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Fabio

Medir massa de ar

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Temos o MAP que mede a pressão no coletor de admissão e que junto com o sensor de temperatura do ar admitido consegue fornecer a massa de ar admitido.

 

Temos o MAF que mede o fluxo de ar admitido que junto com o sensor de temperatura do ar admitido consegue fornecer a massa de ar admitido.

 

E temos o HEISS que mede diretamente a massa de ar.

 

 

Quando se turbina um carro que usa MAP, pode-se usar um MAP que lê pressào positiva também. E quando se turbina um carro que usa MAF ou HEISS? O MAF e o HEISS já estão no limite e é preciso trocar por outro modelo? O MAF e o HEISS tem que sempre ficar antes do turbo para não ser afetado pela ar aquecido pela compressão do turbo?

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Hummm...

 

Boa "pregunta"!

 

Daqui a pouco o Jr da Overspeed vem esclarecer... :)

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Temos o MAP que mede a pressão no coletor de admissão e que junto com o sensor de temperatura do ar admitido consegue fornecer a massa de ar admitido.

 

Temos o MAF que mede o fluxo de ar admitido que junto com o sensor de temperatura do ar admitido consegue fornecer a massa de ar admitido.

 

E temos o HEISS que mede diretamente a massa de ar.

 

 

Quando se turbina um carro que usa MAP, pode-se usar um MAP que lê pressào positiva também. E quando se turbina um carro que usa MAF ou HEISS? O MAF e o HEISS já estão no limite e é preciso trocar por outro modelo? O MAF e o HEISS tem que sempre ficar antes do turbo para não ser afetado pela ar aquecido pela compressão do turbo?

Depende da injeção, geralmente MAF quem usa é Bosch motronic antiga, nestes casos vc usa técnica de saturação, ou seja qdo passa mais do que o máximo é sinal de que tem pressão, aí acerta apenas pela curva de TPS...é dificil explicar o processo sem mostrar as inumeras curvas e discursar sobre o funcionamento

 

Se é HEISS aí complica um pouco, mas vc pode trabalhar aumentando o diâmetro do tubo onde o HEISS vai e recalibrar o sensor no chip, aí passa mais ar pra esfriar o fio (hot wire), como vc sabe qto aumentou o volume sabe qual a relação pra mexer no chip (obvio que tem ajustes na hora de fazer isso).

 

Ou em ambos os casos dependendo do sistema e se for pressão baixa 0,4Bar basta recalibrar o sensor (isso significa mudar a tabela em que diz qto de tensão será referente a qto de ar)

 

[]s Jr

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O sistema Bosch MonoMotronic M 1.2.3 que era usado nos Golf 1.8 (95-96), Córdoba 1.8 (95-99) e Ibiza 1.8 (95-99) usavam a TPSxRPM para saber a massa de ar. Esse sistema é parecido com os de moto e com o do Tipo 1.6 que você havia falado?

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O sistema Bosch MonoMotronic M 1.2.3 que era usado nos Golf 1.8 (95-96), Córdoba 1.8 (95-99) e Ibiza 1.8 (95-99) usavam a TPSxRPM para saber a massa de ar. Esse sistema é parecido com os de moto e com o do Tipo 1.6 que você havia falado?

Sim esses carros usam o sistema Boschta..., ops.. Bosch Monomotronc :o))

 

São MUITO ruins, na verdade eles usam o TPS pra baseado numa tabela de VE (eficiência volumétrica) especular qual a massa de ar admitida, e usa a sonda pra acertar a mistura...foi a ÙNICA injeção da Bosch que ela se envergonha de ter um dia produzido... é MUITO ruim....

 

 

Tanto o MAF qto o HEISS não devem ser pressurizados, o primeiro porque como lê volume não diferencia se o volume tem pressão ou não e o segundo porque apensar de ler massa ele satura e pode quebrar a cerâmica

 

[]´s Jr

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Tenho uma dúvida antiga. O carburador se for colocado depois da turbina vai saber diferenciar a massa de ar quando a pressão variar, mas o volume se mantiver o mesmo?

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Outra dúvida. Nos motores com grande cruzamento no comando de válvulas nãofuncionam bem com HEISS/MAP?

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Outra dúvida. Nos motores com grande cruzamento no comando de válvulas nãofuncionam bem com HEISS/MAP?

Por partes:

 

1) Carburador é um sistema todo feito de excessões, não domino muito a técnica, ams ele não mede absolutamente nada, através de simples efeitos de dinâmica dos fluídos ele arrasta uma massa de ar atravéz de depressão num furo claibrado (giclê) aí tem melhorias como canetas, difusores, etc pra melhorar a não linearidade do efeito (opa, até isso explica porque HPI como acerto de carro não funciona, o simples aumento não é proporcional apenas, mas varia de acordo com a velocidade e carga...bem não vem ao caso pra não criar mais atritos)

 

Tanto que existes sistemas com a turbina pressurizando o carburador (os mais usados) como uns Kits da Ishi-kawagima que a turbina puxa o ar através do carbura, nesse sistema existe duas grandes desvantagens, o combustível contamina o óleo do mancal da turbina, e o combustível desgasta as pás do rotor, em compensação a mistura emulsiona (vaporiza e mistura) melhor e parece que abaixa a temperatura da mistura tbm.... bem, o sistema é muito pouco usado, mas que usou diz que é bem legal apesar dos problemas

 

2) Um sistema HEISS mede massa que passa portanto não tem grandes problemas em usar comandão exceto obvio o acerto necessário, o MAF por ter uma resposta mais lenta pode ser que a pulsação no coletor de admissão traga alguma anomalia na leitura acredito que não seja nada que não se contorne com reprogramação

 

[]s jr

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Minha dúvida a respeito de motores de grande cruzamento não funcionarem com MAP e HEISS é por causa que nenuma moto usa esse sistema e só usam TPSxRPM.

 

Quanto aos carburadores sempre tive essa dúvida de como o carburador faria a mistura com pressão atmosférica e com pressão maior que a atmosférica. Uma vez li que as motos que usavam sistema de indução de ar dinâmica (ram air), que esse sistema tinha um tubo que mandava a mesma sobre-pressão do ram air para as cubas dos carburadores para compensar a diferença de pressão. Não sei se é assim e por isso que até hoje tenho dúvidas de como acertar um carburador para funcionar com turbo na fase aspirada e na fase turbo.

 

Um sistema HEISS que mede a massa diretamente não teria problemas nos cálculos da massa de ar em ser usado depois do turbo por causa do ar estar aquecido pela compressão?

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Minha dúvida a respeito de motores de grande cruzamento não funcionarem com MAP e HEISS é por causa que nenuma moto usa esse sistema e só usam TPSxRPM.

 

Quanto aos carburadores sempre tive essa dúvida de como o carburador faria a mistura com pressão atmosférica e com pressão maior que a atmosférica. Uma vez li que as motos que usavam sistema de indução de ar dinâmica (ram air), que esse sistema tinha um tubo que mandava a mesma sobre-pressão do ram air para as cubas dos carburadores para compensar a diferença de pressão. Não sei se é assim e por isso que até hoje tenho dúvidas de como acertar um carburador para funcionar com turbo na fase aspirada e na fase turbo.

 

Um sistema HEISS que mede a massa diretamente não teria problemas nos cálculos da massa de ar em ser usado depois do turbo por causa do ar estar aquecido pela compressão?

A questão é PESO, mesmo que algumas gramas a mais fazem diferença em moto, além do mais moto tem características diferentes de carros, se permite muita cosia inclusive de vibração e falta de linearidade

 

Carburador em motor turbo é isso aí, a cuba é pressurizada sim, mas em que mudar canetas, tubo emulsionador (tem gente que diz que é a mesma coisa), etc.

 

O HEISS ná é feito pra ler massa sobre pressão, não sei se teria problemas, o certo é que não foi feito pra admitir isto, já ví carros montados assim, mas não é ocorreto

 

[]s jr

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