Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ciso

SQ de entrada no Polo

Recommended Posts

O polo tá na mão. Hatch, sportline, i-Motion, 2011.

 

Um novo "problema". O som dele é 2dim, com acionamento no volante e integrado ao computador de bordo. Não quero perder esses controles (sem contar que tem usb, bt, sd, etc). Como colocar o PRS no lugar, sem perder esses controles? Alguém já fez isso aqui?

 

Galera, mais uma vez estou trocando de carro. Vendi meu querido Palio e estou em busca de um novo 4 rodas de estimação. Tenho em vista um Polo 2010 hatch (encontrei em ótimo estado por 25k).

 

Já que vou comprar um carro, estou tentando abordar todos os apectos importantes. Desempenho, conforto, autonomia, etc. Um dos pontos que pensei em considerar é o benefício para o audio. Tenho um Polo sedan em casa e sei que é um ótimo carro, boa acustica, silencioso, portas BEM rígidas e volumosas, fácil de executar instalação, painel 2dim, bom direcionamento original para tw frontais.

 

Aceito sugestões de carros usados em bom estado, ano entre 2009 e 2012, na faixa de 25~30k!!

 

Equipamentos à disposição HOJE:

 

HU Pioneer Premier 880PRS

SUB JL 10W0V3

Mids Keybass black panther 6"

Tw Selenium 1tw1 (estudando upgrade!)

Amp Blaupunkt GTA 470 DSP

Amp Wharf Clean 4x100w (a caminho)

 

Fiação p/ falantes pompéia.

RCA Stetsom p/ o sub.

 

 

 

Galera, Já fui do trio, migrei pro spl, agora a coisa tá diferente. Começo a me preocupar um pouco mais com qualidade de áudio.

 

Pra quem tiver interesse, seguem os links dos sets TRIO e SPL:

 

http://autoforum.com...pic=156544&st=0

http://autoforum.com...pic=151931&st=0

 

Troquei de carro há cerca de 1 mês e tá na hora de montar o novo set!

Gostaria da ajuda de vocês p/ começar no mundo do sq.

 

Equipamentos à disposição HOJE:

 

Player Pioneer 780MP 880PRS

Sub Keybass black panther 10" SUB JL 10W0V3

Mids Keybass black panther 6"

Mids Bravox CS60D

Tw Selenium 1tw1

Amps a escolher (por enquanto usando um SD250.2SMD pros mids e tw. Vai rolar bi-amp pro 2 vias e preciso escolher amp pra SUB)

 

Fiação usada p/ falantes pompéia.

 

RCA Stetsom p/ o sub.

 

 

 

Hoje o set está assim:

 

Mids keybass e Tw Selenium 1tw1 nas portas não tratadas ligados em paralelo SD250.2 com HPF em 50hz.

 

As opiniões dos colegas de fórum são muito bem vindas.

 

Breve posto umas fotos do set como está.

[/Quote]

Editado por ciso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala man !

 

Eu optaria por um Audiophonic club 800, dizem o mesmo está melhor do que seu antecessor club 4100 (fora de linha) .

 

O 4100 eu tenho e digo que o amp é de ótimo custo beneficio , som bem detalhado e boa dinâmica (dentro de suas limitações é claro).

 

Vai ter um amp com garantia nacional e com boa potencia :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Rick! É uma idéia legal sim, e com certeza um bom CxB. Como já estamos a beira do lançamento do sd600.4smd, acho que vou ao menos esperar um pouco p/ pegar uns reviews dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Sub Keybass está com um pico grande perto dos 65hz. Na simulação pelo winISD a resposta seria bem plana..

 

Tenho 35L livres Duto retangular com as seguintes medidas:

 

L: 39cm

A: 3cm

P: 63cm

 

dsc04577j.jpg

 

 

Tive algum erro de projeto na caixa?

Seria interessante usar selada p/ esse sub?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Upzinho.

 

Enquanto resolvo sobre amps e aguardo o lançamento do sd600.4smd, adicionei temporariamente ao set um amp Pioneer old school classe 'A' modelo GM-h120.

 

Agora fazendo bi-amp pro 1tw1 e mids keybass pelo amp pioneer.

 

O som dos mids melhorou bastante, mas ainda acho que dá p/ tirar bem mais deles. Algumas frequências, eles simplesmente somem.

 

Quanto ao sub, continua o pico que falei.

Alguém com mais experiencia poderia me ajudar a reprojetar essa caixa? O sub some em alguns momentos e aparece encobrindo tudo em outros momentos. Resumindo, não tá legal o som. Bem menos plano do que pretendo conseguir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando um up..

 

Adicionado cross passivo pros mids keybass (usei o LP do CS60D em 3khz) e os tw cross original do 1tw1 (HP em 2,5khz). Aquele agudo ardido nos 3khz diminuiu bastante.

 

Resolvi por a febre do momento, sd250smd. Enquanto não tenho o amp aqui, o kit voltou a ser tocado direto no player.

O pyramid tá saindo semana que vem, e vai ser encomendado um sd700smd (já pensando em por mais um sub).

 

PRECISO DE AJUDA P/ REPROJETAR A CAIXA DO SUB.

 

Tirei o keybass pois tava MUITO irritante, não sobe direito, não descia direito também, apenas o pico infernal que já estava me matando. Só estava servindo p/ tocar reggae e bass tracks (60~70hz), que não é o foco.

 

Por enquanto tô usando uma selada de uns 20L com um sub ARLEN que, acreditem, tá tocando melhor que o keybass.. ¬¬

 

Deixo os parâmetros do sub segundo a keybass para quem puder ajudar:

 

ø Nominal 10 (in)/ 260 (mm)

Impedância Nominal 4 Ohms

Resp. Frequência (26 a 1,8k ) Hz

Pot.RMS 400 Watts

Volume Ocupado 2,5 l

Sensibilidade (spl) 88 dB

Frequência de Ressonância (fs) 26 Hz

Resistencia Bobina Movel (Re) 3,6 Ohm

Fator Qualidade Mecânicao (Qms) 4.32

Fator Qualidade Eletrico (Qes) 0.36

Fator Qualidade Total (Qts) 0.33

Volume Equivalente do AF (Vas) 74 l

Compliância Mecânica (Cms) 0,363 mm/N

Resistência Mecânica da Suspensão (Rms) 3,88 kg/s

Eficiência de Referência (no) 0.0035

Área efetiva do Cone (Sd) 380 cm2

Máx.Deslocamento Linear (Xmáx) 9 mm

Indutância da Bobina (Le) @1kHz 2,51 mH

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema com esse sub!! Não achei ainda uma caixa que desse uma resposta mais plana... sempre tem um pico irritante nos 60-65hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

duto não esta mto grande pra ele

estranho estar nessa sintonia...

 

uma caixa com 40 litros pra ele

jah seria o suficiente não?

 

com1 duto de 3 ou 4 " so nao sei ao certo o tamanho...

 

abs

 

belo projeto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

duto não esta mto grande pra ele

estranho estar nessa sintonia...

 

uma caixa com 40 litros pra ele

jah seria o suficiente não?

 

com1 duto de 3 ou 4 " so nao sei ao certo o tamanho...

 

abs

 

belo projeto

 

Como comentei lá encima, a caixa tem 42,3L totais, mas quando desconto os 7,3L do volume ocupado pelo duto (35 x 63 x 3), fico com exatos 35L livres pro sub. A keybass recomenda caixa de 35L com duto de 3"x20cm (sintonia em 38hz) e segundo o winISD isso gera um pico em ~55hz. Como pretendo uma coisa mais plana, sintonizei em 36hz, diminuindo um pouco o pico e usei duto régua. Mas NÃO TÁ LEGAL. :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como comentei lá encima, a caixa tem 42,3L totais, mas quando desconto os 7,3L do volume ocupado pelo duto (35 x 63 x 3), fico com exatos 35L livres pro sub. A keybass recomenda caixa de 35L com duto de 3"x20cm (sintonia em 38hz) e segundo o winISD isso gera um pico em ~55hz. Como pretendo uma coisa mais plana, sintonizei em 36hz, diminuindo um pouco o pico e usei duto régua. Mas NÃO TÁ LEGAL. :banghead

 

caramba q estranho... =/

 

mas era pra toca bacana aih o subzinhu..

tenta fazer uma caixa padrão e ajusta no duto redondo sei la =/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simulando aqui com os parametros postados e na media de 35,5l livres pro sub nao veio nada plano MESMO, exatamente essa resposta ai que foi descrita no topico, com pico ali na casa dos 50hz e morto nos 30hz.

 

Aumentei essa litragem de 35litros para 51 litros brutos,e ai sim a resposta segundo o software começaria a ficar mais agradavel.

 

Vem plano a partir de 30hz, pico minimo ali nos 35hz e segue plano depois disso,segue o grafico :)

 

graficopanther.png

Editado por Xicao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,

 

Eu não conheço muito bem este sub, mas ia sugerir isso aí...

 

Se eu fosse vc tentava uma nova caixa, com uma litragem maior (entre 40L e 45L) com duto redondo(2" ou 3" no máximo)... Daí vai tentando acertar até ficar bom aos seus ouvidos... Esta é a grande vantagem do duto redondo emm relação ao retangular/quadrado!

 

Ou senão, fecha este duto retangular e coloca um redondo e vai tentando acertar esta aí mesmo... As vezes resolve,

 

Mas não desiste não... Já vi muitos relatos positivos sobre este sub...

 

[]s e boa sorte

 

Rui.

Editado por Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simulando aqui com os parametros postados e na media de 35,5l livres pro sub nao veio nada plano MESMO, exatamente essa resposta ai que foi descrita no topico, com pico ali na casa dos 50hz e morto nos 30hz.

 

Aumentei essa litragem de 35litros para 51 litros brutos,e ai sim a resposta segundo o software começaria a ficar mais agradavel.

 

Vem plano a partir de 30hz, pico minimo ali nos 35hz e segue plano depois disso,segue o grafico :)

 

Valeu Xicao.. Vou tentar fazer mais uns testes assim que chegar a tico-tico nova.. que a antiga pediu p/ sair..

Posto aqui os resultados..

 

 

Cara,

 

Eu não conheço muito bem este sub, mas ia sugerir isso aí...

 

Se eu fosse vc tentava uma nova caixa, com uma litragem maior (entre 40L e 45L) com duto redondo(2" ou 3" no máximo)... Daí vai tentando acertar até ficar bom aos seus ouvidos... Esta é a grande vantagem do duto redondo emm relação ao retangular/quadrado!

 

Ou senão, fecha este duto retangular e coloca um redondo e vai tentando acertar esta aí mesmo... As vezes resolve,

 

Mas não desiste não... Já vi muitos relatos positivos sobre este sub...

 

[]s e boa sorte

 

Rui.

 

Opa.. Então Rui, ouvi também muita gente galando bem desse sub. Exatamente por isso que comprei, mas ainda não consegui acertar ele em meu sistema.

 

A princípio, vou fechar essa minha caixa, deixando ela com 42,3L e testar um duto de 4"x48 cm.. p/ ficar na sintonia mais próxima do que o Xicao postou. Assim que a tico-tico chegar, começo o trabalho na caixa.

Em ultimo caso, faço outra maior..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simulando aqui com os parametros postados e na media de 35,5l livres pro sub nao veio nada plano MESMO, exatamente essa resposta ai que foi descrita no topico, com pico ali na casa dos 50hz e morto nos 30hz.

 

Aumentei essa litragem de 35litros para 51 litros brutos,e ai sim a resposta segundo o software começaria a ficar mais agradavel.

 

Vem plano a partir de 30hz, pico minimo ali nos 35hz e segue plano depois disso,segue o grafico :)

 

graficopanther.png

 

E como fica o delay e a excursão do sub com essa caixa? Tem como vc postar a litragem bruta e as dimensões do duto, por gentileza?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E como fica o delay e a excursão do sub com essa caixa? Tem como vc postar a litragem bruta e as dimensões do duto, por gentileza?

 

 

Na simulação do delay maximo fica em 19ms em 34hz, caindo daí p/ frente.. que é bem aceitável.

 

Xicao, se tiver errado me corrija, a sintonia da caixa está próxima dos 33hz. 2 dutos de 3"x41,3cm.

 

TrImILiKa, se quiser testar a caixa, posta aqui p/ a gente o resultado prático..! :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, por partes:

 

Volume ocupado pelos dutos: 2*[(7,5/2)² * pi] * 41,3 = 3,65L

Volume ocupado pelo sub: 2,5L (segundo a keybass)

 

Volume total da caixa: 51L + 3,65L + 2,5L = 57,15L

 

As medidas dos dutos já dei: 2 dutos de 3"x41,3cm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, por partes:

 

Volume ocupado pelos dutos: 2*[(7,5/2)² * pi] * 41,3 = 3,65L

Volume ocupado pelo sub: 2,5L (segundo a keybass)

 

Volume total da caixa: 51L + 3,65L + 2,5L = 57,15L

 

As medidas dos dutos já dei: 2 dutos de 3"x41,3cm

 

Caramba...82,6cm de duto!! Meu Deus..... é uma baita caixa prum sub de 10" !!! Mas, se ela tocar como no gráfico, vale a pena cada centímetro!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba...82,6cm de duto!! Meu Deus..... é uma baita caixa prum sub de 10" !!! Mas, se ela tocar como no gráfico, vale a pena cada centímetro!!

 

Poderia ser um duto apenas de 4"x34,3cm que a caixa ficaria na mesma sintonia, só que assim subiria o vent mach, aumentando a probabilidade de 'sopro'. Com 2 dutos de 3"x41,3cm como falei, o vent mach cai mais da metade.. Fica muito menos arriscado desta maneira! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece que descobri o motivo do som desse sub me incomodar TANTO.

 

Chegou a tico-tico, resolvi por mãos a obra e fazer os testes da caixa. Qual a minha surpresa ao tirar o sub da caixa?

 

A centragem descolou da bobina em um dos lados do sub! :banghead :banghead

 

Aí pensei:

 

Headroom? Não, aplico cerca de 250w num sub de 400wrms.

Distorção? Não, tá até atenuado p/ não engolir os mids não-amplificados.

Sintonia muito baixa da caixa? Não, fb em 37hz.

 

Conclusão, vou entrar em contato com a garantia, até lá, sem mais testes pro keybass. Por enquanto fica apenas a minha decepção com o produto.

Aproveitando a tico-tico acho que vou fazer uma caixa pro arlen tocar direitinho que viver sem sub, tá complicado..

Editado por ciso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po cara decepção?? isso pode acontecer com uma pancada que o sub recebeu, ou nao tbm...

 

vem ca em ssa vende keybass? vc comprou ai ou na net?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po cara decepção?? isso pode acontecer com uma pancada que o sub recebeu, ou nao tbm...

 

vem ca em ssa vende keybass? vc comprou ai ou na net?

 

Decepção pois fiz a caixa prox. à recomendada e sempre tive um pico grande e chato, até agora não consegui acertar o sub. Sempre usei potência abaixo da nominal, não aceito distorções audíveis (então não deixo que elas ocorram) e ainda assim o sub descolou a centragem.

 

Comprei na Leosound e ainda não sei como vai ser com a garantia..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá aplicando apenas 250Wrms no sub? Faz uma caixa selada de 30 a 35 litros!

 

Quando vc comprou o sub da leosound, ele veio bem embalado?

 

Meu projeto de SQ vai ser com produtos 100% nacional, com excessão do novo player que é importado! Mas de resto vai ser tudo nacional.

 

 

Meu sub é um Keybass Black Panther de 8", a caixa que eu estou fazendo é em fibra e vai ser selada (20 litros +/-), pois vou querer resposta plana e nada de picos e nem de graves sobressaindo em cima dos mids!

 

Mas eu já tentei de tudo simular corretamente este sub em várias caixas, mas no WinISD Pro, sempre acusa uma anomalia! Cone Excursion mesmo sempre nas simulações fica acima dos 6mm.

 

E no manual, pede dutada: 20 litros e selada: 18 litros e mesmo assim os parâmetros causam anomalias nas simulações! :banghead

 

Mas eu conversei via e-mail com departamento técnico da keybass e me falaram que essa caixa que eu estou projetando vai estar de acordo com o sub e com a potência que eu irei aplicar (250Wrms).

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá aplicando apenas 250Wrms no sub? Faz uma caixa selada de 30 a 35 litros!

 

Quando vc comprou o sub da leosound, ele veio bem embalado?

 

Meu projeto de SQ vai ser com produtos 100% nacional, com excessão do novo player que é importado! Mas de resto vai ser tudo nacional.

 

 

Meu sub é um Keybass Black Panther de 8", a caixa que eu estou fazendo é em fibra e vai ser selada (20 litros +/-), pois vou querer resposta plana e nada de picos e nem de graves sobressaindo em cima dos mids!

 

Mas eu já tentei de tudo simular corretamente este sub em várias caixas, mas no WinISD Pro, sempre acusa uma anomalia! Cone Excursion mesmo sempre nas simulações fica acima dos 6mm.

 

E no manual, pede dutada: 20 litros e selada: 18 litros e mesmo assim os parâmetros causam anomalias nas simulações! :banghead

 

Mas eu conversei via e-mail com departamento técnico da keybass e me falaram que essa caixa que eu estou projetando vai estar de acordo com o sub e com a potência que eu irei aplicar (250Wrms).

 

Fala dudu.. Acompanho seu tópico lá no DIY, e tô achando bem legal.. quase me inspirou a fazer pezinhos pros mids, mas resolvi esperar trocar de carro.

 

A embalagem da leosound, não foi das melhores, comprei material p/ instalação junto (cabo 5mm² pro sub, espuma auto-adesiva p/ chicote elétrico, fita isolante, terminais elétricos, conector 4 e 2 vias p/ falantes, etc..) e veio tudo DENTRO DA CAIXA DO SUB. A caixa veio forrada apenas com aquele papel marrom (de embalagem mesmo dos correios, acho que chamam de 'papel metro') e nada mais.

 

Quanto a fazer selada pro Panther 10".. Bixo, em selada segundo as simulações, ele só começa a responder bem lá pelos 55hz.. como quero fazer LPF em 50hz ou 63hz (pelo player) e daí p/ cima deixar com os mids e tw, acho que não ficaria bom.

 

Mas agora tenho mesmo é que providenciar o reparo do sub, pois ainda não entrei em contato em relação a garantia..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...