Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Rafael_Oliveira

Falta de graves no corolla .

Recommended Posts

Boa tarde rapaziada.. venho solicitar uma ajuda para os colegas , pra eu tentar resolver o velho problemas de graves em sedan.... especificamente no corolla modelo antigo, 2005, que ainda por cima nao possui nenhuma passagem pros graves.. alem de no "tampao" nao ter furos pra falantes, o banco de couro(bi-partido com encosto) possui por dentro um chapa de metal fora a fora..... :banghead

 

Pois bem, apos longa pesquisa, encontrei solucao na band-pass 4 ordem, pelo fato de ser menos dificil o erro de ajuste com um duto so... claro que nao tenho absolutamente nada definido, pois se alguem com experiencia nesse tipo de carro/caixa disse que eu tenho que meter o sub dentro do tanque pra obter satisfaçao nos graves, vamos dar um jeito.. hehehe.... ainda nisto, qualquer corte em lata, tampao, banco ou outro ajuste necessario sera feito sem piedade da vitima ok.. rs... [¨]

 

Meu gosto musical seria de rock tipo linkin park, rock nacional tipo ira, black, tuts-tuts em geral e mpb tb......

 

 

Equipamentos ja ultilizados: 01 sub fosgate rfp-1412, inicialmente selada mdf 18 mm, com 35 litros livres conforme manual, e em seguida na tentativa de nao jogar td fora, feito duto de 4" por 42 cm conforme calculador de dutos do autosom.....essa tentativa melhorou consideravelmente a situaçao, mas longe do esperado (ja ultilizei antes esse sub e sei que ele tem capacidade e muito pra sobrar grave que preciso, pq ja passei faz tempo do spl e agora preciso apenas som em "volume" bom pra todas as frequencias....

 

Observaçao importante, mesmo nessa situaçao de dutada, eu estou andando com um dos banco rebatidos, pra passar melhor os graves, funciona, mas mesmo assim ta fraco... nao sei se nessa situaço "deveria" estar bom, mas nao esta... direto em algumas musicas parece que ta forcando o sub e nao sinto os graves como deveria... :angry:

 

 

Alimentado por um roadstar rs1200d , positivo de apenas 10 mm direto da bateria moura 75 ah.... sei que nao ta ideal, mas observando que o rs1200 trabalha com 350 rms a 4 ohms, creio eu que nao necessite de muito mais que isso pra alimentar.(to querendo passar mais um de 10 mm por de desencargo , se alguem falar que ta pouco ai ja animo de fazer.. rs)

 

 

Pra complementar, provisoriamente hu pioneer 2250 tocando diretamente falantes das portas originais, que por sinal muito bons.. atualmente acompanham muito bem os graves... se houver necessidade de tocar eles com modulo, sera providenciado tb...

 

Estou no serviço, mas de noite irei postar umas fotos pra dar uma ideia melhor...

 

Outra coisa, encontrei em outro forum um colega com o mesmo caso que eu, com corolla tb , e no desenrolar do topico, ele mencionou ter enviado email a fosgate e a mesma retornou com o seguinte projeto:

 

bandpass 4a ordem:

 

Rear sealed chamber internal volume: 1.3 cubic feet (39.6435 L)

Front ported chamber internal volume: 1.9 cubic feet (53.8020 L)

2 dutos de 4"x19,5cm

 

Ps, nao sei da veracidade disto, mas tb nao creio que o cara precise invertar nada, ainda mais precisando de help igual eu.....

 

Finalmente, alguem se dispoe a me ajudar, calcular essa band-pass ou encontrar onde esta meu erro no projeto?????? pasmafaute

 

Aguardo e agradeço muitissimo que puder me ajudar .... abraços. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja vi algumas coisas sobre esse problema por aqui !! vejo muito as pessoas usarem como saída furar o tampão e colocar os dutos direcionados!! o cabo devera ser trocado sim !! na miinha opinião um de 21mm fica bom...e não sai caro.....!!! agora eu colocaria pelo menos um sub com uns 500 rms num sedan....e bem alimentado ( bateria, fiação correta, modulo etc ).

seria interessante tb vc colocar sua dúvidas na parte de spl tb !! a galera la tem muita manha tb pra esse tipo de problema !!

flws !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja vi algumas coisas sobre esse problema por aqui !! vejo muito as pessoas usarem como saída furar o tampão e colocar os dutos direcionados!! o cabo devera ser trocado sim !! na miinha opinião um de 21mm fica bom...e não sai caro.....!!! agora eu colocaria pelo menos um sub com uns 500 rms num sedan....e bem alimentado ( bateria, fiação correta, modulo etc ).

seria interessante tb vc colocar sua dúvidas na parte de spl tb !! a galera la tem muita manha tb pra esse tipo de problema !!

flws !!!

 

 

valeu ai thiago a atencao... a ideia do duto nao cogitei, pq ja vi muitos relatos que posicao de duto nesse tipo de caso nao influi muito, dependendo pode piorar ate, mas fica a ideia de tentar sim..ja que nao gastasse nada .... o que tambem eu vi aqui msm no forum, que deu melhoria pra esse caso e deixar a face do sub num angulo de 45 graus apontado pra cima ... porem apenas como melhoria e nao solucao, e estou disposto a solucionar de vez....

 

sobre a fiacao, entao, como ja tem a de 10, penso em colocar mais uma.. ficaria 20mm entao.. gasto menos ainda pra fazer isso, que eu lembre paguei r$ 2,7 o metro desse cabo... entao com 15 pila ja passo ela pra 20mm..

 

cogitei tambem a troca por um sub mais forte, mas tenho muito dó de dispensar do oficio este fosgate, pq sei que alem de qualidade ele tem forca tb, pelo sua alta sensibilidade de 90 db.... por favor me corrigem se esse raciocinio esta equivoco...

 

nao sei se vira agora postar la no spl, ficar duplicando topico.. agora vou esperar aki um pouco mais e ver a ajuda que chega.. valeu ai brother. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu resolvi isso c/ um sub de 1000w (+ amp de 1000w) em dutada. Sem modificações no carro.

Editado por AFCosta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No mínimo um sub + amp de 500rms. Pode até ser em selada se o sub for competente.

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

huumm.... parece ser unanime por enquanto que nao adianta mexer no que ja tenho, o certo seria trocar o sub msm?

 

putz, se eu soubesse deste porta malas lacrado que o corolla tem, nao teria desfeito de um nitro de 15 de 1000 rms que tava no armario faz tempo.....

 

calculei 100% errado que este fosgate iria se adequar ao meu sistema ou alguem possui uma opiniao diferente e derrepente me de uma luz diferente ....? :(

 

vou la tirar umas fotos e ja posto, agradeço a participaçao dos users...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RFP-1412

dsc08704g.jpg

 

 

Vista do tampao totalmente lacrado

dsc08706.jpg

 

 

RS-1200D

dsc08708y.jpg

 

Bancos por dentro, que alem de couro, tem a tal chapa de ferro em toda extensao

dsc08709r.jpg

 

 

 

Se alguem precisar de algum detalhe a mais , estamos ai .. valeu galera..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A quem puder responder a duvida que me tira os cabelos agora.. rsrsrs :unsure:

 

Sub que suporta 200 rms com 90 db de sensibilidade "fala" igual a um sub que suporta 400 rms de 87 db de sensibilidade? essa teoria se mostra totalmente correta tb na pratica galera?

 

 

Eu julgava que sim ate me deparar com esse meu caso atual... e fico perdidinho se um sub mais forte ira sanar totalmente o problema.. a nao ser logico um sub de mais de 500 rms e com alta sensibilidade e com qualidade que eu aprecio tanto hj... mas isso necessita de uns 500 mangos pra resolver... [o_]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, acho que tava na seçao errada mesmo, caso moderaçao quiser trancar, por favor fiquem a vontade... abri na seçao spl..... obrigado quem entrou e opinou.... :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...