Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Kirk

Regulagem do som no Focus - não escuto alguns instrumentos de uma músi

Recommended Posts

Pessoal, estou precisando de uma ajuda de vocês.

Meu sistema não está reproduzindo todas as faixas de frequência. Uma boa parte está sendo perdida :banghead . Por exemplo, em musicas do Metallica, as vezes eu não escuto as duas guitarras, escuto apenas uma delas. Meu sistema atual é:

 

- HU Alpine 9835

- Amp. Fosgate P400-4

- Kit 2 vias NAR kevlar

- Sub NAR 10 pol. 180rms

- Cabos RCA Knuconceptz

 

As regulagens no som estão todas FLAT. Os cortes estão pelos cross originais NAR. Só o sub que eu cortei pelo amplificador.

Alguem tem idéia do que pode ser? Se alguem puder me dar uma ajuda quanto as regulagens, eu ficarei muito agradecido. :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kirk, os tweeters estão instalados em que local? O TA está regulado certinho?? O ideal era rever fiação de falantes e fases (especialmente),ligação do mid/tw no crossover do kit... eu tentaria cortar o sub pelo alpine, deixando o amp totalmente flat... se vc. tiver facilidade com isso, tenta inverter as fases do mid e do tw no crossover (trocar positivo por negativo), e experimentar.

 

abs, e posta pra gente mais infos se tiver, blz? assim, à distância é meio complicado descobrir, mas a gente tenta...hehe... :)

 

edit: sei que é meio óbvio, mas não custa perguntar: controle de balance está funcionando certinho, direito/esquerdo? O corte passa-alta do amp tá desligado, né? Tenta deixar o amp ser cortar nada, e o player cortando o sub e o kit... seu player faz 3-way, tem de ver se ele não está configurado assim (se estiver, pode ser esta a explicação... no caso, mude para "F-R-sub" ou "2-way", naquela chavezinha que tem embaixo dele. Desliguei o chicote, mude a chave e religue, aí é só configurar os cortes e está OK).

Editado por RiQuati

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kirk, os tweeters estão instalados em que local? O TA está regulado certinho?? O ideal era rever fiação de falantes e fases (especialmente),ligação do mid/tw no crossover do kit... eu tentaria cortar o sub pelo alpine, deixando o amp totalmente flat... se vc. tiver facilidade com isso, tenta inverter as fases do mid e do tw no crossover (trocar positivo por negativo), e experimentar.

 

abs, e posta pra gente mais infos se tiver, blz? assim, à distância é meio complicado descobrir, mas a gente tenta...hehe... :)

 

edit: sei que é meio óbvio, mas não custa perguntar: controle de balance está funcionando certinho, direito/esquerdo? O corte passa-alta do amp tá desligado, né? Tenta deixar o amp ser cortar nada, e o player cortando o sub e o kit... seu player faz 3-way, tem de ver se ele não está configurado assim (se estiver, pode ser esta a explicação... no caso, mude para "F-R-sub" ou "2-way", naquela chavezinha que tem embaixo dele. Desliguei o chicote, mude a chave e religue, aí é só configurar os cortes e está OK).

 

:+1

 

Acho que o primeiro passo é verificar essa parte do cross do player.. se entendi bem, creio que você possa ter configurado o 3 way do player de forma equivocada...

Como não faz bi-amp, tem que deixar em 2way e NÃO 3way...

 

Boa sorte..

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pouts, teu set é MUITO parecido com o meu. Hahaha...

 

Então, essa dica do 2-Way/3-Way é válida. Se não me engano, é em uma chavinha no corpo do CD Player que você seleciona o modo.

 

Depois, tente "zerar" todas as demais regulagens:

 

TA - default (tudo zerado)

Bass Focus - default

Media Expander - off

EQ - flat

Internal audio - off

 

Coloque o sub pra tocar de 60Hz pra baixo e os mids, de 60Hz pra cima...

 

Veja como ficou...

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kirk, os tweeters estão instalados em que local? O TA está regulado certinho?? O ideal era rever fiação de falantes e fases (especialmente),ligação do mid/tw no crossover do kit... eu tentaria cortar o sub pelo alpine, deixando o amp totalmente flat... se vc. tiver facilidade com isso, tenta inverter as fases do mid e do tw no crossover (trocar positivo por negativo), e experimentar.

 

abs, e posta pra gente mais infos se tiver, blz? assim, à distância é meio complicado descobrir, mas a gente tenta...hehe... :)

 

edit: sei que é meio óbvio, mas não custa perguntar: controle de balance está funcionando certinho, direito/esquerdo? O corte passa-alta do amp tá desligado, né? Tenta deixar o amp ser cortar nada, e o player cortando o sub e o kit... seu player faz 3-way, tem de ver se ele não está configurado assim (se estiver, pode ser esta a explicação... no caso, mude para "F-R-sub" ou "2-way", naquela chavezinha que tem embaixo dele. Desliguei o chicote, mude a chave e religue, aí é só configurar os cortes e está OK).

 

Fala Ricardo...

Os tweeters estão instalados sobre o painel...

O TA está todo zerado...

O balance tá funcionando direitinho sim. Quanto ao aparelho estar em 3-way eu não reparei. Acredito que não esteja, mas vou verificar. Quando instalei ele não reparei, mas acho que o antigo dono não usava ele em 3-way... Bom, só verificando mesmo.

Vou rever a fiação... Os tweeters não tinham nenhuma indicação quanto a polaridade, eu adotei como sendo o terminal maior o positivo e o terminal menor o negativo... Vou verificar isto também...

Os cortes eu tinha feito o do sub pelo amplificador. Vou tentar deixar ele flat e cortar pelo Alpine então...

 

Abçs

 

 

Kirk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

 

Acho que o primeiro passo é verificar essa parte do cross do player.. se entendi bem, creio que você possa ter configurado o 3 way do player de forma equivocada...

Como não faz bi-amp, tem que deixar em 2way e NÃO 3way...

 

Boa sorte..

 

Abraços.

 

 

Bem, configurar o 3-way eu não configurei... Só se o antigo dono usava e a chavinha já veio virada pra 3-way... Vou verificar isto...

Obrigado.

 

Abçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pouts, teu set é MUITO parecido com o meu. Hahaha...

 

Então, essa dica do 2-Way/3-Way é válida. Se não me engano, é em uma chavinha no corpo do CD Player que você seleciona o modo.

 

Depois, tente "zerar" todas as demais regulagens:

 

TA - default (tudo zerado)

Bass Focus - default

Media Expander - off

EQ - flat

Internal audio - off

 

Coloque o sub pra tocar de 60Hz pra baixo e os mids, de 60Hz pra cima...

 

Veja como ficou...

 

Abraço

 

 

Valeu amigo...

Vou dar uma olhada nisso tudo que vocês falaram e posto aqui os resultados... :legal:

 

 

Abçs

 

Kirk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Kirk !

 

Cara, quando retirei o player ele estava em 2way, se não mexeu deve estar assim. É só entrar na opção crossover no menu que já dá para ver se ele está fazendo os cortes em 2 ou 3 vias. Lembre-se que se mudar a chave de posição é preciso apertar o "reset" para ele assumir o novo ajuste.

 

Depois que verificar o que o pessoal falou dá um retorno aqui, pois o seu problema está estranho.

 

Abs.

Editado por Leao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem querer fugir do tópico, mas o que é TA?

 

Time Alignment: Compensa a diferença da distância entre os falantes e o ouvinte incluindo um pequeno atraso no som para os falantes mais perto do ouvinte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Kirk !

 

Cara, quando retirei o player ele estava em 2way, se não mexeu deve estar assim. É só entrar na opção crossover no menu que já dá para ver se ele está fazendo os cortes em 2 ou 3 vias. Lembre-se que se mudar a chave de posição é preciso apertar o "reset" para ele assumir o novo ajuste.

 

Depois que verificar o que o pessoal falou dá um retorno aqui, pois o seu problema está estranho.

 

Abs.

 

 

Fala Leão...

Cara, descobri o problema... Foi uma burrice/esquecimento meu...

Explico no post abaixo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala rapazeada...

Muito obrigado pelas dicas...

 

Solucionado o problema...

Assim que tirei o player do painel pra ver se ele estava em 3way, vi a cagada que tinha feito :banghead ...

Quando eu estava instalando, estava fazendo uns testes com as saídas front e rear...

Só que quando fui finalizar a instalação, encaixei o player e fui lá pra ajustar o amplificador, sem voltar o RCA pro lugar certo. Deixei um RCA no front e um RCA no rear, aí tava dando isso... Voltei as duas pro front e ficou belezura :legal:

 

Valeu rapazeada, obrigado. []-[]

Abçs

 

Kirk

Editado por Kirk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ia comentar isto, quando falou que ouvia apenas uma guitarra, percebi que a frequencia estava sendo tocada, entao o mais provável seria que seu som estivesse mono!

Eu tb curto um metálica e sei que eles usam muito estes recursos de um guitarra de cada lado!

Que bom que resolveu!

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...