Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Burba

SQPL no Pug 206

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

 

Este mês troquei de carro e consequentemente vou mudar meu som...

 

Aposentei o Kit 3 Vias Frankstein e peguei com um user aqui do Fórum um 3Way Macron By Morel... O amp por enquanto pra tocar o 3 way será o MTX X704 velho de gerra.. hehehe

 

Eu vou instalar o Midbass na porta do Pug, fazendo o tratamento com manta, colocando o Bafle de MDF e tudo mais...

 

A minha dúvida está na construção das colunas... Estava pensando em colocar os TW no retrovisor e o midrange em cima do painel, fazendo tipo uma esfera como já vi alguns user aqui fazendo... Fico bom assim? Como fica a questão do direcionamento? Ouvi alguns comentários que não fica bom, o idel é manter o Midrange e o Tweeter juntos...

 

Outra coisa, ví vários comentários do pessoal falando em usar Tweeter On-Axis e Off-Axis, mas fucei, fucei e não consegui achar a explicação do que isso significa.. Se alguém puder me dar uma luz...

 

Desde já agradeço pela atenção e ajuda de todos...

Editado por Palio_SPL_ZS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

on axis é quando o falante fica apontado pra voce, off em quando eles ficam "um olhando para o outro".

 

Eu acho que pra arrumar possiveis imperfeiçoes do som, é melhor manter mid range e tw juntos.

 

Voce vai fazer como pra ligar isso tudo nesse ampli?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

on axis é quando o falante fica apontado pra voce, off em quando eles ficam "um olhando para o outro".

 

Eu acho que pra arrumar possiveis imperfeiçoes do som, é melhor manter mid range e tw juntos.

 

Voce vai fazer como pra ligar isso tudo nesse ampli?

 

Na verdade o projeto todo será: 3way Macrom e Coaxial MB Quart no Amp MTX X704 e os 2 T1 no Clarion DPX11551.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

On-axis seria "no eixo". Ou seja, montar o falante de forma que um eixo imaginário que passe pelo centro dele aponte direto no seu ouvido. Isso melhora a reprodução dos agudos e o timbre.

 

Off-axis seria QUALQUER posição em que o eixo do falante não aponte no seu ouvido. Pode ser um apontando pro outro, o do seu lado apontando pro passageiro e vice-versa ou os eixos se cruzando no meio do carro, ou qq outra forma. Dizem que com isso vc consegue melhorar largura de palco e foco. Também pode ajudar a aliviar a resposta de um twt estridente.

 

A MINHA opinião é que a posição ideal é sempre on-axis ou até 15 graus fora do eixo. Mais do que isso não acho legal. Mas nesse quesito cada um gosta de um jeito. O ideal era vc descobrir o que fica melhor pra vc.

 

 

Outro ponto... se vc busca qualidade eu deixaria de lado o uso de coaxiais traseiros. Eles atrapalham a formação do palco sonoro.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, concordo com o off! nada de coaxial...

Alem disso, se ligar desse jeito, seu ajuste em qualquer canal vai ficar complicado, uma vez que voce vai ta usando 1 canal pra 3 falantes diferentes... Se um deles estiver falando mais alto que o outro, por exemplo, voce nao vai conseguir corrigir isso de forma simples, a resposta de um falante vai influenciar na do outro...

 

Eu faria o seguinte: Liga os midbass em 2 canais, e mid + tw nos dois canais, ai voce deixa os midrange e o tw juntos, ou na coluna ou nos peitinhos que voce fizer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Off, depende muito do falante. Falando nos tipos comuns, tem falante com comportamento off-axis perfeito e outros que se sair 5º do eixo a resposta vira a cordilheira dos andes. E um ligeiro offaxis tem suas utilidades, como amenizar um domo metálico et al.

 

Sobre o posicionamento, meça a distância centro para centro. Se for por volta de até 6cm não vai ter muitos problemas.

Editado por Pad

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, concordo com o off! nada de coaxial...

Alem disso, se ligar desse jeito, seu ajuste em qualquer canal vai ficar complicado, uma vez que voce vai ta usando 1 canal pra 3 falantes diferentes... Se um deles estiver falando mais alto que o outro, por exemplo, voce nao vai conseguir corrigir isso de forma simples, a resposta de um falante vai influenciar na do outro...

 

Eu faria o seguinte: Liga os midbass em 2 canais, e mid + tw nos dois canais, ai voce deixa os midrange e o tw juntos, ou na coluna ou nos peitinhos que voce fizer.

 

Mesmo usando o Crossover corro este risco? O crossover que vou usar é do Boston Acoustics Pro-Series 6.53x

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo usando o Crossover corro este risco? O crossover que vou usar é do Boston Acoustics Pro-Series 6.53x

Só se esse cross for muit completo e tiver ajuste pra cada um dos falantes...

Mas mesmo assim, eu não usaria, um monte de falantes juntos num canal só, na minha opinião, não vale a pena. O legal do 3 vias é poder acertar independente cada falante e fazendo isso que voce pretende simplesmente mata essa possibilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só se esse cross for muit completo e tiver ajuste pra cada um dos falantes...

Mas mesmo assim, eu não usaria, um monte de falantes juntos num canal só, na minha opinião, não vale a pena. O legal do 3 vias é poder acertar independente cada falante e fazendo isso que voce pretende simplesmente mata essa possibilidade.

 

Bom, isso não seria problema... É até melhor porque o Crossover é grande pacas. Mas aí eu precisaria de ajuda pra poder fazer os ajustes, pois no set do Palio eu usava assim que achava fantástico, mas isso pelo fato de nunca ter ouvido um 3 vias bem regulado né...

 

Alguém indica uma loja com bom custo x benefício em SP pra fazer as colunas e ajuste do 3way? Outra coisa, tava pretendendo instalar o MTX debaixo do banco do motorista, tem algum problema?

 

ABçs...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

on axis é quando o falante fica apontado pra voce, off em quando eles ficam "um olhando para o outro".

Eu acho que pra arrumar possiveis imperfeiçoes do som, é melhor manter mid range e tw juntos.

 

Voce vai fazer como pra ligar isso tudo nesse ampli?

 

KKKKKKK, essa de um "estar olhando pro outro" é a melhor explicação que já ouví. []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vi a sua idéia de montar o som no 206... se interessar, eu tenho a moldura do espelho retrovisor externo já direcionada (utilizava o tweeter do morel tempo nele)... quem me fez essa moldura foi o Davi, aqui de Curitiba (drm_sound - aqui no forum - o pessoal conhece o trabalho dele)... a coluna é pra 206/ 207 com espelho manual..... ficou mto bom...

 

se interessar, dá um toque :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vi a sua idéia de montar o som no 206... se interessar, eu tenho a moldura do espelho retrovisor externo já direcionada (utilizava o tweeter do morel tempo nele)... quem me fez essa moldura foi o Davi, aqui de Curitiba (drm_sound - aqui no forum - o pessoal conhece o trabalho dele)... a coluna é pra 206/ 207 com espelho manual..... ficou mto bom...

 

se interessar, dá um toque :legal:

 

Vixiiiiii.. AGora já foi, já mandei fazer a coluna, acabei optando pela Off-Axis, acho que é isso né..rs

 

Me espelhei na coluna de um projeto aqui no fórum, não lembro de quem é mais... Mais ou menos igual essa aqui:

 

Coluna5.jpg

 

Se o dono deste projeto reconhecer a foto e puder tecer seus comentários a respeito do kit eu agradeço...

 

Ah, e segue algumas fotos dos equipamentos que serão usados:

 

DSC00852.jpg

DSC00851.jpg

DSC00829.jpg

DSC00831.jpg

 

Desde já agradeço pelos comentários...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é do Ianaconi. O direcionamento está semelhante, a cor bate, o carro parece, o mid, olhando, é semelhante ao HAT Legatia L3 e o fundo azul parece da Bass.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é do Ianaconi. O direcionamento está semelhante, a cor bate, o carro parece, o mid, olhando, é semelhante ao HAT Legatia L3 e o fundo azul parece da Bass.

 

Então se o cara conseguir fazer ao menos semelhante já está ótimo... hehehe

 

Se realmente for do Ianaconi, me desculpe pelo Plágio... Mas quem faz coisas bem feita está sujeito a ser copiado... hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pad, pelo que ví (posso tar enganado) o carro da foto é um Gol G5, snme é de um user que fez em Paranaguá-PR... lembro de ter postado um elogio pro trampo neste tópico, ficou MUITO bonito msm. Era L3 na coluna off e um 880PRS (saudade do meu!). Do Iana é um Polo vermelho tbem, talvez por isso a confusão.

 

abs,

Ricardo.

 

edit: achei... é este tópico aqui... o gol do Alex_84. Realmente um senhor trabalho de instalação. :legal:

Editado por RiQuati

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

blz...

 

mas ao que me parece, vai ficar show de bola assim tb....

 

 

 

 

 

Vixiiiiii.. AGora já foi, já mandei fazer a coluna, acabei optando pela Off-Axis, acho que é isso né..rs

 

Me espelhei na coluna de um projeto aqui no fórum, não lembro de quem é mais... Mais ou menos igual essa aqui:

 

Coluna5.jpg

 

Se o dono deste projeto reconhecer a foto e puder tecer seus comentários a respeito do kit eu agradeço...

 

Ah, e segue algumas fotos dos equipamentos que serão usados:

 

DSC00852.jpg

DSC00851.jpg

DSC00829.jpg

DSC00831.jpg

 

Desde já agradeço pelos comentários...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aê pessoal, blza?

 

Já montei o som no Pug... Só falta sobrar uma verba pra fazer o acabamento do PM e refazer a instalação...

 

A coluna eu fiz tb, mas o direcionamento não ficou 100%, vou ter que refazer...

 

Os T1 ficaram extremamente agressivos no Pug, muito forte mesmo, e como não estou a fim de deixar mais um carro frouxo, acabei vendendo e vou pegar um sub um pouco mais brando.. hehehe

 

Aí queria uma opinião de vocês pra saber qual eu abraço... As opções são estas:

 

- JL 10W7 - 750wrms - 10" - R$ 1000 + frete

- JL 13W3V3 - 600wrms - 13" - R$ 800 com frete

- JL 10W6V2 - 600wrms - 10" - R$ 750 com frete

 

Detalhe, vou fazer caixa selada para o sub, pois quero aproveitar ao maximo o espaço do PM e quem sabe participar de um Campeonato de SQ, é pelo que vejo a seladinha é a mais indicada...

 

Desde já agradeço a ajuda !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dependendo do que voce ouve da pra indicar um modelo ou outro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu iria num 10W6v2 ou 12W6v2 (+ pegada) se a intenção é ter um SQ com algo a mais.

 

Bem alimentados (entre 600 e 1000W rms na bunda), devem tocar horrores...

 

PS - Vi seu 206 no encontro e posso dizer que ficou realmente FORTE a parada... Sem chances de participar de um campeonato de Quality com os dois monstrinhos... Hehehe

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu iria num 10W6v2 ou 12W6v2 (+ pegada) se a intenção é ter um SQ com algo a mais.

 

Bem alimentados (entre 600 e 1000W rms na bunda), devem tocar horrores...

 

PS - Vi seu 206 no encontro e posso dizer que ficou realmente FORTE a parada... Sem chances de participar de um campeonato de Quality com os dois monstrinhos... Hehehe

 

Abraço.

 

Acabei pegando o 10W6V2 mesmo... Vou usar o DPX11551 pra tocar ele em 2ohm... Este Clarion manda teoricos 1550wrms em 14,4v... Eu imagino que deve mandar lá seus 1.000wrms em 12,6...

 

Como estou aqui em Santos a trabalho, já aproveitei e passei na loja do Luciano LR Art In Audio pra refazer as minhas colunas e já ir pegando umas dicas pra participar do próximo Quality Sound... A caixa do 10w6 vou fazer selada mesmo, e aos poucos vou ajeitando o carro...

 

Acho que uma das maiores dificuldades será identificar e corrigir todos os "grilos" que tem no carro, já consequência do T1... rsrsrs

 

Alguém tem alguma sugestão de caixa para o 10W6? Quero uma que toque plana todo tipo de música... Vou deixar os Hip Hop de lado um pouco, já enjoei...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei pegando o 10W6V2 mesmo... Vou usar o DPX11551 pra tocar ele em 2ohm... Este Clarion manda teoricos 1550wrms em 14,4v... Eu imagino que deve mandar lá seus 1.000wrms em 12,6...

 

Como estou aqui em Santos a trabalho, já aproveitei e passei na loja do Luciano LR Art In Audio pra refazer as minhas colunas e já ir pegando umas dicas pra participar do próximo Quality Sound... A caixa do 10w6 vou fazer selada mesmo, e aos poucos vou ajeitando o carro...

 

Acho que uma das maiores dificuldades será identificar e corrigir todos os "grilos" que tem no carro, já consequência do T1... rsrsrs

 

Alguém tem alguma sugestão de caixa para o 10W6? Quero uma que toque plana todo tipo de música... Vou deixar os Hip Hop de lado um pouco, já enjoei...

No site da JL, pelo manual, indicam 18 Litros internos para a selada e apliacr entre 300 e 600W.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os JL's são bem sensíveis, eu não mandaria essa potência toda neles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No site da JL, pelo manual, indicam 18 Litros internos para a selada e apliacr entre 300 e 600W.

 

Eu ví lá no site da JL os parâmetros, inclusive até baixei o manual... Mas vai que derrepente alguém fez algum projeto de caixa fora do Manual e obteve um bom rendimento, sempre é bom ter outras opções... E quanto a potência, é só deixar o ganho no mínimo, bem reguladinho que não tem erro...

 

Os JL's são bem sensíveis, eu não mandaria essa potência toda neles.

 

Então... Vou deixar o ganho no mínimo e maneirar no volume, até pq acho que dificilmente o Amp manda mesmo esta potência toda em 12,6v...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ví lá no site da JL os parâmetros, inclusive até baixei o manual... Mas vai que derrepente alguém fez algum projeto de caixa fora do Manual e obteve um bom rendimento, sempre é bom ter outras opções... E quanto a potência, é só deixar o ganho no mínimo, bem reguladinho que não tem erro...

 

 

 

Então... Vou deixar o ganho no mínimo e maneirar no volume, até pq acho que dificilmente o Amp manda mesmo esta potência toda em 12,6v...

 

Ago tem que fazer duas coisas...

 

1ª - Fotos do projeto todo, inclusive as colunas...

 

2ª - Mudar o nick... de Palio_SPL_ZS para PUG206_SQ_ZS hehehehehehe

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ago tem que fazer duas coisas...

 

1ª - Fotos do projeto todo, inclusive as colunas...

 

2ª - Mudar o nick... de Palio_SPL_ZS para PUG206_SQ_ZS hehehehehehe

 

Abraços.

 

kkkk... É verdade.... As fotos é mais fácil, agora mudar o Nick acho que é mais complicado né... Ahhh... Estou mudando o título do tópico tb...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...