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RiQuati

Outro C4 - agora um Pallas!! :)

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Riquati,

mais um carro?! he!he! Esse não sossega!

A pesar do nosso SET ter equipamentos diferentes, a instalação será bem semelhante.

Acabei fazendo algumas alterações no meu SET e arrisquei pegar um DVD e um Sub JL 8w3v2.

Colocarei o JL, que tem 10cm de altura, embaixo do banco, que varia em partes de 10 a 13 cm. O amplificador, no meu caso é um Xtant de 4 canais, ficará embaixo do banco também.

O meu projeto está difícil de sair por falta de tempo e de dinheiro. O problema é que não tenho nenhum instalador decente perto de casa.

Bom, sugeriro que faça o fundo da caixa, que fica virado para o banco, em fibra. E coloque o falante virado para o assoalho. Veja o Kia Soul da Bass Audio.

Acompanhando mais um projeto seu.

Abç.

Editado por Charrua_rs

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Blz Charrua!!! Então, fui atrás do sonho... amando esta banheirinha francesa, minha jacuzzi prata!! kkkkk... Tou me acertando cada vez mais com ele, 'pegando' o jeito de tocar.

 

O sub embaixo do banco no Pallas é algo meio paradoxal; com tanto espaço no porta-malas o 'normal' seria tê-lo (ou tê-los, em dupla) lá... mas tem muuuuuito tempo que queria algo low-profile, totalmente escondido mesmo. Quando estava aí em Ctba, e ví este JL, não consegui deixar passar... :)

 

Ví o Soul que a Bass fez, interessante a idéia do cone voltado para baixo. Não sei se no Pallas funcionaria OK, pois a 'altura' disponível é menor. Com o sub todo deslocado para frente (beirando a travessa do banco) eu teria espaço (em qualquer posição deste) para uma tela da JL; com o sub 'invertido', talvez fosse o caso de usar o conjunto magnético dele para fora (algo parecido com o que fazem no porta-malas, pra exibir a 'bunda' do sub... mas neste caso, pela falta de espaço mesmo. Pensei até em montá-lo 'olhando' para cima, e fazer apenas o encaixe dele na caixa (o espaço do imã) em fibra. Daria para uma caixa 95% MDF, só este pedaço em fibra... ou mesmo uma madeira um pouco mais fina + resina.

 

Não consegui medir os cabos até agora, tou na dúvida se tenho cabo de força suficiente. RCAs sei que chegam até o porta-malas partindo do head, dependendo de onde montar o conversor ou processador (pensando em ao lado da central do bag, no banco do motorista), daria até para as laterais do mesmo (tem uns espaços TOP lá, recessos mais perto das lanternas, ou mesmo nas laterais mesmo, planinhas de tudo e com suporte de aço para fixar as chapas... ou ainda a idéia do rack no tampão). Tou com outra questão pré-som: o carro não tem alarme, queria um ultra-som pelo menos para não dar dor-de-cabeça. Tou vendo o Positron Keyless e o FKS (plugável, corta um fio só)... tenho de proteger o espaço antes de investir nele!! :legal:

 

abração,

Ricardo.

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Sandro, se 'não funfasse' eu ia ficar bem chateado... rs... esse 6w3v3 foi comprado lá na Rally de Curitiba, trouxe ele na bagagem. É meu 'recuerdo' das férias..kkk...

com a base em fibra, dá tranquilo. Só que vou ter de achar um fibreiro ou um instalador bom de fibra por aqui, não vai ter como ser DIY a caixa. Mas o importante é funcionar!!! :)

 

Tenho de providenciar a telinha dele tbem; é coisa pouca (15 dólares) mas é feita na medida... tenho umas de 6" que dariam (do MBQuart), só que dependeriam da habilidade de quem fizesse a caixa para não serem 'ejetadas' pelo cone..kkkkk... pelos vídeos que ví dele tocando em caixas (free-air nem conta, aí pula msm), o deslocamento é grande.

 

abs,

Ricardo.

Fala RiQuati, blz? Deixa eu dar um pitaco, que é mais curiosidade minha mesmo:

Antigamente usava-se subs em free-air, inclusive tinham uns Pio e Blaupunkt série F. Meu próximo carro provávelmente será um sedan (Kia Cerato) e estou pensando numa instalação com 2 subs de 6 ou 8" free air no tampão. Voce chegou a cogitar algo do tipo? Ou este tipo de instalação não responde bem num set voltado ao SQ?

abraço e boa sorte na empreitada com o C4.

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Newsom, a Kicker tinha em linha um sub free-air 6", por coincidência um user Autoforum daqui de Cuiabá tinha um par pra vender e era até barato, 400 reais o par snme. Fiquei tentado, mas na época eu tinha um hatch...hehe... não cheguei a experimentar estes subs em sedan, usei um woofer 6" em free-air há muuuuuuuuuito tempo atrás em um sedan (Verona) e, bem fixado, dava um grave muito bom; era um W600 Bravox (linha premium carbono). Os 6" que conheço hj são subs de verdade, eu não montaria um subzinho destes em free-air não... tem de ser algo específico. O que deve ficar legal é um destes woofers parrudos bem-comentados e arriscar no tampão, free-air, bem fixado e tratado na manta... tirando o fator 'sol' (aqui é cruel, 40 graus pra frente), deve ficar muito legal. :legal:

 

abs,

Ricardo.

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oi Ricardo, agora q olhei a tua saga.

 

dando minha humilde opinião: já utilizei o amp muito tempo no tampão e no pé do passageiro sem problemas, mas essa 2a instalação eu não faço mais....

 

não sei se no pallas tem espaço embaixo do banco traseiro, se tiver ali é um ótimo local pros amps, ficam bem protegidos e a não ser q o amp q vc utilizar seja um forno, não terá problema de sobreaquecimento. no tampão é bom tb, mas deixaria como ultima opção. no assoalho da mala é ótimo pq vc ainda pode fazer um acabamento q possa mostrar o equipamento qdo vc quiser e fica até mais protegido.

 

sobre o sub no banco, o bom seria se vc comprasse um banco desses no ferrinho pra fazer essa obra, eu não arriscaria a cortar um banco novo (nisso sinto saudades do vectra antigo, ali era uma tampa q vc abria pra ter acesso a mala, algumas alfas são assim tb).....outra opção q pensei agora pra ti é fazer o tampão por cima e por baixo, colocando o sub bem no meio dele....

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Ví o Soul que a Bass fez, interessante a idéia do cone voltado para baixo. Não sei se no Pallas funcionaria OK, pois a 'altura' disponível é menor. Com o sub todo deslocado para frente (beirando a travessa do banco) eu teria espaço (em qualquer posição deste) para uma tela da JL; com o sub 'invertido', talvez fosse o caso de usar o conjunto magnético dele para fora (algo parecido com o que fazem no porta-malas, pra exibir a 'bunda' do sub... mas neste caso, pela falta de espaço mesmo. Pensei até em montá-lo 'olhando' para cima, e fazer apenas o encaixe dele na caixa (o espaço do imã) em fibra. Daria para uma caixa 95% MDF, só este pedaço em fibra... ou mesmo uma madeira um pouco mais fina + resina.

 

o carro não tem alarme, queria um ultra-som pelo menos para não dar dor-de-cabeça. Tou vendo o Positron Keyless e o FKS (plugável, corta um fio só)... tenho de proteger o espaço antes de investir nele!! :legal:

 

abração,

Ricardo.

 

 

Isso é primordial. Tem que ter um alarme pra começo de conversa. Ricardo, sub de 6 em mala de sedan não toca nada heim, ja vou te avisando. Tampão é interessante algo como o Crawling_chaos ta fazendo - opção interessante. Embaixo do banco = eu apostaria.

 

flw

 

Markto

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Riquati,

deixa eu falar sobre uma idéia que me atormenta.

No meu Tiida não tem apoio de braço nos bancos da frente. Já pensei em fazer o box entre os bancos dianteris e, de quebra, ainda ganho um apoio de braço.

Não sei como seria a resposta do falante nessa situação.

Abç.

Editado por Charrua_rs

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Riquati,

deixa eu falar sobre uma idéia que me atormenta.

No meu Tiida não tem apoio de braço nos bancos da frente. Já pensei em fazer o box entre os bancos dianteris e, de quebra, ainda ganho um apoio de braço.

Não sei como seria a resposta do falante nessa situação.

Abç.

 

 

eeeee charrua....tenho isso na cabeça e faz tempo!! só não tomei coragem mas ja pensei muit nisso. é uma idéia sim, legal!ae Riquati!!

 

Markto

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He!He! Tá todo mundo querendo ter o maior aproveitamento de espaço.

O o meu problema é m.o. Onde o custo é barato, só sabem cortar mdf em ângulso de 90 e em medidas fechadas. Onde consigo m.o. especializada, é muito caro.

Na pior das hipóteses o meu sub vai embaixo do banco.

Abç.

Editado por Charrua_rs

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Charrua, no Tiida acho que é tranquilo... realmente, como é peça exposta, o acabamento tem de ficar perfeito. Creio que é uma situação em que compense pagar uma instaladora 'TOP' para tanto, só para isso... e o resto DIY mesmo. Que eu me lembre, um 6w0 caberia perfeitamente neste espaço no Tiida, eu tbem estranhei não ter o apoio de braços nele. No encosto do C4 (na maioria, alguns tem encosto+porta-trecos) fica um.. ventilador!! Sério, eu acho esquisitíssimo, mas pra quem vai no banco de trás funciona...

 

Markto, o 6" só iria para a mala se eu pudese fazer uma caixa abaixo do tampão... como o furo é de 4", nem vou mexer com isso. Ele numa instalação 'tradicional' acho que nem seria ouvido...kkkk... são 500 e poucos litros de espaço lá. O jeito vai ser ir pra baixo do banco msm.

 

Escortbala, de fato a melhor idéia seria conseguir um encosto de banco traseiro usado em desmanche, para guardar o original... eu fico na dúvida é se ele teria rigidez suficiente (segurança), já que o furo/corte ficaria muito próximo da beirada do banco. Acho que vou montá-lo em caixa de fibra embaixo do banco dianteiro mesmo, lado do passageiro... volume é tranquilo (5lts totais), espaço é que é crítico, mas possível. Os amps no assoalho tbem são bem possíveis, no fundo da mala tem um espaço depois do estepe e antes do banco, realmente ficaria algo bem prático e daria pra fazer uma tampa, com ventilação, para protegê-los. Vou medir e projetar, é uma opção interessante.

 

Andei ouvindo o CD original, de áudio não é aquilo tudo (eficiente, mas nada demais - típico CD de série).. mas a ergonomia é f.da. Mostrar trilha/pasta/etc no CB, que fica em local alto, atender chamadas, controles no volante... realmente, não fico com vontade de tirá-lo de lá não. Se ele fosse MUITO ruim, e a ergonomia não tão boa, não daria dó...rs... gde vontade de puxar logo as RCAs dele e experimentar no PPI. Ainda penso (talvez erroneamente) que um amp da época dos RCAs de 0.5v se dê bem com o sinal fraquinho de um RCA destes.

 

abs,

Ricardo.

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Escortbala, de fato a melhor idéia seria conseguir um encosto de banco traseiro usado em desmanche, para guardar o original... eu fico na dúvida é se ele teria rigidez suficiente (segurança), já que o furo/corte ficaria muito próximo da beirada do banco.

já ouviu falar em solda, serralheria, corte a agua com guia laser e reforço estrutural?

 

se sim, nada q 2 barras de 5mm soldadas na chapa não resolvam, ou se preferir ainda dá pra pegar e mandar cortar um baffle pro 6" e integrar a caixa a chapa, um trabalho que irá requerer habilidade com solda, fibra e um pouco de bom humor pra encarar a obra, mas nada de alucinar.... quem já foi até o ponto de comprar o banco vai até o fim, só dará mais serviço

 

 

Acho que vou montá-lo em caixa de fibra embaixo do banco dianteiro mesmo, lado do passageiro... volume é tranquilo (5lts totais), espaço é que é crítico, mas possível.

a escolha é sua, estamos aqui pra auxiliar.... outra opção q já vi foi transformar o porta luvas numa caixa de sub ou tentar criar algo no painel.

Os amps no assoalho tbem são bem possíveis, no fundo da mala tem um espaço depois do estepe e antes do banco, realmente ficaria algo bem prático e daria pra fazer uma tampa, com ventilação, para protegê-los. Vou medir e projetar, é uma opção interessante.

nesse quesito eu penso numa tampa de acrilico e uma sobretampa de mdf com carpete. a sobretampa de mdf pra proteger o acrilico no dia a dia e em dia q for a encontro ou campeonato é só tirar a tampa de mdf

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Riquati,

o problema é que me cobraram mil reais para fazer o box com apoio do braço. Acho muito investimento.

Não teria como colocar o sub como foi feito naquele projeto do Smart, que está no subfórum das instalações?

Abç.

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Ricardo, Porquê não faz uma caixa sobre o banco traseiro, como se fosse um apoio de braço? Dentro do habitáculo mesmo!

 

Se quiser transformar seu carro em um 4 lugares, dá pra pegar todo o centro do banco, fazendo uma caixa estreita que desce até o túnel! É como se ficasse 2 bancos individuais na traseira. Se for possível pra vc, é uma puta opção, que, com um bom tapeceiro, vai passar por original.

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Ricardo, Porquê não faz uma caixa sobre o banco traseiro, como se fosse um apoio de braço? Dentro do habitáculo mesmo!

 

Se quiser transformar seu carro em um 4 lugares, dá pra pegar todo o centro do banco, fazendo uma caixa estreita que desce até o túnel! É como se ficasse 2 bancos individuais na traseira. Se for possível pra vc, é uma puta opção, que, com um bom tapeceiro, vai passar por original.

Essa seria deveras interessante hein...

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Sempre com novidades!

Acompanhando Riquati, qqr dia ainda compro um carro com um motor bom desses (sem falar no isolamento acustico que é outro nivel).

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Escort, pensei muito nesta caixa no banco traseiro, com o falante no encosto... realmente dá pra reforçar um tanto e fazer a caixa em fibra. Mas seria minha opção se embaixo do banco dianteiro não rolasse... depois que medi ví que tem jeito, desde que a base seja em fibra de vidro. Não dá é em MDF nas duas faces..hehe... MDF+MDF+SUB, o banco teria de ser elevado..kkkk... os amps eu ainda não consegui medir, mas creio que dê neste espaço sim, e o bom é que com o porta-malas imenso que tem, o Pallas nem perderia funcionalidade... a idéia das duas tampas é bem legal.

 

Charrua, vou dar uma olhada neste Smart; caí pra trás com o preço que te passaram pra caixa no console... ow, quase dá vontade de abrir uma loja aí!! :) Sugestão: procurar uma marcenaria (de bairro msm, nem precisa uma muito sofisticada... contanto que tenha equipamento e saiba trabalhar bem), levar a madeira MDF e negociar a construção. Aí o acabamento vc. faz depois, DIY ou em uma tapeçaria.

 

Kleber e Scult , pensei nesta opção tbem. Seria retirar o descanso original e fixar o 'novo' descanso-caixa alí... o falante poderia ficar voltado para a frente, e 5 litros não é nada inimaginável não. Pode ser minha opção se embaixo do banco dianteiro não funcionar.

 

Leandro, eu era apaixonado no Pallas... agora surgiu a chance, fui nele. Isolamento acústico é bacana, em marcha-lenta já tentei religar o motor, pra ter uma idéia... sorte que há trava no contato. Andando, e especialmente andando um pouco mais rápido, o barulho surge e fica até bem alto (câmbio curtinho, não sei pq. disso mas eu gosto assim mesmo..hehe...).

 

Ando pensando muito, se não arrumo um iPod velhinho, uma interface de volante e um kit BT (acostumei, agora fud..eu!) pro 9887 e coloco no carro. Perco os botões do BT no volante, é uma frente pra levar (detesto levar frente de rádio, e às vezes acabo nem usando o som, de esquecimento msm), mas qualidade e recursos, creio que estaria perfeito pro projeto. Outra coisa que pensei, de repente, é montá-lo recuado e fazer uma tampa móvel, ou fixar a frente e fazer outra moldura - o C4 tem os espaços laterais do rádio destacáveis, uma moldura que deixasse a frente do alpine 'rente' ao console é relativamente fácil de fazer. Vou ver se arrumo umas fotos para ilustrar, é uma possibilidade tbem, menos complicada que arrumar processador e tudo o mais. No caso, tiraria as tampinhas da lateral, e faria uma moldura inteiriça e que 'fechasse' toda a área em volta da frente, deixando espaço justo para esta descer, apenas. Algo que ficasse, no final, parecido com OEM, e disfarçasse o alpino alí, mesmo com a frente no lugar.

 

abs, e valeu pelas idéias!!! :legal:

Ricardo.

 

edit: foto do espaço do player... era no hatch, mas o painel é o mesmo neste pedaço.. notem as laterais ao lado do rádio, elas saem e escondem os parafusos que prendem parte da estrutura. Dá para refazê-las em mdf+massa, já incluindo a moldura do player, bem fininha... o player fica recuado para trás, a cinta vai montada naquele espaço preto. Se não tiver um acabamento acompanhando a curva do console, fica aquele 'branco' do painel do AC aparecendo..rs...

 

cyEUv.jpg

Editado por RiQuati

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Bela contribuição Markto !!!

 

A propósito, sabe quais são esses carros ?

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Vou dar uma ilustrada nessa página!!

 

subupfront.jpg

 

Markto

 

E se fizer + ou - como esse só que com o sub no fundo dos pés do passageiro, lá na frente, debaixo do painel mesmo?

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e como fica o reforço de graves com o sub tão perto do ouvinte? No PM com i sub virado para a tampa até num sedan dá um p*** grave, mas com o sub a menos de 1,5 metro do ouvinte há espaço?

 

 

att,

marcelo

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e como fica o reforço de graves com o sub tão perto do ouvinte? No PM com i sub virado para a tampa até num sedan dá um p*** grave, mas com o sub a menos de 1,5 metro do ouvinte há espaço?

 

 

att,

marcelo

 

Blz Marcelo ?

 

Eu tenho no meu carro(307) 01 JL 10W6 no porta malas tocando com 400WRMS e no da minha mãe(Palio) 01 JL 6W0 embaixo do banco do carona tocando com 60WRMS e te digo que gosto BEM mais da batida do carro dela ! No MEU caso e para o MEU gosto ficou mega melhor o sub na frente do que o sub na mala, mesmo com os recursos a mais que tenho no meu carro, como alinhamento de tempo...

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ByRonald, espero me surpreender positivamente tbem... o JL 6" vai ser tocado pelo Arc Mini, lí um review de uma S10 americana, com este mesmo set (6w3v3+Arc mini 2 canais, embaixo do banco) em que o sujeito que ouviu estava entusiasmado com o resultado. Tou rezando pra ser assim no Pallas tbem... :)

 

Markto, um dos irmãos Ito lá na Rally me mostrou umas fotos, uma delas bem parecida com esta primeira, em um carro feito por eles. Mas era um w0, este w3v3 é fundo pacas (quase um 'cubo'). Daria para fazer assim no Pallas se deslocasse o JL para cima, uma caixa meio em 'L'... o carro da foto parece um Nissan ou algo assim, e o sub um w1v2 (pelo cone). A segunda foto é muito próxima do que eu faria se houvesse comunicação no descanso de braço no carro (apenas deixando o sub mais recuado dentro do espaço)... os GMs tem isso, alguns sedans da MB tbem, facilita pra caramba. No Pallas tem chapa, mas, como o escortbala falou acima, impossível não é... hehe...

Editado por RiQuati

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Riquati,

consegui resolver o meu problema!

Agora há pouco desci no carro e fiquei lá quebrando a cabeça... A idéa era colocar o sub embaixo do banco do carona, mas nele o problema era o extintor que tirava um bom espaço.

Acabei desistindo do banco do carona e parti para o banco do motorista. Resumindo e concluíndo, consegui quase 10L embaixo do banco do motorista. O detalhe é que tenho que colocar o box pela frente do banco.

Foi uma solução que me poupou um bom $$!

Veja se esse também não é o seu caso.

Abç.

 

EDIT: segue as medidas: 40x25x15.

Editado por Charrua_rs

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Bela contribuição Markto !!!

 

A propósito, sabe quais são esses carros ?

 

 

aaaa sei lá que carro é. OpO

Riquati, esse não é um JL 6w3. É um JL 8w1v2. é grande também.

Quanto ao efeito de graves, tenho um par de 6w0 em pezinhos off axis e abandonei o sub porque eles encobriam um sub de 500rms na mala de um sedan.

Fala a verdade heim, só pode falar dos pequenos quem tem um ou ja ouviu. Os meninos batem forte!!

Galera, essas fotos foram só sujestões, pra ajudar a duvida no nosso amigo Ricardo!!

 

Um abraço a todossss

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