Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Guilherme_Surdo

Dicas para abastecer, e economizar combustível!

Recommended Posts

Recebi um email com esse conteúdo, e achei interessante, por isso estou postando.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Truques para Abastecer seu veiculo. IMPORTANTE. NÃO DEIXE DE LER!

 

O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.

 

Truques de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos! Interessante!

Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

*1º Truque:

Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.

A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todos os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura do solo têm um papel muito importante. Onde eu trabalho cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exato.

 

*2º Truque:

Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.

 

*3º Truque:

Encher o tanque antes que este baixe da metade.

Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.

Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

 

*4º Truque:

Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.

Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.

Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É.. até que faz sentido....

 

Não vou mais abastecer qdo o Campeão estiver no posto do encontro *rs

Editado por ZED

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um pouco antigo esse texto...

Também recebi no e-mail uma vez...

 

Inclusive, se não me engano, já teve até uma discussão sobre o tema em um tópico criado sobre isso aqui no fórum, heheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com muita sorte vc economiza uns 300 reais em uma decada []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com muita sorte vc economiza uns 300 reais em uma decada []-[]

Ou gaste mais deslocando grandes distâncias para ir em outro posto, hauhauhauhauha, :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É.. até que faz sentido....

 

Não vou mais abastecer qdo o Campeão estiver no posto do encontro *rs

 

Nem fumar ao lado do caminhão, por favor. huahahahauha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com muita sorte vc economiza uns 300 reais em uma decada []-[]

 

Se realmente for verdade, para representante comercial, ou para quem usa muito o carro, coisa de 2 tanques por semana, faz diferença sim!

Agora se roda pouco, num vai sentir diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra mim depois da moda flex não existe mais carro economico. Carro 1.0 hj em dia tem consumo de opala 6cc e ficar na mão de usineiro não rola.

essas economias do texto, como já disseram é um tanque a cada decada...o Certo seria o fim dos carros flex...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade, carro flex é uma mer**...

 

Amigo meu tinha um New Civic só a gasolina, vivia se gabando que o carro dele não gastava nada, começo do ano comprou um flex, e gasta em vez de R$350 por mês em combustivel mais de R$450...

Editado por Talesfilho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Papo furado... Existem filtros, a diferença de densidade não é significativa (para teste, pega um copo, enche da água, marca o nível e coloca na geladeira. Veja se percebe diferença....) e dentro da mangueira o combustível é liquido, não vapor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa...

 

Calibrar os pneus tras uma economia maior do que abastecer de manhã...

 

Tirar coisas inúteis do carro (fazer uma limpa no porta malas) também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Papo furado... Existem filtros, a diferença de densidade não é significativa (para teste, pega um copo, enche da água, marca o nível e coloca na geladeira. Veja se percebe diferença....) e dentro da mangueira o combustível é liquido, não vapor.

 

Água é uma coisa, combustível outra, líquido inflamável, deixa uma Garrafinha de Alcool Etílico aberta por algum tempo, simplesmente evapora!

Não sei se isso realmente funciona, mas estou fazendo um teste na Strada da minha empresa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade, carro flex é uma mer**...

 

Amigo meu tinha um New Civic só a gasolina, vivia se gabando que o carro dele não gastava nada, começo do ano comprou um flex, e gasta em vez de R$350 por mês em combustivel mais de R$450...

 

Será que funciona por exemplo, utilizar por exemplo, num Golf Flex 1.6 os bicos do Golf Gasolina 1.6? Será que melhora o consumo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse de abastece de manha eu ja sabia um veis fui abastece de madrugada :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

são varias diferenças, taxa de compressão,injeção, bicos, etc...fazem um carro que anda mais ou menos no alcool e mais ou menos na gasolina...por isso o consumo é ruim no alcool e na gasosa, pois não aproveita ao maximo nenhum combustivel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fisicamente é verdade, na prática, se vc ganhar 10Ml por tanque é muito...

 

 

Bons hábitos no trânsito, como não esticar marcha que nem um retardado numa via, sendo que tem um semáforo fechado a 200m a frente... economiza MUITO mais, além de ser melhor para todo o carro e para sua vida....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Água é uma coisa, combustível outra, líquido inflamável, deixa uma Garrafinha de Alcool Etílico aberta por algum tempo, simplesmente evapora!

Não sei se isso realmente funciona, mas estou fazendo um teste na Strada da minha empresa.

Estou falando de densidade, não de evaporação.

 

Sim, gasolina evapora do tanque. QUANTO?!

 

Minha lancha estava com o tanque cheio quando a gente guardou... São 70 litros.... Fomos levar ela para o interior hoje, o tanque continuava cheio! iuhaeihuaehaiuheiauh Fazem 8 meses que a gente não anda com ela....

 

A gasolina fica ruim, perde octanagem, mas não evapora significamente. BEM diferente de álcool. Fora que o tanque do carro não é aberto, tem um sistema de respiro, mas é bem diferente de um copo, por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A que tem + lógica, é a última.. Dos detritos nos reservatórios... pasmafaute

Sim, essa tem. Mas pelo mesmo motivo você deveria esperar meia hora para ligar o carro, depois de abastecer.

 

HELLOOOO, filtros servem para isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai uma dica..

compre uma bicicleta.. calibre os pneus.. e seja feliz

Esse homem diz a verdade!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Old e mentiroso...

 

Debaixo do solo, pelo menos 5 metros abaixo, a variação da temperatura é BEM menor. Dizer que o combustível vai mudar de densidade a ponto de dar diferença em 40 litros é fo**... se mudar 10ml por tanque é muito.

 

Segundo que vapor... vai mudar outros 5ml por tanque...

 

Talvez em 10 anos se economize 1 litro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que funciona por exemplo, utilizar por exemplo, num Golf Flex 1.6 os bicos do Golf Gasolina 1.6? Será que melhora o consumo?

 

Os bicos acho q não altera nd mas reprogramar da injeção tornando-o monocombustível sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...