Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
K_Japz

Aspirar Ford Ka

Recommended Posts

e ae galera blz...

 

boa tarde a todos...

1 amigo meu estava conversando outro dia cmg querendo saber se conhecia alguem q jah mecheu em algum ford k 1.6 action modelo antigo..

falei q conhecia alguns e jah andei 1 o carro eh bem bacana...

dae surgiu a opção dele saber se compensa ou nao aspirar o ford ka?

o q seria necessario?

 

não tenho conhecimento sobre o motor zetec 1.6 8v

queria sabe se alguem conhece alguem q jah mecheu nesse motor o q foi feito e resultados.

e tbm se possivel qto Gastou.

grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapa,

 

aspiradores eletrolux são bons e baratos.

 

AsoiHsoiOIHSIHSIOHISOHOISHIOS

 

acho q tendih...

=X

 

abri 1 topico meio sem nexo neh =/

 

foi mal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae galera, se não quer ajudar também não atrapalhem.

 

K_Japz, seguinte brother, preparação aspirada (todo carro sem turbo ou blower é naturalmente aspirado) em motores pequenos, normalmente tem um custo elevado par se ter bons resultados.

 

No caso do Ka 1.6, temos uma grande vantagem, a relação Peso X Potência. Ele naturalmente já é um foguetinho, e muito bom de torque, o que nos permite o uso de um comando um pouco mais "nervoso"

 

Eu investiria em um comando mais bravo (não muito pra não deixar o carro ruim de andar no dia a dia também), um conjunto de escapamento dimensionado (2 e 1/4) + 4x1 + filtro esportivo com CAI (cold air Intake).

 

Com isso o carro já vai mudar em medios e altos giros, sendo que o custo não vai ser tão elevado. Masi que isso, aí compensa turbinar mesmo... ;)

Editado por Beto TunningWay®

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae galera, se não quer ajudar também não atrapalhem.

 

K_Japz, seguinte brother, preparação aspirada (todo carro sem turbo ou blower é naturalmente aspirado) em motores pequenos, normalmente tem um custo elevado par se ter bons resultados.

 

No caso do Ka 1.6, temos uma grande vantagem, a relação Peso X Potência. Ele naturalmente já é um foguetinho, e muito bom de torque, o que nos permite o uso de um comando um pouco mais "nervoso"

 

Eu investiria em um comando mais bravo (não muito pra não deixar o carro ruim de andar no dia a dia também), um conjunto de escapamento dimensionado (2 e 1/4) + 4x1 + filtro esportivo com CAI (cold air Intake).

 

Com isso o carro já vai mudar em medios e altos giros, sendo que o custo não vai ser tão elevado. Masi que isso, aí compensa turbinar mesmo... ;)

 

pow kra obrigado mesmo hein....

vou comentar com ele

sobre o filtro falei rpa ele investir em1 duplo fluxo de boa qualidade...

sobre o cold air tem q pensar bem pq a Tbi do ford Ka jah fica lah na frente proximo a gradinha...

será q convem colocar o filtro dieto na tbi junto a 1 mangote com 2 braçadeiras? ou mandar fazer 1 cano e colcoar o filtro mais alto e proximo ao farol (como tradicionalmente o pessual faz)

 

sobre o comando comnetei com ele para colcoa 1 SWR 1 ou ate mesmo o 2 são comando esportivos.

 

como vc disse jah eh 1 carro bem esperto mesmo.

 

sobre o escap eh 1 bao alternativa.. como todo fazer né? para diminuir 1 pouco a restrição dos gases correto?

ele fzd uma escap sem o catalisador tera boas melhoras ? (o unico problema seria o controlar =[)

 

mas agradeço novamente pela dica e a compreensão deu pra ter 1 noção legal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pow kra obrigado mesmo hein....

vou comentar com ele

sobre o filtro falei rpa ele investir em1 duplo fluxo de boa qualidade...

sobre o cold air tem q pensar bem pq a Tbi do ford Ka jah fica lah na frente proximo a gradinha...

será q convem colocar o filtro dieto na tbi junto a 1 mangote com 2 braçadeiras? ou mandar fazer 1 cano e colcoar o filtro mais alto e proximo ao farol (como tradicionalmente o pessual faz)

 

sobre o comando comnetei com ele para colcoa 1 SWR 1 ou ate mesmo o 2 são comando esportivos.

 

como vc disse jah eh 1 carro bem esperto mesmo.

 

sobre o escap eh 1 bao alternativa.. como todo fazer né? para diminuir 1 pouco a restrição dos gases correto?

ele fzd uma escap sem o catalisador tera boas melhoras ? (o unico problema seria o controlar =[)

 

mas agradeço novamente pela dica e a compreensão deu pra ter 1 noção legal.

 

 

Então cara, o lance do Intake, o certo é dar uma estudada para posicionar o filtro em um local que fique protegido do calor direto do motor (coletor de escape, ar quente que a ventuinha joga, etc) e ao mesmo tempo, que tome um fluxo constante de ar frio. Creio que as melhores opções são realmente jogar o filtro alí na grade, ou até na entrada inferior de ar do parachoque, fazendo uma proteção para ele não pegar por exemplo água ao passar por poças, o chuva...

 

Tipo assim:

 

kn77_1.jpg

 

Aumentou a admissão de ar, tem que aumentar a exaustão também, que pro ciclo "respiratório" hehe, fica completo, por isso o escape. Eu mande 2 e 1/4, mas é bom dar uma estudada também pra ver se a medida é a ideal, eu acredito que seja, pois 2 e 1/2 acho que já seria no caso de turbinar.

 

Catalisador rouba apenas 1 cv do motor, então acho besteita tirar, mesmo porque da uma dor de cabeça tremenda depois na hora de passar na vistoría... ;)

Editado por Beto TunningWay®

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara tenho um fiesta 1.0, gostaria de ter o prazer de dirigir um KA

200 kg a menos com o mesmo motor do fiesta, deve andar pra kct

fico imaginando o do seu amigo que é 1.6, depois de ser aspirado.. pqp vai andar MUITO

o novo KA muito me agrada o visual, o consumo dele deve ser bem baixo mesmo! :legal:

 

depois posta fotos ai do motor aspirado

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então cara, o lance do Intake, o certo é dar uma estudada para posicionar o filtro em um local que fique protegido do calor direto do motor (coletor de escape, ar quente que a ventuinha joga, etc) e ao mesmo tempo, que tome um fluxo constante de ar frio. Creio que as melhores opções são realmente jogar o filtro alí na grade, ou até na entrada inferior de ar do parachoque, fazendo uma proteção para ele não pegar por exemplo água ao passar por poças, o chuva...

 

Tipo assim:

 

kn77_1.jpg

 

Aumentou a admissão de ar, tem que aumentar a exaustão também, que pro ciclo "respiratório" hehe, fica completo, por isso o escape. Eu mande 2 e 1/4, mas é bom dar uma estudada também pra ver se a medida é a ideal, eu acredito que seja, pois 2 e 1/2 acho que já seria no caso de turbinar.

 

Catalisador rouba apenas 1 cv do motor, então acho besteita tirar, mesmo porque da uma dor de cabeça tremenda depois na hora de passar na vistoría... ;)

 

Hmm tendih...

 

pq se eu naum me engano o escap original do 1.6 jah eh bem dimensionando

acho q deve ser 1 7/8" algo assim nao lembro direito

nao chega a ser 2" eh um porco grande ateh...

 

sobre o filtro

nao sabia q a K&n fabrica esse tipo de intake. bacana esse esuqema

eh de se pensar

e achar alguem q faça um bom serviço ou ateh mesmo pensar..

ou ver se alguem jah fez algo parecido e ver quais forao as melhorias =]

 

obrigado de nvo pela atenção kra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

receita de bolo pro ka 1.6R

 

polir dutos tanto de entrada quanto de saída

comando mais bravo + polia regulavel

colocar pra rodar só na cana

escape 4X2X1 2" + 2 abafadores, ne silencioso não em! + catalizador reto (os caras nas lojas de escape sabem o que significa, guarde o teu original pras vistorias)

sonda wideband

bicos melhores

bomba de combustivel mais potente

dosador menos restritivo

filtro de ar

ajuste no ponto e no corte

 

vai ficar um lixo em baixa, mas preparação aspirada é isso ai mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Escapamento + Filtro, fora que este 1.6 no Ka deve ficar bem espertinho já.

Editado por Rvc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, um forum bakana pra vc consultar é o fordhp.com.br/forum

com certeza alguem la ja mexeu no Ka 1.6

Mas preparação Aspro não foje do que o pessoal citou aí em cima

CAi + escape + comandos + polias e ajuste na injeção eletronica... com isso ja tem um resultado bem bakana no ka!

polir dutos, bomba de combustivel com + pressão e dosador menos restritivo na minha opnião é pra uma preparação + macabra! hehe

Boa sorte!

Editado por (((GusTavO)))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aew cara!Bom eu não sei de qto é o orçamento mas vai aí uma ideia (que não foge mto ao que os outros companheiros de forum disseram).

Bicos Rocam 1.6 abertos,cabeçote rebaixado em 1,5mm,escapamento de 2" completo em inox com 1 abafador final de inox 2",comando SWR2,coletor SWR 4x2x1,TBI de Mondeo 2.0,pistão flex,bomba de combustível com pressão maior,converter pra caninha,eu não acredito mto em filtros porém um intake bem feito tomando mto ar frio é bem vindo ou até mesmo um filtro HPF Semi Racing inbox,volante aliviado e se estiver sobrando uma "graninha" empurra um Unichip pq aí sim vai fechar o pacote e vai sair distribuindo benga.A relação peso x potência desse carro não existe..é mtoO phoOds!rsrsrsrsrs..Fica um canhãozinho!Preparação em Ka,Corsa e Uno (carro do demônio...¬¬')é mtoooo legal de se fazer ainda mais se for preparação pesada. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AsoiHsoiOIHSIHSIOHISOHOISHIOS

 

acho q tendih...

=X

 

abri 1 topico meio sem nexo neh =/

 

foi mal...

Não não, é uma linguagem usual, eu pelo menos entendi que vc queria melhorar o desempenho do motor aspirado, "aspirar o Ford K" no sentido de jogar mais ar dentro do motor...sem usar turbo compressor ou sobrealimentação. Tá certo seu título.

 

Sei de um cara que trabalhou o motor de um KA XR.

 

Preparação aspirada pode envolver retrabalho nos dutos do cabeçote (polir etc). Aumentar a taxa do motor. Converter pra álcool, trocar bicos e bomba de maior vazão, borboletas etc..mas para cada motor tem um preparação mais adequada claro. Ah, sem esquecer da troca do escape original por um menos restritivo e tbm a possível troca da embreagem, em especial por um volante mais leve (em alumínio ou aço masi leve que o original...)...

 

Preparar um carro significa também alterar algumas características originais. Por exemplo se vc converte pra álcool sem alterar taxa ou usar chip etc, pode haver aumento expressivo no consumo, o carro engasgar...em suma, espere alguns problemas que com o tempo e idas ao mecânico recorrentes tendem a sumir. Por fim, sempre se gasta dinheiro com preparação, é um hobby caro...

 

Leia o post do Oozi acima, muito bom.

 

Boa sorte aí

Editado por fabcogo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...