Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Tchobi

Sistema 5.1 vs Estereo 2.1

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem?

 

Não pretendo instalar nenhum sistema 5.1 no carro, mas gostaria de discutir sobre este assunto consultando inclusive a opinião de quem possui um sistema destes.

 

Possuo uma opinião conservadora (que talvez esteja equivocada) de que um bom sistema estereo 2.1 no carro é o suficiente para se alcançar fidelidade, imagem e SPL. Com menos alto falantes se torna mais fácil ajustar o TA (ou o balanço no caso de quem não gosta de TA).

 

Estava pensando também na praticidade de possuir um DVD no carro. Com exceção de filmes 5.1, não me parece haver tantos DVDs Audio neste formato a ponto de justificar tamanho investimento. Fora também a dificuldade de se ajustar o TA dos 6 alto falantes e as consequências negativas do DSPs que possivelmente alterariam o timbre original do áudio.

 

Afinal, qual a opinião de vocês sobre isso?

 

Abraços! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

5.1 e SQ nao andam juntos.

 

Qual show que voce vai assistir em loco e o som é 5.1?

Tem algum show/teatro em que o som venha por todos os lados?

 

No 5.1 a ideia é criar uma sensacao de ambiencia difernte, em que voce está no centro e os sons vem por todos os lados.

 

No SQ/Hi-fi buscamos justamente o contrario, reproduzir fielmente um show por exemplo, em que se tem um palco a sua frente, mais alto, largo em que seja possivel identificar claramente onde estao os instrumentos e de onde realmente esta vindo o som.

 

Nao estou dizendo que A é melhor que B, apenas sao objetivos diferentes.

 

Mas ai acho que é escolha, ou um ou outro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Cyro. O diferencial do 5.1 é a imersão, e eu nao curto isso, eu curto o som vindo da frente, apenas. Alem de não termos muito material em 5.1 propriamente dito, então acho um investimento incoerente se o objetivo for 5.1.

 

Agora, pela interface, eu teria um dvd player facilmente. Muito mais facil de controlar tudo por uma tela de 7 polegadas sensivel ao toque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho 5.1 para carro besteira. Bom, eu também acho DVD para carro besteira, mas paciência. Só acho sistema multicanal interessante se tiver alguma artimanha para manipular o sinal para criar outros tipo de efeitos, para melhor o stereo 2ch em si.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu modo de ver, 5.1 é, como o Scult falou, imerssão. Vc precisa de um alinhamento e uma regulagem que te permita um total envolvimento no momento em que ouve/assite algo...E para isso, um ponto importantíssimo é o posicionamento das caixas. Todo munda aqui sabe das dificuldades do ambiente automotivo...

 

Eu acabei de montar um bom set aqui em casa, só 5.1, pois uso as soundback para bi-amplificar as torres...Para assitir filmes em BD é fantástico...Não troco por nada, mas na hora em que vou escutar uma musiquinha, mudo pra stereo, que pra mim, fica bem melhor....Mesmo nos shows em BD, ainda prefiro o stereo...

 

Como no carro estamos na grande maior parte do tempo ouvindo musicas, acredito que um bom stereo é a melhor opção...

 

[]s

 

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dvd acho legal, interessante.

Desisti recentemente de usar no prox sistema pela escassez/falta de dvds realmente bem gravados.

eu qse nao escutava nhm dvd, todos q eu comrpava eram uma mer**.

os aqui do brasil nem se fala neh...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falando em 5.1 ou melhor em DVD propriamente dito... Eis que a uns anos eu estava pensando em comprar um DVD para o carro e foi quando dei umas bandas no carro do meu amigo que tinha um Pioneer retrátil, coisa que na época era raro, e cheguei a seguinte conclusão:

 

* DVD com carro andando - Risco de multa ( isso é o de menos ) e risco de distração;

 

* DVD com carro parado ( porta aberta/semi trio) - o foco é o som na rua e não o show !

 

* DVD com carro parado ( porta fechada ) - E pq está parado ? De repente está "namorando" ! E aí, quem vai querer ver um clip do Edward Maya tocando Stereo Love ( minha música preferida ) com uma gata do lado ? Sem falar no pé 36 dela chutando a tua tela na hora "H" !

 

* DVD com carro andando ou parado - Fazer um "H" nos postinhos, mas... ISSO JÁ FOI O TEMPO !

 

 

Então, para o MEU uso: ainda prefiro o bom e velho CDzinho e afins...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tava com um 6050 sobrando aqui, desci ele no carro da mae.. nao nego que de vez em quando pego o carro dela por causa do dvd uaehaeu..

 

alguns pontos que eu gosto, facilidade de mexer, informaçoes na tela, e tenho muito dvds que eu gosto muito dos shows.. ai curto andar deixando rolar o dvd..

 

as vezes com algumas gatinhas faz um hzinho dahora por um dvdzinho bom na hora do xaveco hahhaha... na hora do bem bao agente taca um display off.

 

eu gostei tinha ideia de mudar o 9835 por um drz.. agora quero por dvd, mas penso na ideia de por um pioneer com bit one. (ja que alpine hj ta fod@ tem que focar colocando 1001 aparelhos adicionais pra funcionar as opçoes)

 

agora quanto ao 5.1, em casa eu gosto, nao abro mao, somente alguns de show com uma masterizaçao muito podre no DD eu prefiro escutar no 2.0, mas em carro acho meio besteira.. ja é pau acertar um par de falantes, imagina esse monte..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em shows 5.1, nos falantes traseiros só reproduz sons da platéia (pelo menos os dvd's meus e os q escutei). Eu não colocaria falantes tarseiros p/ me sentir no meio da platéia, pois os ouço por causa das músicas. Em um sistema 2.1 (c/ TA) vc consegue criar imagem e palco.

Acho q 5.1 justifica qd vc assiste filme, pois dá a impressão de estar no meio da cena. Eu não assisto filme no carro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nos 5.1 de show nao eh soh os sons da plateia.. estes sao predominantes, mas tb tem a reflexao de todo o som do lugar etc e tal.. num 5.1 bem feito fica show de bola, eu gosto.. mas boa parte dos dvds de show eh mal feito, ai eh melhor o 2.0 mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada esta velha e polêmica discussão é um pouco conceitual...

 

5.1 e SQ nao andam juntos.

 

Não concordo.

 

Uma coisa não esta ligada diretamente a outra. Uma coisa é qualidade, e outra é multi-canal. Podem sim conviver bem, ainda que não seja comum, por alguns motivos, a começar sem dúvida pelas gravações, passando logicamente pelos equipamentos adequados, instalação, etc.

 

Mas existem outras sensacionais, como o DVD da Diana Krall Live in Rio, que é um exemplo de excelente gravação em DVD 5.1. Os do U2 também são ótimos.

 

Qual show que voce vai assistir em loco e o som é 5.1?

Tem algum show/teatro em que o som venha por todos os lados?

 

Sem dúvida.

 

Não vamos esquecer de onde vem a distribuição dos sons no 5.1. A voz por exemplo vem basicamente no canal central, facilitando em muito a definição e centralização do palco. Precisa então de um bom falante central. O demais vem como no 2.0 dos falantes laterais, ou seja, não tem tanta diferença. Os traseiros como já comentado aqui por outro usuário é apenas o som ambiente (da plateia), tentando exatamente este envolvimento (também já comentado) que tem em um show.

 

No SQ/Hi-fi buscamos justamente o contrario, reproduzir fielmente um show por exemplo, em que se tem um palco a sua frente, mais alto, largo em que seja possivel identificar claramente onde estao os instrumentos e de onde realmente esta vindo o som.

 

Nao estou dizendo que A é melhor que B, apenas sao objetivos diferentes.

 

Mas ai acho que é escolha, ou um ou outro.

 

E não é exatamente por isto (tentar reproduzir fielmente) que o som 5.1 (e até mais do que isto) se tornaram padrão em um som residencial e de cinemas? Você consegue imaginar algum cinema sem 5.1 mas sim 2.0 nos dias de hoje?

 

Tem muita gente que ainda prefere um amp. valvulado sem ajustes em estéreo. Mas não é o meu caso. Nada como um Yamaha, Onkyo, multi-canal em casa. Até futebol em HD com 5.1 fica melhor com aquele barulho de estágio em volta...

 

Não concordo quando disse que tem objetivos diferentes, mas com certeza concordo que são diferentes propostas e visões sem dúvida.

 

Sim, quiandto a ser uma questão de escolha e objetivos pessoais distintos, que acho que este era a idéia do usuário quando levantou esta velha polêmica aqui. Sabia que ia dar toda esta discussão. Tava só esperando levantarem a bola...

 

Queria apenas finalizar dando minha opinião, de que além de diferentes, elas podem sim conviver juntas, ou seja, pode sim ouvir músicas em 2.0 (Estéreo) (que por sinal é a maioria das vezes no meu caso), até por que a maioria foi gravada para ser reproduzida desta forma, mas no mesmo local e equipamento, sem mudar nada além da parametrização do multi-canal, ouvir um show (ou filme) em 5.1. Dá para conviver facilmente. E é o que acontece no meu carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

5.1 é pra filmes e nada mais, infelizmente.

 

A mídia é poderosa o suficiente pra um bom set SQ (no caso do DVD-Audio/SACD pra cima, APENAS. DVD de vídeo tem as faixas em compressão igual MP3), mas não há praticamente nenhum interesse de se fazer nada sério em 5.1.

 

A Chesky tem algo em 5.1 à venda, mas acredito que caia na mesma LATRINA de outras produções em 5.1: Te colocar entre os músicos. Isso é uma mer**. Tem SACD em 5.1 com alguns poucos efeitos interessantes, como o do Dire Straits, mas é pura pirotecnia... coloca os instrumentos rodando nas introduções e mais outras "cositas", mas não tem nada de BOM realmente.

 

O que valeria a pena seria banda na frente e canais traseiros com ambiência do local da gravação, reflexões das paredes traseiras e etc. MAS isto não justificaria ($$$) uma produção em 5.1, que é muito mais cara, pra um mercado que quer ouvir todas as caixinhas tocando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Chesky tem algo em 5.1 à venda, mas acredito que caia na mesma LATRINA de outras produções em 5.1: Te colocar entre os músicos. Isso é uma mer**. Tem SACD em 5.1 com alguns poucos efeitos interessantes, como o do Dire Straits, mas é pura pirotecnia... coloca os instrumentos rodando nas introduções e mais outras "cositas", mas não tem nada de BOM realmente.

 

Para quem desejar tirar isto a limpo na prática, fica a dica do link com algumas músicas legais em DTS 5.1 no link abaixo:

 

http://bitsnoop.com/music-dts-5-1-slaby-q1592363.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

5.1 é pra filmes e nada mais, infelizmente.

:+1

 

 

Certíssimo.

 

Eu só troco o "infelizmente" por "felizmente".

 

5.1 é para filmes, efeitos especiais, aviões passando por trás da gente, tiros vindo de trás, dos lados...

 

Musica é Stereo, com ou sem sub-woofer.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu pudesse eu teria um 5.1, gosto dos efeitos surround e de imersão nas musicas..

MAS AI QUE TÁ!

 

qual musica voce vai ouvir? não tem material musical em 5.1! é muito pouco se voce for olhar, alem de eu, por exemplo, nunca ter visto nada a venda no brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que 5.1 é valido não só para filmes mas como para shows tambem...

Vou citar um exemplo de um show de humor que tenho aqui em casa, o show é feito e só se ouve as caixas da frente, um palco muito bom... Quando dão as risadas, você ouve nas caixas de tras, o efeito é muito legal... Pareçe que você tá dentro do espetaculo...

O pessoal aqui de casa na hora de comprar um DVD sempre procura um com 5.1, a sensação é muito boa...

Eu aprovo :legal:

Editado por guedes767

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho legal.. e na pior das hipoteses vc aperta um botaoziho e ualaaa.. vira stereo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...