Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
l.marino

[Corsa Sedan - DIY] Projeto SQ 4 vias iniciando

Recommended Posts

Bom pessoal, depois de muito tempo resolvi montar um sistema 4-way.

 

O que mais me motivou foi a falta de frequencias médias que eu sempre senti com os kits 2 vias que já usei,

vou ver se me arrisco a mexer com fibra para poder montar as colunas, quanto ao midbass to pensando em utilizar

utiliza-los na porta tratada mesmo, ainda mais pela caracteristicas dos equipamentos que tenho que possuem

QTS e EBP altos.

 

Segue a lista dos equipamentos que estao comigo e que vao/podem ser utilizados:

 

HU:

 

Pioneer P99RS

http://www.crutchfield.com/S-qdP5a7TbofG/s_130DEXP99R/Pioneer-Stage-4-DEX-P99RS.html

 

Subwoofer:

 

-JL 12W6V2

-2xJL 8w1v2

 

Estou pensando em qual dos dois utilizar, já tenho as caixas prontas do 12W6v2 Selada, e a principio ele será o escolhido.

 

Midbass:

 

Peerless 830946 SLS 6.5"

https://www.madisound.com/store/product_info.php?products_id=8234

 

Scanspeak Discovery 18W/4434G-00, 7"

https://www.madisound.com/store/product_info.php?products_id=8710

 

Para midbass estou com as duas opções, o SLS, que pela curva toca legal até 500Hz, tendo um pico e caindo rapidamente acima disso, e o Scanspeak que sobe legal até 2Khz.

Será que em porta eles vão se comportar bem ou será necessário algum pezinho? Não simulei nada ainda, mas pelos parametros me parece que eles vão pedir uma litragem alta.

 

Midrange:

 

Tang Band W3-1364SA 3"

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.cfm?Partnumber=264-844

 

Tweeter:

 

Scan-Speak Illuminator D3004/602000 1" Soft Dome

https://www.madisound.com/store/product_info.php?products_id=8497

 

Amplificadores:

 

Alpine PDX-5

Xtant 202M

DLS A3

 

Cabos -

RCA: Knuzconcept Krystal

Falantes: Knuzconcept 16AWG

 

Quanto aos amplificadores, como não estou querendo mexer na bateria estou pretendendo tocar tudo com o Alpine (midbass, midrange, sub)e Xtant (Tweeter).

Outra opção seria deixar um canal sobrando no alpine e colocar o A3 no sub, mas provavelmente a bateria original de 60A vai ficar pequena.

 

Os cortes são outra incognita, tudo será ativo controlado pelo player, pretendo começar com:

 

Sub: 63Hz 12dB

Midbass: 80Hz 12dB / 500Hz 24dB

Midrange: 500Hz 24dB / 4kHz 18dB

Tweeter: 4.5kHz 12dB

 

O player faz cortes de 30 e 36dB, teria alguma vantagem em fazer um corte tão preciso assim?

 

Nunca mexi com fibra, quando penso nisso o que me vem a cabeça são mãos coçando (ja utilizei uma caixa de fibra pré fabricada, que reforcei internamente com manta asfaltica), se alguem tiver um passo a passo agradeço.

 

Bom, de inicio é isso pessoal, estou aberto a dicas e sugestões, vamos ver se consigo finalizar esse projeto :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, isso deve ficar bom, uma vez que vai usar cross ativo. Se não gostar de um corte é só alterar e testar outro. Agora o carro é um Corsa sedan ou o Classic. Se for o Classic, acho que o Peerless vai ficar grande para a porta dele e o vidro vai esbarrar no ímã quando descer. Achei também o Tangband muito alto, vai dar trabalho fazer essas colunas. A escolha do sub vai depender do tipo de música e do tipo de caixa que pretende usar. No meu caso eu fui de 2x8 polegadas.

 

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aaaeeeee agora vai!!!

 

Set tem tudo pra ficar bom.Não posso falar do midbass que pretende usar, não conheço. quanto ao full, o imã é neodimio, fininho e cabe na coluna em on axis tranquilo. Ele é pequenino mas fala bastante, vai gostar. Cone de papel faz ele bem natural.

Se vai fazer corte pelo player ótimo. Só acho que teus cortes estão errados.

Sub até 63 beleza

mid bass 63 até 200 no máximo e corte bem abrupto, algo como 24db. mais que isso, o mid bass "falará grosso", vai perceber e atrapalhará bastante o palco dos fulls.

Full ai pode descer até 200Hz sendo HP no mínimo 24db tbem. se tiver opção de 36 vai fundo que só protegerá ele mais.

regular ganhos, para dar boa integração e filé!!

Tw nunca ouvi. A parte aguda desse full é bem smooth, legal,poderia até ficar sem tw. Mas pra qualidade, tweety é o que há pra completar altissimas frequencias. To pra te falar que um corte em HP 10000Hz pra ele ja mandará bem. Testando ja poderá tirar mais conclusões, claro.

No mais, aquilo que te falei, tamos ai!! definido o que quer, daremos maior força pra ti aqui!

 

 

flw

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Markto ja falou praticamente tudo...e com certeza mete a mão na massa q vai ficar top...

 

faça coluna ON AXIS pq o som desse FULL é maravilho...

 

no meu caso está assim

 

SUB ATÉ 80HZ em 18db/8

 

MIDBASS Fosgate 80HZ HP 18db/8 a 315hz 18db/8

 

FULL tangband 350hz HP 18db/8 a 4000hz 18db/8

 

Se não me engano no Tweeter Dayton meu está de 4500hz 18db/8 pra cima... (O MARKTO PODE CONFIRMAR, pq foi ele q montou o cross)

 

e vou te falar q esta bem equilibrado viu...

 

COMO O SEU SERÁ TUDO ATIVO, será bem mais facil regular e chegar num ponto perfeito...

 

 

PS: PARA O MEU GOSTO, prefiro o JL 12w6v2...tenho um de 10" e acho fantástico...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diego teu full tá HP em 300Hz e Lp em 3.500 12db/8. O tw ta em 5.000Hz.

Isso é a configuração básica e fecho legal assim. Opção. O tw do Leandro deve ser show de bola(nunca ouvi) e se for bom mesmo, de mais qualidade que o full, digamos que poderá cortar mais abaixo que isso, talvez full lp em 2500 e Tw em 3k por exemplo. Na configuração do Dieguito Pantera, a transição ta bem macia, usando o Dayton nd20.

 

Falô Dieguito Pantera Nervosa!!! e esse Steg ai fi?? :rever1: agora vai destruir a goletaaa!!??

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diego teu full tá HP em 300Hz e Lp em 3.500 12db/8. O tw ta em 5.000Hz.

Isso é a configuração básica e fecho legal assim. Opção. O tw do Leandro deve ser show de bola(nunca ouvi) e se for bom mesmo, de mais qualidade que o full, digamos que poderá cortar mais abaixo que isso, talvez full lp em 2500 e Tw em 3k por exemplo. Na configuração do Dieguito Pantera, a transição ta bem macia, usando o Dayton nd20.

 

Falô Dieguito Pantera Nervosa!!! e esse Steg ai fi?? :rever1: agora vai destruir a goletaaa!!??

 

Markto

 

Vlwww pela correção...sempre esqueço os cortes...ahsuaihsuaihsuiahus

 

FIOOOOO...só falta ou irmão do meu JL10w6v2...ai meu set estará completo...hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É Diego, se eu te conheço...vai arrumar + um JL!! :legal:

 

Leandro, lembra do par de 8w1v2 que peguei contigo? então, foi um dos melhores sets de sub que usei. Saudades. Usava em selada de 14 litros cada, empurrados em 2 ohms pelo Fosgate 500m. Tocavam muito bem.

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora o carro é um Corsa sedan ou o Classic. Se for o Classic, acho que o Peerless vai ficar grande para a porta dele e o vidro vai esbarrar no ímã quando descer.

No meu caso eu fui de 2x8 polegadas.

Entao Crawling, é um Corsa sedan do modelo novo, dependendo vou ter que fazer um baffle para o peerless.

faça coluna ON AXIS pq o som desse FULL é maravilho...

FULL tangband 350hz HP 18db/8 a 4000hz 18db/8

PS: PARA O MEU GOSTO, prefiro o JL 12w6v2...tenho um de 10" e acho fantástico...[/b]

To pensando em ir no on axis mesmo, vou ver com o markto como fazer uma coluna com fibra :)

Boa sorte Leandro...! Precisando estamos aqui ;D

Opa, vlw galego, vou precisar de ajuda sim, e até o carnaval vamos ver se marcamos pro pessoal se encontrar para ouvir diferentes sets.

Leandro, lembra do par de 8w1v2 que peguei contigo? então, foi um dos melhores sets de sub que usei. Saudades. Usava em selada de 14 litros cada, empurrados em 2 ohms pelo Fosgate 500m. Tocavam muito bem.

Eh, futuramente vou fazer umas caixas para eles sim, ja foram duas recomendacoes, do Crawling e sua, se for bem sucedido em fibra capaz de eu montar algo nas laterais do PM, heehhehehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eu usei em uma parati na época e o grave passava muito bem. Em um sedan, tem que ser analisado pra não perder tempo e $$$$. Talvez par de 10w1v2, ou 1 sub só ,ais parrudo, não sei sua idéia, tem que analisar! quanto as colunas, tamos ai, se vem pra região é 2 palitos e deixamos elas prontas! Analise, troque sujestões e idéias, definindo tamos ai!

 

abraço

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usaria sub até 40-50 e os Peerless a partir disso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usaria sub até 40-50 e os Peerless a partir disso.

 

Eu ja acho disperdicio usar sub pra tocar apenas 40-50hz...pra mim sub tem q ir até 80hz :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E eu acho sub em 80Hz um absurdo.

 

É gosto, como pode-se ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Absurdo ou não, gosto não se discute.

Hoje uso o sub em selada, LP 40Hz 12db/8. Os Midbasses estão em Hp 50Hz.

Tudo depende da integração sonora, se o midbass descer bem, levará o grave mais pra frente e isso é muuito bom.

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Absurdo ou não, gosto não se discute.

Hoje uso o sub em selada, LP 40Hz 12db/8. Os Midbasses estão em Hp 50Hz.

Tudo depende da integração sonora, se o midbass descer bem, levará o grave mais pra frente e isso é muuito bom.

 

Markto

 

Pois é questão de gosto mesmo...

 

Mais no seu caso Markto não tem como não ser diferente...pq esses Minisubs da 6" da JL é um absurdo de subs...rsrsrsr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Absurdo ou não, gosto não se discute.

Hoje uso o sub em selada, LP 40Hz 12db/8. Os Midbasses estão em Hp 50Hz.

Tudo depende da integração sonora, se o midbass descer bem, levará o grave mais pra frente e isso é muuito bom.

 

Markto

 

Exato. Com um sub em 80Hz você vai sentir o som no porta mala, não tem jeito. Tanto pela diferença enorme de spl, quanto por mais ressonâncias.

 

E o Peerless em questão provavelmente deve ser mais cavalo que os JL 6W0.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O jeito vai ser testar mesmo, eu ouvi falar muito bem desse mid quando estava pesquisando, vamos ver até quanto ele consegue descer, espero que até os 50Hz pelo menos.

O conjunto magnetico do peerless realmente impressiona, quando fiz o pedido pela Madisound eu achei que os caras estavam ganhando dinheiro no frete, mas quando eles chegaram vi que os falantes sao realmente muito parrudos, como o Crawling ja disse, é provavel que ele não caiba na porta sem um adaptador.

 

Depois de tudo instalado vou utilizar o auto tune do Pioneer, que é um sistema parecido com o imprint da alpine, com um microfone ele regula cada falante (TA, frequencia - preciso aprender como funciona alias), dai posto aqui o que ele fez com o sistema, vamos ver se essa semana começo a montar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TA não é bicho de 7 kbças não...

 

não sei n o seu caso...mais no meu, a medida é dada por cm...coloco +- a qto cm o ouvinte esta de cada falante e boa...ai só fazer um ajuste fino para mais ou para menos...

 

o q complica é q alguns player...o Alpine por exemplo é dado em polegadas...ai dificulta um pouco mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TA não é bicho de 7 kbças não...

 

não sei n o seu caso...mais no meu, a medida é dada por cm...coloco +- a qto cm o ouvinte esta de cada falante e boa...ai só fazer um ajuste fino para mais ou para menos...

 

o q complica é q alguns player...o Alpine por exemplo é dado em polegadas...ai dificulta um pouco mais

 

E o kenwood que o TA é dado em "pés"?

 

Vai até 10foot hehe xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leandro só papo furado e foto que é bom nada...

Se esse perrless é tão cavalo assim, duvido que caberá na porta. O 6w0 não entra na porta, tem 4 polegadas de profundidade. E se ele descer até uns 50Hz com força, eu usaria o 12w6 que ja ta na mão mesmo, com corte em 40hz, pra completar o que o mid não faz. Ai fi, vai tremer tudo!

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal,

 

ainda não instalei nada alem do CD Player, verifiquei os dados do Peerless SLS, ele tem 83mm de profundidade, acredito que terei um problema com a profundidade...

http://www.tymphany.com/files/SLS-P830946%20Rev1_1.pdf

 

Apos a instalacao do player, com o bi-amp do alpine, utilizando o kit morel tempo percebi que o som dele é realmente bem superior ao 9887 e ao 785usb, quando comparado com o DRZ9255 a briga fica boa, lembrando que se tratam de primeiras impressoes, sem regulagem adequada.

 

Como segundo o markto esse tópico não vale nada sem fotos, vou tirar umas essa semana ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ouvi esse player no set do leandro, mesmo sem as devidas regulagens achei excelente

e ruído ZERO, nenhum misero ruído mesmo e eu escuto até 19Khz.

 

Quanto aos SlS, melhor mandar blindar a porta hehe.

 

att,

marcelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ouvi esse player no set do leandro, mesmo sem as devidas regulagens achei excelente

e ruído ZERO, nenhum misero ruído mesmo e eu escuto até 19Khz.

 

Quanto aos SlS, melhor mandar blindar a porta hehe.

 

att,

marcelo

 

Orra Japa Marcelo, ce ta com ouvido bom heim!! Meu ouvido deve ta cheio de cera!! acho que não chego a uns 12Khz!! HUHAUhuhAuhUAhuhauHA :vts O massa é que tbém não ouço ruido!!

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Orra Japa Marcelo, ce ta com ouvido bom heim!! Meu ouvido deve ta cheio de cera!! acho que não chego a uns 12Khz!! HUHAUhuhAuhUAhuhauHA :vts O massa é que tbém não ouço ruido!!

 

Markto

 

Idem...

 

os 4 excursion de 12" + SD3000 fizeram um bom trabalho na minha audição... :vts :vts :vts

 

 

Ahhhhhhhh, esse JL 12w6v2...acho q ficaria com um SPL mais interessante que meu JL 10w6v2...ashauishuiahsuiashuais

 

 

Quanto ao Player da Pioneer...estava olhando as especificações dele...e pqp...parece ser MUITO, mais MUITOP TOP hein...chega a brilhar os olhos...ashauishuaisaui

 

só q é BEMMMM carinho por sinal...rsrsrs

Editado por Diego Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...