Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
tdias207

Caixa Selada da Leandrini X Outras

Recommended Posts

Olá a todos!!!

 

Andei dando uma olhada no forum mas não encontrei muita coisa que poderia me ajudar!!

 

Minha dúvida é a seguinte.....

 

Estou fazendo um up no meu som, ia fazer apenas algumas modificações, a principal seria comprar um kit duas vias, mas acabei por trocar quase tudo!

Por enquanto já comprei um kit duas vias da Helix E 62C, e vou continuar com o meu sub Bravox 10" D2 300w...Já tenho um outro topico para discutir sobre os equipamentos, entao vamos ao que realmente interessa!!

 

Um amigo meu tem uma caixa selada que fez na leandrini com o mesmo sub que o meu, e minha caixa eu fiz numa loja aqui em Ribeirão Preto/SP mesmo, já cheguei a considerar a loja boa, mas fui percebendo que o cara que montou meu som não entende muita coisa não, e já fez muito serviço ruim por ai...inclusive de quem me indicou....

 

Ai vem minha dúvida, será que eu deveria trocar minha caixa selada por essa da Leandrini??

Alguem conhece o serviço deles de perto?? Para ter noção se a qualidade eh extremamente superior a ponto de fazer alguma diferença no meu projeto??

 

Não acho que minha caixa esteja ruim (pelo menos a litragem bate com a do sub!!!), mas pela fama da Leandrini eu confiaria mais que a caixa deles é mais bem feita que a minha!!

 

Eu sei que é dificil alguem opinar assim sem ver as caixas, mas se alguem puder me ajudar (opinar, chutar, sei lah!!), ficaria grato!!

 

Aproveitando, alguem conhece algum lugar bom para instalar som aqui em Ribeirão??

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixa bem feita é caixa reforçada e PESADA.

 

Caixa leve não vira, não rende...

 

Se a da Leandrini for pelo menos 2xx mais pesada que a sua, troca. Se não for, fica com a sua mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixa bem feita é caixa reforçada e PESADA.

 

Caixa leve não vira, não rende...

 

Se a da Leandrini for pelo menos 2xx mais pesada que a sua, troca. Se não for, fica com a sua mesmo.

 

Valeu cara!!

 

Vou dar uma olhada melhor nessa caixa hoje de tarde!!!

o Problema do peso eh que a minha é a caixa e ao lado já tem um suporte para o modulo, então já eh bem maior, pegava o porta malas todo! Mas da pra ter uma noção do peso!

 

Depois que surgiu a oportunidade de trocar a caixa fiquei pensando o que seria melhor, continuar com a caixa pegando o porta malas todo, jah com o suporte pro módulo, ou pegar essa caixa da Leandrini e fazer um suporte para o módulo separado!

 

Dúvidas, dúvidas, dúvidas!!

Editado por tdias207

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixa bem feita é caixa reforçada e PESADA.

 

Caixa leve não vira, não rende...

 

Se a da Leandrini for pelo menos 2xx mais pesada que a sua, troca. Se não for, fica com a sua mesmo.

 

Não pesada, mas sim rigida ! geralmente bem rigida fica pesada , mas não necessariamente !

Alias estou pesquisando como deixar minha caixa do carro mais leve sem perder rigidez

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não pesada, mas sim rigida ! geralmente bem rigida fica pesada , mas não necessariamente !

Alias estou pesquisando como deixar minha caixa do carro mais leve sem perder rigidez

 

[]

 

Sandro

 

 

Isso é né!! Senão era só fazer com outra madeira mais pesada que não fosse MDF e pronto!!

 

Vou dar uma olhada na caixa hoje de tarde ai posto o que eu achei!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não pesada, mas sim rigida ! geralmente bem rigida fica pesada , mas não necessariamente !

Alias estou pesquisando como deixar minha caixa do carro mais leve sem perder rigidez

 

[]

 

Sandro

 

Pesada mesmo.

 

E olha que já fiz o teste... Caixa de 15L normal tocou bem, adicionando uns 10kg tocou BEM melhor. isto num box pequeno, e os 10kg não vieram de reforços, e sim massa que foi adicionada em cima e dos lados.

 

A não ser que sua caixa seja absurdamente grande em relação ao sub, ela vibra como um todo.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pesada mesmo.

 

E olha que já fiz o teste... Caixa de 15L normal tocou bem, adicionando uns 10kg tocou BEM melhor. isto num box pequeno, e os 10kg não vieram de reforços, e sim massa que foi adicionada em cima e dos lados.

 

A não ser que sua caixa seja absurdamente grande em relação ao sub, ela vibra como um todo.

 

Rigida mesmo kleber, a massa que vc colocou, em cima e dos lados, deu "mais rigidez" a madeira. A massa "segura" a estrutura da caixa. Eu entendo a preocupacao do sandro, se vc diz apenas pesada e' perigoso vc encontrar alguem com tijolos dentro, ou em cima, da caixa pra "deixar ela" pesada.

 

Sandro, ja pensou em refazer com mdf menos grosso e revestir com massa plastica???

 

 

abs,

 

MP

*** com teclado desconfigurado****

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Aproveitando, alguem conhece algum lugar bom para instalar som aqui em Ribeirão?"

 

Já tentou entrar em contato com a Automundi?

 

http://www.automundi.com.br/

Av. Professor João Fiusa, 1136. Alto da Boa Vista Ribeirão Preto/SP

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rigida mesmo kleber, a massa que vc colocou, em cima e dos lados, deu "mais rigidez" a madeira. A massa "segura" a estrutura da caixa. Eu entendo a preocupacao do sandro, se vc diz apenas pesada e' perigoso vc encontrar alguem com tijolos dentro, ou em cima, da caixa pra "deixar ela" pesada.

 

Sandro, ja pensou em refazer com mdf menos grosso e revestir com massa plastica???

 

 

abs,

 

MP

*** com teclado desconfigurado****

 

Aí que está... a massa (no caso, MDF + massa) foi adicionada nas faces mais estreitas... minha caixa tem 15cm de profundidade... As faces maiores (de 40x40cm) ficaram livres.

 

E não era falta de rigidez... a face frontal era em 2 folhas de MDF, e ela era travada em X, só sobrava o espaço pro sub entrar. Dava pra passar um caminhão em cima dela.

 

Minha melhor caixa até hoje foi uma LT com 50kg. O ruim era quando eu tinha que tirar... hauhauhauhauhauhau

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só um "desafio" pra vocês verem que nem tudo é tão elementar quanto parece...

 

Quem aqui já colocou spikes em caixas de HT sabe na pele o que é ver o grave DESAPARECER.

 

Ora, você levantou a caixa em pouco mais de 5cm, não mexeu na regidez nem na massa inercial, não mexeu no cabeamento nem nos falantes, muito menos na sintonia do gabinete... MAS resumiu o contato da caixa com o piso em pouco mais de 4mm².

 

Estranho, não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não pesada, mas sim rigida ! geralmente bem rigida fica pesada , mas não necessariamente !

Alias estou pesquisando como deixar minha caixa do carro mais leve sem perder rigidez

 

[]

 

Sandro

Para deixar mais rígida, adicione "cavernas" na caixa, internamente. O que importa é o formato, e não o material. Corte tiras de qualquer coisa (serve até jornal enrolado), coloque dentro nas paredes e fibre por cima. Isso aumentará consideravelmente a rigidez da caixa. Melhora MUITO o quesito vibração.

 

Mas caixa pesada é sim melhor, quanto maior o peso menor a frequência de ressonância (a depender de outros fatores, mas em situações semelhantes de material e forma vale) diminuindo as vibrações....

 

Caso queira uma caixa extremamente rígida e leve apóie-se em idéias da indústria náutica ou mesmo aeronáutica. São muito boas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você não entendeu a idéia de cavernas, é bem simples... Basicamente colocar uns perfiz em U nas paredes internas da caixa, maciços (mas não inteiro de resina, pois aumenta o peso... A parte interna pode ser PU, por exemplo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você não entendeu a idéia de cavernas, é bem simples... Basicamente colocar uns perfiz em U nas paredes internas da caixa, maciços (mas não inteiro de resina, pois aumenta o peso... A parte interna pode ser PU, por exemplo).

 

bacana jão !

 

poderia explicar um pouquinho mais ?

 

tipo, vc deve ter feito um molde pra laminar esses perfis em U ?

 

confere ou tô falando bobagem ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Aproveitando, alguem conhece algum lugar bom para instalar som aqui em Ribeirão?"

 

Já tentou entrar em contato com a Automundi?

 

http://www.automundi.com.br/

Av. Professor João Fiusa, 1136. Alto da Boa Vista Ribeirão Preto/SP

 

Abraço.

 

 

ass: em baixo ...

fale com Luiz Fernando da Automundi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse negocio de caixa pesada me fez lembrar de uma vez que inventei de fazer uma "caixa" de concreto para um JL 10w3-d6hehehe. Eu tinha um resto de cimento e areia e fui procurar madeiras velhas pra fazer a forma quadrada, coloquei um balde no meio e taquei concreto em volta, o trem ficou tao pesado que precisava de 3/4 pra carregar heheh , sei que deu um bocado de contratempos e desisti dela, era só zuaçao mesmo... Eu particularmente sou doido com caixa de paredes extra espessas, dificil é encontrar quem queira gastar pra fazer e ainda por cima aumentar peso do seu veiculo... Eu daria uma passadinha na Automundi, me parecem ser comprometidos com o resultado final de seus sistemas. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assunto interessante, caixa fixada ao chassis, e não solta, passa uma sensação melhor de SPL também, vi isso quando instalei uma Bazooka da Regency (quem lembra? :rolleyes: ) e fixei BEM (aparafusada mesmo, na lataria) ela em um Passat Pointer de um amigo, simplesmente apoiada, a sensação de SPL era incomparável.

Acho que, fazendo uma colméia com MDF de 15mm e usando sarrafos maciços e bem rígidos (e leves) de reforçoes, bem perfurados (no formato de colméia :blink: ), consegue-se ótima rigidez com menor peso.

Eu tenho a impressão (veja bem, IMPRESSÃO) que o Kleber está correto em relação à massa > = > rendimento. Acho que a perda por vibração do próprio gabinete (mesmo que bem fixado) é quase que nula numa caixa rígida, mas com muita massa, pois a resistência ao deslocamento de ar causada pelo cone, e ao próprio movimento do cona, é enorme, ao contário de uma que tenha massa leve, que "absorve e perde" essa energia em forma de vibração. É claro, invisível a olho nú, mas eu arrisco no desempenho da mais pesada, aliás, daria um belo teste hein?

Preciso comprar umas madeiras e começar a gastar as fresas e a tupia de sábado e domingo... [¨]

Vou ver se troco a selada do Palio por uma dutada (já passou da hora, de fazer o rack também O.O ), aí quem sabe rola umas experiências interessantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já cheguei a procurar a Automundi quando coloquei o som no meu outro carro, mas lembro que na época eu não tinha gostado do atendimento. Só tinha "carrão" montando o som lá, ai cheguei de celtinha e ainda levei quase tudo o que eu queria instalar, então seria mais a instalação apenas, e era coisa simples, então acho que não deram muita atenção, lembro também que cobraram muito caro! Não lembro os valores direito, mas foi algo de mais de mil reais só para os cabos e a instalação, ai fui embora e acho que quem me atendeu percebeu que tinha cobrado muito caro mesmo e me ligou passando um preço menor, mas mesmo assim pra mim ainda estava muito caro para o que seria feito!

 

Agora quando troquei de carro, procurei eles no final do ano passada, mas eles estavam de mudança e ai não deu para ver nada, dessa vez sim, foram atenciosos, acho que foi porque falei direto com um dos donos! Me ligaram assim que acabaram a mudança para eu levar o carro lá e fazer o orçamento, mas acabei não voltando porque ainda estava decidindo o que ia colocar!

 

Assim que comprar tudo vou passar lá para fazer um orçamento, eles parecem ser bons no que fazem, porém cobram caro! O que também é relativo né...fazendo uma analogia, poderia dizer que eles seriam a Leandrini aqui de Ribeirão, fazem um ótimo trabalho, mas você paga um pouco pela "marca" também!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bacana jão !

 

poderia explicar um pouquinho mais ?

 

tipo, vc deve ter feito um molde pra laminar esses perfis em U ?

 

confere ou tô falando bobagem ?

Não faço molde... Pode ser feito, claro, mas a gente no IPT para reforçar cascos de navio simplesmente cortamos PU em tiras (pode ser isopor, mas este reage com resina normal... Então não é tão boa idéia... E resina acrílica é cara), colamos no casco (até então plano) e laminamos por cima... Normalmente o PU tem tipo 10x20mm e é colado com a face de 20mm no casco... A resistência que isso causa é simplesmente expetacular.

 

Esse miolo pode ser qualquer coisa, na verdade... Mangueira de aquário, PU, ripa de madeira, jornal enrolado.... O importante é ter, pois faz o papel de uma parede, por exemplo, deixando a superfície lisa menor, diminuindo a vibração e aumentando em MUITO a rigidez mecânica da caixa. O ideal é fazer perfis que a secção seja retangular, para formar paredes perpendiculares, mas qualquer coisa que se faça neste sentido já ajuda. Lembrando que isso diminui o volume interno da caixa.

 

Edit: Se fosse em um barco, seria algo assim "cavernas". O que se tentaria fazer é simular isso e adaptar na caixa, basicamente fazendo o que falei acima.

Traineira+G+Cavernas.jpg

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu Jão !

 

boa a explicação

 

eu cheguei a pensar em fazer pequenos moldes e depois preencher as peças laminadas com o PU do tipo expansível (acho q é assim mesmo que chama.

 

Vou fazer umas experiencias por aqui :legal:

 

EDIT: eu colaria o perfil laminado na caixa , encheria com o pu liquido expansivel e depois laminaria por cima de tudo . Dá mais trabalho , mas acredito que fique rígido pacas.

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rigida mesmo kleber, a massa que vc colocou, em cima e dos lados, deu "mais rigidez" a madeira. A massa "segura" a estrutura da caixa. Eu entendo a preocupacao do sandro, se vc diz apenas pesada e' perigoso vc encontrar alguem com tijolos dentro, ou em cima, da caixa pra "deixar ela" pesada.

 

Sandro, ja pensou em refazer com mdf menos grosso e revestir com massa plastica???

 

 

abs,

 

MP

*** com teclado desconfigurado****

 

Outra coisa, foi no carro kleberito ? Com mais peso tem mais transferencia pro carro ai pode dar a impressão que tocou mais.

Claro que a caixa tem que ter massa conforme o volume de ar que o falante desloca, se não ela vai ser "movida á graves" rsrsr

MP não funciona, porque a massa plastica tem pouca resistencia torsional perpendicular, menos que a madeira. Mas já vi caixas de plastico reforçado com fibra de aramida e vidro e com a adição de cargas minerais tocarem divinamente, o problema é que custa umas 4 x o valor de uma caixa de madeira que toca igual mas pesa menos da metade... Do que a linha nautilus da B&W é feita mesmo ?

Estou fazendo testes com aglomerado de 25mm e tô gostando ! é mais cahato porque aglomerado e parafusos não se entendem muito bem, tem que fazer cantoneiras por dentro pra prender as placas, mas em termos de peso melhora bastante fica mais leve que uma de MDF de 18 e rende tão bem quanto.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, foi no carro kleberito ? Com mais peso tem mais transferencia pro carro ai pode dar a impressão que tocou mais.

Claro que a caixa tem que ter massa conforme o volume de ar que o falante desloca, se não ela vai ser "movida á graves" rsrsr

MP não funciona, porque a massa plastica tem pouca resistencia torsional perpendicular, menos que a madeira. Mas já vi caixas de plastico reforçado com fibra de aramida e vidro e com a adição de cargas minerais tocarem divinamente, o problema é que custa umas 4 x o valor de uma caixa de madeira que toca igual mas pesa menos da metade... Do que a linha nautilus da B&W é feita mesmo ?

Estou fazendo testes com aglomerado de 25mm e tô gostando ! é mais cahato porque aglomerado e parafusos não se entendem muito bem, tem que fazer cantoneiras por dentro pra prender as placas, mas em termos de peso melhora bastante fica mais leve que uma de MDF de 18 e rende tão bem quanto.

 

[]

 

Sandro

 

Sandro,

 

Já chegou a testar alguma massa com brita? Tenho vontade montar umas placas pré-moldadas com uns 10mm, de brita moída pra testar, pra fazer um revestimento interno, talvez brita e resina de poliéster? (Algo que não seja quebradiço quando curado, porém, rígido) Bastante brita e pouco adesivo, numa massa bem uniforme, bem colada numa MDF de 15mm, por exemplo.

Essa sensação de "tocar mais", já ouvi falar muito e tive a mesma impressão nesse Passat, pela transferência de vibração no chassis, sensação de aumento de SPL, chegou a fazer algum teste na mesma caixa com maior massa ao ar livre ou em câmara que não seja o carro?

 

[ ]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

 

Não sou um expert no assunto, mas em um projeto que estava pensando em fazer (subwoofer de 10" em uma caixa selada pequena os subs seriam o Helix DB10 ou NAR SW2 ou similar a esses) foi me sugerido usar acrilon dentro da caixa. A idéia seria forrar internamente a caixa mas o acrilon deveria ficar meio fofo para reduzir a velocidade do ar dentro da caixa.

 

Não cheguei a fazer isso, gostaria de saber se alguém já fez e o resultado?

 

Aproveitando o que vocês acham do resultado de caixa feita no assoalho do carro?

 

Abraço

Fernando

Editado por fencsantos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, foi no carro kleberito ?

 

Foi sim... Em casa ainda não testei nada, mas tô montando uma com lastro de areia embutida na parede. Tá parada ainda, mas logo logo tá chaqualhando os cristais!

 

Sandro,

 

Já chegou a testar alguma massa com brita?

 

O Ccunha tinha uma assim no 307... era uma isobárica com 2 NAR SW3 10", em fibra fortemente reforçada com massa + brita.

 

Usei receita semelhante pra fazer os peitões do meu carro (agora aposentados). A base era em massa + brita zero + resina (a massa é muito grossa e não dá pra trabaalhar diireito sem diluir em resina, não "corre"). Fica uma PEDRA, coisa de louco. Com um mid de 6" tocando graves, ela simplesmente NÃO VIBRAVA. Ficava inerte no lugar! Coisa linda de ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi sim... Em casa ainda não testei nada, mas tô montando uma com lastro de areia embutida na parede. Tá parada ainda, mas logo logo tá chaqualhando os cristais!

 

 

 

O Ccunha tinha uma assim no 307... era uma isobárica com 2 NAR SW3 10", em fibra fortemente reforçada com massa + brita.

 

Usei receita semelhante pra fazer os peitões do meu carro (agora aposentados). A base era em massa + brita zero + resina (a massa é muito grossa e não dá pra trabaalhar diireito sem diluir em resina, não "corre"). Fica uma PEDRA, coisa de louco. Com um mid de 6" tocando graves, ela simplesmente NÃO VIBRAVA. Ficava inerte no lugar! Coisa linda de ver.

 

Hummm, lembra um pouco das proporções da mistura pra me passar? [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem proporção, até pq cada marca de massa é diferente.

 

Pega uma lata de massa, vai adicionando a brita e misturando. Quando estiver uma proporção legal de massa e brita, você adiciona um pouco de catalisador e coloca resina até ela ficar na "cremosidade" necessária. Aí é só tacar no lugar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...