Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Rajjax

Oldschool War!

Recommended Posts

Queridos foristas, estava a um tempo sem postar nada nem entrar direito eu estava. Agora fiz um pequeno upgrade no meu sistema e comprei o famoso A/D/S PQ20.4

 

Como antes de comprar tal equipamento eu praticamente nao achei NADA sobre, resolvi criar o topico para postar minhas impressões (as impressões de um leigo que é apaixonado por som e rock'n roll!).

nem manual dele eu achei, achei apenas do PQ20.2

 

o anterior: Audio Art 140.4XE

4x35w @ 4ohms

É um belo amplificador, compacto, nunca me deu problemas, quis trocar apenas para comparar e tambem pela doença do "upgrade". Sentia com ele que o sistema passava um pooouco de fome, afinal eram 4x35w@4ohms ou seja, iam 35w para cada um dos componentes (2 mids MQ Quart PWE160 do kit PCE216 e 2 Tweeters DLS Iridium de 1") todos os cortes feitos pelo DZX785 usb. cortando os tweeters em 2500@12oct e os mids 2500hz e 50hz em 12oct tbm... com essa potencia baixa aplicada eu sentia que o tweeter ficava ligeiramentee incomodo quando estava MUITO alto.. provavelmente pois estava recebendo um pouco de distorção por nao ter nenhum headroom do ampli e este estar sempre trabalhando no talo. Palco era bom, bem centralizado porem podia ser mais largo e fundo. Esquentava relativamente bem se eu ficasse com ele MTO tempo no talo funcionando. Possui crossover e tal, mas usava bypass.

 

o sucessor: A/D/S PQ20.4

4x70w @ 4ohms

sem cross ou nenhum tipo de regulagem, apenas ganho.

 

BEM maior do que o 140.4XE e bem mais pesado tambem, mostrando aqui sua maior robustez. Não é um ampli grande, mas comparado ao 140.4XE (que é um dos menores que eu já vi) ele eh bem maior.

Até agora nos testes ele nao esquentou NADA, até estranhei, mas é completamente GELADO! Nesse cenario, os mids estão mais agressivos, com maior ataque, e os tweeters ficaram mais macios, a maior diferença que eu senti (não sei se é coisa da minha cabeça) é na largura e profundidade do palco, agora mesmo centralizado certinho, eu escuto um palco bem maior, mais envolvente, nao apenas concentrado numa area pequena bem na minha frente, e sim c extendendo por toda a frente. Os cortes por enquanto continuam os mesmo mas irei testando ao longo do tempo.

 

 

Ambos são otimos amplificadores, mas o A/D/S se mostrou superior tanto em potencia (obviamente) e tambem impressionou na qualidade dos agudos e na melhora consideravel do palco.

 

Os proximos "ugpgrades" serão as mantas asfalticas nos doorpods (nao to com tempo/paciencia) pra desmontar os doorpods que o Zecca e o Tatu fizeram... hehehe

 

 

Seguem fotos e especificações de ambos para comparação de numeros

 

Audio Art 140.4XE

 

117ac9c62d62a6c9c84e95772aaadef8.jpg

3b91c80172353b1ac4974a38cc11c720.jpg

be3b3da236566d66535530784ee96a78.jpg

 

Channel Number 4

Power Output 35W @4ohms 12,0V

Power Output 70W @2ohms 12,0V

Bridgeable Yes

Bridge Mono 140w @4ohms 12,0V

Load 2 - 8 W (stereo), 4 - 8 W (bridge)

Signal-to-noise Ratio 96dB

Frequency Response 2 Hz - 100 kHz

IM Distortion (IHF) 0,05%

Low level in (RCA) Variable from 200mV to 1,0V

Protection Thermal Protection

Factory default Crossover Low-Pass: variable from 30 - 200 Hz (Centered 60 Hz)

Crossover slope 18dB octave

Battery fusing ratings 15A

Power Requirement 11 - 16V

Stereo separation 60dB

 

 

A/D/S PQ20.4

prim006eh4dp3.jpg

b63094b3a3131d61facc6c39f7996b89.jpg

b2a0723751c9f41a1afbdd01df81b215.jpg

 

4 Ohm, 4 channel 4x70

4 Ohm, 3 channel 1x150 + 2x70

4 Ohm, 2 channel 2x150

2 Ohm, 4 channel 4x75

Dynamic Headroom: 1.1 db IHF, 90 Watts

Frequency Response 10Hz to 40kHz, +/- 1dB

Signal to noise ratio > 105dBA full power; 20kHz bandwidth

Damping Factor > 100 into 4 Ohms

Input Sensitivity 45mV-1,2V for 1 Watt output

Input impedance 50kOhms

Editado por Rajjax

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal cara, interessante esse ADS.

 

Acho que ele seria ideal pra um midrange + tweeter. E colocar um outro só pra mids (no caso de um 3 vias, é claro).

 

Parabens pela aquisição.

 

Pegou aqui no forum mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, peguei sim, comprei do amigo GFC, me saiu por R$600,00. Achei que foi "best buy". Não achei outro ampli de potencia/qualidade equiparavel nessa faixa de preço.

 

Não digo nunca pois nao sabemos o dia de amanha, mas nao tenho mta vontade de fazer um 3 vias não... acho que começa a mecher MUITO na aparencia e espaço do painel/portas/colunas. Queria tentar por no lugar do MQ Quart aqueles Perless de 7", o problema é a profundidade, que não sei c entraria no doorpod que hj estão os MQ Quart.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você esta fazendo 3 way no DXZ785, não usou o crossover do kit nem o seu tweeter DLS vem com crossover certo?? Vc alguma vez fez teste com algum crossover passivo?? Achou que melhorou muito quando tirou??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rajjax, Peerless SLS? Se for dessa linha desaconselho... pelo que o povo diz ele não sobe literalmente nada, é um woofer literalmente, não passa dos 800 hz... dizem ser excelente mesmo pra 3 vias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SheidPulga: Utilizei cross passivo (o do 2 way PCE216 da MB Quart) apenas quanto utilizava como tweeter o Selenium 1tw1, quando coloquei o DLS já passei pro ativo do player, sinceramente nao faço ideia qual ficaria melhor. Noto que o timbre se altera bastante quando eu mudo o slope do cross (6, 12 e 18 oct) achei o mais natural em 12 oct, em 18 fica "estranho" o conjunto.

 

evepainkiller: sim, acho que é esse sim, mas agora que voce disse eu vou pesquisar outros... alguem saberia dizer um mid de 7" (que desce mais e é mais parrudo do que um de 6") que suba e desça legal e nao custe 2000 reais? Ou acham que não tem necessidade nenhuma de substituir o meu MB Quart?

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O peerless SLS fica bom acompanhado de um full!

Pois realmente ele num sobe muito, dificilmente passa de 1k!

Tem muitas opçoes boas ...

Ouvi falar muito bem dos Vifa e tem tb a opção de scan-speak que é sem comentarios!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SheidPulga: Utilizei cross passivo (o do 2 way PCE216 da MB Quart) apenas quanto utilizava como tweeter o Selenium 1tw1, quando coloquei o DLS já passei pro ativo do player, sinceramente nao faço ideia qual ficaria melhor. Noto que o timbre se altera bastante quando eu mudo o slope do cross (6, 12 e 18 oct) achei o mais natural em 12 oct, em 18 fica "estranho" o conjunto.

 

evepainkiller: sim, acho que é esse sim, mas agora que voce disse eu vou pesquisar outros... alguem saberia dizer um mid de 7" (que desce mais e é mais parrudo do que um de 6") que suba e desça legal e nao custe 2000 reais? Ou acham que não tem necessidade nenhuma de substituir o meu MB Quart?

 

 

Abraços

 

Isto acontece quando vc faz um corte muito abrupto no xover a transição do som de um falante para o outro é melhor notada pelos ouvidos!

O ideal é corta em 12dB, pois quando cortamos em 6dB as vezes ainda passa muita frequencia indesejada pro falante forçando a mudança do crossover point além disto quando mal regulado pode gerar um pico nesta frequencia, agora quando cortamos em 18dB a passagem já nao fica tao natural e 24dB menos ainda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendii

 

é , tanto que no EQ Parametrico eu deixava em -3 em 2500hz com Q1 (mais wide, que abrange mais as frequencias vizinhas) pois gera um pico em 2500 meio chato... ai eu abaixei o corte, agora ta em 1600, alguma coisa assim... noto que o mid que deixava o som meio chato com esse pico... e cortando mais alto tbm melhora, parece q só em torno de 2, 2,5khz que ficava meio chato...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mid para: Descer, Subir, Tocar Aberto, e ainda assim manter um preço que eu conheço é Fosgate Audiophile. :legal:

Apartir disso o próximo passo é Focal, B&W, Scan etc...

Editado por gustavorl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

excelente amplificador tenho tambem um A/D/S PQ20.2 e tocam meu kit mb quart pce 213 em bi-amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal o review do a/d/s... Perdi uma oportunidade, tempos atrás, de escutar um desses (bebedeira mode on) em um encontro...

 

Parabéns pela aquisição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rajjax,

 

Sobre o esquentar... só um parenteses...

 

lá em Transferencia de calor, na faculdade de engenharia mecanica, eu aprendi... quanto maior massa e mais bem projetadas as aletas, mais eficientes elas se tornam... entao... o fato de esquentar um e outro nao PODE estar relacionado a isso TB... fora o fato do AudioArt ser classe A e o ADS nao sei... talvez seja AB... dai mais eficiente...

 

Quanto a qualidade de som... realmente a fonte do AudioArt não consegue segurar o que vc pendurou... ele é "fraco" para seu set, por isso os Mid's estavam sem ataque...

 

Vc está usando um amp "superdimensionado" para o que vc tem... ou seja, a fonte dá conta e ainda sobra para os mid's no caso do A/D/S...

 

no mais, muito legal seu post!

 

A tempos não posto aqui no forum automotivo por ausencia de pareceres como o teu!

 

Abçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mid de 7" que desce e sobe bem, Dayton RS180, Vifa NE180... alguém aqui do forum tem desse vifa, não sei bem se é do mesmo tamanho, mas é da mesma linha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza um amp mais potente melhora consideravelmente a dinamica dos falantes!

E devido a isto vc pode ter uma melhora no palco e aumento na percepçao de profundidade.

Acredito que se vc ligasse seu audio art em 2ohms ele ia melhorar bastante!

Falo isto pois na epoca q eu tinha um punch, fiz varios testes..

E o som melhorou muito so pelo fato de ligar os falantes em paralelo e usar toda a potencia do amp!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que gostou do amplificador, como disse eu nem o liguei aqui, por isso não posso dar um parecer sobre ele, pórem ouvi dizer muito bem sobre ele. Depois que fizer o tratamento com manta com certeza terá melhoras maiores ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem quizer um desses, achei no ebay... o kra nao manda pro BR ou tal... manda apenas para os USA, entao teria que ser alguem que tem algum parente/amigo lá...

 

http://cgi.ebay.com/ADS-PQ20-4-channel-amplifier-old-school-A-D-S_W0QQitemZ350433542875QQcategoryZ18795QQcmdZViewItemQQ_trksidZp5197.m263QQ_trkparmsZalgo%3DSIC%252BSI%26itu%3DUCI%252BIA%252BUA%252BFICS%252BUFI%252BDDSIC%26otn%3D10%26pmod%3D130473987696%26po%3DLVI%26ps%3D63%26clkid%3D6586218322011347163

 

 

Pelas fotos parece estar IMPECAVEL!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po, ta muito zero esse amp!

Sou suspeito pra falar pois sou fã destes amps velhinhos!

Rssss

Antes de comprar o meu, pesquisei bastante no Ebay!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu teria 2 mids em vista... O Peerless HDS de 6" ou o Dayton RS160 ou RS180

 

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.cfm?Partnumber=264-1094

 

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.cfm?Partnumber=295-308

 

 

Pelo CxB eu iria no Dayton... por menos de 25 doletas cada, ótimo preço... é só conseguir alguém que traga lá p/ ti.

Editado por evepainkiller

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem uns Tang Band de 6" que são mini subs, o problema é que chegam no maximo até 800hz. Teria que fazer 3 vias

 

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.cfm?Partnumber=264-832

 

Esse ai ta no mesmo padrão do Peeless SLS, que dizem ser praticamente um sub pra porta!

A bobina deste TB não é muito funda pra colocar na porta ?

Ele parece ser bem alto!

Fico pensando um carro com 2 SLS em cada porta e um L1ProSE+L4SE no painel deve ficar show!

 

https://www.madisound.com/store/product_info.php?cPath=45_228_256&products_id=8234

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou fã de oldschool, principalmente amps. O início da decada de 90 foi muito prolífico. PPI, Soundstream, Orion, Audio Art, A/D/S e por aí vai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu sou outro que tem um A/D/S PQ 20.2, e também gosto muito dele. Inclusive tenho um DXZ785 também, haha.

 

Eu uso para tocar um 3 vias quasi-ativo, e sinto que estou muito bem servido. Já testei outros amps que deram um som mais quente, o PQ20.2 é um tanto clínico, mas o palco e imagem dele são excelentes.

 

Agora só uma coisa... Olha direito esse modelo .4 cara. O seu amp é igualzinho, extarnamente e internamente ao .2. E não é .2 porque é .2 canais e .4 porque é quatro, só conheço o PQ20 e o PQ20.2, onde fizeram uma atualização que dizem ter resolvido uns pops ao ligar. Mas se for .4, então tá.

 

E não se preocupe, fazendo "bom uso", volume alto e um período um pouco maior ele esquenta, mas nunca chega a ferver, passa longe da regra dos 6 segundos (famosa para medir a temperatura com o dedo).

Editado por Pad

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou fã de oldschool, principalmente amps. O início da decada de 90 foi muito prolífico. PPI, Soundstream, Orion, Audio Art, A/D/S e por aí vai...

 

Conversei com um amigo meu e ele falou que esta com um Orion HCCA 225 parado!

Me dei bem, vou fazer uma jogada com ele, já que estou com 2 amps parados um MTX 500D e um punch 225!

:vts

Se eu conseguisse juntar uma galera animava de fazer uns comparativos dos Old-school!

Ja to com o Mcintosh 431 e em breve com o Orion que ponho a disposiçao para testes!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...