Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Cyro

Hi-Fi com Car-PC

Recommended Posts

Bem, não achei nenhum relato então vou introduzir as centrais multimidias na conversa...

 

Elas não são nada alem de car PC's, rodam em sua maioria Windows 6.0 (CE). Possuem processadores, placa de video on-board, placa de som, um tela touch screen e claro um leitor de CD/DVD.

 

Bem, eu já estou na segunda central, a primeira vendida sob a bandeira Motor One (M1) e a segunda sob Midi-Japan, porém ambas são fabricadas pela RoadRover, empresa chinesa.

 

Centrais multimidia são como qualquer outro produto do mercado, existem os bons e os ruins. Infelizmente as primeiras que chegaram ao Brasil eram péssimas, o que contribuiu para sua má fama. Ainda existe algumas péssimas, como a Booster por exemplo. Essas não valem a pena.

A RoadRover é um gigante no mundo das centrais multimidias, lí bastante e é muito bem conceituada lá fora.

 

Testei várias centrais, e de longe a RoadRover é a melhor do mercado, melhor inclusive que a bem conhecida Caska, que apesar de muito boa, peca por ser MUITO lenta.

 

Minha experiencia com elas tem sido EXCELENTE.

As centrais são muito completas, muito rápidas (mudar do iPod para o DVD não leva mais que 2 segundos), possuem ótima qualidade de audio... Emfim, só elogios.

 

As saidas são provenientes de uma placa de som comum, on-board, como a de qualquer PC...

Podem não ser o absurdo da qualidade, mas são muito honestas e com certeza não devem nada a os bons playes do mercado.

Quando estiver com mais tempo vou rodar um programinha na minha para descobrir exatamente qual placa ela tem, de video, som e processador...

 

É bem possível que ela possa rodar software's com Crossover e T.A... Ela roda windows então não há porque não rodar esses programas...

 

As RoadRovers aceitam modem 3G, então é só conectar nelas e usar o Internet Explorer para navegar sem problemas.

Além da entrada exclusiva para iPod, ela possuem 2 USB...

 

Quem não gostar do menu dela, e entender um pouco de programação simples, pode fazer seu próprio menu personalizado...

Na net tem muita gente fazendo...

Enfim, e um CAR PC, que vem pronto, com o formato original do seu carro, sem gambiarras...

 

É um caso a se pensar!

Eu estou usando e aprovo! É muito pratico, de boa qualidade, fácil de instalar, ótimo de usar e etc...

 

Abraços.

Editado por Abreu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ela usa Windows Phone ? Se for tentaria instalar o 7.5 mango q é lançamento. Uso no cel e tô gostando muito

 

Como o Abreu já disse, 99% delas usam Windows CE. To falando 99% porque nao conheco todas as existentes no mundo, mas todas as que vi até hoje, utilizam Windows CE.

 

 

Abreu, será que rola, por essas duas USBs, de plugar um DAC externo? Seria uma EXCELENTE opçao.

Editado por SIzoton

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o Abreu já disse, 99% delas usam Windows CE. To falando 99% porque nao conheco todas as existentes no mundo, mas todas as que vi até hoje, utilizam Windows CE.

 

 

Abreu, será que rola, por essas duas USBs, de plugar um DAC externo? Seria uma EXCELENTE opçao.

 

Bem, ela roda windows, então fica fácil instalar qualquer coisa que seja compatível com ele...

É muito provável que ela aceite qualquer dispositivo USB compatível com windows, desde que seja suportado pelo seu hardware...

 

Ela tem um processador ARM11 de 600Mhz e 128Mb de RAM...

 

Eu vou tirar um dia para fazer uns testes com a minha, testar o que ela aceita na USB...

Ela lê a USB normalmente como um computador, aceita pendrive, modem 3G... É muito provavel que aceite um DAC também...

 

Mas minha maior vontade é instalar algo para crossover e TA, qual seria o software ideal?

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui alguns softwares, mas estou no mac e não estou com saco de rodar atravez do wine...

 

Bem, vamos a minhas dúvidas:

A central tem 2 pares de RCA (front e rear) + uma saida apenas para sub-woofer.

 

Será que o software irá distinguir cada saida dessa para fazer um corte independente em casa uma delas?

 

Pretendo instalar o software e incluir o executável na lista de inicialização da central....

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abreu, as saídas geralmente são configuráveis sim. Já já aparece alguém com maior conhecimento que eu para te ajudar. No meu pc de casa, já usei o T.A do Foobar, separei os canais por ele tb, sem problemas...

 

Você me trouxe uma boa notícia. As centrais evoluiram e certamente seus transportes melhoraram tb...

 

Vou começar a pesquisar se alguém conseguiu usar na saída USB (ela tem hdmi?) dela uma placa de audio externa com saída coaxial digital ou até mesmo ótica. Tenho uma plaquinha dessas que poderia ser uma mão na roda para eu usar no meu processador externo.

 

Aonde se compra essa marca que vc citou? e qual o preço em média?

 

Abs

Editado por Edgrau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abreu, as saídas geralmente são configuráveis sim. Já já aparece alguém com maior conhecimento que eu para te ajudar. No meu pc de casa, já usei o T.A do Foobar, separei os canais por ele tb, sem problemas...

 

Você me trouxe uma boa notícia. As centrais evoluiram e certamente seus transportes melhoraram tb...

 

Vou começar a pesquisar se alguém conseguiu usar na saída USB (ela tem hdmi?) dela uma placa de audio externa com saída coaxial digital ou até mesmo ótica. Tenho uma plaquinha dessas que poderia ser uma mão na roda para eu usar no meu processador externo.

 

Aonde se compra essa marca que vc citou? e qual o preço em média?

 

Abs

 

Nao precisa de placa de som externa, procure por um DAC bom de verdade, pesquisei algum tempo atras e o melhor que vi numa faixa de preço aceitavel (200 dolares), tem o m2tech hiFace, ele tem saida coaxial somente, se nao me falha a memoria já usa o player conectado no processador atraves de coaxial, certo?

 

Vi até alguns melhores, mas precisam de alimentaçao, o hiFace é alimentado pela propria USB, disse o Kleber que conseguiram fazer um conversor que nao tras ruidos, poderia ser uma saida tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, uso. O Dvd pioneer tem saída coaxial. Estou pensando em usar uma central multimidia RoadRover dessas, e é preciso que ela tenha alguma saída digital para eu usar "meu dac" externo que já possuo. Falei em instalar uma placa externa, justamente para conseguir essa saída coax...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abreu, as saídas geralmente são configuráveis sim. Já já aparece alguém com maior conhecimento que eu para te ajudar. No meu pc de casa, já usei o T.A do Foobar, separei os canais por ele tb, sem problemas...

 

Você me trouxe uma boa notícia. As centrais evoluiram e certamente seus transportes melhoraram tb...

 

Vou começar a pesquisar se alguém conseguiu usar na saída USB (ela tem hdmi?) dela uma placa de audio externa com saída coaxial digital ou até mesmo ótica. Tenho uma plaquinha dessas que poderia ser uma mão na roda para eu usar no meu processador externo.

 

Aonde se compra essa marca que vc citou? e qual o preço em média?

 

Abs

 

Beleza, vou ver se faço alguns testes por esses dias...

 

Se for usar processador Ed, adianto que as saídas RCA dela estão longe de serem ruins!

São muito boas por sinal! Não tenho uma base para comparação no momento, mas não tenho reclamação alguma até o momento...

 

A RoadRover pode ser comprada fora do Brasil, ou aqui mesmo...

Existem diversos fabricantes que importam ela e botam os seus próprios nomes. A venda aqui no Brasil eu já descobri a Motor One (M1) e a Midi-Japan, ambas por volta de R$1.800,00...

É muito barato para o que o aparelho oferece... Tem tela em HD, com 480 linhas verticais, excelente touch, DVD, GPS, iPod, Internet, TV Digital, Bluetooth, acompanha camera de ré, antena de GPS e TV Digital, funciona perfeitamente com os controles do volantes original do carro e não requer o corte de um fio sequer. É 100% plug and play!

 

Tem uns russos que fazem miséria com essas centrais... Digita RoadRover no youtube e vê lá...

Os caras formatam ela, fazem sua própria interface personalizada, instalam navegadores, msn e outros programas...

 

Eu comprei um miniDSP para usar com ela... Muito interessante pois ele aceita alimentação via USB... Como ela tem 2 USB sobrando, vou usar uma para alimenta-lo.

E vou instala-lo dentro do painel mesmo, atrás da central, usando um RCA de 30cm da central para ele + alimentação via USB, ou seja, plug ang play também!

Com isso vou ter crossover e TA, que era o que faltava nessa central!

 

E com o miniDSP custando por volta de $125, o custo/benefício desse conjunto fica fantástico!

 

Abraços.

Editado por Abreu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que fica um conjunto com custo beneficio realmente imbativel.

Levando em conta o conjunto dos recursos é claro e nao somente qualidade de audio.

 

Acredito que um player como DRz ou P01 sejam superiores, mas pra quem quer entretenimento e ergonomia acho que vale a pena.

 

Meu proximo projeto deve ter algo do tipo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito se fala em gambiarra.

 

Hoje só faz gambiarra quem quer. Existe gabinete padrão Mini-ITX automotivo, fonte DC-DC automotiva...

 

O que existem são sistemas integrados e não-integrados. Integrados são vantajosos por terem menos componentes a ligar, mas o fato de não ser tudo-em-um não tira o mérito da coisa (até pelo contrário, afinal, tudo-em-um vai te dar um desempenho mediano em tudo, especialmente no áudio, e é isto que não queremos sacrificar).

 

Plataforma WindowsCE tem pouca integração em termos de hardware, o que limita muito o uso de dispositivos externos. Vai ser na base da tentativa e erro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito se fala em gambiarra.

 

Hoje só faz gambiarra quem quer. Existe gabinete padrão Mini-ITX automotivo, fonte DC-DC automotiva...

 

O que existem são sistemas integrados e não-integrados. Integrados são vantajosos por terem menos componentes a ligar, mas o fato de não ser tudo-em-um não tira o mérito da coisa (até pelo contrário, afinal, tudo-em-um vai te dar um desempenho mediano em tudo, especialmente no áudio, e é isto que não queremos sacrificar).

 

Plataforma WindowsCE tem pouca integração em termos de hardware, o que limita muito o uso de dispositivos externos. Vai ser na base da tentativa e erro.

 

Eu entendo o que você está falando Kleber, mas uma central dessas é muito mais prática do que um CarPC montado...

 

A facilidade de instalação delas é imbatível... São totalmente plug and play e mantem a originalidade do carro, sem peças externas, mantendo as funções do controle do volante, informando os dados da central como faixa e etc no computador de bordo do carro (no Audi ela conversa com o computador de bordo perfeitamente e informa em qual musica está, se é DVD, iPod, FM e etc...) mantém funções como sensor de estacionamento, que saem geralmente nos falantes traseiros do carro... A qualidade da tela e do touchscreen é superior a de DVD's como Pioneer por exemplo, e muito superior a dessas telas baratas vendidas a parte no mercado...

 

Nada impede do dono da central formata-la e instalar outro software... Como hardware que ela possue dá para rodar o Windows ME/2000 e o Server 2003...

O processador de 600Mhz e os 128Mb de RAM rodam isso sem problemas.

Daria até para tentar rodar o Windows XP pelado...

 

A RoadRover já lançou sua primeira linha com o Android, que agora será o software padrão das centrais, já que a Microsoft encerrou o suporte ao Windows CE...

 

Se juntasse um grupo bom aqui no fórum de pessoas com essas centrais, dava para juntar todo mundo e pegar um programador para fazer miséria com uma central dessas...

Quem sabe até fazer up-grades de hardware, instalar placas de som TOP mesmo que sejam externas...

 

Me indiquem uma placa de som USB barata (apenas para testes) que eu compro e tento rodar na minha central...

Não sou nenhum expert em programação, mas o básico eu consigo sem problemas. De preferencia uma placa simples, plug and play.

 

Uma boa notícia é que ela roda WAVE sem problemas!

Testei através do cartão de memória e funcionou sem problemas. Estou com um microSD 16Gb classe 10, rodando muito bem.

Vou testar também através do pendrive em uma das suas USB...

O modem 3G também testei hoje! Conecta perfeitamente na internet, e da para navegar muito bem... Só o teclado virtual que é um pouco chato, mas é provavél que ela aceite um teclado USB... (eu não me interesso por essa parte, mas para quem interessar, saiba que funciona).

 

Pois bem, acho que essas centrais tem MUITO potencial.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abreu. Essa aqui custa barato e é fácil de achar em qualquer loja de instrumentos musicais.

Ela não tem fama de ser HIFI, e nem é feita pra isso... mas tem saída ótica e isso é uma mão na roda pra quem usa processador externo.

 

http://www.behringer.com/EN/Products/UCA222.aspx

 

Tem ainda a Fast Track Pro da M-Audio, já bem conhecida para uso em gravações de audio em externas, pois é bem prática.. só que essa só tem saída coaxial digital e não tem ótica. É um pouco mais cara. Mas dá pra aproveitar depois pra usar em um RTA, pois tem entrada de mic com Phantom...

 

http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrackPro.html

 

Mas o top mesmo, seria conseguir mudar a placa de uma central multimidia por essa:

 

http://www.cantatis.co.uk/index.php?pag=cms&id=129&p=overture.html

Editado por Edgrau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abreu, nenhuma versão do windows fora a CE e a Phone rodam em ARM. Se rodasse, seria perfeito mesmo!

 

Se surgir uma boa opção pra Android, pode ser que rode nessas centrais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu!

 

Animal essa RoadRover com android.

Esperando lancar.. saca que dá até pra instalar os "apps" do market do android.... isso abre diversas janelas.

Facebook e twitter na tela.

Animal.. manda um adaptador blue com teclado+mousepad e um com 3g.. e pronto.

Google maps com mapas atualizando pela net, msn ou messenger... email...

 

 

http://www.ajudandroid.com.br/2012/01/roadrover-e-seus-radiodvd-para-carro.html

 

 

obs: Pelo que vi a Hurricane vende essas centrais com o nome dela.

Editado por H2o0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abreu. Essa aqui custa barato e é fácil de achar em qualquer loja de instrumentos musicais.

Ela não tem fama de ser HIFI, e nem é feita pra isso... mas tem saída ótica e isso é uma mão na roda pra quem usa processador externo.

 

http://www.behringer.com/EN/Products/UCA222.aspx

 

Tem ainda a Fast Track Pro da M-Audio, já bem conhecida para uso em gravações de audio em externas, pois é bem prática.. só que essa só tem saída coaxial digital e não tem ótica. É um pouco mais cara. Mas dá pra aproveitar depois pra usar em um RTA, pois tem entrada de mic com Phantom...

 

http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrackPro.html

 

Mas o top mesmo, seria conseguir mudar a placa de uma central multimidia por essa:

 

http://www.cantatis.co.uk/index.php?pag=cms&id=129&p=overture.html

ser quer partir pra soluções realmente interessantes, eu acho que vale a pena um CarPC que disponibilize baia e slot PCI

aí se usa uma dessas aqui http://www.m-audio.com/products/en_us/Delta1010LT.html

8 canais estéreo pra brincar como quiser

delta1010lt.jpg

só não me pergunte que amp, e quantos, vai usar pra brincadeira ficar interessante

:rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, comparar uma M Audio com uma Cantatis é até sacanagem... Rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas centrais parecem ser interessantes.

Mas como o Kleber já falou, apenas o WinCE, WP7(WP7,5) e o futuro Win8 rodam em processadores ARM.

O que gostei é que é possível rodar Linux nelas...

Vou pesquisar mais sobre elas.

Achei o preço salgado sim.

Se for assim prefiro seguir com a minha idéia.

 

Pessoal,

 

Nada contra o mainstream, mas assim como muitos por aqui gosto de soluções alternativas.

To sempre de olho no que rola na NET e arrumando encrenca pra resolver.

Sempre tive vontade por um CarPC no carro.

Mas acho os custos proibitivos, as vezes chegando a custar o mesmo que um bom DVD 2DIN.

Já a algum tempo eu namoro uma solução mais em conta.

A idéia é usar essa placa aqui:

 

http://beagleboard.org/hardware-xM

 

Ou então uma outra que tá saindo quentinha do forno:

 

http://www.raspberrypi.org/archives/382

 

Sim as duas placas são com processador ARM e só rodam Linux (pelo menos até o lançamento do Win8).

 

Mas vamos a minha dúvida.

A qualidade dessas placas de áudio onboard nunca foi/é uma maravilha.

Dai andei pensando, em colocar um DAC.

E este tópico me motivou ainda mais a seguir por esse caminho.

Mas ainda tenho algumas dúvidas.

 

Andei pesquisando por DAC x.1 (2.1, 5.1, etc) por causa do canal do sub.

 

Encontrei esse aqui na DEAL:

 

http://www.dealextreme.com/p/hdv-18a-5-1-c...o-decoder-44701

 

A desvantagem é que não usa entrada USB e sim ótica.

 

Tem uns mais em conta:

 

http://www.dealextreme.com/p/external-5-1-...ter-black-41289

 

Mas não gosto deste tipo de conector, é muito frágil.

 

Quais outros DACs vcs sugerem?

 

 

Ainda em tempo... alguém ai usa Linux?

Ninguém viu meu post?

rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Ninguém viu meu post?

rsrsrs

 

My two cents...(clique)

 

Pode não ser o top high-end residencial, mas na pior das hipóteses, longe de ser uma furada; review do V-DAC é o que não falta na net.

 

Outra coisa, supondo que quem entra numa brincadeira dessas quer um resultado hifi, a opção a ser priorizada é conexão SPDIF > TOSLINK e

 

por último USB, via de regra os melhores resultados saem nesta ordem.

 

Só não entendi muito a necessidade de DAC com saída para sub agregada, já que o sinal estéreo contém o subgrave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

resolvido o problema.

 

audi_a4_ipad_Car-Audio.jpg

 

a vantagem de um carpc, é tu poder colocar uma placa de som boa, uma boa tela, do tamanho que achar melhor, existem de 7" até 15pol, enfim....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só não entendi muito a necessidade de DAC com saída para sub agregada, já que o sinal estéreo contém o subgrave.

 

Pra poder usar o crossover, TA para cada via e etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há uns anos atrás, o foco dos eletronicos em geral foi e se mantem na "convergencia", ou seja, tudo se comunicando ou tudo em um, os celulares estão aí para comprovar. Os tablets ainda vão evoluir muito tb. O problema que eu vejo é que as centrais multi mídias para carro, ainda não apontam para isso no quesito qualidade de audio. Vc tem tudo no painel, mas com uma qualidade de acordo com o preço. Pode ser que uma das grandes parta para isso, o problema é que eles mantem separado os produtos top em qualidade de audio dos que tem várias funções agregadas. Será que não iria vender o suficiente? A kenwood começou a colocar alguns dispositivos sem a necessidade de processador externo para audio ou acessórios para ter outras funções, com ressalvas na qualidade de audio. Na verdade, o Car-pc deve ser mesmo o futuro dos fabricantes, resta saber quando vai vir. Talvez o primeiro passo seja alguns aparelhos de celular ou tablet´s "conversarem" com as centrais, teclando tudo nela como seria no celular ou tablet, navegar na internet principalmente com maior capacidade de processamento. Talvez ainda seja um mito mudar o nome dos produtos de linha de "central multimidia" para "car pc", o pensamento geral dos fabricantes parece ser que som automotivo com vários acessórios é uma coisa, pc é outra. Seria o ideal, ta, cros e eq independente por canal,várias saídas rca ou saida optica,uma biblioteca de músicas com qualidade de gravação armazenadas no aparelho, enfim seria muito melhor. (eu penso isso compararando o preço de um processador externo de audio a um excelente note book). Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim, Carpc tem que tocar música. No máximo um GPS.

 

O resto, como comunicação com centralina e etc, eu considero como enfeite desnecessário. Acessar internet, jogos e etc, só serve pra atrapalhar. Até vídeo serve para atrapalhar, pois onde você teria uma solução simples, você passa a ser obrigado a usar soluções complexas para operar vários softwares, como é o caso de ter que usar o VAC (Virtual Audio Cable) pra redirecionar o áudio para um software processar... dá lag, consome recursos...

 

Por isto que muito carpc não funfa como deveria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim, Carpc tem que tocar música. No máximo um GPS.

 

O resto, como comunicação com centralina e etc, eu considero como enfeite desnecessário. Acessar internet, jogos e etc, só serve pra atrapalhar. Até vídeo serve para atrapalhar, pois onde você teria uma solução simples, você passa a ser obrigado a usar soluções complexas para operar vários softwares, como é o caso de ter que usar o VAC (Virtual Audio Cable) pra redirecionar o áudio para um software processar... dá lag, consome recursos...

 

Por isto que muito carpc não funfa como deveria.

 

Comercialmente, numa proposta de qualidade de audio, como vc analisa um car pc? teria facilidade de adaptação? e os custos frente aos players? poderia ser adicionado rádio? abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...