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Aaron

Grave na frente

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A pergunta é: o que eu poderia fazer para trazer um pouco os graves pra frente? Acontece que constantemente pessoas andam comigo no carro no banco de trás (seja mulher, filha, mãe) e o som não pode ultrapassar certo volume que o passageiro de trás se incomoda com o excesso de graves (não me refiro ao SPL). Enquanto que para o passageiro da frente e para o motorista o som continua equilibrado.

 

O que posso fazer pra melhorar isso?

 

HU: Sony W60 (possui TA, mas não percebi nenhuma diferença atrasando os falantes das portas)

Front: MTX RTS652 (desce até 50Hz)

Rear: Bravox CX60S

Sub: Clarion PXW1052

Amp Stereo: Hertz EP4

Amp Mono: MTX RT501

 

Seria necessário fazer pezinhos e comprar um par de midbass pra melhorar/resolver esse problema? Se sim, de que maneira eu poderia realizar as ligações?

 

Obs: O set acima não está montado, mas já possuo todos os equipamentos. Estou esperando apenas um cabo RCA da Knu chegar pra dar inicio a montagem do set. O que está montado atualmente é o set da assinatura.

Editado por Aaron

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Bem, no set montado atual (o da assinatura) está 60 tanto o LP quanto HP. Porém no set que vou montar semana que vem (dos produtos listados) ficará em 50 o LP e o HP. Sinto bastante falta dos graves na frente...

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ja tentnou inverter a fase do subwoofer? e a fase dos falantes da frente estão corretas tambem? caixa na litragem ideial?

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Acontece que constantemente pessoas andam comigo no carro no banco de trás (seja mulher, filha, mãe) e o som não pode ultrapassar certo volume que o passageiro de trás se incomoda com o excesso de graves (não me refiro ao SPL).

Sendo mulher, vai continuar reclamando... huehuehuehue!!! :vts

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Olha Scult, esse set em questão foi montado por um instalador tabajara no meu carro antigo quando eu entendia menos ainda de som... de la pra ca eu troquei de carro e aprendi um pouco, porém so fiz repassar a instalação. Acredito que possa ter coisas desse tipo sim.... mas isso influenciaria tanto assim de chegar ao ponto de incomodar?

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Minha receita para trazer o grave mais pra frente é:

- baixar o corte do sub (acho que não é o seu caso);

- verificar a litragem da caixa (se for selada, ou verificar a sintonia de for dutada)

Uma litragem maior diminui a frequência de sintonia da caixa e traz o grave "mais pra frente";

- aumente o atraso do TA para o subwoofer;

- tente inverter a fase sub, como já foi falado acima;

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o primeiro passo, na minha opinião seria verificar TODAS AS FASES do sistema.

 

As fases correpsonde a ligar positivo do falante/crossover no borne positivo do amplificador. faz diferença sim. No ultimo fds troquei de amplificador, e ai ligar ficou nitido que algo estava errado do lado do motorista, era como se "nao saisse som" deaquele lado. A pressão sonora é menor, ou seja, voce perceve menos o som vindo dali.

 

No sub é a mesma coisa. liga ele certinho, positivo com positivo. e ve se algo acontece. A partir dai, tenta pelo player inverter a fase. Ou ja tenta direto no player pra ver o que acontece.

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Mas vocês estão partindo da hipótese que exista algo errado na instalação. Porém eu gostaria de supor que não tem, mesmo assim eu sinto falta de graves na frente, a instalação de midbass em pezinhos resolveria o problema?

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Inversao de fase muda todo um som! Eu sendo voce mandaria conferir toda a instalação! Positivo com Positivo, RCAS tbm! Dps de td conferido e em "fase". Tente ajustar o palco (front left e right). Dps disso, se achar q o grave ainda vem muito de trás, muda a fase do subwoofer no player! Eu fiz isso no meu set e deu certo! Sinto os midbass tocando muito mais fortes e puxou todo o grave para a frente! No meu caso, uso meu midbass em FULL e meu sub cortado em 40hz. O EP4 tem essa possibilidade no cross, mas vc usa ele para o sterio! Eu sendo vc tiraria esse kit traseiro, essa mtx e ligaria o kit dianteiro e o sub tudo no EP4. Ai vc tem como acertar td pelo amp. deixando se kizer tanto o midbass quanto o sub cortados em 40hz! Mas lembre-se q perderá em SPL cortando o sub baixo! Pra compensar um pouco, aumente o ganho um pouquinho(do sub). Flw

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Inversão de fase faz uma diferença absurda. diferença essa, capaz de MATAR o grave.

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Bem, então o que me resta é dar início ao novo projeto (estou apenas esperando o rca stereo chegar) e fazer um serviço de vergonha. Após isso eu volto aqui pra informar se o problema persistiu com o novo set.

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com o sub desligado vc tem ALGUM grave vindo dos midbass?

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SUpondo que não seja a fase..vai muito de subwoofer para subwoofer....

 

eu ja tive 1 fosgate T1...que dava a impressão de estar bem atrás...coloquei um JL 10w6v2...o sub foi bem pra frente...

 

baixei a frequencia pra 60hz..puxou um pouco mais pra frente ainda...

 

coloquei os MIDs FOSGATES nos pezinhos...puxou um pouco mais...ficando um boa integração

 

E POR FIM, coloquei um JL 12w6v2 + AMP STEG K2 e nos lugar dos Fosgates coloquei 1 par de SUB JL 6w0 tocando até 200hz...ai sim...o sub está mais presente do que ja estava...

 

ou seja...tudo depende do conjunto...

 

 

NO SEU CASO...acho que se fazer uns pezinhos direcionados para o contro do carro deve puxar um pouco o sub pra frente...melhorando a integração com o mesmo

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- verificar a litragem da caixa (se for selada, ou verificar a sintonia de for dutada)

Uma litragem maior diminui a frequência de sintonia da caixa e traz o grave "mais pra frente";

 

isso é verdade pq meu pioneer ta em uma caixa de 65litro+ e o grave vem tudo pra frente e la trais voce nao sente o grave vc pode fica atrias do carro que escuta so um grave bem la no fundo mais agora se voce fica na frente do capo ai vc escuta o grave de verdade :blink:

ha vc pode opita por um sub slim tambem pra enfia debaxo do banco acho q um bem fraquinho vai faze diferença

Editado por Vcrauss

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com o sub desligado vc tem ALGUM grave vindo dos midbass?

 

potato, eu não tenho midbass, eu uso apenas o falante do kit 2 vias. a questão era justamente se seria necessário incluir um midbass em pezinho no set que vou montar.

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isso é verdade pq meu pioneer ta em uma caixa de 65litro+ e o grave vem tudo pra frente e la trais voce nao sente o grave vc pode fica atrias do carro que escuta so um grave bem la no fundo mais agora se voce fica na frente do capo ai vc escuta o grave de verdade :blink:

ha vc pode opita por um sub slim tambem pra enfia debaxo do banco acho q um bem fraquinho vai faze diferença

 

Vcrauss...vc ta confundindo véio...

 

ele ta se referindo o grave dentro do carro...e não fora do carro...

 

ele se refere a quem senta no banco de tras...que fica muito grave ali...

 

e quando disse "puxar o grave pra frente" quis dizer fazer com que o som toque mais presente na frente...usando menor volume no player....

 

 

fora do carro sempre o grave vai tocar forte na frente do carro e não atrás

Editado por Diego Alves

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SUpondo que não seja a fase..vai muito de subwoofer para subwoofer....

 

eu ja tive 1 fosgate T1...que dava a impressão de estar bem atrás...coloquei um JL 10w6v2...o sub foi bem pra frente...

 

baixei a frequencia pra 60hz..puxou um pouco mais pra frente ainda...

 

coloquei os MIDs FOSGATES nos pezinhos...puxou um pouco mais...ficando um boa integração

 

E POR FIM, coloquei um JL 12w6v2 + AMP STEG K2 e nos lugar dos Fosgates coloquei 1 par de SUB JL 6w0 tocando até 200hz...ai sim...o sub está mais presente do que ja estava...

 

ou seja...tudo depende do conjunto...

 

 

NO SEU CASO...acho que se fazer uns pezinhos direcionados para o contro do carro deve puxar um pouco o sub pra frente...melhorando a integração com o mesmo

 

 

realmente é o que eu estou cogitando, um sub de 6 ou midbass de 6 em pezinhos pra melhorar a harmonia do grave

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potato, eu não tenho midbass, eu uso apenas o falante do kit 2 vias. a questão era justamente se seria necessário incluir um midbass em pezinho no set que vou montar.

 

 

"Front: Kit 2 vias 6" Bravox CS60D"

 

Um kit duas vias é composto por midbass + tweeter, grande Aaron...

Você tem sim um midbass, mas o chama de "apenas o falante do kit 2 vias"!! (São a mesma coisa) Pelo menos foi o que eu entendi, pelo que descreveu.

 

Vou dar um pitaquinho, se me permite..

 

Qual é seu carro???

Quais as bitolas dos cabos que está utilizando? Tanto para + e -, quanto para os falantes?

As portas são tratadas com manta asfáltica?

 

Pergunto por alguns motivos decisivos, como:

 

Dependendo das portas do seu carro, não conseguirá dar muita vida aos mids, principalmente se não forem tratadas, então, aconselharia a colocar os mids em pezinhos.

Quanto às bitolas, também fazem diferença nas emissões do áudio, podendo reprimir o mesmo.

Outro fator que poderia estar causando esta "perda" de graves na parte da frente do carro é tanto o corte LP, quanto cancelamentos por vibrações, reverberações, etc.

Como já citado, o tamanho, as condições e o posicionamento da caixa do sub também podem influenciar, assim como as regulagens do amp.

 

Creio que facilitaria muito se respondesse cada umas destas perguntas e mais ainda se postasse algumas fotos do seu porta malas, para que pudessemos ver as condições em que está.

 

ABraços.

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"Front: Kit 2 vias 6" Bravox CS60D"

 

Um kit duas vias é composto por midbass + tweeter, grande Aaron...

Você tem sim um midbass, mas o chama de "apenas o falante do kit 2 vias"!! (São a mesma coisa) Pelo menos foi o que eu entendi, pelo que descreveu.

 

Vou dar um pitaquinho, se me permite..

 

Qual é seu carro???

Quais as bitolas dos cabos que está utilizando? Tanto para + e -, quanto para os falantes?

As portas são tratadas com manta asfáltica?

 

Pergunto por alguns motivos decisivos, como:

 

Dependendo das portas do seu carro, não conseguirá dar muita vida aos mids, principalmente se não forem tratadas, então, aconselharia a colocar os mids em pezinhos.

Quanto às bitolas, também fazem diferença nas emissões do áudio, podendo reprimir o mesmo.

Outro fator que poderia estar causando esta "perda" de graves na parte da frente do carro é tanto o corte LP, quanto cancelamentos por vibrações, reverberações, etc.

Como já citado, o tamanho, as condições e o posicionamento da caixa do sub também podem influenciar, assim como as regulagens do amp.

 

Creio que facilitaria muito se respondesse cada umas destas perguntas e mais ainda se postasse algumas fotos do seu porta malas, para que pudessemos ver as condições em que está.

 

ABraços.

 

Bruno, embora eu entenda pouco, eu sei que o falante do kit é um midbass. Eu apenas quis dizer que não tenho um midbass em pezinho, e que o falante do kit está na porta.

 

Qual é seu carro???

-> Fox do modelo novo.

Quais as bitolas dos cabos que está utilizando? Tanto para + e -, quanto para os falantes?

-> Não sei informar pois o set que esta montado atualmente eu peguei faz uns 2 anos e instalei em outro carro que tinha, na época eu não sabia nem o que era HPF e LPF. O set foi montado no Fox em dezembro de 2010, porém eu não refiz nada na instalação pois eu já tinha uma viagem programada pro exterior pra comprar equipamento. Todo o set será alterado (para o set listado no início do tópico) dentro de 30 dias no máximo.

As portas são tratadas com manta asfáltica?

-> Não, não são.

A questão toda é: no set montado HOJE eu sinto a falta de graves na frente, porém (é até óbvio) eu não sei como tudo vai tocar quando eu montar o set novo. Mas o propósito de eu ter aberto esse tópico foi pra discutir o que poderia ser feito caso eu viesse a sentir que a deficiência nos graves na frente fosse mantida.

Editado por Aaron

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Bruno, embora eu entenda pouco, eu sei que o falante do kit é um midbass. Eu apenas quis dizer que não tenho um midbass em pezinho, e que o falante do kit está na porta.

 

Qual é seu carro???

-> Fox do modelo novo.

Quais as bitolas dos cabos que está utilizando? Tanto para + e -, quanto para os falantes?

-> Não sei informar pois o set que esta montado atualmente eu peguei faz uns 2 anos e instalei em outro carro que tinha, na época eu não sabia nem o que era HPF e LPF. O set foi montado no Fox em dezembro de 2010, porém eu não refiz nada na instalação pois eu já tinha uma viagem programada pro exterior pra comprar equipamento. Todo o set será alterado (para o set listado no início do tópico) dentro de 30 dias no máximo.

As portas são tratadas com manta asfáltica?

-> Não, não são.

 

A questão toda é: no set montado HOJE eu sinto a falta de graves na frente, porém (é até óbvio) eu não sei como tudo vai tocar quando eu montar o set novo. Mas o propósito de eu ter aberto esse tópico foi pra discutir o que poderia ser feito caso eu viesse a sentir que a deficiência nos graves na frente fosse mantida.

 

 

OK, entendi está última parte.

 

Fiz estas perguntas exatamente para que não apenas EU, mas todo o pessoal tenha mais facilidade em lhe ajudar.

 

Como disse, já que não possui tratamento nas portas, seria ideal o uso de pezinhos.

Com isto, já conseguirá sentir melhor o som vindo dos mids e poderá cortar o sub um pouco mais baixo.

O fato de o kit ter "Frequency response : 48Hz - 25kHz", não quer dizer que conseguirá ouvir ele tocando em 50 hz, se não fizer uma instalação vizando isto.

Mas tenho a impressão, considerando o kit da MTX que já tive (T6001), que esses midbasses em pezinhos BEM feitos, irão render muito bem.

Apenas não sei se o tw será satisfatório na questão de timbre, extridência, ao menos o modelo que tive não me agradava neste quesito.

 

Quanto ao sub, não encontrei o manual dele, mas com as specs que encontrei, faria uma seladinha de 31 litros (se tiver esta informação no manual, siga-a).

Para que sejam definidos os cortes, o correto é colocar tudo para tocar, com uma boa instalação e com cabos decentes, e ver o que seus mids fazem, para assim cortar o sub e fazê-lo acompanhar os mids e se mesclar da melhor forma possível.

 

Com a junção de uma instalação melhor, mids em pezinhos, sub cortado dignamente e ajustes BEM feitos, só não terá o sub mais a frente se não quiser.

 

Grande abraço e boa sorte.

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Aaron, manda por MP teu telefone... Por voz as vezes é melhor

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Estranho, no T.A ja deveria fazer diferença. Eu comecei a brincar com o t.a mais a sério assim semana passada. Medi com uma trena digital certinho a distancia do sub até ao painel, fiz as contas e vuala. Parece que o sub estava tocando antes da musica, ficou bem confuso hahahaha. Ai fui no "ouvidrometro" e consegui acertar mais ou menos...a impressão que tenho agora é o sub estar exatamente do meu lado e não a frente. Mas o que incomoda quem está atraz, É SPL, pois o mais perto possivel do sub, deveria gerar melhor impressão com realação a distância.

 

Edit: Meu relato, é quando estou sem o tampão traseiro, se tirar ajuda um pouco.

Editado por baLao

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OK, entendi está última parte.

 

Fiz estas perguntas exatamente para que não apenas EU, mas todo o pessoal tenha mais facilidade em lhe ajudar.

 

Como disse, já que não possui tratamento nas portas, seria ideal o uso de pezinhos.

Com isto, já conseguirá sentir melhor o som vindo dos mids e poderá cortar o sub um pouco mais baixo.

O fato de o kit ter "Frequency response : 48Hz - 25kHz", não quer dizer que conseguirá ouvir ele tocando em 50 hz, se não fizer uma instalação vizando isto.

Mas tenho a impressão, considerando o kit da MTX que já tive (T6001), que esses midbasses em pezinhos BEM feitos, irão render muito bem.

Apenas não sei se o tw será satisfatório na questão de timbre, extridência, ao menos o modelo que tive não me agradava neste quesito.

 

Quanto ao sub, não encontrei o manual dele, mas com as specs que encontrei, faria uma seladinha de 31 litros (se tiver esta informação no manual, siga-a).

Para que sejam definidos os cortes, o correto é colocar tudo para tocar, com uma boa instalação e com cabos decentes, e ver o que seus mids fazem, para assim cortar o sub e fazê-lo acompanhar os mids e se mesclar da melhor forma possível.

 

Com a junção de uma instalação melhor, mids em pezinhos, sub cortado dignamente e ajustes BEM feitos, só não terá o sub mais a frente se não quiser.

 

Grande abraço e boa sorte.

 

O manual é esse aqui Bruno: http://is.gd/7YUiil

A caixa eu devo fazer a do manual (dutada) ou o projeto que o amigo marcosnf simulou: "dutada sintonizada em 28hz, com 50l e duto de 3", com 29,23cm."

Ainda estou avaliando.

 

A questão de botar o kit pra tocar na porta e ver como o som se comporta pra depois pensar em fazer pezinho é uma hipotese também. Porém eu devo arriscar já direto nos pezinhos.

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Estranho, no T.A ja deveria fazer diferença. Eu comecei a brincar com o t.a mais a sério assim semana passada. Medi com uma trena digital certinho a distancia do sub até ao painel, fiz as contas e vuala. Parece que o sub estava tocando antes da musica, ficou bem confuso hahahaha. Ai fui no "ouvidrometro" e consegui acertar mais ou menos...a impressão que tenho agora é o sub estar exatamente do meu lado e não a frente. Mas o que incomoda quem está atraz, É SPL, pois o mais perto possivel do sub, deveria gerar melhor impressão com realação a distância.

 

Edit: Meu relato, é quando estou sem o tampão traseiro, se tirar ajuda um pouco.

 

Amigo, talvez a questão de eu não perceber a diferença no TA seja porque estou utilizando no momento um amp de 4 canais pra ligar os 4 falantes + sub em brigde. Eu perco o front/rear no jeito que foram feitas as ligações devido ao bridge. Logo, fica difícil configurar o TA assim. Na instalação do novo set vou tirar um tempo pra testar o TA com carinho.

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