Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Refrigeração de ímãs de alto-falantes

Recommended Posts

po pior que eu nao tenho nada aqui p desenhar!!

 

mais vamos la! o ar entra por um furo no meio do cone, segue ate o cenrro da bobina ( e so ir reto!) da li ele entra no ima pois o ima seria como um cabeçote de carro! com passagens pre determinada de fluxo de agua mais co falante sendo ar. e aqundo o ar entrar no ima ele vai pasear dentro do ima e sair por fora indo para furos por volta do furo de entrada de ar do centro do cone. entendeu?

 

assim??

falanteventilacaomontad.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

assim??

falanteventilacaomontad.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

e mais ou menos! mais teria mais saidas de ar quente e o ra frio circularia mais pelo ima atraves de dutos abertos tipo um cabeçote

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, na verdade é possível, mas seria o mesmo que estivesse ao ar livre, sem ventilação....não teria o efeito desejado....

:vts

Dai que entra ha minha ideia do COOLER []-[]

Se fabrica que eu forneço o cooler :vts

Sistema

Rdeefrigeramento

Forçado

Ccomooler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dai que entra ha minha ideia do COOLER []-[]

Se fabrica que eu forneço o cooler :vts

Sistema

Rdeefrigeramento

Forçado

Ccomooler

Dá zebra....imagina 1 cooler forçando o ar a entrar pelo orifício do ímã, isto é verdade e lógico apenas em 1 movimento do AF. com expansão; movimento para frente!

Mas quando o AF.movimentar para trás (compressão) interna na caixa, o ar tem que sair quente e não entrar...o cooler iria atrapalhar a saída de ar, 1 vez que ele tende a sair e não entrar....pelo menos foi isso que raciocinei!

:legal:

Editado por DAD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara deixa eu ver se entendi não compensa mais pegar um ventilador de exaustor ou um de pc de 30cm um pouco caro mas ventila bem que esse projeto seu ? eu fiz algo semelhante no modulo mas retirei porque ficou um pouco feio d+ aheuaheuaeuahu mas dentro do box fica beleza outra coisa se Você conseguir seria perfeito algo de cobre na parte de aquecimento pega um cooler de pc veio e adapta ajuda nos dias de calor ja pensou que vai soprar ar quente e o cooler vai ajudar um pouco mais com o dissipador dele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara deixa eu ver se entendi não compensa mais pegar um ventilador de exaustor ou um de pc de 30cm um pouco caro mas ventila bem que esse projeto seu ? eu fiz algo semelhante no modulo mas retirei porque ficou um pouco feio d+ aheuaheuaeuahu mas dentro do box fica beleza outra coisa se Você conseguir seria perfeito algo de cobre na parte de aquecimento pega um cooler de pc veio e adapta ajuda nos dias de calor ja pensou que vai soprar ar quente e o cooler vai ajudar um pouco mais com o dissipador dele

Blz?

Veja bem...módulo não tem deslocamento de ar...fica fácil vc colocar 1 cooler por fora....

No projeto que fiz visa auxiliar no resfriamento do conjunto magnético e parte da bobina do AF. sem custos adicionais...serve para todos os AF...muito prático...

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara deixa eu ver se entendi não compensa mais pegar um ventilador de exaustor ou um de pc de 30cm um pouco caro mas ventila bem que esse projeto seu ? eu fiz algo semelhante no modulo mas retirei porque ficou um pouco feio d+ aheuaheuaeuahu mas dentro do box fica beleza outra coisa se Você conseguir seria perfeito algo de cobre na parte de aquecimento pega um cooler de pc veio e adapta ajuda nos dias de calor ja pensou que vai soprar ar quente e o cooler vai ajudar um pouco mais com o dissipador dele

 

o maior problema do cooler e que o conjunto magnetico trabalha com dois fluxos de ar. a ida e a vinda de acordo com o movimento do cone do falante e o cooler vai ficar mandando ar direto no rabo do falante e isso ira atrapalhar o fluxo de ar do falante.

 

so se o cooler trabalhar ventilando um decipador colado no conjunto magnetico do falante igual ao de um processador de comp. mais isso p fora da caixa!

 

mais ainda teria algo extra eletronico e pelo que eu vi isso nao e o foco do dad

 

por isso eu acho mais facil proceguir com a ideia mais simplis aplicado a qualquer falante! utilizando o fluxo de ar da caixa que nao e pequeno para esfriar o duto de aluminio que faria a troca de calor por palhetas de aluminio serindo de decipador de calor com o conjunto magnetico do falante com o decipadores colado por fita termica ou pasta termica. teria praticamente o mesmo efeito do cooler nao teria que ter caixa especial e serviria em qualquer falante e nao teria nada eletronico somente fisica :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o maior problema do cooler e que o conjunto magnetico trabalha com dois fluxos de ar. a ida e a vinda de acordo com o movimento do cone do falante e o cooler vai ficar mandando ar direto no rabo do falante e isso ira atrapalhar o fluxo de ar do falante.

 

so se o cooler trabalhar ventilando um decipador colado no conjunto magnetico do falante igual ao de um processador de comp. mais isso p fora da caixa!

 

mais ainda teria algo extra eletronico e pelo que eu vi isso nao e o foco do dad

 

por isso eu acho mais facil proceguir com a ideia mais simplis aplicado a qualquer falante! utilizando o fluxo de ar da caixa que nao e pequeno para esfriar o duto de aluminio que faria a troca de calor por palhetas de aluminio serindo de decipador de calor com o conjunto magnetico do falante com o decipadores colado por fita termica ou pasta termica. teria praticamente o mesmo efeito do cooler nao teria que ter caixa especial e serviria em qualquer falante e nao teria nada eletronico somente fisica :legal:

:rever1:[-][¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:rever1:[-][¨]

 

entao aperta a bolinha verde ai na sququerda hahahahahahahahaha

 

obs- o o duto teria que ficar na parte superios da caixa! pois vi um topico antigo de um cara top aqui no forum mais parece que ele saiu! e tem muita logica, o ar frio desce e o quente sobe , com o duto em cima o ar quente sairia! ja deve ajudar em alguma coisa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao aperta a bolinha verde ai na sququerda hahahahahahahahaha

 

obs- o o duto teria que ficar na parte superios da caixa! pois vi um topico antigo de um cara top aqui no forum mais parece que ele saiu! e tem muita logica, o ar frio desce e o quente sobe , com o duto em cima o ar quente sairia! ja deve ajudar em alguma coisa

Sim, tem muito a ver...mas seria interessante se alguém se propusesse a construir uma caixa destas....heheh

[¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho parado em casa uma caixa com dois E2K nodelo novo de 12" e esquenta muito! mesmo com os dois dutos na parte de cima da caixa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

so se o cooler trabalhar ventilando um decipador colado no conjunto magnetico do falante igual ao de um processador de comp. mais isso p fora da caixa!

 

O conjunto magnético só aquece porquê está próximo à bobina, que fica MUITO quente.

 

Resfriar o conjunto magnético não melhora nem 1% da vida da bobina. O que ajuda é garantir que uma maior quantidade de ar esteja em contato com ela. Isto não é um problema.

 

O problema é que o fabricante quer algo barato, o usuário que um falante potente pra socar 3x mais potência que o especificado, ainda numa caixa toda errada.

 

Aí o fabricante faz uma bobina de 52mm pra um falante de 1000W RMS. É muita bobina pra pouco corpo. Os profissionais usam bobina de 100mm, que faz com que a bobina tenha maior área de contato com o ar.

 

Além disto, refriar a bobina não é problema. Mas é caro. Pra resfriá-la, há dezenas de fabricantes usando um dissipador pequeno montado no corpo da bobina (alumínio. Se for Kapton ou fibra, não dá), junto à aranha. Ali o ar flui, e o movimento reduz a temperatura no corpo. Há ainda falantes com cone de alumínio, onde o corpo da bobina vai colado e dissipa o calor pro meio externo.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e uma boa mesmo, mais quando eu falei em decipar o calor do conjunto agnetico e pra isso mesmo, porque o conjunto magnetico esfriando ele vai decipar melhor o calor da bobina!

 

e a segunda ideia seria um falante proprio p decipar o calor da bobina

 

tipo

 

po pior que eu nao tenho nada aqui p desenhar!!

 

mais vamos la! o ar entra por um furo no meio do cone, segue ate o cenrro da bobina ( e so ir reto!) da li ele entra no ima pois o ima seria como um cabeçote de carro! com passagens pre determinada de fluxo de agua mais co falante sendo ar. e aqundo o ar entrar no ima ele vai pasear dentro do ima e sair por fora indo para furos por volta do furo de entrada de ar do centro do cone. entendeu?

 

 

http://img832.imageshack.us/img832/5976/falanteventilacaomontad.jpg

 

e mais ou menos! mais teria mais saidas de ar quente e o ra frio circularia mais pelo ima atraves de dutos abertos tipo um cabeçote

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas quem bombeia o ar pela bobina?

 

Sozinho ele não vai! Só funcionaria desta forma se houvesse um esquema ativo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o E2K tmb e assim mais na adianta tanto pois o ar dentro da caixa tmb esta quente! e vai circular ar quente pela bobina pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a BOBINA precisa de refrigeraçao...

 

A bomber ja lançou uma linha de subs com refrigeraçao por nitrogenio OU ligado na ventilaçao do ar condicionado do carro.

 

Eu lembro disso aê :vts

 

 

Agora não sei se era nos Bombastic ou nos Comp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e uma boa mesmo, mais quando eu falei em decipar o calor do conjunto agnetico e pra isso mesmo, porque o conjunto magnetico esfriando ele vai decipar melhor o calor da bobina!

 

e a segunda ideia seria um falante proprio p decipar o calor da bobina

 

tipo

 

po pior que eu nao tenho nada aqui p desenhar!!

 

mais vamos la! o ar entra por um furo no meio do cone, segue ate o cenrro da bobina ( e so ir reto!) da li ele entra no ima pois o ima seria como um cabeçote de carro! com passagens pre determinada de fluxo de agua mais co falante sendo ar. e aqundo o ar entrar no ima ele vai pasear dentro do ima e sair por fora indo para furos por volta do furo de entrada de ar do centro do cone. entendeu?

 

 

http://img832.imageshack.us/img832/5976/falanteventilacaomontad.jpg

 

e mais ou menos! mais teria mais saidas de ar quente e o ra frio circularia mais pelo ima atraves de dutos abertos tipo um cabeçote

 

 

VOu postar a fto original, rsrs

 

 

falanteventilacao.gif

 

Uploaded with ImageShack.us

 

o eskema acho mais válido é q aquele "ar frio" q entra ali seja mais frio q o do interior da caixa, por isso q ele estaria ligado diretamente ao duto, mas se tivesse alguma coisa pra ajudar na troca de calor da bobina com o ar, ou que o ar em torno da bobina fosse duma temperatura mais baixa, por exemplo usando pastilhas peltier esfriando o pino central ou arruela superior q são os mais próximos a bobina.mas aí o custo estaria muito alto inviabilizando uso, acho q compensa mais investir em caixas com rendimento melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

COOLER é fundamental :vts

Pq o ar normal que passa pelo sub nao ira refrigerar

tera de ser forçadamente com um dissipador e um cooler

Acho que nitrogenio vai congela a bobina [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se bem que daria certo sim!

 

Fazendo a caixa com dois dutos. Um somente colado e saindo da bunda do subwoofer com conexão direta para fora da caixa!

 

E o outro duto sendo o da sintonia da caixa mesmo.

 

E se os alto-falantes viessem com um cooler no imã?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o E2K tmb e assim mais na adianta tanto pois o ar dentro da caixa tmb esta quente! e vai circular ar quente pela bobina pasmafaute

 

 

Por isso que o ideal seria do(s) duto(s) ser(em) posicionado(s) na parte de cima da caixa.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso que o ideal seria do(s) duto(s) ser(em) posicionado(s) na parte de cima da caixa.

 

:legal:

 

O chato qeu na parte superior é o lugar onde temos menos profundidade (na trapezoidal) e muitas vezes não cabe o joelho acoplado no acabamento do duto...

 

Mas que com certeza é o melhor local :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O chato qeu na parte superior é o lugar onde temos menos profundidade (na trapezoidal) e muitas vezes não cabe o joelho acoplado no acabamento do duto...

 

Mas que com certeza é o melhor local :legal:

 

Caixa trapezoidal é meio chata mesmo, mas aí neste caso o duto poderia ficar no "teto" da caixa, fazendo uma abertura no tampão direcionada para o duto ou dutos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixa trapezoidal é meio chata mesmo, mas aí neste caso o duto poderia ficar no "teto" da caixa, fazendo uma abertura no tampão direcionada para o duto ou dutos.

 

eu já fiz uma trapezoidal onde os joelhos (dutos) ficavam no topo da caixa, fiz pq não tinha espaço na face pra colocar dutos além do amp e do sub.

 

Mas lá os joelhos estavam direcionados pra trás , voltados pra tampa da mala mesmo na posição convencional

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu já fiz uma trapezoidal onde os joelhos (dutos) ficavam no topo da caixa, fiz pq não tinha espaço na face pra colocar dutos além do amp e do sub.

 

Mas lá os joelhos estavam direcionados pra trás , voltados pra tampa da mala mesmo na posição convencional

 

Mas tu colocou os joelhos todos pra fora da caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...