Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
diarake

Subgrave audivel

Recommended Posts

a diferença esta no crossover dos amps ditos gringos para os nacionais..

use um bom X-over junto com um amp nacional e vera que o processamento faz milagres..

os nacionais ja tem melhor rendimento que os importados... juntando isso com um bom x-over.. engolem facil os "grgrgringos"

a soundstream se nao me engano tem alguns processadores de sinal

http://www.soundstream.com/AudioProducts/signal_processors/main_signal.htm

Não sei não... Mesmo usando em full e cortado na HU dá diferença, então não acho que é o cross do amp que faz milagres...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já cheguei a essa conclusão também, no meu set antigo tinha um Corzus PWR-4002 pra empurrar dois UXP D2, mudei pros 308 com xing ling classe D e percebi a perda de subgrave e fui logo achando que era devido aos sub mesmo. Mas um dia desses liguei dois 308D2 no Corzus que tá aqui guardado ainda e fique de cara com a diferença, mesmo o amplificador respondendo acima de 20Hz contra 15Hz do ching ling desceu bem mais. Tento imaginar então um desses gringo de que tanto falam.

No meu caso se achasse outro desse PWR eu compraria e colocaria os dois pra empurrar meus 308.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei não... Mesmo usando em full e cortado na HU dá diferença, então não acho que é o cross do amp que faz milagres...

se o sinal passa por dentro de um cross mesmo que nao seja feito nenhum corte o som muda! se passou vai ser processado...

Editado por Luiz Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, não sei se já foi postado algo nesse segmento, dei uma olhada na pesquisa mas não achei nada tão especifico, enfim, ai vai.

Sempre gostei do subgravão, mas o verdadeiro mesmo, na minha trajetória no som automotivo percebi algo um tanto curioso. Eu sempre comprei potências Digitais para tocar meus subwoofers, e a minha ultima aquisição foi uma stetsom 3k7, realmente muito forte a potência, dói o peito, só que num período que fiquei sem a mesma por contratempos com a garantia, acabei ligando a minha Banda 4.8 nos meus 2 Nitros de 12", 1 em cada Bridge, utilizando meu radio Pioneer 4180 e para minha surpresa, que subgrave brutal!!

Sempre ouvi artistas como Gucci Mane, Young Jeezy, Young Joc, Gorilla Zoe, e são musicas que tocam 30hz com gosto, e nossa, foi incrível, a Stetsom fazia os Nitros soprarem apenas e tremer as coisas enquanto a Banda transformou esse sopro e tremedeira num grave audível simplesmente lindo.

Após presenciar esse fenômeno a primeira coisa que fiz foi trocar a Stetsom 3k7 numa Banda 9.8 Performance, além de outras coisas que vieram junto com a Banda claro, e gostaria de saber, a opinião da galera ai, o que casaria legal com a Banda pra tocar esses super subgravões audíveis, além da Banda ganhei um Bravox e2k, mas acho que não ficarei com o mesmo, se alguém tiver uma sugestão boa ai, estou aberto a opiniões.

Quais são os modelos do seu nitro

um bom ouvido ate poderia notar diferenças no áudio de um amplificador AB mais somente no medio grave para cima,

não duvido mesmo que tenha diferenças para melhor no som

mais leve em consideração outras "detalhes" que foram alterados

vc esta aplicando menos potência e provavelmente trabalhando com o subsônico mais aberto e com corte mais preciso e talvez um pouco de distorção, o que ja lhe daria um som bem diferente e até com uma sensação melhor do que vc tinha no inicio,

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho... não noto essa diferença toda que falam que existe entre um soundigital e um fosgate AB que testei no meu set.

Detalhe que uso um subwoofer que toca subgrave de verdade... em 15hz ao lado da porta do motorista aberta a camiseta SACODE muito forte com o soundigital(sd5000 em 4ohms).

Tem coisa errada aí... por curiosidade, qual a referencia quando você fala em "subgrave de verdade"?

Sei la... os nitro na minha opinião não são bons em subgrave(o verdadeiro subgrave) e até onde eu sei, qualquer amplificador toca facilmente a gama de resposta desse tipo de subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post

é logico que agente sempre vai usar um ab com um BOM clip... mas o fato de uma onda clipada nao altera na resposta do amp..se ele nao desce...nao e clipando que ele vai descer!

Discordo...

Um amplificador trabalhando com onda quadrada pode chegar ao DOBRO da potência rms declarada.

Logo, se o amplificador X declara 100rms com resposta em -3db(50rms) em 20hz por exemplo... se essa onda estiver quadrada, dependendo do quanto ela atinge níveis MUITO superiores.

Aí encontramos uma das respostas para a pergunta: Porque o gringo desce mais?

Onda clipada altera a resposta sim. [-]

Editado por distroy

Compartilhar este post

Link para o post

se o sinal passa por dentro de um cross mesmo que nao seja feito nenhum corte o som muda! se passou vai ser processado...

Quando vc tem uma chave:

HPF - OFF - LPF

Na posição OFF não desliga o circuito do cross?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando vc tem uma chave:

HPF - OFF - LPF

Na posição OFF não desliga o circuito do cross?

se ta off..nao quer dizer que os sinal via da uma volta sair do cross...e ser amplificado...so quer dizer que ele nao vai sofrer um processamento de corte...mas pelo fato de passasr por dentro do crosso ele ja é processado

EX: tinha um player clarion dxz 785 usando 3way son maravilhoso...ai zerei tudo...e so usei os crosso dos kit...FILE = ) ai um dia resolvi deixa o player em NORMAL onde os crosso do player ficam offline els nao funcionam o sinal chega...e ja sai nao passa pelos cros...FILHO ¬¬" o som mudou ABSURDAMENTE! olha que era uma clarion respeitaval..imagina esse crossoverzinhoai sabe-se la de qual xing ling veio! rsrs...

Compartilhar este post

Link para o post

se ta off..nao quer dizer que os sinal via da uma volta sair do cross...e ser amplificado...so quer dizer que ele nao vai sofrer um processamento de corte...mas pelo fato de passasr por dentro do crosso ele ja é processado

EX: tinha um player clarion dxz 785 usando 3way son maravilhoso...ai zerei tudo...e so usei os crosso dos kit...FILE = ) ai um dia resolvi deixa o player em NORMAL onde os crosso do player ficam offline els nao funcionam o sinal chega...e ja sai nao passa pelos cros...FILHO ¬¬" o som mudou ABSURDAMENTE! olha que era uma clarion respeitaval..imagina esse crossoverzinhoai sabe-se la de qual xing ling veio! rsrs...

É, o ideal seria se desviasse o circuito, nunca tive a curiosidade de estudar essas coisas (sou técnico em eletroeletrônicae em mecatrônica/automação, mas nunca atuei na área) mas isso é falta de atenção no projeto, um conjunto de jumpers ou um relé já dava pra fazer, é falta de capricho mesmo, apesar de que, não estamos falando de amp pra SQ né, então é totalmente aceitável.

Eu to matutando aqui sobre a HU que vou usar e num to querendo gastar dinheiro pra ouvir MP3 @320 kbps... :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Um amplificador trabalhando com onda quadrada pode chegar ao DOBRO da potência rms declarada.

não dobra porque imagine o seguinte, o conversor DC/DC do amp consegue uma tensão por ex. de 12V para 80vdc veja bem é um exemplo.

esses 80 Volts alimentam o circuito do amplificador (nem entro em parte de tensão simétrica), e tanto classe D com AB vão tb direto ao coletor e dreno da etapa de saida, e assim em função da impedancia minima do amp, temos uma potencia X na saida, oque ocorre quando o amp começa a ceifar (enquadrar) o sinal são esses 80V que já começam a ser enviados em onda quadrada, pois o amp já saturou seu limite de amplificação do sinal

musical, e assim uma senoide por exemplo se transforma quase em uma onda quadrada, mais não excedendo os 80 volts jamais. pois este é o limite da

fonte (conv. DC/DC) do amp.

qual o caso em que um amp libera então mais potencia que a declarada ?

simples imagine um amp que trabalhe a 2 ohm e tenha aí uns 1000W de potencia RMS, vc o liga em 1ohm desta forma o amp é obrigado

a dobrar praticamente a corrente na carga e se tensão x corrente = a potencia , vc terá quase o dobro de potencia.

e os contras disso são.

1° conversor DC/DC pode não suportar essa demanda de corrente vindo a superaquecer os fets da fonte.

2° os estagios de saida tambem podem a vir a não suportar tb essa corrente pois não foram projetadas

para tal.

e se o amp tem ainda por cima deficiencia em refrigeração o amp, queima se não armar proteção por excesso de temperatura.

sobre os gringos direi a todos novamente rsrs FOSGATE é classe BD não AB, porem une oque ambas classes AB e D tem de vantagens.

a eficiencia de um classe D com a qualidade e puresa de um AB. tecnolçogia patenteada pela fosgate, isso é oque consta no site deles.

quanto aos outros são classe D, e volatando nos AB's já fiz esse teste com um amp AB 4 canais 400Wrms e um pioneer 308 apenas.

mais que subgrave gostoso coisa de louco ! já com um classe D nacional, muito SPL e sem pegada no subgrave oque desapontou um

amigo meu no qual instalei o som pra ele. maior parte tb devido a detalhes de projeto em classe D que em busca da eficiencia

alguns esquecem da resposta do mesmo. esse negocio de amp que responde até 40k pra mim só diz respeito a ultra velocidade de comutação

doos fets de saida que fazem uma varredura em torno do sinal pra o tornar o mais fiel possivel, fora isso em subgraves pecam mesmo.

no mais é fazer um bom projeto de caixa um bas bostzinho igual o ernany fala hehe e descer a lenha.

edit.

fosgate mono classe BD rsrs agora sim !

sterio AB's.

http://www.rockfordfosgate.com/rftech/glossary.asp?p_id=30

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

se alguem quiser estou vendendo meu AB. É um PILE DRIVE 2813.... mas vou avisando o menino é um chupa cabra. quem quiser é só manda MP...

abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana as explanações da galera em torno da minha experiência, gostaria de evidenciar alguns pontos para esclarecer ai pra galera que questionou minhas afirmações.

Em relação aos Nitros, realmente, meu nitro não é um sub que "desce" tanto, o que eu quero que seja observado é o seguinte:

1 - Os Nitros eram ligados numa Stetsom 3k7, nessa configuração dava um certo tipo de grave, forte, mas não descia tanto.

2 - Num segundo momento, os mesmos nitros, na mesma caixa, com os mesmos 220ah de bateria disponíveis, foram ligados numa Banda 4.8, o subgrave mudou completamente, importante: em momento nenhum deixei a potência clipar, sempre tocando limpo e com folga.

O fato é esse, foi ligado numa potência classe D e num segundo momento em uma AB, ambas bem alimentadas, cabos adequados, na mesma caixa, com os mesmos subwoofers na mesma condição, a resposta nos subgraves foi notável e datalhe, a respeito da diferença notável nos subgraves em volumes elevandos "clipando" como a galera disse, é relativo, o meu radio clipava no volume 50, mas no volume 6 por exemplo, já dava para sentir a diferença bruta nos subgraves, em volumes bem baixos já se ouvia o grave profundo e definido, descartando qualquer possibilidade de "ah, tocou porque estava clipando"

Gostaria de mencionar também, que em momento algum entrei no mérito do consumo ou da eficiência de cada um dos amplificadores, a idéia inicial do tópico era a diferença Audível que eu senti, agora qual dos dois tipos vale apena, isso já acho que vai do gosto musical e do ouvido de cada um, eu particularmente, gostei da resposta dos amplificadores AB e adquiri um, como eu sempre pensei a respeito do som, não é uma questão de valores, números ou custo x beneficio, é uma questão de ouvido hehehehe.

Editado por diarake

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana as explanações da galera em torno da minha experiência, gostaria de evidenciar alguns pontos para esclarecer ai pra galera que questionou minhas afirmações.

eu gosto tanto do som dos AB que no inicio de tudo meu primeiro amp a 10 anos atraz foi um delta de 100W rms (não éra AB esse e bem antigo um quase receiver rsrs) depois fui mudando pra AB's profissionais de 400 depois 940Wrms eu tirava graves lindos usando woofers hehe depois que passei os woofers pro carro e amp classe D a resposta já não era a mesma.

por ultimo me fui de classe D mesmo pela eficiencia más não fiquei satisfeito, então tive uma ideia louca aqui, estou bolando um conversor DC/DC alimentado a 12,6Volts de baterias mesmo com 2400W de potencia, e se der certo tb fiz duas replicas com pequenas alterações de um amp classe AB 2 canais. cada com 800Wrms, por ultimo deixarei os cortes e ajustes. se possivel até leds indicando o estado do amp.

bom momento pra tirar a poeira do meu osciloscópio digital de 60Mhz rsrs

o fo** é minha corajem haushasah um dia sai ! e se tiver notavel diferença pra meu 4k2 fico com o AB maDE in fundo de quintal mesmo que consuma o mesmo que amp de 3000W classe D hehe

edit erro.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Ja fiz uma caixa pra 2 Subs fosgate 12", que quando liguei num 6000D, o som ficou tao ruim, tao xoxo, tao "duro" que achei ate que tinha feito a caixa errada, toda a propaganda que eu tinha feito que a caixa ia descer bastante a tal... nao se concretizou. O som realmente ficou ruim. Mas como o dono da caixa estava começando no mun do do som automotivo, ele achou boa.

Ate que um dia, ele resolveu comprar um fosgate 800a4, fomos ate Vitoria, compramos o amplificador usado e em otimo estado. No meio do caminho da volta, o "seismilde" queimou. Do nada, som baixo, pegando a BR, ar ligado, batendo bapo de boa mesmo. Meu amigo olhou pra mim e perguntou se eu estava sentindo um cheiro de queimado, e ao mesmo tempo percebemos que o grave tinha parado. Encostamos o carro mais pra frente e vimos que o amp estava com a proteçao acionada e fedia forte de queimado. E olha que estava ligado a 2 ohms eihm ?...

Quando chegamos em casa, o fosgate foi ligado e o grave simplismente mudou da agua pro vinho. tudo aqui de timbre e resposta que nao tinha com o outro amp veio a tona e de forma brutal. Agora o grave era encorpado, tinha um resposta invejavel e REALMENTE descia. Sem falar que ficou beeeemmmm mais forte.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma situação que já comentei algumas vezes por aqui....

Os classe D (não os top gringo) não tem linearidade na resposta dos graves,

Me lembram motor aspro , que só funciona bem em alta.

Não abro mão de um AB nem a pau Juvenal.....boto mais batera se preciso,

e pra um bom set interno uns 1000 rms AB pra graves + uns 200 rms AB pro estereo tá excelente !

E vai funfar legal com duas bateras de 60A :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a diferença é bem audível sim.

No meu caso, tive 01 UXP caixa conforme o manual + MDF de 30mm, ele estava sendo tocado por um CLARION APX-4360 (hoje toca meu stereo), neste caso um bridge de 300rms.

Com medo de estar forçando muito o amplificador comprei um classe D, e digo: a diferença audível foi muito grande (ficou um buraco).

Editado por alexjmachado

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, passei um email hj pra centro pioneer perguntando o preço de alguns amps Fosgate. Foram esses==

No momento só temos em estoque (valores em dólar):

ROCKFORD FOSGATE P-1000-1 BD = US$420

ROCKFORD FOSGATE P-700-1BD = US$350

ROCKFORD FOSGATE T-1000-1 = US$475

Preço é por volta disso mesmo? Conhecem algum lugar no paraguas que tenha com preço menor?

Pretendo comprar pra tocar 4 NAR 180rms.

valewww

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, passei um email hj pra centro pioneer perguntando o preço de alguns amps Fosgate. Foram esses==

No momento só temos em estoque (valores em dólar):

ROCKFORD FOSGATE P-1000-1 BD = US$420

ROCKFORD FOSGATE P-700-1BD = US$350

ROCKFORD FOSGATE T-1000-1 = US$475

Preço é por volta disso mesmo? Conhecem algum lugar no paraguas que tenha com preço menor?

Pretendo comprar pra tocar 4 NAR 180rms.

valewww

fosgate é caro MESMO! nao alivia o bolço mas vale acada centavo... a linha T ela chega a -0.5db a 20hz... é fantastico o som dela!

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitandoo o assunto, uq vcs dizem sobre os classe FD, ou ICE?

são melhores ou piores?

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitandoo o assunto, uq vcs dizem sobre os classe FD, ou ICE?

são melhores ou piores?

nunca ouvi na minha vida...

as que ouvi e me agradou....A...B..AB...D...as BD da fosgate..classe G(Clarion 11551)

Compartilhar este post

Link para o post

vou fazer um teste... vou ligar meu dd cada bobina em cada bridge do pone pra ver se o subgrave muda...

claro que vai tocar mais fraco, afinal utilizo um stetsom de 3700w mais vamos ver a questão na pegada!!!

depois posto aqui pra vcs!!

Compartilhar este post

Link para o post

não dobra porque imagine o seguinte, o conversor DC/DC do amp consegue uma tensão por ex. de 12V para 80vdc veja bem é um exemplo.

esses 80 Volts alimentam o circuito do amplificador (nem entro em parte de tensão simétrica), e tanto classe D com AB vão tb direto ao coletor e dreno da etapa de saida, e assim em função da impedancia minima do amp, temos uma potencia X na saida, oque ocorre quando o amp começa a ceifar (enquadrar) o sinal são esses 80V que já começam a ser enviados em onda quadrada, pois o amp já saturou seu limite de amplificação do sinal

musical, e assim uma senoide por exemplo se transforma quase em uma onda quadrada, mais não excedendo os 80 volts jamais. pois este é o limite da

fonte (conv. DC/DC) do amp.

qual o caso em que um amp libera então mais potencia que a declarada ?

simples imagine um amp que trabalhe a 2 ohm e tenha aí uns 1000W de potencia RMS, vc o liga em 1ohm desta forma o amp é obrigado

a dobrar praticamente a corrente na carga e se tensão x corrente = a potencia , vc terá quase o dobro de potencia.

e os contras disso são.

1° conversor DC/DC pode não suportar essa demanda de corrente vindo a superaquecer os fets da fonte.

2° os estagios de saida tambem podem a vir a não suportar tb essa corrente pois não foram projetadas

para tal.

e se o amp tem ainda por cima deficiencia em refrigeração o amp, queima se não armar proteção por excesso de temperatura.

sobre os gringos direi a todos novamente rsrs FOSGATE é classe BD não AB, porem une oque ambas classes AB e D tem de vantagens.

a eficiencia de um classe D com a qualidade e puresa de um AB. tecnolçogia patenteada pela fosgate, isso é oque consta no site deles.

quanto aos outros são classe D, e volatando nos AB's já fiz esse teste com um amp AB 4 canais 400Wrms e um pioneer 308 apenas.

mais que subgrave gostoso coisa de louco ! já com um classe D nacional, muito SPL e sem pegada no subgrave oque desapontou um

amigo meu no qual instalei o som pra ele. maior parte tb devido a detalhes de projeto em classe D que em busca da eficiencia

alguns esquecem da resposta do mesmo. esse negocio de amp que responde até 40k pra mim só diz respeito a ultra velocidade de comutação

doos fets de saida que fazem uma varredura em torno do sinal pra o tornar o mais fiel possivel, fora isso em subgraves pecam mesmo.

no mais é fazer um bom projeto de caixa um bas bostzinho igual o ernany fala hehe e descer a lenha.

edit.

fosgate mono classe BD rsrs agora sim !

sterio AB's.

http://www.rockfordfosgate.com/rftech/glossary.asp?p_id=30

só corrigindo, os novos amps stereo da fosgate são AD..

http://www.rockfordfosgate.com/rftech/glossary.asp?p_id=494

os antigos AB...

queria muito escutar o 600.4AD

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

vou fazer um teste... vou ligar meu dd cada bobina em cada bridge do pone pra ver se o subgrave muda...

claro que vai tocar mais fraco, afinal utilizo um stetsom de 3700w mais vamos ver a questão na pegada!!!

depois posto aqui pra vcs!!

vale lembrar que nao é todo ab que desce bunito...se AB ajuda...mas uns xing ling ai sao lamentaveis...eu ja ouvi um p.one tocando dois 307 nao descia muito...mas era gostozinho de ouvir..melhor que alguns D

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente isso que eu ia mencionar, eu tinha uma Pyramid 4 canais roxa, nem me lembro o modelo não fazia isso não, apesar de ser AB, é os AB melhores que davam esse subgravão, os AB que presenciei fazendo isso foi a minha Banda 4.8 e o Corzus 1002 que mandou muito bem também.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...