Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Guilherme_Surdo

Polimento X Cristalização X Espelhamento X Enceramento = Diferenças e

Recommended Posts

Existem muitas dúvidas sobre Polimento, Cristalização e Espelhamento.

Entre elas;

- Qual é a melhor, qual o mais eficaz, etc...

 

Relacionei abaixo o que melhor encontrei sobre o assunto.

 

Primeiro um breve momento de Cultura sobra a pintura do seu carro pra melhor intender sobre o embelezamento do seu carro:

 

ORIGINAL

- Quando um carro sai de fábrica, sua chapa de aço é protegida por uma brilhante e dura camada de tinta que tem algo entre 60 e 80 mícrons (1 mícron = 1 milésimo de milímetro) de espessura. Esta camada é normalmente dividida em cerca de 20 mícrons para o 'primmer' que é a base da tinta e que permite a adesão da tinta à chapa de aço, e cerca de 40 mícrons para a tinta propriamente dita. No caso de tintas metálicas e perolizadas existe ainda um última camada de verniz incolor (clear cote). Esta fina camada de menos de 1 décimo de milímetro dá ao carro a aparência brilhante que esperamos ver, e ainda protege o aço contra a corrosão. A tinta brilha pois é, dentro do possível, absolutamente lisa e sem irregularidades.

 

Pintura_Polida1.jpg

 

DESGASTE

- Ao deixar a fábrica a pintura começa a receber o ataque de poluição, raios infravermelhos e ultravioleta, panos e escovas de lava-rápidos, detergentes, etc. O resultado disso é que, com o tempo, a pintura lisa e brilhante vai ficando com pequenas irregularidades (micro-imperfeições, riscos e ondulações), comprometendo a reflexão da luz, e com isso o brilho.

 

Pintura_Polida2.jpg

 

POLIMENTO

- O que normalmente se faz para devolver o brilho à pintura do carro, é

através do uso de polidores, remover uma pequena camada de tinta, de modo a devolver à pintura a aparência lisa. O grande problema desta operação, é que os polidores são abrasivos, isto é, são substâncias muito duras, geralmente óxidos metálicos, capazes de arrancar, por atrito, partículas da tinta. Este processo de abrasão pode ser intensificado ainda mais pelo uso de máquinas politrizes. Ao final do processo de polimento uma pequena camada de tinta foi removida, devolvendo à camada externa a aparência original e brilhante. Fica claro que este é um processo limitado e que somente deve ser usado nos casos mais graves.

 

Pintura_Polida4.jpg

 

CERA: ALTERNATIVA MAIS COMUM

- Uma outra alternativa muito usual é o uso de ceras para a cobertura da camada pintada. Existem no mercado ceras aditivadas com polímeros sintéticos que aumentam de forma considerável a vida útil da pintura. A finalidade da cera é preencher as irregularidades criadas sobre a superfície pintada pela ação do tempo, reproduzindo o brilho da tinta nova como pode ser observado na ilustração. Ao contrário do polimento, a cera não remove a tinta por abrasão, por produzir um filme sobre a tinta, protege-a dos ataques. Uma camada pintada protegida por cera, e mantida desta maneira por enceramentos regulares, evita a necessidade de polimentos.

 

Pintura_Polida3.jpg

 

Além disso, existem no mercado os chamados cristalizadores. Enquanto o termo cristalização é usado de forma absolutamente aleatória no mercado, significando desde um mero polimento até a aplicação de agentes 'cristalizadores', a cristalização propriamente dita é a aplicação de compostos, tipo teflon e/ou silicone que apenas protegem a pintura e outros que reagem com a pintura, geralmente a base de flúor, e que formam um filme duro sobre a camada pintada. Não é recomendado o uso deste último pois esta camada dura pode trincar dando a aparência de pele de crocodilo à pintura, sendo a sua remoção bastante difícil.

 

O ideal é encerar o carro assim que retirá-lo da revenda, garantindo desta forma a proteção da pintura original, e novamente encerá-lo cada vez que ao jogarmos água sobre a pintura não pudermos observar as 'bolinhas' de água características da cera. Uma pintura permanentemente mantida protegida com cera dificilmente exigirá polimento. Caso o seu carro já tenha perdido o brilho, deve-se providenciar um polimento com o abrasivo (massa de polir) mais fina possível, providenciando uma boa encerada após o polimento. A partir deste ponto fazer como na pintura nova, mantendo o enceramento regular para evitar a necessidade de novo polimento.

 

 

QUAL CERA USAR?

- As mais utilizadas são as famosas "coloridas" , a tradicional "da latinha" e ceras acrílicas "siliconadas". As três apresentam resultados excelentes. Para carros novíssimos, as siliconadas tem resultado excelente, dispensando a cera "colorida", que veda de forma superficial alguns riscos da lataria. A tradicional "da latinha" é rápida e eficiente, além de mais barata e em muitos casos não apresentar muita diferença da cera "siliconada", cumprindo bem a sua função.

 

Fonte: Reportagem do consultor Milton Vieira para o site www.tempraclube.com

Editado por Guilherme_Surdo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora vamos ao que interessa;

Diferenças sobre Polimento X Cristalização X Espelhamento:

 

POLIMENTO

- Se seu carro já faz muito tempo que não recebe um polimento ou revitalização, se está muito riscado, com a pintura sem brilho, manchada ou queimada, isso são indícios que seu carro está precisando de um polimento. Polimento é um processo efetuado com máquina, usando uma massa abrasiva, e que só deve ser efetuado por pessoa qualificada, pois qualquer tipo de erro pode ocasionar danos a pintura, que só fazendo uma reparação completa para eliminar este dano.

 

ESPELHAMENTO DE PINTURA

- Espelhamento de pintura é um novo processo de polimento lançado pela 3M americana, que consiste em várias etapas de um polimento, usando materiais importados, como massas, líquidos de polimento espumas e papel para polir, que revitalizam a pintura, eliminam manchas e riscos que afetaram o verniz ou camada superficial, e no acabamento é usado uma cera importada a base de carnaúba e teflon que dá um brilho duradouro (cerca de 6 meses), e uma camada de proteção contra chuva acida, cocô de passarinho, seivas de árvore, etc...

 

- O que é Espelhamento de Pintura?

O espelhamento de pintura é o melhor "tratamento de beleza" para o seu carro, consiste em um sistema especial de polimento para recuperar o brilho e remover riscos superficiais, manchas, oxidação e outros pequenos defeitos na pintura. Cria uma película protetora que garante o brilho perfeito da pintura por até 6 meses ou 20 lavagens.

Depois da pintura do automóvel se transformar em um verdadeiro espelho, o trabalho se completa com a aplicação de produtos 3M para limpeza de vidros, partes cromadas, pneus e rodas, etc.

 

ENCERAMENTO

- Enceramento, que é o processo de passar cera no carro, pode ser feito mensalmente, sempre usando uma cera de boa qualidade, isenta de silicone, que afeta a pintura. De outra forma com polimentos avançados como espelhamento de pintura não existe a necessidade de passar cera, sendo mais adequado fazer um polimento completo de 6 em 6 meses para deixar ele sempre em estado de novo.

 

CRISTALIZAÇÃO

- Esse é o engana trouxa, é o mesmo processo do polimento só que lixam o carro com uma abrasivo e lixa especial, passam uma camada de polimero, depois passam a massa de polir, só que o polimero deles que é o diferencial da cristalização só funciona na hora pois ele precisa de 243º graus para fizarna pintura, ai na hora que faz acha lindo, tenho certeza de que a porcentagem de que o pessoal falou que num gostou era profissional enganador que fez cristalização e falou que era espelhamento.

 

EXPLICAÇÃO DE COMO FAZER A CRISTALIZAÇÃO CORRETA, E COMO CONSERVAR A MESMA:

- Muitas vezes, damos aquele trato na caranga com polimento, enceramento e cristalização. Chegamos a gastar em determinados lugares muita grana, para fazer todo esse processo e muitas vezes, não feito da maneira correta pelo estabelecimento ou com o uso de produtos antiquados a base de solventes. Detemos a tecnologia de produzir polidores de ultima geração a base d água (polidor liquido e super brilho) com o rendimento e o acabamento bem superior aos produtos a base de solventes convencionais. O processo correto de cristalização é: Polimento, Enceramento e depois a Cristalização. Dessa forma todos os riscos e imperfeições podem ser tiradas nesse processo, deixando o carro com aparência de novo. Tenho ouvido de algumas pessoas que lugares tem apenas cristalizado ou comprado à cera cristalizadora e aplicando ele mesmo, achando que o apenas brilho é o suficiente. Mas onde fica a retirada das imperfeições que o dia a dia trás a pintura da caranga? Desta forma estamos passando aos leitores mais desavisados do processo correto e para que eles possam exigir o correto para com sua caranga. Também depois de tudo isso não adianta esquecer de cuidar da caranga, deixando de lavar, usando xampus alcalinos ou ácidos, produtos a base de querosene, principalmente, e produtos que não foram desenvolvidos para carro. Assim em pouco tempo todo o dinheiro e brilho do seu veiculo ira embora, e sempre culpamos o estabelecimento onde o serviço foi executado, quando na verdade a culpa é nossa pela escolha tanto do local como dos produtos usados quando lavado em casa.

Editado por Guilherme_Surdo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PLÁSTICOS

Nos plásticos externos sem pintura e internos (painel), produtos não oleosos são os mais indicados. Os que tem base de silicone proporcionam brilho e boa aparência, mas retêm poeira e e podem engordurar os vidros e embaçar em dias de chuva. Para evitar limpe os vidros com papel toalha com álcool ou limpa vidros.

 

Produtos com derivados de petróleo ressecam os pneus e as borrachas, o ideal é usar silicone.

Editado por Guilherme_Surdo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumo:

 

- Existe diferença entre, polimento, cristalização, espelhamento?

Sim. O polimento é um processo mais simples, quase nem é mais feito, pois deixa muitas marcas. A cristalização é um processo parecido com o Espelhamento e utiliza 3 ceras, enquanto o Espelhamento utiliza 6 ceras.

 

- Qual o melhor?

Espelhamento 3M. Esse sim é maravilhoso, mesmo quando pessimos profissionais fazem usando menos produtos que o recomendado.

 

Ps: Lembrando que carro preto um produto de cor difere, e carro muito arranhado pintura queimada se troca ou acrescentam cera, podendo ficar mais caro.

Editado por Guilherme_Surdo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já usei vários produtos, mas os apresentaram melhores resultados foram esses, recomendo:

 

Para a pintura:

 

68240_1.jpg

 

Essa é a cera Paste Wax Super Protetora da linha Perfect It da 3M, o famoso teflon, muito simples de aplicar.

Com o carro limpo, e na sombra, e pintura fria, aplica-se uma pequena quantidade em um lado de um pano macio, seco e limpo, espalha com movimentos circulares, e depois basta lustrar, com o outro lado do pano. Carro brilhando muito, e com a pintura lisa.

 

Esse produto rende muito, tem longa duração, eu aplico 1x por mês, sendo que se fizer a aplicação 1x a cada 3 meses, já está ótimo.

 

Nos Plásticos Externos e Couro:

 

large.jpg

 

Refresh o revitalizador de couro, plasticos e vinil da 3m, muito bom, deixa o plastico mesmo mais velho e ressecado, com aparência de novo, simples aplicação.

Pequena quantidade numa esponja, basta espalhar, e se por acaso aplicar na pintura, basta remover com um pano, pois não agarra e não mancha, e o melhor de tudo não fica com aspecto gorduroso, pode usar em carro novo, pois ele também é um produto que proteje.

 

No Painel e Plasticos do Interior:

 

203077000.jpg

 

Silicone Gel da 3M, ótimo, não mancha, e não engordura, e ótimo rendimento.

Editado por Guilherme_Surdo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

me desculpe, mas tem coisas equivocadas ai no seu texto...

 

Polimento não é termo antigo ou processo defasado... é muito usado, cada vez mais... só ficam marcas pq o cara faz errado... seja usando boina errada, polidor errado, velocidade errada.

 

Espelhamento é um processo da 3M que consistem em 5 etapas, e sim, é necessário a LIXA, totalmente desprezível em alguns casos...

 

Cristalização... foi o termo que alguns fabricantes criaram para "copiar" a 3M... é praticamente o mesmo processo, como não podiam usar o termo Espelhamento, usaram cristalização...

 

Quanto a parte de o que é melhor....

 

Espelhamento 3M é bom... mas não é o melhor... vc pode conseguir resultados melhores com outras marcas... a 3M possui um "defeito" que são produtos PREENCHEDORES... ou seja, eles cobrem os defeitos... por isso vemos carros com tanta holografia... pois o cara faz o polimento (a culhão)... e depois passa um produto 3M (mascarador (preenchedor))... e fica perfeito... após 2 lavagens... aparecem diversas marcas...

 

Outra coisa ERRADA ai nas suas imagens...

 

A camada de TINTA é inalterada no polimento... o que vc altera é a CAMADA DE VERNIZ...

 

Ai está correto... se trocar o termo TINTA por VERNIZ ali nas imagens, fica correto!

 

Abçs :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

me desculpe, mas tem coisas equivocadas ai no seu texto...

 

Polimento não é termo antigo ou processo defasado... é muito usado, cada vez mais... só ficam marcas pq o cara faz errado... seja usando boina errada, polidor errado, velocidade errada.

 

Espelhamento é um processo da 3M que consistem em 5 etapas, e sim, é necessário a LIXA, totalmente desprezível em alguns casos...

 

Cristalização... foi o termo que alguns fabricantes criaram para "copiar" a 3M... é praticamente o mesmo processo, como não podiam usar o termo Espelhamento, usaram cristalização...

 

Quanto a parte de o que é melhor....

 

Espelhamento 3M é bom... mas não é o melhor... vc pode conseguir resultados melhores com outras marcas... a 3M possui um "defeito" que são produtos PREENCHEDORES... ou seja, eles cobrem os defeitos... por isso vemos carros com tanta holografia... pois o cara faz o polimento (a culhão)... e depois passa um produto 3M (mascarador (preenchedor))... e fica perfeito... após 2 lavagens... aparecem diversas marcas...

 

Outra coisa ERRADA ai nas suas imagens...

 

A camada de TINTA é inalterada no polimento... o que vc altera é a CAMADA DE VERNIZ...

 

Ai está correto... se trocar o termo TINTA por VERNIZ ali nas imagens, fica correto!

 

Abçs :legal:

 

 

blz meu líder!

 

a fonte é http://www.clubedonovoka.com/t992-polimento-x-cristalizacao-x-espelhamento-x-enceramento-diferencas-e-qual-a-melhor e com texto do consultor do tempraclube.com

 

Apenas postei aqui, para base de esclarecimento.

 

:legal:

Editado por Guilherme_Surdo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cunhado meu levou um carro preto para polir num lugar aí... no dia ficou chique demais... pintura lisinha e tals. Tava até querendo levar la.

 

Uns dias depois apareceram os hologramas e as teias de aranha. Pq sera?

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo em algumas partes com o texto e discordo em outras, por exemplo:

 

- Existe diferença entre, polimento, cristalização, espelhamento?

Sim. O polimento é um processo mais simples, quase nem é mais feito, pois deixa muitas marcas. A cristalização é um processo parecido com o Espelhamento e utiliza 3 ceras, enquanto o Espelhamento utiliza 6 ceras.

 

 

Aqui esta um ponto que discordo completamente, o que muda de um processo para outro não é a quantidade de ceras, espelhamento não usa 3 ceras nem espelhamento usa 6.

Estas nomenclaturas funcionam mais para marketing, Espelhamento foi um nome criado pela 3M, depois veio a cristalização, eu costumo usar o termo polimento técnico pois é um polimento feito com critérios, produtos e técnicas corretas com a finalidade de chegar a um resultado perfeito.

Cada veiculo é um caso a parte, não existe um processo para todos os carros, tem carros que precisam de um polimento mais abrasivo, outros não, e por ai vai, imagina pegar um carro 0km e usar boina de lã com massa de polir, seria um crime hehehe, por isso que cabe ao profissional avaliar o estado da pintura, e ver qual processo, com qual nivel de abrasividade ira trabalhar.

 

- Qual o melhor?

Espelhamento 3M. Esse sim é maravilhoso, mesmo quando pessimos profissionais fazem usando menos produtos que o recomendado.

 

3M é bom mas no mercado atualmente temos produtos de ótima qualidade com mesmo nivel e até superior a 3M, exemplos são Lincoln, meguiars, menzerna etc.

Agora produto sozinho não faz milagre, não adianta dar o melhor produto ao profissional se o mesmo não ter as tecnicas e preparo para o trabalho, fazendo uma analogia simples seria a mesma coisa de entregar um carro esportivo a uma pessoa que acabou de tirar a carteira, o cara saberia dirigir mas longe de usar tudo que o carro oferece, seria a mesma coisa com um produto bom e um profissional mal qualificado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cunhado meu levou um carro preto para polir num lugar aí... no dia ficou chique demais... pintura lisinha e tals. Tava até querendo levar la.

 

Uns dias depois apareceram os hologramas e as teias de aranha. Pq sera?

 

Valeu

 

Isso acontece e muito amigo, esse tipo de serviço é aquele mais rapido, barato, onde se usa muitos produtos que mascaram as imperfeições e não as retira...

 

Um bom polimento técnico tem 3 etapas basicas:

1- Corte: é a etapa mais abrasiva para retirar riscos, oxidação, manchas etc...são utilizados compostos polidores mais abrasivos e boinas também mais abrasivas, porém esta etapa deixa hologramas na pintura, então vamos para a etapa dois.

2 - Semilustre - Aqui utilizamos um composto mais fino com uma boina mais macia, nesta etapa ja conseguimos um bom resultado mas para chegarmos a um bom nivel para o resultado final precimos de mais uma etapa.

3 - Lustre, aqui usamos uma liquido lustrador e boina de espuma, no fim desta etapa já não temos mais nenhum holograma e a pintura ja esta como nova.

 

Depois de feito o polimento utiliza-se uma cera de boa qualidade para proteger a pintura.

 

O problema é que muitos estabelecimentos preferem mais trabalhar com quantidade do que com qualidade, muitos fazem apenas uma etapa do polimento, boina de lã e massa, auto brilho 3M e cera...

Sim o carro fica bonito mas o auto brilho ajuda a esconder muita imperfeições, por isso que depois de algumas lavagens o carro fica cheio de marcas;

Fica meu conselho quando procurar um tratamento para a pintura do veiculo, busque indicações, não leve somente o preço como fator de comparação, muitas vezes o barato sai caro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso acontece e muito amigo, esse tipo de serviço é aquele mais rapido, barato, onde se usa muitos produtos que mascaram as imperfeições e não as retira...

 

Um bom polimento técnico tem 3 etapas basicas:

1- Corte: é a etapa mais abrasiva para retirar riscos, oxidação, manchas etc...são utilizados compostos polidores mais abrasivos e boinas também mais abrasivas, porém esta etapa deixa hologramas na pintura, então vamos para a etapa dois.

2 - Semilustre - Aqui utilizamos um composto mais fino com uma boina mais macia, nesta etapa ja conseguimos um bom resultado mas para chegarmos a um bom nivel para o resultado final precimos de mais uma etapa.

3 - Lustre, aqui usamos uma liquido lustrador e boina de espuma, no fim desta etapa já não temos mais nenhum holograma e a pintura ja esta como nova.

 

Depois de feito o polimento utiliza-se uma cera de boa qualidade para proteger a pintura.

 

O problema é que muitos estabelecimentos preferem mais trabalhar com quantidade do que com qualidade, muitos fazem apenas uma etapa do polimento, boina de lã e massa, auto brilho 3M e cera...

Sim o carro fica bonito mas o auto brilho ajuda a esconder muita imperfeições, por isso que depois de algumas lavagens o carro fica cheio de marcas;

Fica meu conselho quando procurar um tratamento para a pintura do veiculo, busque indicações, não leve somente o preço como fator de comparação, muitas vezes o barato sai caro.

 

Então nesse caso, o cara só fez a etapa 1?

 

Em média, quanto sai um polimento que fique bom? Aqui é na faixa dos 80~100 reais. Esse que eu falei foi 80 reais em um Parati G3 Preta.

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...