Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
tiagomakoto

Subs com Baixo Fs

Recommended Posts

É verdade offtime, mas estamos nos atendo ao assunto do tópico. Até mesmo montar um banco de dados de parametros thiele small não seria inteiramente eficaz. Mas já seria uma boa.

 

O winsd já vem com um bocado de parametros gravados em sua base de dados. Mas é necessário uma atualização, muitas fabricas ja mudaram completamente sua linha de produtos, alguns nem estão mais em produção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

De todos nós que postamos aqui, pelo que leio de cada um, conhecemos minimamente os Parâmetros T&S para saber que o Fs é, grosso modo, uma avaliação do quão baixo o sub, em condições ótimas, poderia descer. Dessa forma concluo que todos nós sabemos que da análise de um parâmetro muito pouco pode ser inferido...

 

Obrigado ao pessoal que contribuiu com excelentes sugestões! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pasmafaute

 

Gente, a coisa é bem mais complicada que isso...

 

offtime,

 

Com certeza a questão não é tão pontual mas acho que é válido ajudar quem sabe o q está procurando, não?! rs!

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora a pergunta: para que Fs baixa?

 

Em teoria e em condições ótimas, um sub de fs ~ 25Hz desce mais do que um woofer de Fs ~ 80Hz..

 

Além da Fs qual outro T&S vc sugeriria para uma análise perfunctória?!

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

arc8d2 22,7hz

arc8d4 24,7hz

morel ultimo sc 12 23hz

morel ultimo 10 29hz

nar 10sw2 24,99hz

nar 12sw2 23,80hz

nar 10sw3 24,53hz

nar 12sw3 23,40hz

jl audio 12w7 27,2hz

jl audio 10w6v2 28,5hz

jl audio 12w6v2 25hz

jl audio 12w3v3-2 27,97hz

jl audio 12w3v3-4 26,72hz

jl audio 10w1v2-4 25,24hz

jl audio 10w1v2-8 26,52hz

jl audio 12w1v2-4 23,68hz

jl audio 12w1v2-8 24,98hz

jl audio 12w0v2-4 28,43hz

jl audio 10wx-4 29,38hz

jl audio 12wx-4 27,43hz

 

lembrando que ter baixo fs nao significa que vai ser melhor do que o outro ;)

 

mas fiz esta seleçao ai, os parametros pra listar era ter fs abaixo de 30hz e ter até 12"

 

 

Murilo,

 

Eu, particularmente, não acho que os w7 têm muito sucesso no HiFi.. acho que a pegada deles é mais SPL low bass, não!? rs!

 

Tinha um par deles no 6o QS dentro de um golf branco... Encobriu um paredão de trio... :blink:

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daqui a pouco estão discutindo sobre quais parâmetros são melhores..

A proposta do tópico é listar subs de baixo FS e pelo que EU entendi, é só isso..

 

Deem uma olhada nos RE audio..

 

Abraços.

 

Edit.:

 

RE Audio REX8D4

Free Air Resonance -Fs: 22.8 Hz

 

RE Audio REX10D4

Free Air Resonance -Fs: 21.5 Hz

 

RE Audio SRX10D2

Free Air Resonance -Fs: 25.3 Hz

 

KKKKKKKKKKKKKKKK RE Audio XXX12D2

Free Air Resonance -Fs: 21.00 Hz

 

Fonte: R2audio.com.br

 

Bruno,

 

Escutei esse RE Audio no QS. Não lembro o modelo que tava no C3, mas não achei eles mto voltados pro hifi. Achei um grave extenso, pesadão, mas não com o intuito de Hifi.

 

Até o Rodrigo, representante da RE Audio, falava no QS: "Qdo vc tá na rua, no dia-a-dia, vc não escuta música erudita. Vc quer um grave mais pesado..."

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outros parâmetros que ajudam a definir mais ou menos o tipo de sub que você quer e/ou precisa seriam o Vas e Qts pra ter uma noção do tamanho da caixa, Bl e Xmax pra ter uma idéia da força do motor versus limite de excursão e talvez Mms pra saber de uma característica específica do sub, que seria algo como "pegada" ou pressão.

 

Bom, até agora isso é o que tenho em mente, mas prefiro que alguém que entenda mais profundamente me corrija se for necessário. Até mesmo para enriquecer o tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em teoria e em condições ótimas, um sub de fs ~ 25Hz desce mais do que um woofer de Fs ~ 80Hz..

 

Além da Fs qual outro T&S vc sugeriria para uma análise perfunctória?!

 

Abs!

 

Não vou nem falar de parametros T/S. Mas pelo que parece falam como se o sub fosse tocar apenas até a Fs, ou nao máximo a F3/Fb. E eu acho essa visão bem errada para o ambiente automotivo.

 

E acho que para falar de Fs ~25Hz e outro ~80Hz estamos falando de aplicações diferentes. Provavelmente a sensibilidade do segundo vai ser bem mais alta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

negocio eh o eguinte vamos pegar um sub com fs de 20hz e xmax de 45mm one way e ligar ele em free air com o dobro da potencia nominal aplicada com uma senoidal de 20hz.. o pra ver o que acontece :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outros parâmetros que ajudam a definir mais ou menos o tipo de sub que você quer e/ou precisa seriam o Vas e Qts pra ter uma noção do tamanho da caixa, Bl e Xmax pra ter uma idéia da força do motor versus limite de excursão e talvez Mms pra saber de uma característica específica do sub, que seria algo como "pegada" ou pressão.

 

Bom, até agora isso é o que tenho em mente, mas prefiro que alguém que entenda mais profundamente me corrija se for necessário. Até mesmo para enriquecer o tópico.

 

Satyricon,

 

Acredito que comparar o Xmax seja interessante talvez entre subs de tamanhos iguais. Naquela discussão dos subs de 8, 10, 12 e 15" para SQ alguem deu um exemplo de um sub de 18" com pouquissima excursão porem com grande deslocamento de ar...

 

Vas é uma boa para ter noção da caixa com certeza, embora, ultimamente, os fabricantes tenham se esforçado em vender subs SQ com menor volumes de caixa...

 

Sobre o Mms eu desconhecia.

 

Verificar o Qes estaria relacionada à "contraforça" do BL?

 

Abs!

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vou nem falar de parametros T/S. Mas pelo que parece falam como se o sub fosse tocar apenas até a Fs, ou nao máximo a F3/Fb. E eu acho essa visão bem errada para o ambiente automotivo.

 

E acho que para falar de Fs ~25Hz e outro ~80Hz estamos falando de aplicações diferentes. Provavelmente a sensibilidade do segundo vai ser bem mais alta.

 

Pad,

 

Como disse no primeiro post, é uma análise a grosso modo. Não inventaram software bom o suficiente pra avaliar a "qualidade" do sub no carro...

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É que assim... qualquer sub praticamente consegue tocar baixo em um ambiente como um carro com ganho de cabine e tudo mais. O problema na verdade é COMO ele vai fazer isso, ou do que ele vai precisar pra fazer isso.

 

Acharia muito mais válido cada um colocar a experiência que teve com os vários subs que já utilizou, falando como eles tocavam e em que tipo de caixa.

 

Eu já usei, em ordem do que eu mais gostei para o que menos gostei, TODOS eles em caixa selada de 21L (só nem lembro direito o volume da caixa do Focal, mas era BEM próxima disso tb). As minhas requisições sempre foram sub de 4 ohms que precise de até 500w e toque bem em uma caixa selada pequena:

 

Focal Utopia 27WX - Excelente sub, com pegada, velocidade, ataque, muita qualidade, bem controlado, multi tonal, parecia um médio tocando, só não descia um absurdo. Era um sub de 11", imagino que o 33WX resolva todos os problemas. Infelizmente me foi roubado, senão estaria com ele até hoje.

 

Altomobile Falstaff 12" - Outra vez, velocidade e qualidade, se mescla muito facilmente ao médio, sobe muito bem e desce legal em uma caixa pequena. Precisa de um amp com bastante controle se vc quer SPL. Eu uso dois (para uma maior área de cone) e deixo o ganho beeeem baixo, bem flat com o médio. Mesmo no jl classe D ele se mantém legal dessa forma.

 

Seas L26ROY - Um ogrinho, pegada firme e rápida, muita força, excursão, descia MUITO fácil, tocava na casa dos 20Hz tranquilamente, parece um sub de 12". Não senti nada estranho com o cone de alumínio. Precisava de potência pra render legal. Com um 200ix ia fácil, já num bridge de amp 4 canais passava fome.

 

JL 10W0 - Bom em tudo, precisando de pouco pra tocar bem, o único contra é que soa como um sub mesmo. Foi o meu primeiro sub e usaria e recomendaria ele ainda hoje. Qualquer bridge de um amp 4 canais toca (o Seas e o Utopia precisam de força no amp pra render)

 

JL 10W0v2 - É uma versão piorada do v1. Não entendi muito a mudança, a não ser pela estética. Não tem tanta qualidade e sofre pra descer. Parece uma versão seca do v1.

 

Enfim, o ÚNICO que eu já usei e não gostei foi o 10w0v2.

 

My 2 cents

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

off,

 

Vou utilizar as suas impressões que acredito serem bastante precisas e ver se podemos traçar um paralalo com os T&S dos subs q citou:

 

Por não estarmos apresentando um paper científico me norteiei pelo nosso amigo Wikipedia e suas explicações (Link)

 

lembrando que todos os subs, de acordo com o off, estavam em uma caixa de ~21 litros acredito que selada

Focal Utopia 27WX (Link)

Fs: 37,4Hz

Qts: 0,56

Qes: 0,6

BL: 11,7

Vas: 38,6 L

Nominal power: 250w

 

(...)parecia um médio tocando, só não descia um absurdo(...) É o maior Fs dos subs da lista o que pode explicar o pq não descia tanto. Também apresentava um dos maiores Qts indicando que precisaria de caixa grande para render em subgraves, o que foi constatado pelas impressões do off

 

 

Alto mobile Falstaff 12 (Link)

Fs: 27Hz

Qts: 0,33

Qes:

BL:

Vas: 86,2 L

Nominal power: 300w

Obs: Encontrei T&S para este sub tanto de 86,2l no Vas como ~30L, assim como modelo de 12 como o modelo 1912

 

(...)Outra vez, velocidade e qualidade, se mescla muito facilmente ao médio, sobe muito bem e desce legal em uma caixa pequena(...) Considerando o valor de 27Hz de Fs desceria bem uma caixa mais volumosa. Por estar em uma caixa talvez com baixo volume em relação ao exigido, faria um "pico" na frequencia de transição sub-médio grave (> 50Hz) dando a impressão de "subir" bem?? Fiquei meio perdido aqui, rs! Acho que os T&S que postei estão incorretos...

 

 

Seas L26ROY (Link)

Fs: 22Hz

Qts: 0,31

Qes: 0,33

BL: 12

Vas: 87 L

Nominal power: 300w

(...)pegada firme e rápida, muita força, excursão, descia MUITO fácil,(...) Pegada firme e rápida pode ser explicada pelo BL no valor de 12. Descer muito fácil pode estar relacionado à Fs de 22Hz.

 

 

JL 10w0 (Link)

Fs: 24,2Hz

Qts: 0,4

Qes: 0,42

BL:

Vas: 69 L

Nominal power: 125w

(...)precisando de pouco pra tocar bem, o único contra é que soa como um sub mesmo(...) É o sub que "tolera" menor potência e rende bem. O Fs é bem baixo e entendo que o Qts de 0,4 é maior que os demais indicando, via wikipedia, (...)um grave mais pesado e mais lento respondendo mais a freqüências bem baixas(...) Ou seja, respondendo como um sub mesmo ;)

 

JL 10w0v2 (Link)

Fs: 32,09Hz

Qts: 0,604

Qes: 0,62

BL:

Vas: 31 L

Nominal power: 300w

(...)Não tem tanta qualidade e sofre pra descer. Parece uma versão seca do v1.(...)Em relação ao w0 o Fs subiu e o Qts tb. Ou seja, reproduziria pior frequencias baixas e também o Qts de 0,6 significaria, via wikipedia, são falantes que necessitam caixas enormes para ter uma resposta adequada, enquanto que em caixas menores não se tem resposta de subgraves., em acordo com o que vc disse.

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Offtime e Tiago, não seriam os 27 KX?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da minha tentativa de análise dos T&S do off versus parâmetros T&S obtidos, pudemos perceber quão baixo o sub desce...

 

Porém, em relação à resposta do grave do sub (seco, extenso, rápido etc), não tirei conclusão alguma.

 

Em qual parâmetro residiria elucidar essa característica do sub?! BL? Mms?

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Offtime e Tiago, não seriam os 27 KX?

Eu usei os dados do 27KX...

 

Corrigido: atualizei os dados 27WX

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa pergunta eu acho que o Kleber saberia responder. Provavelmente há uma relação da força do motor com o peso do conjunto móvel e o Q do falante. Isso considerando em free-air. Pois esses parâmetros são obtidos assim, não é?

 

O comportamento do falante muda conforme o tipo de caixa também. Ele pode se tornar seco ou extenso.

 

O xmax também é bom avaliar separadamente, pois ele pode dizer se o falante tem um certo potencial pra aguentar uma demanda de energia inesperada, um corte mais baixo do que o sub suportaria e também não comprometer sua integridade caso o volume da caixa seja grande demais (o que dizem provocar sobre excursionamento). Então quanto maior o xmax menor a possibilidade de a bobina bater no fundo do gap. Mas isso, tratando-se de circunstâncias extremas. Onde nada do que foi dito no manual foi seguido. Tal como "power handling", "recomended box volume" e "frequency range".

Editado por Satyricon

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A verdade é que eles só responderam dessa forma pela caixa que foi utilizada. Fosse outra caixa a resposta seria diferente. Na minha opinião muitos subs podem render muito bem se vc tiver como se adaptar as necessidades dele. No meu caso eu tinha alguns parâmetros fixos que definiam como os subs iriam responder. Mas cada um tem que adaptar a sua necessidade e a sua disponibilidade.

 

O 27Wx por exemplo descia legal até 30Hz e caia a partir daí, uma caixa maior poderia resolver isso. E nesse caso valhe a pena ter uma caixa grande para ter um sub tão bom quanto esse.

 

E o sub era o 27 WX mesmo, linha Utopia:

 

DSC05885.jpg

DSC05887.jpg

DSC05891.jpg

 

10w0

 

DSC06159.jpg

 

10w0v2

 

KitFocal015.jpg

 

Seas

 

P070709_132201.jpg

 

Alto

 

som.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

off,

 

Deixei no post de análise que a caixa utilizada foi de 21 litros.

 

Na obs do focal, dizia que precisava de uma caixa maior pra render mais subgraves dado o Qts dele ~0,6.

 

Ou seja, grosso modo, dá pra saber como um falante irá se comportar em relação à reprodução das frequencias. Tanto é que o WinISD existe, rs!

 

Só não achamos um jeito de, atraves do T&S, interpretar a resposta sonora do sub (seco, extenso, ataque) e etc...

 

Se vc pudesse contribuir mais ainda seria muito importante! :legal:

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu entendi tiago, só acho que a experiência de cada um de como um sub rendeu de alguma forma vai nos dizer bem mais que os parâmetros. Enfim, não quero desvirtuar o foco do tópico, me desculpe.

 

E ps., o Seas é muito bom sim, principalmente pra quem não abre mão de SPL e quer um sub que consiga atender a tudo. Pelo preço achei excelente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu entendi tiago, só acho que a experiência de cada um de como um sub rendeu de alguma forma vai nos dizer bem mais que os parâmetros. Enfim, não quero desvirtuar o foco do tópico, me desculpe.

 

E ps., o Seas é muito bom sim, principalmente pra quem não abre mão de SPL e quer um sub que consiga atender a tudo. Pelo preço achei excelente.

 

 

off,

 

De modo algum vc desvirtuou os exemplos que citou mostraram que a prática corresponde à teoria (em alguns casos, rs!!). Sua participação foi MUITO importante e abriu discussão para outro tema!

 

Seria interessante se alguém pudesse contribuir com relatos de experiência de tantos subs que nem vc fez! Poderíamos dar continuidade aos estudos!

 

Valeu por contribuir, de verdade mesmo!!! []-[]

 

Abs!

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, ja tive muito sub, se nao me engano mais de 10, ja quebrei muito a cabeca com simulacoes e caixas para campeonato de spl e etc, nao se apeguem muito pelos parametros nem muito a simulacoes, que de fato da uma ideia da resposta, mas na pratica a coisa muda um pouco !

 

O Fs vai depender da Compliancia que a grosso modo é o tipo/caracteristica de borda do subwoofer, e da massa do seu cone e do conjunto movel !

 

Qnts mais "mole" for a borda e mais pesado for conjunto movel, menor o Fs !

 

Um dos exemplos que eu tenho para dar para voces, e o MTX 9515, podemos dizer que ele desce com FORCA !

mtx2e.jpg[/img]

 

Sim, o Fs dele é de 31,9hz... Estranho nao?

 

 

No mais, nao quero atrapalhar o andamento do topico !

 

Abraco !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...