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jnrpoletto

Duvida sobre alimentação??

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Boa noite galera...

 

Seguinte meu set é o seguinte;

Strada Sporting (Bateria de 70ah), um Kit 2 vias Morel Tempo de 6" e um sub JL 12W3-V3 e a HU um Kenwood ddx-8032BT.

 

Vou utilizar um Fosgate T1000.4 para tocar o sistema, mandando 500Wrms para o sub e 150Wrms para cada canal stereo, porém no site da Fosgate, a alimentação do amplificador pede cabo 1/0 awg, no site do autosom fizemos o calculo pelas tabelas, pede 2 awg devido a distancia ser menor que 6M de cabo, porém pede fusível de 160A e toda essa corrente, creio eu, que a bateria original não vai suportar fornecer, portanto gostaria da ajuda de vocês para saber se realmente este amplificador precisa de uma alimentação tão bem dimensionada, se precisa ser trocada a bateria, que bitola de cabo seria necessária, megacapacitor, etc.

 

Agradeço desde já à atenção...

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Boa noite galera...

 

Seguinte meu set é o seguinte;

Strada Sporting (Bateria de 70ah), um Kit 2 vias Morel Tempo de 6" e um sub JL 12W3-V3 e a HU um Kenwood ddx-8032BT.

 

Vou utilizar um Fosgate T1000.4 para tocar o sistema, mandando 500Wrms para o sub e 150Wrms para cada canal stereo, porém no site da Fosgate, a alimentação do amplificador pede cabo 1/0 awg, no site do autosom fizemos o calculo pelas tabelas, pede 2 awg devido a distancia ser menor que 6M de cabo, porém pede fusível de 160A e toda essa corrente, creio eu, que a bateria original não vai suportar fornecer, portanto gostaria da ajuda de vocês para saber se realmente este amplificador precisa de uma alimentação tão bem dimensionada, se precisa ser trocada a bateria, que bitola de cabo seria necessária, megacapacitor, etc.

 

Agradeço desde já à atenção...

 

E aí poletto, tudo bem?

 

Cara, fazendo uma continha de padaria rápida:

 

500 + 300 = 800W rms

 

Na própria página do amplificador (http://www.rockfordfosgate.com/products/product_details.asp?item_id=111752) a Fosgate afirma que ele tem 70% de eficiência. Então:

 

800 -> 70

x -> 100

 

Logo, o consumo "elétrico" máximo desse amplificador nessas condições é de 1143 Watts. Dividindo isso por 13,8 volts (tensão com o carro ligado), temos uma corrente máxima de 83 Ah. É sabido que um sinal musical típico alcança -10dB, ou seja, na maioria das vezes seu amplificador (mesmo no volume máximo sem distorção) não estará liberando esses 800W rms (pense em algo como 80W rms contínuos, com esses 800W rms aparecendo nos picos do sinal musical), logo, não estará drenando 83Ah da sua bateria (estaria drenando, pelos mesmos cálculos, 8,3Ah).

 

Mesmo assim, EU acredito que seria melhor adicionar uma bateria auxiliar no sistema (95Ah), e, se necessário, um alternador mais forte. Use um isolador de baterias e não terá problemas em fazer o carro dar a partida depois.

 

Quanto ao cabeamento, pelos cálculos da tabela Autosom, um 4AWG (21 mm²) pode suportar uma corrente máxima de até 150Ah para um comprimento de 5 metros. Investir em algo mais parrudo é jogar dinheiro fora. Para ficar confortável, você pode usar um cabo de 33,6 mm² (2AWG), tanto no positivo quanto no negativo.

 

Leia mais em:

 

http://autosom.net/artigos/tab2.htm

 

PS - Este artigo da Autosom.net (http://autosom.net/artigo.asp?cod=101) mostra o que esperar das músicas no momento em que vamos amplificar nossos alto-falantes. E esse (http://autosom.net/artigos/dimensionar_cabos.htm) mostra o tipo de perdas que temos em cabos de energia no carro.

 

Abraço.

 

(Edit: adição de links)

Editado por BDog_SP

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quem não vai aguentar é seus falantes com essa potencia toda....

seu amp vai trabalhar bem folgado pois ele é muito forte.

eu passaria um cabo de 0awg e tentava manter a bateria original, até porque seu som é interno.

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E aí poletto, tudo bem?

 

Cara, fazendo uma continha de padaria rápida:

 

500 + 300 = 800W rms

 

Na própria página do amplificador (http://www.rockfordfosgate.com/products/product_details.asp?item_id=111752) a Fosgate afirma que ele tem 70% de eficiência. Então:

 

800 -> 70

x -> 100

 

Logo, o consumo "elétrico" máximo desse amplificador nessas condições é de 1143 Watts. Dividindo isso por 13,8 volts (tensão com o carro ligado), temos uma corrente máxima de 83 Ah. É sabido que um sinal musical típico alcança -10dB, ou seja, na maioria das vezes seu amplificador (mesmo no volume máximo sem distorção) não estará liberando esses 800W rms (pense em algo como 80W rms contínuos, com esses 800W rms aparecendo nos picos do sinal musical), logo, não estará drenando 83Ah da sua bateria (estaria drenando, pelos mesmos cálculos, 8,3Ah).

 

Mesmo assim, EU acredito que seria melhor adicionar uma bateria auxiliar no sistema (95Ah), e, se necessário, um alternador mais forte. Use um isolador de baterias e não terá problemas em fazer o carro dar a partida depois.

 

Quanto ao cabeamento, pelos cálculos da tabela Autosom, um 4AWG (21 mm²) pode suportar uma corrente máxima de até 150Ah para um comprimento de 5 metros. Investir em algo mais parrudo é jogar dinheiro fora. Para ficar confortável, você pode usar um cabo de 33,6 mm² (2AWG), tanto no positivo quanto no negativo.

 

Leia mais em:

 

http://autosom.net/artigos/tab2.htm

 

PS - Este artigo da Autosom.net (http://autosom.net/artigo.asp?cod=101) mostra o que esperar das músicas no momento em que vamos amplificar nossos alto-falantes. E esse (http://autosom.net/artigos/dimensionar_cabos.htm) mostra o tipo de perdas que temos em cabos de energia no carro.

 

Abraço.

 

(Edit: adição de links)

 

 

Vlew BDog_SP...

Muito boa sua explicação!!

Vou colocar uma bateria agm atrás do banco... Assim não terei problemas com o cabeamento...

 

Abraço

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aproveitanto o topic...meu sistema q to montando um DD com uma 1k5 1ohm e uma hurricane 4.160...c for seguir o calculo da uns 200ah...ia por em paralelo ca origial de 55 uma de 100ah pra som q vi no ML da Stoke power...eh boa essa bateria? pq usar agm? o pico dela de amper eh mais estavel para os subgraves q das de som? eh verade q uma agm de 55ah equivale uma de som de 100ah? to querendo saber pra saber o custo beneficiio qual q pego...ehehhe

Editado por RaFaeL M

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