Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
caeoshiro

Caixa Dutada p/ Pioneer impp 12"

Recommended Posts

Pessoal estou prestes a fazer uma caixa dutada pra um pioneer impp ts-w302F de 12"

o meu amp é o audiophonic 4100, q em bridge manda 190RMS a 4 ohms.

no meu celta está o kit 2Way bravox cs60B, HU kenwood 8090 e cabos rca da audiophonic tbm!

lembrando q tenho controle do sub pelo player e pelo amp tbm!

 

essas sao as especificaçoes do sub!

Fs = 33,4 Hz

Qms = 17,75

Vas = 105,6 liters

Cms = 0,286 mm/N

Mms = 79,49 g

Xmax = 6, mm

Sd = 511, sq.cm

Qes = 0,494

Re = 3, ohms

Le = 0,618 mH

Z = 4, ohms

BL = 10,23 Tm

Pe = 150, watts

Qts = 0,481

1-W SPL = 94, dB

450 Watts PMPO

150 Watts RMS

 

as medidas da caixa sao essas!

80cm largura

40cm de altura

37cm base maior (baixo)

20cm base menor (cima)

espessura 15 mm.

 

ela vai ficar com +- 70 Litros

o duto vai ser de 3" x 6,63cm.

Atenuada em 40Hz com pico em +-65Hz

 

acho q ficará boa! queria a opiniao de quem manja! eu num sei nada! fiz esse projeto com as informaçoes q fui pegando da net!

ouvi dizer q esse sub é muito bom, queria aproveitar o max dele!

 

Obrigado a todos q puderem ajudar!!!

Editado por caeoshiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...e a duvida?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...e a duvida?

Ele quer saber se a caixa que ele sinmulou está boa...eu acho. aeijaeijaejaejieaji

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele quer saber se a caixa que ele sinmulou está boa...eu acho. aeijaeijaejaejieaji

é isso mesmo!!!! rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, uso um sub igual o seu numa caixa de 55l com duto 4x22cm, fica um som bem "misto" tocando bem pra dentro e pra fora... um poco mais puxado pro spl.

 

Creio que a caixa que vc passou, irá descer bem no subgrave, se não tiver muita intençãp de abrir o porta malas eventualmente, acho que vai ficar legal sim.

 

Abcs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo meu tem essa relíquia na gaveta ele é muito bom só o ruim q ele é free air e por isso litragem recomendada é muito grande !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é a litragem dele é muitu grande! mas se depois de eu ter feito a caixa e instalado ele, eu poderia até por a venda e comprar um sub melhorzin!! mas eu estou com uma put... vontade de ouvir ele tocando!!!

a intençao é mesmo de fazer ele descer bem! é dificil eu abrir o porta malas, o pessoal daqui jé tem um monte de cornetas e twiters com subs da hbuster falcon e selenium, entao um sistema de som interno igual o meu q ainda é beeem ralézinho nao ia fazer bonito com o porta aberto!! XD

 

Vlw a todos hein!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara... eu saí do impp.. fui pra 2 protech 15, 01 pioneer 308, depois dois pioneer 308 e quer saber?

 

Dei Graças a Deus quando o cara que eu tinha vendido o sub disse que ia vende-lo, comprei de volta e ainda por cima na mesma caixa (projetada pelo Melao aqui do forum). Contando que o sub que vc possua está totalmente original, se vc fizer uma caixa boa pra ele irá se surpreender; pode dar uma procurada no fórum e vai ver que além de mim esse sub tem vários "fans" por aqui. rsrsrs

 

Abcs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara... eu saí do impp.. fui pra 2 protech 15, 01 pioneer 308, depois dois pioneer 308 e quer saber?

 

Dei Graças a Deus quando o cara que eu tinha vendido o sub disse que ia vende-lo, comprei de volta e ainda por cima na mesma caixa (projetada pelo Melao aqui do forum). Contando que o sub que vc possua está totalmente original, se vc fizer uma caixa boa pra ele irá se surpreender; pode dar uma procurada no fórum e vai ver que além de mim esse sub tem vários "fans" por aqui. rsrsrs

 

Abcs

pow cara tem razao! vi muita gente elogiando ele! agora q estou mais loko pra botar ele pra tocar logo! alem dele tenho um bravox IIPremium 10" 140rms.

se lembra as medidas da caixa??

 

Flws podecrer q nao vou me desfazer dele cedo nao!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, as medidas exatas não lembro não (até mesmo pq ela foi feita pra abrigar tambem em camara separada uma corneta e um stweeter e encaixar perfeitamente no porta malas do gol, pegando a costa toda do banco traseiro se encaixando no fundo do porta malas), mas sei que são 55 litros brutos e utilizo um duto de 4" por 22cm e o resultado é satisfatório tanto pra som interno quanto pra externo, alternando apenas a frequencia do sub pelo player quando abro ou fecho o porta malas.

 

Abcs

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, as medidas exatas não lembro não (até mesmo pq ela foi feita pra abrigar tambem em camara separada uma corneta e um stweeter e encaixar perfeitamente no porta malas do gol, pegando a costa toda do banco traseiro se encaixando no fundo do porta malas), mas sei que são 55 litros brutos e utilizo um duto de 4" por 22cm e o resultado é satisfatório tanto pra som interno quanto pra externo, alternando apenas a frequencia do sub pelo player quando abro ou fecho o porta malas.

 

Abcs

OPá! Vlw man!! vo fazer a caixa do jeito q coloquei no primeiro post mesmo! é a mesma ideia de preecher o banco traseiro inteiro e nao vir muito pra rente no porta malas! e vai dar pra colocar o modulo no canto dela tbm!

 

VLw Pela ajuda !!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O intuito do projeto é só tocar de mala fechada, graves com respostas planas?

 

70 litros tá legal, mas o duto de 4" eu tô achando exagerado demais. Um duto de 3" já fica legal.

 

Outra coisa é que esse sub toca demais!!!! Ontem mesmo vi um Novo Voyage com um par desses subwoofers originais acompanhando bem legal 4 cornetas e 2 super-tweeters.

 

 

Detalhe que os dutos da caixa eram de 2".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, EU faria 50L brutos + duto de 3"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, EU faria 50L brutos + duto de 3"

 

 

Vai ficar muito boa a caixa nesta configuração. Mas dependendo do comprimento do duto... Vai ser SPL puro.

 

Estes subs para resposta bem plana, infelizmente as caixas são acima dos 50 litros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

agora estava vendo uma coisa q fiquei intrigado

se eu atenuar em 40hz com duto de 3" o comprimento é de 6,63cm

se eu atenuar em 40hz com duto de 4" o comprimento vai pra 14,27cm

 

porque com o diametro do duto maior o comprimento tbm deve ser maior? pensava q seria inversamente proporcional.!???

o duto de 3" deverá soprar um pouco entao?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o grafico ficou um pouco misto entre spl e resposta plana! fica um pouco mais pra spl pois o sub pra descer mais a caixa deveria ser extremamente grande!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ela vai ficar com +- 70 Litros

o duto vai ser de 3" x 6,63cm.

Atenuada em 40Hz com pico em +-65Hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a minha caixa é mais o menos como vc falou mesmo.... nao vem muito pra frente do porta malas (da pra calibar o estepe com ela no porta malas sussegado) e pega de fora a fora nas laterais e uso o amplificador num rack pra frente dela (proximo da lanterna traseira), o meu carro é um gol... qualquer coisa depois se precisar de umas ideias vejo se tiro uma foto pra vc, pois acredito que se somar a camara que esta a corneta e o stweeter, deve dar por volta de 70L mesmo.

 

Abcs e depois que fizer a caixa posta as impressoes pra gente!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a minha caixa é mais o menos como vc falou mesmo.... nao vem muito pra frente do porta malas (da pra calibar o estepe com ela no porta malas sussegado) e pega de fora a fora nas laterais e uso o amplificador num rack pra frente dela (proximo da lanterna traseira), o meu carro é um gol... qualquer coisa depois se precisar de umas ideias vejo se tiro uma foto pra vc, pois acredito que se somar a camara que esta a corneta e o stweeter, deve dar por volta de 70L mesmo.

 

Abcs e depois que fizer a caixa posta as impressoes pra gente!!

podexar! vo fazer em casa mesmo! quando acabar posto as fotos e comento como ficou o som!! só boas expectativas tenho desse sub!!

 

Flws

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual programa que vc está usando para simular a caixa?

 

Na parte onde configura o duto, se aparecer uns números em vermelho (No caso se estiver usando o WinISD Pro) indica que a velocidade do ar está muito alta e vai causar o efeito de sopro de duto.

 

Se vc quer as respostas 100% plana, a caixa dutada vai ser gigante mesmo! Joga no programa uma caixa selada! Vc vai obter mais resposta plana.

 

Eu mesmo quando tinha um par de IMPP TS-W252F, a caixa tinha 57 litros dutada. Os subs tocavam com SPL bruto!

 

Fui testar essa mesma caixa, retirando os dutos e selando-a, nossa fiquei de cara... As respostas melhoram na questão de graves mais linear e nos subgraves.

 

Meus IMPP estavam descendo mais na configuração selada, na dutada ficava muito picuda!

 

Enfim, para fazer estes subs tocarem subgraves, pode projetar uma caixa aí com mais de 60 litros e um duto de 3" ou 4" bem longo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual programa que vc está usando para simular a caixa?

 

Na parte onde configura o duto, se aparecer uns números em vermelho (No caso se estiver usando o WinISD Pro) indica que a velocidade do ar está muito alta e vai causar o efeito de sopro de duto.

 

Se vc quer as respostas 100% plana, a caixa dutada vai ser gigante mesmo! Joga no programa uma caixa selada! Vc vai obter mais resposta plana.

 

Eu mesmo quando tinha um par de IMPP TS-W252F, a caixa tinha 57 litros dutada. Os subs tocavam com SPL bruto!

 

Fui testar essa mesma caixa, retirando os dutos e selando-a, nossa fiquei de cara... As respostas melhoram na questão de graves mais linear e nos subgraves.

 

Meus IMPP estavam descendo mais na configuração selada, na dutada ficava muito picuda!

 

Enfim, para fazer estes subs tocarem subgraves, pode projetar uma caixa aí com mais de 60 litros e um duto de 3" ou 4" bem longo.

isso mesmo! estou vendo q ele na selada vai ter uma resposta muitu mais plana! se fizer dutada vai ter pico em uns 2Dbs a 65Hz. vo mandar a selada e ver se me agrada! se achar q ta faltando pancada eu só furo e mando um duto de 3" por 10cm q é atenuaçao em 35Hz. vo ver se faço amanha!!!

 

to usando o WinISD tbm já vi a questao dos dutos ta certo nao vai soprar nao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara... eu saí do impp.. fui pra 2 protech 15, 01 pioneer 308, depois dois pioneer 308 e quer saber?

 

Dei Graças a Deus quando o cara que eu tinha vendido o sub disse que ia vende-lo, comprei de volta e ainda por cima na mesma caixa (projetada pelo Melao aqui do forum). Contando que o sub que vc possua está totalmente original, se vc fizer uma caixa boa pra ele irá se surpreender; pode dar uma procurada no fórum e vai ver que além de mim esse sub tem vários "fans" por aqui. rsrsrs

 

Abcs

 

Eu sou um dos fãs, acabei de comprar um ts-w301f (anterior ao IMPP) beeem conservado,achei q não existisse mais original, pretendo fazer uma caixa de 50l com um duto de 3", quero um som misto e com o porta malas fechado um subgrave bem macio... ainda vou tocar com um headroom de uns 50%... o negócio vai ficar bruto! OpO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo tenho um impp reformado em caixa de 50 litros e duto de 4"x30 empurrado por um taramps t200 e vou te dizer q dentro do carro tudo treme, retrovisor, moedas, oq estiver dentro do porta luvas se ouve trepidando

sub é muito bom

só que o meu é reformado né, nao sei direito oq o cara colocou nele, mas mesmo assim o grave me agrada (quem reformou ele faz reformas para a oversound)

agora só vou trocar ele pq to com um projeto diferente 4x pioneer w259

quero ver se o grave vai me agradar pq com esse eu já aocstumei

:legal:

boa sorte no projeto, vc vai gostar sim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um Par em uma Caixa de 46 Litros,Dutos de 3" por 20cm.....Ligados 1 em cada Bridge da PB810GX (16 transistores)PENSA NUM TREM BRUTO...Tem hora que penso em FUTUROS PROJETOS...4 IMPP'S NUMA HT 600 DA CORZUS...Acho que ia fica joinha trabalhando os 4 em 1 ohms....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...