Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RoneyPJ

Low Pass

Recommended Posts

Bom galera!

 

É a primeira vez que monto um som, sou um pouco leigo no assunto,

por isso gostaria de uma ajudinha de vcs. Seguinte:

 

Comprei -uma Taramps TA 1.6 2ohms

-dois Woofers HPL hinor 600wrms 4ohms cada ligados em paralelo

Minha dúvida é quanto a regulagem do crossover, mais especificamente no low pass.

O HIGH PASS varia de 5 à 50Hz, no manual do woofer diz pra habilitar em 50Hz ou acima, o meu está pregado no 50Hz.

 

Agora o LOW PASS varia de 50Hz à 15KHz o meu está no máximo tb, pregado nos 15KHz. Nas especificações do Woffer

tem uma frequencia que varia de 35-3500Hz creio que seja a faixa de frequencia que ela trabalha.

Aí a dúvida:

se eu deixar o LOW PASS em 15KHz pode trazer algum dano ao woofer?

Ou ele vai funcionar normal, mas respondendo so até os seus 3500Hz ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse woofer eh de qnts 12", 15" ou 18"?

low pass vai ser ate onde vai tocar,

no seu caso de 50 ate 150, 200 dependendo

do tamanho do woofer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu Woofer é de 15"

E quero que ele dê aquele grave mais macio...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entaum cara, corta

o High Pass em 50 msm e o

LOW em 150 q vc vai

poder jogar + potencia sem danificar

o woofer, mas ja vou avisando

pra dar akele grave macio depende

muito da litragem da caixa e da sintonia do duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja o espaço disponível do veículo e projeta uma caixa mais adequada pro seu woofer,

caso já tenha a caixa tenta simular ela pra obter a sintonia e definir as frequências...

Se sua caixa ñ corresponder ao grave desejado o jeito será projetar outra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse cross eh bem impreciso. Seria melhor deixar os cortes do amplificador abertos, e fazer os cortes por via de um cross ativo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja o espaço disponível do veículo e projeta uma caixa mais adequada pro seu woofer,

caso já tenha a caixa tenta simular ela pra obter a sintonia e definir as frequências...

Se sua caixa ñ corresponder ao grave desejado o jeito será projetar outra.

Bom, eu fiz minha caixa de acordo com a litragem pedida pela hinor

60litros, mas joguei 70 litros por causa do volume do woofer 6lts

e uns mais ou menos uns 4 de manta. O som ta muito bom.

Estou deixando o low pass nos 15KHz. Quando eu diminuo um pouco o low

pass o woffer ja não fala qse nada. É melhor eu deixar

o woofer so nos graves ou deixo ele falar um pouco ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu fiz minha caixa de acordo com a litragem pedida pela hinor

60litros, mas joguei 70 litros por causa do volume do woofer 6lts

e uns mais ou menos uns 4 de manta. O som ta muito bom.

Estou deixando o low pass nos 15KHz. Quando eu diminuo um pouco o low

pass o woffer ja não fala qse nada. É melhor eu deixar

o woofer so nos graves ou deixo ele falar um pouco ?

 

Tentando entender aqui um 'LOW PASS' de 15Khz aplicado em um SUBWOOFER que responde só até 3.5KHZ . (tá sertu iço produssão ?)

 

A faixa dos graves vai até os 250Hz / 300Hz no máximo . Como é que um SUB é ''liberado'' para tocar acima disso sem danificá- lo ???

 

O "WOOFER" (sou SUB citado) "responde" até 3.500Hz (3.5 Khz), mas não é feito para isso . É SUB pow !!! (ou Woofer) .

 

Tudo acima dos 250Hz não é mais GRAVE . Deixar um SUB receber som acima dos 250Hz tá errado D+ . #Oxente

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode liberar o sub de tocar até 200khz se quiser! Mas isso não significa que ele vá fazer.

Se pegar um sub tipo eros, ele consegue responder com atenuação até uns 600hz pelo menos! Mas isso não é o ideal, recomendado pela fábrica! Pois quanto mais programa o falante tiver que responder, menos ele pode se dedicar ao que foi feito! 

Em outras palavras, um eros de 18" tocando de 50 a 120hz vai tocar BEEEEM mais que um eros de 18" do mesmo modelo tocando de 30 a 600hz!


E, em tempo: Olhe a data das postagens! Tu tá respondendo pergunta de 2011 como se o cara tivesse acabado de perguntar e estivesse aguardando resposta!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode liberar o sub de tocar até 200khz se quiser! Mas isso não significa que ele vá fazer.

 

Se pegar um sub tipo eros, ele consegue responder com atenuação até uns 600hz pelo menos! Mas isso não é o ideal, recomendado pela fábrica! Pois quanto mais programa o falante tiver que responder, menos ele pode se dedicar ao que foi feito! 

 

Em outras palavras, um eros de 18" tocando de 50 a 120hz vai tocar BEEEEM mais que um eros de 18" do mesmo modelo tocando de 30 a 600hz!

 

 

E, em tempo: Olhe a data das postagens! Tu tá respondendo pergunta de 2011 como se o cara tivesse acabado de perguntar e estivesse aguardando resposta!

 

independente do ano, a pergunta foi 'aberta' à todos !

 

Pesquisadores desenterram tópicos ! Não é o que ''os antigos da panelinha'' do fórum sempre reforçam para fazermos ???

 

A Bomber recomendou meu LOW-PASS para os meus Bicho Papão de 15" em 500Hz ... (e 120Hz com mala fechada) .

 

Se um SUB toca até 1000Hz, por qual motivo ele não tocaria até os 200Hz se configurado para isso ???

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

frequência máxima para Subwoofer 150 hz e ponto ! acima disso só woofer e mid bass 

 

todo teste de transdutores são feito aplicado um sinal de ruido rosa traçando uma curva de resposta e como toda resposta não é plana existe uma atenuação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

frequência máxima para Subwoofer 150 hz e ponto ! acima disso só woofer e mid bass 

 

todo teste de transdutores são feito aplicado um sinal de ruido rosa traçando uma curva de resposta e como toda resposta não é plana existe uma atenuação.

 

Então os caras da Bomber são loucos em permitirem 500Hz de Low nos SUB que eu tenho, ou o que você está AFIRMANDO não passa da ''sua opinião'' ???

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu falei é fato. O que o Brunin tá falando, é o ideal! Pra ter um som de qualidade e tal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu falei é fato. O que o Brunin tá falando, é o ideal! Pra ter um som de qualidade e tal.

 

Fique feliz pra caracas quando soube que posso cortar meus Bicho Papão em 500Hz .

 

Perco um pouco em SPL (ainda nem sei se isso é fato, mas ...), porém ganho em médios- voz e médios- graves . ( uma coisa compensa a outra )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...