Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DeaD_RaBbiT

[D.I.Y] Set básico em Golf 05.

Recommended Posts

Ola. Estou montando um som basico em um Golf 05.

 

O set é o seguinte:

Player: Um Pioneer dos mais toscos, mas um dia troco.

 

Frente: Kit Two-way Selenium 62V2A

Trás: Kit Two-way Selenium 62V2A

 

Subwoofer: Pioneer 308D2

Modulo: SoundDigital SD400.1

 

Fiação: Residencial

RCA: Não sei ainda.

 

Umas fotos dos equipamentos.

IMG_0685.jpg

IMG_0683.jpg

IMG_0075.jpg

IMG_0073.jpg

Um testezinho básico.

IMG_0682.jpg

 

 

Como o amplificador mono é muito pequeno, resolvi instalar ele sobre o painel e não no PM, aqui tem uma foto dele em relação a um CD...

IMG_0684.jpg

 

Hoje sobrou um tempo e eu fui atrás de espaço para colocar o amplificador, tirando o porta luvas do Golf tem um espaço que serviria para por o Air-Bag, que meu carro não tem. Ali tem um espaço bem grande, não é muito arejado mas depende da situação eu ponho um Fan para circular o ar. O legal ainda é que tem uma passagem para o cofre do motor, bem perto de onde passa o chicote original que vai para a bateria, então a fiação ficou perfeita.

Algumas fotos do espaço e da fiação, passei 2 cabos de 10mm², pois estou sem cabo de 16mm².

 

IMG_0689.jpg

IMG_0690.jpg

 

Local onde vai o modulo, vou fazer uma chapa de Al ou Aço dobrada pra encaixar em um tubo de aço que tem no painel e no próprio painel.

IMG_0693.jpg

 

Fiação 2x10mm²

IMG_0700.jpg

IMG_0703.jpg

IMG_0705.jpg

IMG_0708.jpg

 

Aqui é a caixa de fusível da bateria, será que pego a energia direto do conector da bateria ou posso pegar daquela régua ali? Se for na régua, será que tem algum fusível que caiba ali sem alterar muito a caixa? Pra ficar o mais original possível.

IMG_0709.jpg

 

Minha duvida ainda é sobre a caixa do sub. Minha idéia é fazer ela assim, para ficar no lado do PM encaixada perfeito com o banco.

Ficaria nesse formato: Com 38cm de altura, 70~68cm na parte de baixo e 58 na de cima (para fechar com a inclinação do banco traseiro) e dai a medida de profundidade pode ser 25cm para a caixa de 41.5L e 30cm para a de 51,4L.

Semttulo-2.png

 

Ainda não sei se monto uma selada ou dutada, gosto de todos tipos de musica (menos funk e pagode), escuto Rock, Por, Rap, MPB... e por ai vai.

 

Quanto ao material, estou atrás dele ainda, tenho uma chapa de compensado 10mm, mas dai teria que fazer com chapas duplas, não estou muito afim de comprar uma chapa de 20mm pois vou usar uma peça de 1.60x1m e a chapa só tem de 1,60x2,20m.

 

Outra possibilidade para a de 10mm é um revestimento interno que vi em um tutorial a um bom tempo atrás, o cara fazia uma caixa com MDF relativamente fino, fazia, tipo uma cama de pregos internamente, e enrolava arame entre esses pregos, após isso fazia um revestimento com uma argamassa, ficava extremamente rígida a caixa. Mas seria um bom de um tiro no escuro isso.

 

Não sei se coloco manda asfaltica em alguns pontos do carro, meu medo é ficar cheiro quando deixar no sol.

 

Então até mais, quando tiver novidades eu posto aqui.

Não sou nada experiente nessa parte de som mas sempre gostei de fazer trabalhos manuais desse tipo.

 

 

Abraço.

Editado por DeaD_RaBbiT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu teria pensado muito antes de comprar os kit 2 vias..

as vezes era melhor ter investido a grana dos kit em tweeters de nivel melhor pra parte da frente, já que o som do Golf original é muito bom! Só precisa de um crossover e pronto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que os falantes desse Golf já foram pro saco, tão estalando um monte em volumes muito baixo.

Sei que o som dele é muito bom, tinha um 2003 que era muito bom o som, mas troquei por um Two-way Selenium e ficou melhor ainda.

O bom do Golf é que a porta dele é "selada", dando um ganho muito bom pros Mids.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando, tem tudo pra ficar bom!

 

Serwá que vc não encontra um marceneiro que "rache" essa mdf de 20mm com vc?

 

 

Ja vi gente colando chapas de mdf pra chegar em 30mm ou mais pra competição, teria que ter muita paciencia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu ai pessoal, achei compensado 15mm mesmo, vou tentar reforçar com algum revestimento interno se ficar vibrando muito.

 

Já comecei a fazer a caixa, aqui algumas fotos.

IMG_0712.jpg

IMG_0720.jpg

IMG_0714.jpg

IMG_0725.jpg

 

Minha grande duvida é a litragem e se selada ou dutada, falta fazer as laterais, então com isso seleciono a litragem dela. Podendo ser qualquer uma dessas:

 

Comp....Litros

20......36,7

21......38,8

22......41,0

23......43,1

24......45,3

25......47,4

26......49,6

27......51,8

28......53,9

29......56,1

30......58,2

 

E quanto a dutada ou selada? Que tudo usaria?

 

Alguém que entenda bem disso podia dar uma mão?

 

Quero cortar as laterais na oficina da UFSC, dai fica tudo retinho, e não com erro cortando na tico-tico.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A indicação que vi mais vezes por aqui foi a caixa dutada, de 50l com duto de 4"x30cm....e tá pra existir lugar que testou mais pioneer's que os users do forum. :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fato, tem muito pioneer mesmo, e pelo que andei lendo é mais ou menos isso que tão indicando para esse sub, vou fazer a caixa com 27cm de profundidade, dando 51,8L, e o duto vejo depois, mas 4"x30 parece o melhor.

 

O local do duto faz diferença? Pois se eu colocar o duto na mesma face que tem o SUB ele vai ter que ser um "L", e nem sei se isso pode. Estou pensando em colocar naquela face que é mais baixinha, que acham?

 

Se alguém tiver outra idéia pra litragem, ali pelas 15h30 vou lá cortar as peças que faltam.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa já ta semi acabada, falta o acabamento, colocar o duto, forrar ela por dentro e colar a parte de cima, que deixei sem colar pra facilitar mexer por dentro por enquanto.

 

Também instalei o ampli no lugar do airbag, passei os cabos pro falante, estou usando dois cabos de 2.5mm², um para cada bobina. Prendi o cabo do neutro na lata, prendi os cabos no amplificador, só falta o RCA. Então tá bem encaminhado.

 

Essa semana finalizo tudo creio eu.

 

Algumas fotos de como está atá agora.

 

IMG_0736.jpg

IMG_0738.jpg

IMG_0741.jpg

IMG_0743.jpg

IMG_0744.jpg

IMG_0745.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá ficando bacana !

 

Acho show esse lance de amp escondido , muito boa a sua idéia .

 

E não posso negar , gosto demais de um 308...eita subzinho bom !

 

Tá de parabéns , tou acompanhando .

 

Abraço :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É Rick, não entendo muito de som, tou entrando nessa vida agora, mas ouvi muita gente falando bem do 308, melhor ir no certo né.

 

Hoje enrolei umas estudada e acabei mais uma etapa, finalizei a instalação elétrica, coloquei os conectores para retirar o sub, coloquei o RCA e regulei o ganho do ampli. Agora só falta finalizar a caixa.

 

Algumas fotos de hoje:

Tou usando uma Optima 40Ah por enquanto, posso dizer que é mto melhor que qualquer moura 65Ah...

IMG_0746.jpg

IMG_0747.jpg

IMG_0748.jpg

Conectores soldados... queria algo de melhor qualidade mas não achei.

IMG_0749.jpg

IMG_0750.jpg

IMG_0752.jpg

Regulando o ganho do ampli, levei um PC pra fora pra não arriscar a placa de som do note...

IMG_0753.jpg

IMG_0758.jpg

IMG_0756.jpg

IMG_0757.jpg

IMG_0755.jpg

 

 

Agora só falta decidir se deixo essa caixa selada com 51L ou ponho o duto de 4" x 30cm. Queria um pouco mais de SPL...

Quanto a forração interna, comprei aquela fibra branca que o pessoal usa, mas queria saber, quanto eu encho a caixa? Ponho só nas paredes ou completo a caixa com ela?

 

Próxima parte é dos kits duas vias.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de colocar o duto de 4"x30cm, não deu pra testar direito pois já são quase 23h e não quero ser morto pelos vizinhos. Mas o SPL pelo jeito melhorou bastante, a batida tá mais profunda, curti o resultado. O grave com a selada parecia que vinha do porta malas, agora está menos localizado.

 

Gostei bastante do resultado do W308, agora preciso revestir ou pintar a caixa e instalar os 2 vias! =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom, está montando no capricho só 2 problemas:

1 Local do módulo

2 Ele é muito fraco para o Pioneer....

mas tá bonitão....

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow bicho, que trampo mais bunitinhu cara, sério mesmo, muito legal! SIMPLE, mas muito bem feito... meus parabéns

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, belo trampo heim, simple e bem acabado....Tá de parabéns. :legal:

Que parada é essa q vc usou p/ regular o amplificador??? [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa eu perguntar uma coisa , pois está me preocupando muito (pode até ser que esteja la´ e eu não vi - pode me mandar ir a merrda hehehhe)

 

Pela foto não estou conseguindo ver terminais nos cabos de alimentação , dá a impressão que eles estão presos somente pela plaquinha dos parafusos do amp.

 

Se eu estiver errado me manda ir a merrda hehehehe

 

Tou preocupado de soltar um cabo desses no futuro.......... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom, está montando no capricho só 2 problemas:

1 Local do módulo

2 Ele é muito fraco para o Pioneer....

mas tá bonitão....

[]-[]

Muito fraco?? sério mesmo??

 

Eu não achei! já toquei 2 pioneer com o sd400 e o bixinho é guerreiro.

 

toca facil o pioneer!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito fraco?? sério mesmo??

 

Eu não achei! já toquei 2 pioneer com o sd400 e o bixinho é guerreiro.

 

toca facil o pioneer!

Essa eu não vou nem responder!!!

:banghead [""] :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa eu não vou nem responder!!!

:banghead [""] :pirou:

 

 

SD400 é FRACO? ow meu amigo! o módulo baum pra caramba ... e tá de bom tamanho pra um pioneer desse ae!

 

Pera ae, acho que vc é daqueles que acha que TEM que ter 800 RMS no mínimo pro pioneer né? AAA TÁ tendi agora <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...