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Carro de fibra de carbono é fabricado em menos de um minuto

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Carro de fibra de carbono é fabricado em menos de um minuto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/03/2011

 

 

A carroceria de fibra de carbono construída em menos de 60 segundos pesa apenas 47 quilogramas, um quinto do peso da mesma carroceria construída de metal.[imagem: Teijin]

 

010170110315-teijin.jpg

 

A empresa japonesa Teijin apresentou a primeira tecnologia capaz de viabilizar a produção em massa de carros cuja carroceria seja feita inteiramente de fibra de carbono.

 

Para demonstrar o potencial do novo processo produtivo, a empresa produziu protótipos de carrocerias de automóvel em menos de um minuto.

 

Carros de fibra de carbono

 

Há anos os engenheiros vêm tentando usar o chamado CFRP (Carbon Fiber Reinforced Plastic, ou plástico reforçado com fibras de carbono) para reduzir o peso e aumentar a segurança dos carros.

 

As fibras de carbono já são usadas na fabricação de carros de competição, mas o processo de moldagem do material é muito demorado, inviabilizando seu uso para a produção de veículos em massa.

 

A nova tecnologia desenvolvida pela Teijin resolve este problema, abrindo a possibilidade de fabricação de inúmeros outros produtos, além dos monoblocos dos carros de passeio, cabines de caminhões ou cascos de barcos.

 

Materiais intermediários

 

Para fabricar a carroceria de um carro em menos de um minuto, a empresa usou materiais intermediários feitos de resina termoplástica, em lugar da resina termocurada convencionalmente usada na moldagem.

 

Esses materiais intermediários dão flexibilidade ao processo e permitem o uso seletivo das fibras de carbono, dependendo da resistência exigida da peça e das restrições de custo.

 

O primeiro material intermediário oferece alta resistência unidirecional - os engenheiros podem escolher em que direção a peça deve ser mais forte.

 

O segundo é o chamado material isotrópico, que oferece um equilíbrio entre flexibilidade no desenho da peça e resistência multidirecional.

 

O terceiro é o chamado pellet, pequenas esferas feitas de fibras de carbono, adequadas para a construção de peças de formato muito complexo ou para uso em moldagem por injeção.

 

Soldagem fibra-metal

 

Para construir o monobloco de carro em menos de um minuto, a empresa usou seletivamente os três materiais intermediários, tirando proveito das vantagens de cada um para cada parte da carroceria.

 

O monobloco fabricado é o corpo de um carro-conceito elétrico. A carroceria de fibra de carbono pesa apenas 47 quilogramas, um quinto do peso da mesma carroceria construída de metal.

 

O processo também inclui uma forma de soldagem entre as peças termoplásticas entre si e com outros materiais, como o aço. Essa junção direta é mais um facilitador para a redução da quantidade de metais usados na fabricação dos carros.

 

Em 2010, engenheiros alemães desenvolveram uma outra tecnologia com igual potencial para baratear a produção de peças de fibras de carbono - veja Técnica com laser torna fibras de carbono melhores e mais baratas.

 

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=carro-fibra-carbono-fabricado-menos-minuto&id=010170110315

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O futuro é esse... burrice até hoje usarem material tão pesado nos carros... (burrice e custo, lógico).

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Burrice mais ou menos... Tem todo o fato da deformação para absorver o choque.

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Duvido.

 

Aposto que vai aparecer um monte de notícias de pesquisas japonesas. Eles querem manter a presenca e respeito deles no mercado.

Entao, o que estiver de pesquisa ou novidade próximo de release, estao soltando!

 

Nao é a toa que o governo tá injetando quase $200 bi no mercado.

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Muito legal!

 

Uma vez estava discutindo com o professor, ele falou que um possibilidade no futuro e ninguem comprar mais nada. Voce vai "imprimir" produtos. Compra o esquema, e uma maquina na sua casa produz no local. Não sei se vai acontecer mesmo, mas é um conceito interessante.

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Burrice mais ou menos... Tem todo o fato da deformação para absorver o choque.

 

Concordo, imagina um caminhão bater num troço desse...o motorista vira uma pamonha fácil...

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Concordo, imagina um caminhão bater num troço desse...o motorista vira uma pamonha fácil...

 

Do mesmo jeito um Smart também vira uma pamonha caso um caminhão bata!

 

Na minha opinião, trabalhar com fibra de carbono será até melhor, visto que as peças podem ser customizadas de acordo com a forma e flexibilidade necessários, em graus não vistos antes no metal.

 

Vale lembrar que isso é só o início. Ainda novas formas de usar e moldar a fibra de maneira barata serão desenvolvidos.

E que ser leve, não necessariamente significa ser frágil.

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Burrice mais ou menos... Tem todo o fato da deformação para absorver o choque.

 

Um F1 pesa menos que um Uno e anda 4x mais rápido do que qualquer veículo de passeio é certificado em crash test pra andar.

 

E agora, José João?

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Concordo, imagina um caminhão bater num troço desse...o motorista vira uma pamonha fácil...

 

Se um caminhão bater um Mercedes Classe S o motorista vira o quê então?

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Com uma engenharia bem feito isso é muito melhor que um carro de aço. Basta ver do que é feita a célula de sobrevivência nos F1.

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O problema é o custo, óbvio. Fibra de carbono é um material muito resistente. É só ver por ai existem alguns carros com célula de sobrevivência de fibra de carbono, a nova Lambo Aventador por exemplo.

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Um F1 pesa menos que um Uno e anda 4x mais rápido do que qualquer veículo de passeio é certificado em crash test pra andar.

 

E agora, José João?

Não estou falando pelo peso. Fibra tem todo um problema com controle de forma, direção das fibras, cura da resina... Fora que não há deformação, há quebra ou absorvção elástica.

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Não estou falando pelo peso. Fibra tem todo um problema com controle de forma, direção das fibras, cura da resina... Fora que não há deformação, há quebra ou absorvção elástica.

 

 

Vc pelo menos leu a matéria?

 

Vc viu que uma espécie de "carro de fibra injetado"?

 

o Smart guenta muito mais que muito carro grande com sua gaiolinha... só ver os Crash test... mas tem gente que diz que carro bão era o landau que aguentava porrada....

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Não estou falando pelo peso. Fibra tem todo um problema com controle de forma, direção das fibras, cura da resina... Fora que não há deformação, há quebra ou absorvção elástica.

 

Leu a matéria, bicho de teta?

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Leu a matéria, bicho de teta?

 

É que ele descobriu na aula de resistência de materiais o que é deformação plástica e elástica, e não sabia onde falar isso hehehehe

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alguem sabe o tempo de producao de um carro normal?

acho q levando em conta o tempo de producao (custo), a fibra pode ser n vezes + cara que o custo final ainda serah menor.

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Leu a matéria, bicho de teta?

Claro que não :vts

 

alguem sabe o tempo de producao de um carro normal?

acho q levando em conta o tempo de producao (custo), a fibra pode ser n vezes + cara que o custo final ainda serah menor.

Fibra de carbono custa 20 vezes mais que fibra de vidro... Que custa mais que aço (MUITO mais).

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