Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Sanches

Amperagem Minima para dar partida motor 1.6 (Cerato)

Recommended Posts

Olá galera,

 

Tenho um sistema de som que consome 385 W RMS (incluindo modulo e aparelho) mas desejo aumentar para 1000 RMS + 300 W consumo CarPC em breve e estou preocupado com a autonomia.

Pelo que andei pesquisando para medir a quantidade de Amperes utilizados por hora, basta dividir o consumo em Watt pela voltagem, nesse caso 385/12,8 (voltagem da bateria em carga média) o que dará 30 Amperes/h.

 

Se a bateria é de 60 amperes por exemplo o sistema poderia ficar ligado por aproximadamente 2 horas (me corrijam se estiver errado).

 

Sabemos que a capacidade de dar a partida no motor depende da voltagem que a bateria se encontra.

Não encontrei consenso em relação a voltagem mínima que uma bateria deve estar mas em média é de 11,5 a 12,3.

 

Agora como fazer o mesmo cálculo de autonomia para o som sabendo somente a voltagem mínima para dar partida???

Tem como converter essa voltagem mínima em percetagem da bateria ou amperagem restante?

Se eu tiver uma bateria de capacidade bem maior, 150 A por exemplo como chegaríamos a potência mínima necessária?

Alguns falam que é necessário 35% da carga para dar a partida no motor, mas isso é automaticamente inconstante, uma vez que temos baterias de diversas amperagens: por exemplo uma bateria de 60A teria de ter 21A para dar partida e uma de 150A precisaria de 52,5 A. Isso não tem lógica por que a corrente necessária será a mesma, uma vez que se trata do mesmo motor.

 

Procurei informações básicas com um eletricista aqui perto de casa e o mesmo informou que a bateria mínima para ligar o motor de um carro 1.6 é de 40 A

 

Com estas informações criei uma planilha de CÁLCULO DE AUTONOMIA DA BATERIA VEICULAR beta:

 

Por favor me ajudem... Sei que havia um tópico anterior, mas a resposta não ficou muito clara: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=143187

 

Obrigado...

Editado por Sanches

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa parte de monitoramento da bateria é bem complicada, a maioria usa tensão (em volts) para controlar isso, mas essa é uma medida totalmente imprecisa, depende da idade da bateria, modelo... para saber qual a corrente necessária para dar a partida é fazendo um teste, coloquei um aparelho que mede a corrente no meu Golf 1.6 para esse teste, ele dá um pico de 60A por alguns segundos, o problema é a bateria disponibilizar essa corrente de pico, ela pode ter a carga necessária para ligar o carro, mas pode não conseguir enviar essa carga. As baterias tem 2 informações, a capacidade dela, que é esse 45, 60, 100A/a; e também tem a capacidade de pico de corrente em somente amperes (A) e não amperes por hora (A/h), que é outra medida que normalmente tem escrita na bateria ou no manual.

 

Para se saber quantos % a bateria está carregada ainda é complicado, pois se você drenar 5A por 10horas numa bateria de 75A/h é BEM diferente de drenar 50A por 1 hora, a bateria tem uma eficiência bem menor nessa segunda, assim ela pode não entregar os 75A/h que foi projetada, isso é calculado usando um fator de Peukert’s, que depende de cada bateria. Existem monitoradores de bateria que fazem tudo isso, dando uma medida relativamente precisa de % da bateria, algo tipo este BMV-600S, mas são equipamentos "caros".

 

Mas depois dessa enrolação, o que realmente se pode fazer é aproximar o tempo que você pode usar o som com uma boa margem de cagaço, e ir testando, um dia quando o carro não ligar sabe que passou do ponto, e que não é pra chegar perto desse ponto. Mas cuidado para não descarregar a bateria totalmente, essas baterias normais nunca são as mesmas depois de uma descarga completa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa parte de monitoramento da bateria é bem complicada, a maioria usa tensão (em volts) para controlar isso, mas essa é uma medida totalmente imprecisa, depende da idade da bateria, modelo... para saber qual a corrente necessária para dar a partida é fazendo um teste, coloquei um aparelho que mede a corrente no meu Golf 1.6 para esse teste, ele dá um pico de 60A por alguns segundos, o problema é a bateria disponibilizar essa corrente de pico, ela pode ter a carga necessária para ligar o carro, mas pode não conseguir enviar essa carga. As baterias tem 2 informações, a capacidade dela, que é esse 45, 60, 100A/a; e também tem a capacidade de pico de corrente em somente amperes (A) e não amperes por hora (A/h), que é outra medida que normalmente tem escrita na bateria ou no manual.

 

Para se saber quantos % a bateria está carregada ainda é complicado, pois se você drenar 5A por 10horas numa bateria de 75A/h é BEM diferente de drenar 50A por 1 hora, a bateria tem uma eficiência bem menor nessa segunda, assim ela pode não entregar os 75A/h que foi projetada, isso é calculado usando um fator de Peukert’s, que depende de cada bateria. Existem monitoradores de bateria que fazem tudo isso, dando uma medida relativamente precisa de % da bateria, algo tipo este BMV-600S, mas são equipamentos "caros".

 

Mas depois dessa enrolação, o que realmente se pode fazer é aproximar o tempo que você pode usar o som com uma boa margem de cagaço, e ir testando, um dia quando o carro não ligar sabe que passou do ponto, e que não é pra chegar perto desse ponto. Mas cuidado para não descarregar a bateria totalmente, essas baterias normais nunca são as mesmas depois de uma descarga completa.

 

 

Agora eu preciso saber qual bateria usar num sistema de som que consume 1600W RMS para funcionar durante 2 horas???

Soluções de duas baterias de 150A não valem, pois está fora de cogitação na questão custo benefício.

 

Preciso de uma que seja perto da duração de 2 horas e não que fique no mínimo 2 horas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...