Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Eduardo Tai

Gol 5cil. 2.1 10V Turbo (by Audi Quattro)

Recommended Posts

Pessoal, posto aqui fotos do meu projeto que está parado há 6 anos... Por que parado ? GRANA, lógico !!! kkkkkk

 

Como todo bom assalariado, comecei meu projeto ainda solteiro, mas depois vem esposa, filhos, daí já viu.... como não nasci em berço de ouro......

 

A idéia era montar um AP 1.6 turbo. Gosto do 1.6 pq ele dá bastante giro e com um comandinho dá trabalho pra muita gente grande... rs... Mas daí tudo mudou quando encontrei este motor a venda, um 5cil. turbo do Audi Quattro. Estava sem os agregados, sem a turbina original e sem o distribuidor. O câmbio quattro tbm já não existia mais... uma pena...

 

Pistões pequenos, medida 79,5mm. Mesma medida do MD 1.6 do Passat. Talvez isso me ajude caso precise de pistões e anéis...

motor04.jpg

motor01.jpg

 

Depois de algumas pesquisas descobri que o câmbio do Gol GTi 16V serviria no meu motor SEM nenhuma adaptação. A explicação é que este câmbio é originário da Audi, e a furação seria a mesma. Comprei um novinho no Crestana aqui em SP, paguei na época R$ 800,00. Levei num torneiro para fazer uns adaptadores para os bolachões do câmbio, que do GTi 16V são diferentes do AP. Minha idéia é usar do AP, mais barato e fácil de encontrar:

motor03.jpg

 

Depois com muito custo (isso demorou muito mesmo) consegui encontrar o conjunto do acionamento hidráulico da embreagem deste câmbio. Já não bastasse a imensidão de adaptações no carro, não queria enfrentar mais esta. Achar este conjunto foi excelente. Paguei na época R$ 250,00:

DSCF0150.jpg

 

Uma procura que tbm me desgastou bastante foi encontrar o distribuidor deste motor. Foi gasto desnecessário (explicarei logo adiante). Acabei fazendo amizade com um português que vivia na Alemanha e tinha uma loja especializada em equipamentos de alta performance para a linha Audi. Ele encontrou o distribuidor para mim e me enviou. Na época foi outra facada, peguei em Euros uma quantia equivalente a R$ 600,00...

 

Agora a parte da injeção precisaria ser modificada. A injeção original, inclusive módulo, vieram com o motor, porém a injeção do tipo mecânica (década de 80) seria difícil ajustar e de difícil manutenção. Então, retirei os bicos originais e mandei adaptar uma flauta no cabeçote com 5 bicos Bosch e outra flauta com mais 5 bicos no coletor de admissão:

cabecote01.jpg

cabec_adm.jpg

DSCF0006.jpg

DSCF0005.jpg

DSCF0001.jpg

 

O módulo de injeção que escolhi foi a Fueltech Race-Pro1F+ e desde que comprei já fiz alguumas atualizações e nunca utilizei... rsrs... Por fim a Fueltech dispobilizou o sistema de controle da ignição através de bobinas diretas, sem a utilização de distribuidor, o que me deixou feliz por ser um sistema mais sofisticado e triste pq comprei um distribuidor sem necessidade !!

 

A correia dentada tbm precisou vir de fora. Mandei fabricar um junta de aço do cabeçote e a junta da tampa de válvulas:

DSCF0021.jpg

 

A adaptação do motor não foi tarefa difícil. Mandei num conhecido que sempre fez adaptações em carros e jipes. Ele que adaptava todos carros da Equipe Chicoloco de burnout com tração traseira, tbm fez um Fiat 147 com AP turbo e tração traseira. Seu único ponto fraco era o acabamento. Abaixo o motor instalado com o intercooler saradão no lugar:

DSCF0034.jpg

DSCF0135.jpg

DSCF0136.jpg

 

Um detalhe legal este motor é que já veio com um radiador de óleo, assim não precisarei adaptar. Um coisa interessante tbm é que este motor usa 2 filtros de óleo. OS filtros conseguui encontrar aqui num grande importador de filtros.

DSCF0137.jpg

DSCF0138.jpg

DSCF0140.jpg

DSCF0141.jpg

 

 

 

Abaixo fotos diversas:

 

Rodas aro 15 modelo Califórnia. Hoje em dia são raras mas acho muito lindas. Quero pintá-las de dourado com a borda diamantada:

DSCF0004.jpg

 

Shift light:

shift.gif

 

Painel do Gol quadrado com volante do GIII. Manômetros já no lugar e molde para instalação da Fueltech.

DSCF0142.jpg

 

Turbina Garret .50

DSCF0069.jpg

 

Laterais de porta confeccionadas em Alucobond (material de alumínio utilizado em fachadas de prédios)

DSCF0068.jpg

 

Detalhe do coletor de admissão:

DSCF0058.jpg

 

Abraços a todos. Espero num futuro próximo terminar este meu brinquedinho. rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo brinquedo hein

 

 

Ta esperando quantos CV, nas rodas ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest rodriguinhow

lembro dessas fotos no clube do gol quadrado há uns anos atrás...

é uma pena esse projeto estar parado..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coragem, hein? E a perspectiva? Quais os próximos passos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oloco, que projeto da hora... E diferente...

 

Espero que consiga tirar do papel seu projeto, já que hoje em dia estamos com mais facilidades de encontrar pelas para carros mexidos do que a 6 anos atrás...

 

Boa sorte, e se mudar alguma coisa atualiza o tópico ai...

Abraço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que empenho!

 

Parabéns pelo trampo, parece que vai andar muito..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba... vai ficar no minimo interessante... imagina o barulho desse motor =P

 

Parabens pela dedicação cara, espero ver esse carro montado e andando =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valew amigos, obrigado pelos comentários !

 

Minha expectativa é atingir 400cv, potência esta que dizem ser suportada por este câmbio.

 

Espero que este ano eu consiga dar andamento neste projeto ! Sim, tinha postado no fórum do Clube dos Quadrados

 

Para dar sequencia agora, precisaria colocar um tanque de combustível, fazer a linha de combustível e de pressurização, instalar a Blow-Off (já tenho), fazer toda parte elétrica inclusive ignição, adaptar os sensores exigidos pela Fueltech, colocar uma embreagem de cerâmica (outro mico.... o miolo do disco tem estrias só usadas neste câmbio) - não é defícil conseguir, mas o preço é bem salgado, adaptar o pedal da embreagem, fazer freios nas rodas (linha de freio OK), colocar bancos concha e acho que aí já dá pra brincar... rsrss

 

Abraços a todos !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ORRA...

 

coragem hein cara

vai andar somente na pista com o gol? ou vai ser de rua?

 

parabens pelo empenho e que todo o projeto se realize conforme programado

boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ORRA...

 

coragem hein cara

vai andar somente na pista com o gol? ou vai ser de rua?

 

parabens pelo empenho e que todo o projeto se realize conforme programado

boa sorte

Obrigado gboff !! o carro vai ser pra pista, só que o pior de tudo é que com esta motorização, se for na arrancada, vai pegar força livre.. dai F***** tudo, pq lá o pessoal é tudo endinheirado... rsrsrs...

 

 

E eu meio desanimado já só de adaptar outra mecânica no Chevas, isso que já tem tudo pronto, é só comprar e jogar lá no cofre hehe... [^]:vts

Beto, nem me fale.... hahahahaha.... sei bem como é, às vezes a gente quer mexer um negocinho de nada no carro e já bate aquele desânimo! rsrsrs

 

Vc não acredita, mas faz 1 mês que preciso fazer o 1º rodízio de pneus do Taurus, mas se não tá sol demais, tá chovendo. Daí fui 2 vezes na loja onde comprei os pneus, os caras vêem que o trampo é mer** e nem falam pra esperar, já vão logo despachando... rsrsr

 

Abraços !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha... eu acho q ignorancia poka é bobagem... sempre ouvi falar dessa possivel adaptação, mas em se tratando de espaço, descrição é detalhe... num tem como disfarçar...pergunto-me num bola teria como manter o painel frontal???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso já andou depois de montado, ou você nem botou pra girar?

 

Acho que a parte mais complicada ja passou, o resto você vai fazendo com o tempo. Bota pra rodar, fraco mesmo, isso anima muito a terminar. Quando fica parado é só tristeza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso já andou depois de montado, ou você nem botou pra girar?

 

Acho que a parte mais complicada ja passou, o resto você vai fazendo com o tempo. Bota pra rodar, fraco mesmo, isso anima muito a terminar. Quando fica parado é só tristeza.

más ogora tem que terminar haushauh já foi 80%..

 

motorzão top o 5 caneco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha... eu acho q ignorancia poka é bobagem... sempre ouvi falar dessa possivel adaptação, mas em se tratando de espaço, descrição é detalhe... num tem como disfarçar...pergunto-me num bola teria como manter o painel frontal???

No meu caso, o que vai denunciar é o intercooler e uma bolha que tivemos que fazer no capô, por causa da polia do comando que impedia de fechar o capo. O gol bola tem a frente mais curta ? Por continuar com a tração dianteira, o motor deve ir pra frente. Se botar tração traseira, dá pra jogar o motor pra trás, porém parede corta-fogo vai pro espaço....

 

Isso já andou depois de montado, ou você nem botou pra girar?

 

Acho que a parte mais complicada ja passou, o resto você vai fazendo com o tempo. Bota pra rodar, fraco mesmo, isso anima muito a terminar. Quando fica parado é só tristeza.

 

Kleber, ainda estou na secura ! rsrsrs Tbm acho que o mais complicado (e dispendioso) já foi. Tm concordo que se botar pra funcionar vai dar uma animada !!

 

 

más ogora tem que terminar haushauh já foi 80%..

 

motorzão top o 5 caneco.

 

Esses 20% estão me matando !!! rsrsrs

 

Uma curiosidade: Entrei agora no site da Crestana&Crestana por curiosidade e vi que o câmbio do GTi bola que paguei R$ 800,00 na época, está agora R$ 3.500,00 !!

 

Abraços a todos !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma curiosidade: Entrei agora no site da Crestana&Crestana por curiosidade e vi que o câmbio do GTi bola que paguei R$ 800,00 na época, está agora R$ 3.500,00 !!

Abraços a todos !

 

Um motivo a mais pra colocar pra rodar, fazer valer todo o seu investimento no carro e pra galera ver que da certo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu contínua com o projeto, tá sensacional e tí comprando peças firmex vai ter bons resultados, quero ver andando muito hein...

 

Boa sorte ae kra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Por que parado ? GRANA, lógico !!! kkkkkk"

 

Queria não ter grana que nem vc! KKKKK

 

INVEJA TOTAL!

 

Acompanhando sempre que tiver up's, parabéns por manter o projeto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...