

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fica forte vai, se fizer uma caixa bem feita bem vedada bem certinha 2 6x9 deve cobrir uma caixa mas não tanto, a caixa original deve descer mais com mais qualidade mais acima dos 40hz os 6x9 consegue dar um grave legal :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fica forte vai, se fizer uma caixa bem feita bem vedada bem certinha 2 6x9 deve cobrir uma caixa mas não tanto, a caixa original deve descer mais com mais qualidade mais acima dos 40hz os 6x9 consegue dar um grave legal :legal:

Pelo teste que fiz aqui a minha caixa nao desce mais que 50hz. 50hz toca bem baixinho, pra baixo disso so há excursao do cone. O 6x9 na caixa de sapato ta tocando bem aeuheauhaeuh. Assim que tiver tudo pronto eu filmo

 

flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo teste que fiz aqui a minha caixa nao desce mais que 50hz. 50hz toca bem baixinho, pra baixo disso so há excursao do cone. O 6x9 na caixa de sapato ta tocando bem aeuheauhaeuh. Assim que tiver tudo pronto eu filmo

 

flw

 

Opa blz não vejo a hora de ver o video pra ver esse 6x9 tocando ^^ :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...