Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
LFL

Manta Acrílica

Recommended Posts

O uso da manta acrílica em caixas, simula o falante trabalhando com uma caixa 30% maior.. Isso quer dizer que o falante vai conseguir descer mais mesmo com uma caixa 30% menor. O SPL do falante é abaixado somente nesta faixa de frequencia que a manta acrílica faz o falante tocar ??? Ou toda a faixa de reprodução do falante recebe uma atenuação ?????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiramente, se ela simula uma caixa 30% maior, então vc pode fazer uma caixa 23% menor, e não 30%, ok?

 

faixa de frequencia que a manta acrilica faz o falante tocar

a manta não faz ninguém tocar, não entendi essa frase

 

a atenuação eh em todo o espectro ueh, mas varia em função do materialxfrequencia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
primeiramente, se ela simula uma caixa 30% maior, então vc pode fazer uma caixa 23% menor, e não 30%, ok?

 

 

a manta não faz ninguém tocar, não entendi essa frase

 

a atenuação eh em todo o espectro ueh, mas varia em função do materialxfrequencia

Sandro, ajuda ai !!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

coloquei manta acrilica nos meus pezinhos, nao vi ganho aparente nao.

meus pezinhos tem 4 litros cada.

30% a mais seria 1,25lts a mais.

 

hj meus pezinhos tao sem manta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o gancho -->

 

Em relação ao duto da caixa, com essa manta é necessário modifica-lo, e faze-lo como se fosse para uma caixa 30% maior?

Editado por jpc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aproveitando o gancho -->

 

Em relação ao duto da caixa, com essa manta é necessário modifica-lo, e faze-lo como se fosse para uma caixa 30% maior?

isso, mas 30% é um valor pra lá de chutado, isso eh complicado mensurar...

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele realmente altera o tamanho da caixa, a frequência vai alterar e o sub pode aumentar a excursão e zuar o sub. Isso tem a ver ou estou falando besteira??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Difícil mensurar.

Queria entender melhor o que o coeficiente de rugosidade e de absorção interferem na caixa.

Sei que em acústica, o coeficiente de rugosidade melhora muito o som ambiente pois as ondas são refletidas de maneira difusa evitando ecos.

Agora dentro sa cx eu ainda naum me convenci de nenhuma teoria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se ele realmente altera o tamanho da caixa, a frequência vai alterar e o sub pode aumentar a excursão e zuar o sub. Isso tem a ver ou estou falando besteira??

Já que me chamaram...

 

Pessoal a manta não transforma sua caixa em uma caixa por volta de 30 %....

O que acontece é que quando temos uma caixa muito pequena ela, principalmente se for selada, tem um pico alto em detrminada faixa de frequência...

Pra que serve o tratamento acústico ? Bem serve para atenuar esse pico....

Entretanto os revestimentos acusticos de baixa densidade (manta acríliaca) costumam ter um Fator q Largo, ou seja alem de atenuar o pico atenua as coisa em volta dele tambem... mas dá uma "aplainada" na caixa sim... porem tira SPL do conjunto como efeito colateral.

 

Uma caixa selada de 25 L com um NAR10 vai tocar mais ou menos como uma 20 l com manta acrilica em termos de resposta, porem com +- 2 dB a menos de SPL resultante...

 

Como o Gus falou, 30% é meio chute... pois depende do material que vai ser usado e de quanto dele vai ser usado... se usarmos bastante material e um material denso pode ser por exemplo 50% só que lembre sempre que a SPL cai junto...

 

Eu só uso material fonoabsorvente em caso da caixa apresentar algum defeito não notado no projeto, ou seja como corretivo.. pois sempre que coloco isso estou perdendo rendimento por amortecimento e compressão de potencia, pois com o revestimento (conforme a quantidade) o falante trabalha mais quente.

 

Se a caixa não se adequa ao tamanho que você precisa... troque de falante...

 

 

[]

 

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém tem a URL da página que tem os gráficos material X freq. ??

 

Lembro que o gusk falou do grafico, mas eu não consegui achar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

posso aproveitar o topico e fazer uma pergunta do assunto relacionado.

 

 

Não tenho problema de litragem, mas quero saber ser há ganho em QUALIDADE DE AUDIO utilizando manta ou algum produto especifico.

 

Como ja disse não preciso aumentar litragem alguma, esta tudo MUITO BEM calculado, mas tenho duvidas contra o resultado de audio.

 

qualquer mosquinha de melhoria já é suficiente, pois estou quase sem UP GRADES Na manga HEHEHEH. aGORA SE QUISER MEXER VAI SER DE DENON a F1 para cima hehehehehe

Editado por RONIE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sepacheco, xo ver se entendi algo... a absorção vai diminuir o pico em qqr cx, mesmo as travadas? Ou somente em um cx com vibração teórica? Estou imaginando que o pico seja eliminado, pois naum haveria resonancia com a cx.

E sobre o coeficiente de rugosidade? algo a acrescentar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sepacheco, xo ver se entendi algo... a absorção vai diminuir o pico em qqr cx, mesmo as travadas? Ou somente em um cx com vibração teórica? Estou imaginando que o pico seja eliminado, pois naum haveria resonancia com a cx.

E sobre o coeficiente de rugosidade? algo a acrescentar?

A função do revestimento acustico é semelhante a atenuação de um eq paramétrico.. "matando dois coelhos com uma caixa d'agua só" ,

Sim, funciona em qualquer tipo de caixa e ambiente Dinas. Qunro ao coeficiente de rugosidade, ele tem relação com a dispersão da onda refletida... depende de ambiente para ambiente e o efeito que se necessita. Existem condições que uma superficie completamente lisa é melhor que uma rugosa e a rugosidade deve ter profundidade relativa a faixa de frequÊncia que se quer refletir..

Ronie a função agora seria para eliminar transientes e ressonâncias que não deveriam estar ali e para atenuar alguma frequência que esteja sobrando. Simplesmente forrar seu pezinho ou caixa não vai trazer benefício nunhum se não tiver correções a fazer...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ronie a função agora seria para eliminar transientes e ressonâncias que não deveriam estar ali e para atenuar alguma frequência que esteja sobrando. Simplesmente forrar seu pezinho ou caixa não vai trazer benefício nunhum se não tiver correções a fazer...

 

[]

 

Sandro

Então o esquema é ouvir e ver se precisa??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ronie a função agora seria para eliminar transientes e ressonâncias que não deveriam estar ali e para atenuar alguma frequência que esteja sobrando. Simplesmente forrar seu pezinho ou caixa não vai trazer benefício nunhum se não tiver correções a fazer...

 

[]

 

Sandro

Então o esquema é ouvir e ver se precisa??

Exato... por exempro ao invez do coquinho toc ta fazendo tooccc (extensão), ai põe revestimento pra aumentar o decay da frequencia correspondente, ou se tá Fazendo tOOc (pico,excesso) pra atenuar a frequencia corresponente, se tá fazendo tuoc (harmônico ou transiente espurio) um revestimento de atenuação na frequência correspondente, se tá fazento toc....oc (reverberação) e assim por diante. Não é só na caixa, mas no ambiente todo... no carro dificilmente se trata as zonas de reflexões externas.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
coloquei manta acrilica nos meus pezinhos, nao vi ganho aparente nao.

meus pezinhos tem 4 litros cada.

30% a mais seria 1,25lts a mais.

 

hj meus pezinhos tao sem manta.

Mas vc colocou o suficiente? pq se vc só forrar a parede nao da diferença nenhuma... tem q entuchar manta dentro da caixa, q ai sim da uma diferença bem grande...

 

eu fiz isso nos meus pezinhos e achei q melhorou muito... mas muito mesmo!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sepacheco, xo ver se entendi algo... a absorção vai diminuir o pico em qqr cx, mesmo as travadas? Ou somente em um cx com vibração teórica? Estou imaginando que o pico seja eliminado, pois naum haveria resonancia com a cx.

E sobre o coeficiente de rugosidade? algo a acrescentar?

A função do revestimento acustico é semelhante a atenuação de um eq paramétrico.. "matando dois coelhos com uma caixa d'agua só" ,

Sim, funciona em qualquer tipo de caixa e ambiente Dinas. Qunro ao coeficiente de rugosidade, ele tem relação com a dispersão da onda refletida... depende de ambiente para ambiente e o efeito que se necessita. Existem condições que uma superficie completamente lisa é melhor que uma rugosa e a rugosidade deve ter profundidade relativa a faixa de frequÊncia que se quer refletir..

Ronie a função agora seria para eliminar transientes e ressonâncias que não deveriam estar ali e para atenuar alguma frequência que esteja sobrando. Simplesmente forrar seu pezinho ou caixa não vai trazer benefício nunhum se não tiver correções a fazer...

 

[]

 

Sandro

Ia postar em outro topico, mas vou aproveitar este aqui e tambem a deixa do Sepacheco:

 

 

Ja comentei em outro topico q enchi os pmeus pezoes de manta acrilica pois eu tinha muita ressonancia e vibracao, o som quase ficava todo dentro do pezinho (impressao q se tinha).

 

Após ter feito isto, os medios comecaram a aparecer novamente e a viracao diminuiu.

 

Alguem em outro topico comentou sobre o uso de Hidroasfalto (material asfaltico liquido utilizado para vedacoes).

 

Pensei entao em experimentar o dito cujo, pois a vedacao de meus "pezões" não esta perefeita (percebi isto enchendo eles de agua), e com esse material poderia, alem de vedar, proporcionar uma maior resistencia a caixa (pezinhos) e diminuir a vibração. Assim, jogar longe a manta acrilica.

 

Qual a sua opiniao ?

 

PS.: Paguei R$ 8,60 o galão 3,6Litros de hidroasfalto (marca diabo)

 

 

[]s

Jaques

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o caso eh escutar e testar...

 

Cada um gosta de um tipo de resposta... mais longa, mais seca.

 

Quero fazer a próxima caiax com SONEX ou lã de vidro... talvez acrilex se não conseguir a lã de vidro. Mas a intenção eh forrar a mesma caixa com os materiais diferentes e ver o resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ia postar em outro topico, mas vou aproveitar este aqui e tambem a deixa do Sepacheco:

 

 

Ja comentei em outro topico q enchi os pmeus pezoes de manta acrilica pois eu tinha muita ressonancia e vibracao, o som quase ficava todo dentro do pezinho (impressao q se tinha).

 

Após ter feito isto, os medios comecaram a aparecer novamente e a viracao diminuiu.

 

Alguem em outro topico comentou sobre o uso de Hidroasfalto (material asfaltico liquido utilizado para vedacoes).

 

Pensei entao em experimentar o dito cujo, pois a vedacao de meus "pezões" não esta perefeita (percebi isto enchendo eles de agua), e com esse material poderia, alem de vedar, proporcionar uma maior resistencia a caixa (pezinhos) e diminuir a vibração. Assim, jogar longe a manta acrilica.

 

Qual a sua opiniao ?

 

PS.: Paguei R$ 8,60 o galão 3,6Litros de hidroasfalto (marca diabo)

 

 

[]s

Jaques

Minha briga está sendo tentar compilar uma tabela de materiais com Q e faixa de frequência bem como decay... ETA TREM DIFÍCIL SÔ !!! só acho de materiais especificos, nada de manta acrílica, TNT, Espuma, feltro automotivo, algodão automotíivo, etc... ou seja as coisas do nosso dia a dia... já notei nas poucas informações que consegui que a densidade afeta a frequência e a espessura (quantidade) o Q, quanto menos espesso mais largo o Q, quanto mais denso mais baixa a frequência.... POr enquanto são as comclusões que tirei, mas nada de tabela...

Notei que a extensão da área altera a característica do material tambem...

 

Portanto emitir opiniões sobre o hidro asfalto sem saber sua densidade, espessura da camada e tamanho da superfície e como o Q e Center frequency variam pra ele, sem ouvir.. fica difícil....

 

Tanto que tem pezinhos que com manta melhora e sem manta piora... (veja as experiências dos colegas....)

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
coloquei manta acrilica nos meus pezinhos, nao vi ganho aparente nao.

meus pezinhos tem 4 litros cada.

30% a mais seria 1,25lts a mais.

 

hj meus pezinhos tao sem manta.

Mas vc colocou o suficiente? pq se vc só forrar a parede nao da diferença nenhuma... tem q entuchar manta dentro da caixa, q ai sim da uma diferença bem grande...

 

eu fiz isso nos meus pezinhos e achei q melhorou muito... mas muito mesmo!!

Provavelmente seus pezinhos estão muito pequenos pro seu mid bass.. com isso aplainou a resposta...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ia postar em outro topico, mas vou aproveitar este aqui e tambem a deixa do Sepacheco:

 

 

Ja comentei em outro topico q enchi os pmeus pezoes de manta acrilica pois eu tinha muita ressonancia e vibracao, o som quase ficava todo dentro do pezinho (impressao q se tinha).

 

Após ter feito isto, os medios comecaram a aparecer novamente e a viracao diminuiu.

 

Alguem em outro topico comentou sobre o uso de Hidroasfalto (material asfaltico liquido utilizado para vedacoes).

 

Pensei entao em experimentar o dito cujo, pois a vedacao de meus "pezões" não esta perefeita (percebi isto enchendo eles de agua), e com esse material poderia, alem de vedar, proporcionar uma maior resistencia a caixa (pezinhos) e diminuir a vibração. Assim, jogar longe a manta acrilica.

 

Qual a sua opiniao ?

 

PS.: Paguei R$ 8,60 o galão 3,6Litros de hidroasfalto (marca diabo)

 

 

[]s

Jaques

Minha briga está sendo tentar compilar uma tabela de materiais com Q e faixa de frequência bem como decay... ETA TREM DIFÍCIL SÔ !!! só acho de materiais especificos, nada de manta acrílica, TNT, Espuma, feltro automotivo, algodão automotíivo, etc... ou seja as coisas do nosso dia a dia... já notei nas poucas informações que consegui que a densidade afeta a frequência e a espessura (quantidade) o Q, quanto menos espesso mais largo o Q, quanto mais denso mais baixa a frequência.... POr enquanto são as comclusões que tirei, mas nada de tabela...

Notei que a extensão da área altera a característica do material tambem...

 

Portanto emitir opiniões sobre o hidro asfalto sem saber sua densidade, espessura da camada e tamanho da superfície e como o Q e Center frequency variam pra ele, sem ouvir.. fica difícil....

 

Tanto que tem pezinhos que com manta melhora e sem manta piora... (veja as experiências dos colegas....)

 

[]

 

Sandro

Exato, já percebi isto.

Teho q relatar minha opiniao aqui, ganhei extensao nas batidas e perdi SPL.

Mas a duvida é saber se esses peqnos defeitos da caixa podem influenciar muito ou pouco mesmo com a manta.

 

Ou seja.. se elas estivessem perfeitamente VEDADAS sem uma minuscula saida de ar sequer traria alguma diferenca consideravel?

 

Meu pezinho tem alguns vazamento minusculos na parte inferior e muito poucos, resultado de irregularidades na construcao, e fico embaraçado pensando q isto pode estar tirando a plenitude da resposta mesmo com a manta. Por isso gostaria de chegar um fator comum entre vedacao e absorcao sonora, utilizando o melhor material.

 

Pensei em massa plastica bem diluida.

E agora hidroasfalto.

 

To me preparando pra por a mao na massa.

 

[]s

Jaques

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Exato, já percebi isto.

Teho q relatar minha opiniao aqui, ganhei extensao nas batidas e perdi SPL.

Mas a duvida é saber se esses peqnos defeitos da caixa podem influenciar muito ou pouco mesmo com a manta.

 

Ou seja.. se elas estivessem perfeitamente VEDADAS sem uma minuscula saida de ar sequer traria alguma diferenca consideravel?

 

Meu pezinho tem alguns vazamento minusculos na parte inferior e muito poucos, resultado de irregularidades na construcao, e fico embaraçado pensando q isto pode estar tirando a plenitude da resposta mesmo com a manta. Por isso gostaria de chegar um fator comum entre vedacao e absorcao sonora, utilizando o melhor material.

 

Pensei em massa plastica bem diluida.

E agora hidroasfalto.

 

To me preparando pra por a mao na massa.

 

[]s

Jaques

Jaques. Os vazamentos em sonofletores tem efeitos resistivos, reduzindo o desempenho no mesmo. Portanto Vede-os.

 

Mesmo uma caixa suspensão acustica tem reflexões internas... as ouvimos menos pois o cone amortece. Entretanto ha que se lembrar que não é apenas a suspensão de um falante, principalmente de medios graves pra cima que vibra.

 

è induzida uma vibração radial ao cone, que por sua vez recebe indução da onda refletida no fundo do sonofletor. Logo conforme a composição de fase dessa onda reflexiva, a mesma pode causar reforço ou atenuação de certas frequências e seus harmônicos, o que altera o timbre do conjunto.

 

Nos nossos projetos "tabajara" com Win ISD, Pro BOX, Box Pro, e afins, nos preocupamos apenas com o comportamento da fundamental, sem visualizar e considerar os harmonicos superiores e inferiores.

Para frequências de comprimento de onda grande e falantes que ficam "mocozados" em locais onde não recebemos o timbre da radiação direta (sub woofers) a chance de errar é bem menor que com sonofletores de comprimento de ondas curtos e que ficam de frente pro crime. Uma alteração timbral por esses motivos é muito mais evidente em falantes de médio grave...

Quando atuchamos uma caixa acustica de material fono absorvente, estamos dizendo pra caixa:

 

" Não quero nem saber o que você vai falar e o que acontece dentro de você, só quero que você controle a excursão e não interfira na resposta de frequencia do falante que vou por em você, se não for pra ajudar, não atrapalhe "

 

Já vi caixas acusticas completamente preenchidas de poliuretano expandivel, sendo que a mesma tinha um excelente timbre porem uma baixíssima SPL.

 

Entretanto EU acredito que a caixa está ai pra ajudar... portanto revestimento acustico, só como corretivo mesmo.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi... mas naum me expressei bem.

Olhe o caso do jaques, o que eu pensei eh que a madeira por mais rigida que seja, estaria em ressonancia com o sistema, e por isso a forração ajudaria em diminuir esse ressonancia ou vibração.

Fico imaginando se em uma cx com travamento perfeito (por exemplo de concreto), a fonoabsorção ajudaria em algo. Creio que neste caso a rugosidade ajudaria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entendi... mas naum me expressei bem.

Olhe o caso do jaques, o que eu pensei eh que a madeira por mais rigida que seja, estaria em ressonancia com o sistema, e por isso a forração ajudaria em diminuir esse ressonancia ou vibração.

Fico imaginando se em uma cx com travamento perfeito (por exemplo de concreto), a fonoabsorção ajudaria em algo. Creio que neste caso a rugosidade ajudaria.

Dinas a vibração das paredes da caixa está mais ligada a perda de rendimento por amortecimento que propriamente interferencia no espectro timbral.

Ou seja a caixa estufa e varia o volume (e a sintonia) e absorve pressão reduzindo o rendimento.

Uma vibração de caixa pra interferir no espectro timbral teria que ter a amplitude de alguns cm... ou seja a caixa tinha que estufar muito.. é o principio utilizado no radiador passivo, que é um componente elástico. aproveitando-se dessa característica, o radiador induz ao ambiente as frequências refletidas no interior da caixa, e a compilancia do mesmo é que nos dá a sintonia do conjunto, analogamente ao portico da caixa bass reflex.

 

Se fizer uma caixa de osmio (elemento mais denso existente) ela pode ou não utilizar superfices internas de reflexão contolada e material fono absorvente, depende do projeto e efeito que se deseja.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Provavelmente seus pezinhos estão muito pequenos pro seu mid bass.. com isso aplainou a resposta...

 

[]

 

Sandro

Isso com certeza... 2,5L pros e2k!! :blink:

 

esse mid precisa d um Big Foot... upgrade q ja ta nos meus planos

 

entre 6L e 8L pro e2k acho q da pra brincar um pouco mais direito... :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...