Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
felipesom

Comecando um novo projeto de SQPL

Recommended Posts

Senhores, vendi meu voyage e agora estou partindo para um projeto mais voltado para o Eurolook. A vitima agora e um gol BX 83. A sonorizacao tem que ir no estilo gringo e por isso optei pelo uso de 3 subs (epoca boa da JL audio com subs bob dupla de 6). Como estou com algumas ideias queria opinioes do pessoal do forum. Chega de bla bla bla e vamos ao projeto

 

HU: Alpine 7998, recem revisado pela AMB.

 

Amp: Roadstar 5.1. Sei que nao e um otimo amp, mas ja usei ele em outro projeto com kit 3 vias boston em bi amp e com kicker quadrado de 12 e se saiu muito bem. como ja tenho vou usa-lo por agora. Futuramente virao dois amps. um pros subs e outro pra voz.

 

Subs: vou fazer um projeto com 3 NAR Sw3 de 10 - 300rms cada. Como as bobinas sao duplas de 6 (queria os jls mas o din din nao deu) casam perfeito com o amp, liberando teoricos 1000 rms pra eles. Cada um recebe 333rms o que acho que ja ta legal. A ideia e depois aplicar mais potencia neles.

 

Kit: indefinicao total. Tenho algumas ideias em mente. A unica coisa certa e o mid, que sera de 8 da linha premium carbon da bravox. consegui um novo, praticamente sem uso. E um alto muito bom, otimo timbre que desce e sobe muito bem. Para quem nao conhece seguem as especificacoes: link bravox. A porta sera como no meu antigo voyage, um pezinho interno. Fiz ela selada por dentro com manda e fibra. Ficou como uma verdadeira caixa com uns 8/10 litros.

Alternativas do kit:

- woofer de 8 + full range 2" - ja tenho o full (corte em 400hz ativo pelo amp ou 1000hz pelo player (e o minimo que ele faz usando em 3 way ou 250 eu acho usando normal)

- woofer de 8 + coaxial 4" ou 3.5" - esse ainda nao tenho(corte em 250 ativo pelo player ou menos. Depende de onde o alto segurar)

- woofer de 8 + mid CH4 premium + TW titanio boston - ja tenho ch4 e tw (cortes em 400hp pelo amp e 3000 LP/HP crossover JL audio que tenho)

- woofer de 8 + full 2" + tw (cortes em 400 pelo amp e 2500/3000k pelo crosser JL audio)

 

Equipamentos que tenho.

Par de woofer premium de 8

3 unidades de CH4 - mesma linha do woofer CH4

Par de TW titanio Boston.

Par de crossovers JL de duas vias do kit VR

Par de crossovers Waxon de 3 vias (cortes em 500 e em 3000 eu acho)

Kit ecplise de 2 vias de 5" - Se ele nao fosse tao grande eu ia com ele no painel, se bem que nao esta descartado. auhauhahua

 

Aki uma foto do painel. Ele tem um espaco do lado esquerdo que posso usar para fazer uma base pro alto e do lado direito tb do mesmo tamanho para ficarem simetricos.

painel_bx.jpg

 

Agora as duvidas:

- Caixa:

quantos litros? sigo a do manual mesmo? 30 litros pra cada sintonizada em 43hz? sugerem outra? Camara unica ou dividida?gosto de grave macio, extendido.

manual dos subs

 

- kit:

o que usar das opcoes acima? quais os cortes? como faco um bom teste para saber? so no carro mesmo? Da experiencia de voces, o que acha que fica melhor?

Lembrando sera tocado em bi amp. Um canal pros woofers e um para voz (full, ou coaxial ou full+tw)

 

Acho que e isso. O carro pode ter a mala toda usada, lembrando que por ser BX o estepe fica na frente. Mala sem obstaculos.

Editado por felipesom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senhores, vendi meu voyage e agora estou partindo para um projeto mais voltado para o Eurolook. A vitima agora e um gol BX 83. A sonorizacao tem que ir no estilo gringo e por isso optei pelo uso de 3 subs (epoca boa da JL audio com subs bob dupla de 6). Como estou com algumas ideias queria opinioes do pessoal do forum. Chega de bla bla bla e vamos ao projeto

 

HU: Alpine 7998, recem revisado pela AMB.

 

Amp: Roadstar 5.1. Sei que nao e um otimo amp, mas ja usei ele em outro projeto com kit 3 vias boston em bi amp e com kicker quadrado de 12 e se saiu muito bem. como ja tenho vou usa-lo por agora. Futuramente virao dois amps. um pros subs e outro pra voz.

 

Subs: vou fazer um projeto com 3 NAR Sw3 de 10 - 300rms cada. Como as bobinas sao duplas de 6 (queria os jls mas o din din nao deu) casam perfeito com o amp, liberando teoricos 1000 rms pra eles. Cada um recebe 333rms o que acho que ja ta legal. A ideia e depois aplicar mais potencia neles.

 

Kit: indefinicao total. Tenho algumas ideias em mente. A unica coisa certa e o mid, que sera de 8 da linha premium carbon da bravox. consegui um novo, praticamente sem uso. E um alto muito bom, otimo timbre que desce e sobe muito bem. Para quem nao conhece seguem as especificacoes: link bravox. A porta sera como no meu antigo voyage, um pezinho interno. Fiz ela selada por dentro com manda e fibra. Ficou como uma verdadeira caixa com uns 8/10 litros.

Alternativas do kit:

- woofer de 8 + full range 2" - ja tenho o full (corte em 400hz ativo pelo amp ou 1000hz pelo player (e o minimo que ele faz usando em 3 way ou 250 eu acho usando normal)

- woofer de 8 + coaxial 4" ou 3.5" - esse ainda nao tenho(corte em 250 ativo pelo player ou menos. Depende de onde o alto segurar)

- woofer de 8 + mid CH4 premium + TW titanio boston - ja tenho ch4 e tw (cortes em 400hp pelo amp e 3000 LP/HP crossover JL audio que tenho)

- woofer de 8 + full 2" + tw (cortes em 400 pelo amp e 2500/3000k pelo crosser JL audio)

 

Equipamentos que tenho.

Par de woofer premium de 8

3 unidades de CH4 - mesma linha do woofer CH4

Par de TW titanio Boston.

Par de crossovers JL de duas vias do kit VR

Par de crossovers Waxon de 3 vias (cortes em 500 e em 3000 eu acho)

Kit ecplise de 2 vias de 5" - Se ele nao fosse tao grande eu ia com ele no painel, se bem que nao esta descartado. auhauhahua

 

Aki uma foto do painel. Ele tem um espaco do lado esquerdo que posso usar para fazer uma base pro alto e do lado direito tb do mesmo tamanho para ficarem simetricos.

painel_bx.jpg

 

Agora as duvidas:

- Caixa:

quantos litros? sigo a do manual mesmo? 30 litros pra cada sintonizada em 43hz? sugerem outra? Camara unica ou dividida?gosto de grave macio, extendido.

manual dos subs

 

- kit:

o que usar das opcoes acima? quais os cortes? como faco um bom teste para saber? so no carro mesmo? Da experiencia de voces, o que acha que fica melhor?

Lembrando sera tocado em bi amp. Um canal pros woofers e um para voz (full, ou coaxial ou full+tw)

 

Acho que e isso. O carro pode ter a mala toda usada, lembrando que por ser BX o estepe fica na frente. Mala sem obstaculos.

 

Como diria Jack, o estripador, vamos por partes, hehehe...

 

Primeiramente, você deve ter idéia do que quer com o som! Há uma diferença enorme entre um woofer de 8" e um mid-bass de 6 1/2". Um fullrange ou mesmo coaxial de 3,5" sobre o painel é legal para subir o palco. Se quiser mais volume, vá com o woofer mesmo. Tem idéia de até quanto eles respondem (os dois extremos)? Ah, tô achando o QTS dele meio alto... Não seria um falante pra trabalhar em Free-Air não? A porta só rende 10 litros mesmo? Tô achando pouco...

 

Para arriscar iria no mid-bass 6,5" + Fullrange 3" + Tweeter 1", cortados em 60-200Hz, 200-5000 Hz e 5.000+ Hz, respectivamente. Tem idéia das frequências de corte desses cross JL? Poderia usá-los em conjunto com os cortes do player pra afinar mais as coisas... Você poderia também usar esse kit Eclipse em peitões, em companhia de um mid-bass de 6,5" ou 7" nas portas. Se fosse um kitzinho com médios de 4" seria perfeito, hehehe...

 

Quanto ao set de graves, não acredito que esse Roadstar libere a potência prometida, então para renderem tudo que podem terão que ser alimentados com decência. Procure futuramente por um amp com pelo menos 1.200W rms REAIS em 1 ohm, e ligue tudo em paralelo... Tente simular as caixas com outros volumes. Tô achando 30L muita coisa para uma selada para um 10". Se a idéia é SPL, use uma caixa menor que a especificada e aumente a potência. Use uma câmara individual para cada sub. Se pensar em fazer três câmaras com 20 L, serão 60 L totais para os subs. Parafuse e vede bem a caixa com massa plástica e/ou pó de mdf + cola e/ou silicone, e use MDF de pelo menos 20 mm.

 

Simulei duas caixas para o NAR 10SW3 no WinISD, as quais seguem:

 

Selada

 

17,3 litros livres, Qtc = 0,700, Fsc = 65,4 Hz, F3 = 64 Hz (alto), máx. SPL = 109,5 dB em 80 Hz, Group Delay < 6 ms na faixa útil;

 

Vented Box

 

30 litros livres, sintonizada em 43 Hz, 1 duto de 4" x 35 cm, F3 em 43 Hz, Group Delay < 13 ms (pico), máx. SPL = 112,5 dB em 55 Hz.

 

Para a caixa dutada, é ideal ter um subsônico de 4ª ordem em 30Hz para evitar sobre-excursão. Devido a isso, em 20Hz a selada lhe dará 15 dB a mais que a dutada, mas você poderá aplicar até 450W rms em cada um...

 

Como você pode ver, com as dutadas ocupará mais porta-malas, mas terá 3dB a mais em SPL, o que equivale a dobrar a potência, ou dobrar a área de cone. Em compensação, com as seladas será capaz de aplicar até 500W rms em sinal senoidal sem sobre-excursão, desde que usando um subsônico de segunda ordem em 20 Hz.

 

É isso, tente dar uma brincada com a resposta desses falantes e veja qual caixa/projeto mais lhe agrada.

 

Se precisar de algo, MP.

 

Abraço.

 

 

Edu

Editado por BDog_SP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

indo por partes tambem! hehehe

Esse woofer e quase um mid. Ele responde de 35 ate 4000. por isso a escolha por ele.Quanto a porta, ela nao fica 100% selada. Tem alguns lugares que nao consigo chegar para selar, mas fica bem proxima disso. Chutei 10 litros, mas pode ser que de mais. O complicado e medir ela certinho. Vou ver se consigo com bolinhas de isopor. Como ele pede 11 litros creio que ficara bem nela. Quanto aos coaxiais, voce recomendaria algum? A ideia sao usar falantes que toquem mais baixo para subir um pouco o palco, deixando os woofer com a parte baixa mesmo.

 

Nao sei se o full aguentaria tocar a partir de 200. nao fica meio baixo pra ele nao? Nao tenho ideia dos cortes do JL. Eles sao do kit VR mas no manual nao tem os cortes. Quanto aos eclipses ainda nao foram descartados, apesar de que eles ficariam muito grandes nos peitoes. nao sei se quero isso. quero algo mais discreto. Posso fazer um kit de 4 com os CH4 que tenho. Uso o cross Jl com eles e os tw.

 

Nao sei se ele libera os 1000 mesmo, mas tocou muito bem meu kicker. como a ideia e troca-lo nem me atentei a ele por agora.

Eu fiz uma busca por caixas no forum e o recomendado seria isso mesmo, 17 livres pra selada. Mandei um email para a NAR pedindo uma sugestao de caixa. Por enquanto estou inclinado para a dutada, pelo grave mais macio e extendido. A selada deixa ele um pouco seco. Minha maior duvida e porque nunca ouvi esse sub tocando. Vou ver se simulo mais alguma coisa por aqui para ver.

 

Valeu pelas dicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz umas simulacoes aqui e cheguei ao valor de 25 litros pra cada, sintonizada a 37hz. -3db em 43hz. Acho que ficou legal. Alguem poderia avaliar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai Felipe, como está o BX, já está andando???

Sobre o projeto, não sei se colocaria um woofer de 8´na porta, é pesado e como vc vai ter 3 subs na mala, não precisaria deles na frente, eu colocaria um de 6´ mesmo, e para facilitar ficaria no 2 vias mesmo.

Agora se quiser usar ele, seria isto que vc falou, o ch4 e tw boston.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rendendo-se à magia dos motores aircooled Felipão? Acho esse BX um barato... quando estiver rodando, quero dar uma olhada no "bicho".

Quanto ao projeto, tem tudo pra ficar excelente, só não utilizaria os falantes de 8" na porta. Precisaria de muita litragem pra ele render. Creio que um de 6" seria mais interessante. Vou tentar usar no meu projeto dois mids Akron de 6 mas estou às voltas de como conseguir litragem pra eles tocarem corretamente, tendo talvez que abandonar a idéia. De qualquer forma desejo sorte no projeto e se eu puder ajudar em alguma coisa, "tamos aí"

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teco-teco inteiro é só ouro ehehehhe.

 

É um carrinho que combina com Euro-look!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu senhores. Alem do BX to com uma brasilia tambem! aircooled na cabeca! mids de 8 estao em definitivo no projeto. quero algo fora do comum. Andei vendo coaxiais de 3,5. Estou vendo de comprar um infinity para dar conta da voz sob o painel. Semana que vem comeco as medicoes para ver o que consigo tirar da porta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...