Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sme

Projeto Som Hi-Fi Para Agile

Recommended Posts

Estou Com um Projeto para meu carro Agile 2011 e como sou novato gostaria de saber da opiniao de voces

Pra começa nao sabia o que era um som hi-fi ate começo desse ano nao ligava muito para isso

entao resolvi montar meu som aqui na audioway de presidente prudente , foi ai que conheci algumas marcas como focal soundstream , db drive ,jl audio etc...

Entao fiz um projeto para meu carro depois de pesquisar ler es escutar alguns carros feitos por eles

O peojeto ficou assim:

 

Amplificador Focal Solid 4

Amplificador JL Audio Jx500

Kit 2 Vias Focal Access 165 A1

Focal Coaxial 165 CAI (Linha Access)

Subwoofer JL Audio 12W3v3

 

É isso ai..sei que esses produtos nao sao top de linha , access por exemplo é a linha mais fraca da focal

mas queria saber se ficou um bom projeto , se os amplificadores sao bons , se compensa uma caixa dutada ou selada...

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já está tocando? Se nao, tenta nao colocar o kit coaxial atras e junta com o kit 2 vias e compra um 2 vias melhor! O sub, prefiro o da linha w1(gosto pessoal mesmo). O amp, acho q o focal dava conta do recado para todo o sistema. No mais, qual o aparelho?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo muito obrigado , vamos la...nao esta tocando ainda, nao entendi esse junta com o kit 2 vias , minha ideia era o coaxial atras e o 2 vias na frente , o polyglass é mais caro ai complica ;/ , mas se caso eu colocasse o polyglass na frente qual eu colocaria atras?o sub w3 eu ouvi tocar e achei bom , mas o w1 sai mais em conta e se voce falo que é melhor entao compensa o w1...nossa o solid 4 em bridge da 200 rms , como ele da conta pro sub? nao entendi "no mais qual o aparelho?"se for meu dvd player...eu estava pensando em tirar o meu acendedor de cigarro e coloca um aparelho 2 din...o pioneer avh-p4280dvd...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de nao falar quanto estou gastando , só sei quanto meu bolso aguenta ahhahauhah , mas andei pesquisando preços e nao foje do padrao nao

Gostaria de focar mais nas minhas duvidas

Muito Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao entendi esse junta com o kit 2 vias , minha ideia era o coaxial atras e o 2 vias na frente

 

 

Vc tem um kit de uns R$ 600,00 + coaxiais de uns R$ 400,00. Junta a grana e compra um kit de R$ 1000,00. Além de não ter nada atrapalhando atraz, vc vai ter um kit bem melhor na frente.

 

Se vc procurar usados, têm kits muito bons na faixa dos R$ 1000,00

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, o sistema q vc pretende montar não é HI-FI e sim SQ, devido ao nível dos equips e tipo q vc pretende fzr instalação (coaxiais traseiros por ex).

 

Tb sou mais um a achar q se está buscando um som de qualidade deve eliminar os coaxiais traseiros e investir numa melhor instalação na frente, pois é isso q vai definir a maior faixa de frequência do sistema. Antes de sair comprando pense no que vc prioriza e quanto pode gastar. Por exemplo, às vzs vc vai comprar um kit de marca renomada sem antes saber se o midbass foi feito p/tocar em porta ou caixa selada (pezinho/doorpod), o resultado pode ser frustrante. Geralmente em sistemas 2 vias é melhor procurar mids que funcionem em pezinhos, se for usar kits prontos (mid+tw). Falo isso por causa da faixa de freq que o midbass irá trabalhar, geralmente até 2000 ou 3000Hz. Nessa faixa de frequência é preferível que os falantes estejam direcionados p/vc não perder mt em detalhamento. Caso optasse por montar um kit (midbass+fullrange) vc já pode deixar os midbass nas portas sem perder mto em detalhamento, pois nesse caso o midbass vai trabalhar no máximo até 400 ou 500Hz. Outra questão é em relação ao T.A. Caso o kit que vc escolha não permita bi-amplificação (alimentar mid e tw c/canais diferentes), vai ser difícil acertar o palco sonoro.

 

 

Bom acho q já falei d+, mas é q depois de certo tempo frequentando aq a gnt acaba se preocupando c/tanta coisa q nos tornamos CHAAAAATOS mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi , entao é melhor eu ter um kit bom na frente e nada atras?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi , entao é melhor eu ter um kit bom na frente e nada atras?

 

Sim, assim como a maioria do pessoal da era dos 6x9 no tampão e sub IMPP no porta-malas, eu tb não achava q o kit na frente iria satisfazer. Mas hj posso afirmar pq tenho no carro e acho mt estranho qd ouço carros de amigos c/n-axiais no tampão. P/tirar a dúvida ouça um carro pronto só c/2 vias na frente + sub, vai lá na loja q vc orçou e conversa c/o kra. Posso te garantir q vai se surpreender.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK , Muito obrigado quanto a isso , é porque escutei um golf e tinha kits na frente e coaxias atras tudo da linha access , mas vou seguir seu conselho

vou colocar um polyglass na frente e deixer sem nada atras

em relaçao ao sub , e aos amplificadores

w1 ou w3?o solid 4 é bom?jx 500 para o sub é bom?como o solif 4 da conta do sistema inteiro se em bridge ele nao chega na metade da potencia do w3

Obrigado

Editado por sme

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK , Muito obrigado quanto a isso , é porque escutei um golf e tinha kits na frente e coaxias atras tudo da linha access , mas vou seguir seu conselho

vou colocar um polyglass na frente e deixer sem nada atras

em relaçao ao sub , e aos amplificadores

w1 ou w3?o solid 4 é bom?jx 500 para o sub é bom?como o solif 4 da conta do sistema inteiro se em bridge ele nao chega na metade da potencia do w3

Obrigado

 

Em relação aos equipamentos q vc citou, não posso opinar pois nunca ouvi nenhum deles. Caso não tenha a oportunidade de ouvir, converse com quem tem ou já teve e não com quem só fica nos "achismos". Já vou avisando q c for pela opinião da maioria do forum vc nunca vai por o W3, se vc já ouviu, como disse, e gostou, vai nele caso não tenha oportunidade de ouvir o W1. Oq posso dizer é q tendo um amp 4 canais e um mono vc vai ter bem mais flexibilidade p/testar seu sistema podendo optar por crossover passivo ou ativo nos kits por exemplo. P/o sub, pegue um amp digital msm, como vc ainda tá começando não vai sentir mta diferença entre um digital e um A/B. Vc vai ganhar em tamanho e consumo optando por um digital no canal MONO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o w1 vs. w3 é o seguinte, o w3 eh um sub mais forte, muito bom sem desmerecer, mas nao é um sub tão gostoso de se ouvir, entende? O w1 é mais detalhista, mais sensivel, tem um FS mais baixo, pra SQ ele é muito usado, sem falar que necessita de menos potencia pra tocar e custa digamos assim a metade do w3! Sobre o Solid 4, se vc for usar caixa dutada pro sub, os 200rms dele da conta direitinho de um 12w1, mesmo nao tendo os 300wrms q o sub "precisa", ele tem uma excelente qualidade! Com isso, voce economizaria em nao comprar o amp JL pra o sub! Mas se for fazer selada, acredito que fique xôxo com esses 200wrms, ai sim investiria em um outro amp dedicado e com uma potencia superior aos 500wrms. Decida o tipo de caixa q ira usar e dps vc ve sobre o amp! Sobre o kit e coaxial, sendo vc n colocaria coaxial atras, poispode atrapalhar na ambiencia e palco, desista da compra do coaxial para tras e do access e junte o dinheiro q iria investir nos 2 e tente pegar um kit melhor, se n puder pegar um Focal Polyglass 165v30(série 30 anos da Focal), q é excelente, mas custa cerca de 1300R$, tenta comprar um Hertz HSK 165 ou 165XL(se encontrar), acredito que lhe satisfaça tbm(esses custam entre 850 e 1200). Sobre a HU, essa é excelente, muito boa mesmo! Mas se n faz uso do DVD, tente mudar a compra pra um player de cd, te indicando assim um Alpine CDA-117, q atualmente é TOP de linha da marca e sem duvidas tem uma qualidade superior ao Pioneer e tem preço bem parecido com esse DVD Pioneer, se trouxer de fora, o preço cai pra cerca de 700 reais novo(foi o q paguei no meu com impostos). No mais, é um bom tratamento nas portas, bons cabos, caixa certinha e uma boa instalaçao!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, esqueçe os coaxiais!

 

Quanto ao sub, tem gente que prefere o w1 outros w3, mas eu iria no 12w6 heheh

 

Nunca ouvi ninguém falar bem desse solid 4, qnt vai pagar nele? pq as vezes compensa outro que esteja a venda nos classificados do forum.

 

Você vai utilizar em bi-amp? Porque ai vc pode usar 1 amp 4 canais + 1 amp para sub?

 

Tem vários amps 4 canais bons, exemplo: Clarion APX 4361, DLS A4, Helix A4, Helix P400 Precision, ARC Audio KS125.4 mini, Helix E400 Esprit, ARC Audio KS300.4.

 

Se não for utilizar em bi-amp, com amp 4 canais para o kit vai ficar sem utilizar 2 canais, então é melhor usar um amp 2 canais para o kit 2 vias e o JL 500 para o sub, fica bom.

 

Tem vários amps 2 CANAIS bons no mercado e melhores que a linha solid, como por exemplo: Clarion Apx2181, DLS A3, Helix A2, Arc Audio KS300.2 e etc.

 

O solid4 não dá conta do sistema sozinho nem aqui nem na china. Para sub tanto o JL Jx500 quanto o Alpine PDX 1.600 ficam bom.

 

Flwss

Editado por cirodias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa eu aproveitar o tópico. Vocês mencionaram em kits bi-amplificados. Como é que funciona isso na pratica? Tu deixa um canal com o woofer e outro com o tweeter? Como eu sei se um kit é bi-amplificado ou não?

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa eu aproveitar o tópico. Vocês mencionaram em kits bi-amplificados. Como é que funciona isso na pratica? Tu deixa um canal com o woofer e outro com o tweeter? Como eu sei se um kit é bi-amplificado ou não?

 

Valeu.

 

Nos kits que possuem o recurso de bi-amplificação vc tem 2 entradas e 2 saídas se for 2 vias. Na prática cada falante é alimentado por um canal de amplificação e o cross faz apenas os cortes. Na imagem abaixo tem um exemplo

 

qs216.jpg

 

Caso o seu CD/DVD player ofereça recurso 3-way vc pode dispensar o crossover do kit e fazer tudo pelo player.

Editado por Alex_84

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hummm estou começando a entender (eu acho). hehehehe

No caso vai 1 canal para o tweeter e 1 para o midbass, por exemplo? No caso, eu tenho que cuidar com as potencias de fornecimento dos módulos né? Pois, vamos supor que o midbass trabalhe com uma potencia media de 50w e o tweeter 20w, se eu utilizar 2 canais de 100watts eu não corro risco de prejudicar o tweeter?

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que acontece é o seguinte, o amp não vai mandar 50w o tempo todo, ele tem potencial pra isso, mas só vai mandar se você exigir isso dele através do botão de volume do seu player.

 

Para o tweeter não correr riscos ao receber mais potencia do que a recomendada, você pode utilizar alguns artifícios como um cross passivo no caso de não ser bi-amp. Ou reduzir o ganho no amp se for o caso de ser bi-amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando à questão dos subs brother, primeiramente qual seu gosto musical? Tente ser mais específico, não por exemplo "ah eu gosto de tudo, ouço pagode, funk, heavy metal, clássico, jazz, drum'n'bass, polka, mariachi e cumbia..." Veja qual o tipo de música você mais ouve e vá pelo princípio:

 

Black, Drum'n'bass, RAP, etc - subs pesados em caixa dutada.

Clássica, jazz, MPB - normalmenet subs mais leves, o tipo da caixa depende mais da sua preferência.

Música eletrônica (trance, techno, etc), rock e heavy metal - subs rápidos, de menor diâmetro (abaixo de 10") em caixa selada, pq priorizam velocidade.

 

O w1 é um subwoofer mais "macio", detalhista mesmo, então é digamos um sub para quem gosta de ouvir por exemplo MPB, pop, música clássica, jazz, etc... O w3 como dito acima, dizem ser um sub mais "seco", firme. Então eu usaria ele em caixa selada caso gostasse de música eletrônica, heavy metal, etc, ou em caixa dutada caso gostasse de drum'n'bass, RAP, black... vai por ai a linha de raciocínio entende?

 

Basicamente, selada com subs pequenos = graves mais rápidos, precisos, firmes e definidos, e dutada + subs maiores = graves mais profundos e encorpados. A minha preferência é selada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que acontece é o seguinte, o amp não vai mandar 50w o tempo todo, ele tem potencial pra isso, mas só vai mandar se você exigir isso dele através do botão de volume do seu player.

 

Para o tweeter não correr riscos ao receber mais potencia do que a recomendada, você pode utilizar alguns artifícios como um cross passivo no caso de não ser bi-amp. Ou reduzir o ganho no amp se for o caso de ser bi-amp.

Isso ai... meu kit esta em bi-amp e digo que vale a pena viu! Vc ganha mto com as possibilidades de ajuste do som, pode ajustar o TA para cada falante (alias, invista em um player com TA, é viciante) e dar um ajuste fino com o equalizador para cada canal...

 

Meu amp manda 60rms por canal, e fiz oq o Satyricon disse... diminui um pouco o ganho dos canais dos tweeters! Nem tanto pelo risco de queimar (ate pq mandei os 60w por uns 2 meses e eles estao intactos) mas o problema é q qdo eu aumentava o volume, os tweeters subiam mais que os mids e o som ficava irritante! Regulando o ganho certinho (dias ajustando rs) o som fica show em qqr volume q vc estiver ouvindo!

 

E tbm voto em deixar somente o kit 2 vias! Desliguei os meus coaxiais e nao senti falta nenhuma, o set ganhou em clareza e detalhamento sem perder qse nada em volume (que na vdd nao é nem o foco desse tipo de som)

 

 

abs!

vai ficar show esse set hein! parabens

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hummm estou começando a entender (eu acho). hehehehe

No caso vai 1 canal para o tweeter e 1 para o midbass, por exemplo? No caso, eu tenho que cuidar com as potencias de fornecimento dos módulos né? Pois, vamos supor que o midbass trabalhe com uma potencia media de 50w e o tweeter 20w, se eu utilizar 2 canais de 100watts eu não corro risco de prejudicar o tweeter?

 

Obrigado.

 

Bi-amp você usa 2 canais para os tweeters e 2 canais para os midbass. Potência nunca é demais, só que tem de saber utilizar, eu por exemplo utilizava 150rms em cada tweeter, ou seja, 300rms só para os tweeters.

 

Flws

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que paciencia da galera veterana...muito obrigado mesmo

Olha muitos termos que usaram ai eu nao sei nao entendo , como eu disse no inicio sou iniciante ,entao para nao tomar tempo de voces eu prefiro pesquisar no google mas sempre quando foco em um assunto eu gosto de me aprofundar igual o som , vi um som usando um seistema bom e fiquei encantado , primeiro pq nunca gostei de barulheira , mas gosto de um sub levemente pesadinho hehehehe

Bom quanto ao gosto musical gosto muito de jack johnson...

 

Muito Orbigado galera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou passar um projeto legal:

player Alpine CDA-117

amp Helix P400

kit Helix RS6

sub Jl 10w1v2 ( ou Helix P10)

 

Utilize tb uma fiação boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vixe, tbm ouço mto Jack Johnson e "acusticos MTV" em geral! hehehe.... gaste num 2 vias BOM que nao tem erro! Vc percebe detalhes que antes nao estavam nas musicas! E se prepare para investir uma grana em cds originais ou baixar arquivos no formato FLAC! hehe... num set mais elaborado a qualidade do MP3 deixa a desejar...

O Paulo comentou sobre os produtos Helix, eu tenho um ampli (DB Five) e gosto mto! Mas como tbm sou iniciante no SQ e nao ouvi mtos sets, nao posso dizer se o kit é melhor ou pior que o que vc esta pensando em comprar...

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tenho ambos os jl's citado. Os DOIS são macios, porém o w1v2 é mais detalhista e o w3v3 mais forte. Eu preferi ficar com o w3 por ele ser mais forte, mas ele nao fica muito atras do w1v2 no detalhamento. Na selada é nitido diferenciar bumbo e baixo por exemplo, e no eletronico ele toca bem rapido.

 

Agora é como falaram, o w1v2 é sq puro, pra quem curte musicas com bastante percussão, sem abusar no subgrave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...