Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
LucasGYN

3 caixas de mesma sintonia, mas com litragens diferentes

Recommended Posts

Há mais ou menos 1 semana consegui aprender a mexer com o BassBox, somente o básico. Mexendo aqui e ali, fazendo algumas simulações, me pintou uma dúvida: na prática, qual a diferença entre caixas de mesma sintonia e litragens diferentes?

 

Por exemplo, eu sei que caixas menores e dutos curtos tendem a gerar graves mais secos e curtos, e caixas maiores e dutos compridos, graves mais macios e longos. Mas e se eu pegar 3 caixas, uma de pequena litragem e colocar um duto muito comprido, outra de média litragem e duto de médio comprimento, e outra caixa de grande litragem e duto curto, de modo a sintoniza-las na mesma frequência,

 

No BassBox eu simulei as seguintes caixas:

Caixa 1: 35 litros líquidos e duto de 4 polegadas e comprimento de 41,4 cm.

Caixa 2: 45 litros líquidos e duto de 4 polegadas e comprimento de 30 cm.

Caixa 3: 60 litros líquidos e duto de 4 polegadas e comprimento de 20 cm.

Todas sintonizadas em 38 Hz.

 

Imaginemos que essas 3 caixas fossem pra o sub mais comum aqui no Brasil, o Pioneer 308. Como o 308 se comportaria em cada caixa? Ou por estarem na mesma sintonia, ele se comportaria do mesmo jeito em qualquer uma das caixas?

 

 

Queria saber se existe alguma diferença, pois estou querendo fazer uma caixa onde os graves ficassem macios e ao mesmo tempo rendessem bem para fora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você mesmo respondeu: Caixas menores, graves mais secos. Caixas maiores, graves mais extendidos. Mais subgraves, inclusive.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa com maior volume, mesmo estando na mesma sintonia das demais(menores) vai dar uma facilidade maior ao subwoofer na reprodução das baixas frequencias.

 

Lembrando que a caixa de maior volume não vai ter diferença apenas no pico mas também no controle de cone, excursão, delay etc...

Caixa grande não é pra qualquer um... por isso é bom estar ciente das limitações de cada subwoofer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você mesmo respondeu: Caixas menores, graves mais secos. Caixas maiores, graves mais extendidos. Mais subgraves, inclusive.

 

Mas mesmo se elas estiverem sintonizadas na mesma frequência, as caixas menores vão ter graves mais secos e as maiores graves mais estendidos??

 

Então é possível fazer um sub ter graves macios e ao mesmo tempo render bem para fora, somente pegando uma caixa bem grande e sintonizando-a lá pelos 42 Hz?

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

colocar os graficos com o cursor ia ajudar.

o grafico da excursao tbm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas mesmo se elas estiverem sintonizadas na mesma frequência, as caixas menores vão ter graves mais secos e as maiores graves mais estendidos??

 

Sim.

 

Então é possível fazer um sub ter graves macios e ao mesmo tempo render bem para fora, somente pegando uma caixa bem grande e sintonizando-a lá pelos 42 Hz?

 

Sim e não. Caixa pequena GERALMENTE suporta maior potência (caixas grandes demais vão te obrigar a usar muito menos potência que o falante suporta) além do fato das menores possuirem picos MAIORES na sintonia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim.

 

 

 

Sim e não. Caixa pequena GERALMENTE suporta maior potência (caixas grandes demais vão te obrigar a usar muito menos potência que o falante suporta) além do fato das menores possuirem picos MAIORES na sintonia.

 

 

klebão, entao explica pra gente porque caixas menores o subwoofer suporta mais potencia aplicada ? por causa do controle do cone ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, ela "segura" mais o cone.

 

Sugiro ler um bom artigo sobre caixas acústicas pra entender a relação entre o Vb (volume interno) e o alto-falante, já que são coisas bem discutidas há muias décadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

de forma generica...tudo via se resumir onde via estar o PICO da caixa...

 

 

grande o pico via estar numa frequencia mais baixa...media numa frequencia media e pequena numa frequencia mais alta...

 

 

Simples assim!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

colocar os graficos com o cursor ia ajudar.

o grafico da excursao tbm

 

Cara, eu não sei fazer isso. xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

À propósito, o que significa o F3 de uma caixa?

 

 

a frequencia que ela vai responder -3db a partir do marco +0db!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o f3 de uma caixa é a mesma coisa do f3 de um falante?

 

a excursao do falante começa se perder drasticamente quando tentamos reproduzir frequencias abaixo do f3 da caixa acustica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o f3 de uma caixa é a mesma coisa do f3 de um falante?

 

a excursao do falante começa se perder drasticamente quando tentamos reproduzir frequencias abaixo do f3 da caixa acustica

 

 

excurçao tambem...quando voce tende a sair muito a baixa da f3 da caixa e normalmente da FS do sub..nota-se uma excurçao alem do normal sem controle de cone...

 

 

mas F3 de um falante eu nunca vi..em relaçao a Sub eu ja ouvi FS...f3 so em caixa mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando a 2010 kkk

 

Tenho uma duvida ainda ...

 

bem

 

de forma generica...tudo via se resumir onde via estar o PICO da caixa...

 

 

grande o pico via estar numa frequencia mais baixa...media numa frequencia media e pequena numa frequencia mais alta...

 

 

Simples assim!

 

 

entao queria saber o seguinte qual litragem deixaria uma caixa picuda nos 45-60 hz ???? abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...