Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Malachini

Características das músicas para testes no som

Recommended Posts

Bom pessoal, eu decidi criar este tópico para compartilhar com vossas senhorias uma faixa que acabo de "construir" para testar meu som.

 

Sempre tento escutar músicas para testar o palco, dinâmica, SPL, etc. mas em alguns momentos sinto que a percepção de meus ouvidos se torna um tanto quanto falha, por isso, decidi criar algumas faixas para que esse desafio se torne contornável, digamos assim.

 

Estive pesquisando um pouco e encontrei no tópico do KleberIpa (direitos reservados para ele) uma breve descrição do que procurar nas músicas para conseguirmos melhorar nossa percepção. Creio que ele não se encomodará, visto que disponibilizou o acesso a todos, se eu postar o conteúdo do arquivo entitulado "faixas" de extensão ".doc".

 

Segue:

 

"Faixas de teste para sistemas SQ / SQPL

Por Kleberlpa (trexo retirado por questão de inconveniência)

 

Introdução aos testes

 

O objetivo de um CD como este não é apontar os problemas, apenas servir como base para uma avaliação. Por isto, não basta ouvi-lo uma vez e em um único sistema. É preciso ouvir estas faixas em diferentes sets, para se criar referências, que permitirão uma correta avaliação das deficiências e das virtudes de cada set de equipamentos. Entender as deficiências é o primeiro passo para um upgrade barato e certeiro, ou entender onde devem ser feitos pequenos ajustes.

 

Selecionei as faixas que mais costumo utilizar em avaliações de sistemas tipo SQ e SQPL. Há faixas de diferentes estilos, e o ideal é que pelo menos uma parte de todas sejam utilizadas. Fiz comentários rápidos para algumas faixas e para cada tipo de teste. Não se prenda apenas às minhas considerações, “estude” cada faixa, e, de preferência, ouça-as ao menos uma vez com fones de ouvido, para perceber pequenos detalhes, que na hora da avaliação, fazem toda a diferença. Imprima este texto para servir de guia.

 

Divirta-se.

 

1 – Teste de fase acústica.

Deve-se prestar bastante atenção em qual das situações o ruído soa mais “cheio”, para diagnosticar possíveis problemas de fase. Se na situação “out of phase” alguma faixa de freqüência desaparecer, deve-se conferir ligações, e experimentar invertê-las.

 

 

Palco Sonoro

Faixas úteis para avaliação de deficiências do palco, como ausência do centro, tamanho inconstante dos instrumentos, ou mesmo a total falta de palco/foco.

 

2 – Giz

3 – Rolo de fita adesiva

4 – Walking Sax

 

 

Ressonância nos graves

Faixas para testes de ressonâncias indesejadas do veículo, dos acabamentos internos, ou do próprio subwoofer.

 

5 a 8

 

 

Bateria

Ótimas faixas para testar a integração entre todos os falantes, e deficiências no médio-grave e nos médios. O ideal é que se tenha a maior sensação de impacto possível.

 

9 – Bateria e baixo

10 a 12 – bateria solo

 

 

Vozes masculinas

Ideais para se localizar deficiências na transição entre o midbass e o tweeter. Tendem a “baixar” o palco.

 

13 – Eric Clapton & BB King – Riding With The King

14 – Junior Wells – Use Me

15 – Ed Motta – Doce Ilusão

 

 

Vozes femininas

Ótimas para verificar deficiências entre o médio e o agudo. Picos nessa faixa, muito comuns em kits automotivos, tenderão a aparecer. Úteis para verificar a altura do palco também.

 

16 – Rebecca Pidgeon – Spanish Harlem

Música com ambiência e arejamento incríveis. Extrema “limpeza” e detalhamento. Uma forma de avaliar o desempenho do sistema é tentar ouvir a reverberação da voz no ambiente, e pequenos ruídos ao fundo. Ótima para testes de cd-players.

 

17 – Fever

18 – Elza Soares – Dura na queda

19 – Maria Rita – Caminho das águas

20 – Maria Rita – Muito pouco

 

 

Dinâmica / velocidade nos graves e médio-graves

Faixas com médio-grave e grave bem presentes e secos. Ideais para testar a integração entre o sub e o midbass e o excesso de extensão (início de embolamento). Em sistemas bem acertados, o médio-grave deverá soar com grande impacto. Sistemas com corte do sub muito alto, ou com médio-grave insuficiente, tendem a soar bem apagados. Ouça em volume alto, e tente sentir com seu corpo, não apenas com os ouvidos.

 

21 – Faith No More - King for a day.

22 – Titãs – Lugar nenhum

 

 

Teste de graves

 

23 - Metallica – Until It Sleeps

Se o sub não for bom e não estiver muito bem acertado, vai embolar feio nos graves, transformando baixos e bumbos em uma massa disforme. O teste de fogo para qualquer sub.

 

24 - Benny Benassi – Satisfaction

Versão com graves mais profundos.

 

25 – 20Hz

26 – 25Hz

27 – 31,5Hz

28 – 40Hz"

 

Bom, para que possam entender melhor o objetivo do post, segue o link que os levará ao download de um arquivo (ainda não tive tempo de upar mais).

 

Download do Teste de Palco - Descrição: Fiz uma reprodução um tanto quando repetitiva, partindo SEMPRE da esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita e direita. sabemos que há sets de diferentes equipamentos e principalmente com diferentes posicionamentos, sem dizer que assim, com cada "canal" ou cada lado tocando independentemente, fica, na minha opinião, mais fácil para identificar os possíveis problemas, como ressonâncias.

 

Primeira fase, vozes femininas, "Ótimas para verificar deficiências entre o médio e o agudo. Picos nessa faixa, muito comuns em kits automotivos, tenderão a aparecer. Úteis para verificar a altura do palco também." com mais intensidade e depois, na segunda parte com mais suavidade. Na terceira parte, o timbre da voz desce um pouco mais e o eco no fundo deve dar uma impressão de profundidade.

 

Quarta e quinta fases, vozes masculinas, como no texto, tendem a descer o palco, vejam que da última fase, a forma como a frase é dita, está diferente entre um lado e o outro, isto foi proposital!!

 

Em breve, com base no texto acima e nos comentários dos amigos, pretendo desenvolver mais faixas, com teor de complexidade maior, para que possamos inclusive, desenvolver as percepções da melhor forma possível, pois como eu, algumas pessoas ainda não devem ter tanta facilidade para perceber a imagem do palco.

 

Aguardo sugestões!!

 

Abraços.

 

Mais faixas..

Edit 09/01/2011:

Baila Comigo

Música Engraçada

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece interessante, depois ponho no iPod para ouvir no carro.

 

Só uma pergunta, por acaso você já ouviu a faixa de palco do CD EMMA 2007-08?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece interessante, depois ponho no iPod para ouvir no carro.

 

Só uma pergunta, por acaso você já ouviu a faixa de palco do CD EMMA 2007-08?

 

Bom, ainda estou me aperfeiçoando.. kkkkkk o difícil e ter idéias, e quando as tenho, fica difícil reproduzir no programa...

 

Pad, nunca ouvi não, teria como disponibilizar??

 

Aguardo sugestões, abraços.

 

Boa Bruno!

Quando der upa mais.

Me tira uma dúvida, com relação ao palco, o certo é escutar o cantor na minha frente ou no centro do carro?

Abraços.

 

José, beleza cara??

 

Valeu...

 

Então, minha primeira resposta seria: no centro do carro.

Mas se pensar bem, como pensei agora, para responder melhor, o objetivo não é reproduzir a gravação da forma mais fiel, com relação à gravação?

Então, se a gravação da foi feita no centro, o correto é escutar no centro, mas em show ao vivo, por exemplo, o cantor anda, de um lado para o outro, as vezes pára na esquerda, vem até o meio, enfim, o ideal seria escutar a voz no centro do painel. Pense da seguinte forma, você vai assistir um show em um teatro. Mas não sonsegue aquele lugar ideal, ou seja, de fronte ao centro do palco, mas como no carro, só consegue se sentar em um deslocamento à esquerda. Mesmo assim, a voz dos cantores vem do centro do palco, assim como a bateria está lá na direita, mais longe e a guitarra está um pouco à sua esquerda.

 

Tentei ser o mais claro possível, dentro do que sempre li. Se estiver errado, favor me corrigirem!!

 

Na primeira faixa que postei, "teste de palco", deverá escutar de acordo com a descrição que postei hoje, ou seja, esquerda, centro-esqueda (provavelmente na sua frente, levando em consideração a posição do carro), centro (do painel) centro-direita e direita.

 

Aguardo sugestões, abraços.

 

Já estou upando mais duas faixas, uma delas, a "baila comigo" fiz em 18 de maio de 2008, nem pensava em som de qualidade ainda, mas também servirá para alguns testes... o estéreo está bem definido. E a faixa "música engraçada", tem guitarra e cavaquinho (é o que parece) em um lado e bateria em outro, com o vocal bem no centro.

 

Peço desculpas, pois algumas coisas são bem limitadas, pois utilizo um programa antigo, chamado Dance eJay 3.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quarta e quinta fases, vozes masculinas, como no texto, tendem a descer o palco, vejam que da última fase, a forma como a frase é dita, está diferente entre um lado e o outro, isto foi proposital!![/i]

 

 

Isso não acontece obrigatoriamente, vai depender muito de onde estao localizados tw e mid. Como a faixa de voz masculina é menor em termos de frequencia, uma maior parte toca pelo mid, descendo o palco, mas no meu caso, como os dois estao em cima do painel, essa variação nao existe.

 

Uma faixa interessante pra verificar corpo de imagem é a faixa do Ed Motta, se voce não tem o set bem regulado, ele se forma com um corpo muito grande e com dificuldade de foco. Como ele tem uma voz bem grave essa música é muito boa pra regular frequencias entre 250-300 a 700-800hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso não acontece obrigatoriamente, vai depender muito de onde estao localizados tw e mid. Como a faixa de voz masculina é menor em termos de frequencia, uma maior parte toca pelo mid, descendo o palco, mas no meu caso, como os dois estao em cima do painel, essa variação nao existe.

 

Uma faixa interessante pra verificar corpo de imagem é a faixa do Ed Motta, se voce não tem o set bem regulado, ele se forma com um corpo muito grande e com dificuldade de foco. Como ele tem uma voz bem grave essa música é muito boa pra regular frequencias entre 250-300 a 700-800hz

 

Bom, creio que Kleber se referiu a maioria dos sistemas Dan... com mids em baixo mesmo, mas é claro que seu palco não desce né.. :rolleyes:

Sim, na seleção do Kleber tem uma música do Ed Motta também... estou utilizando cerca de 40 faixas para regular meu sistema, inclusive CD da Focal e agora, este que o Pad postou o link.

Grato, abraços.

 

Edit: errus nu Portuga!!

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, preciso de susgestões sobre o que tentar reproduzir nas faixas, o que sentem falta ou dificuldade de identificação..

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, você poderia disponibilizar alguma faixa para testes de midbass?

Editado por Aaron

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, você poderia disponibilizar alguma faixa para testes de midbass?

 

 

Bom, a principio, pode procurar por estas músicas para testar seus mids:

 

Dinâmica / velocidade nos graves e médio-graves

Faixas com médio-grave e grave bem presentes e secos. Ideais para testar a integração entre o sub e o midbass e o excesso de extensão (início de embolamento). Em sistemas bem acertados, o médio-grave deverá soar com grande impacto. Sistemas com corte do sub muito alto, ou com médio-grave insuficiente, tendem a soar bem apagados. Ouça em volume alto, e tente sentir com seu corpo, não apenas com os ouvidos.

 

Faith No More - King for a day.

Titãs – Lugar nenhum

 

Vozes masculinas

Ideais para se localizar deficiências na transição entre o midbass e o tweeter. Tendem a “baixar” o palco.

 

Eric Clapton & BB King – Riding With The King

Junior Wells – Use Me

Ed Motta – Doce Ilusão

 

Tentarei upar umas outras faixas que possuo aqui, mas como demora, provavelmente só a noite, ok?

 

Abraços e boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Relaxa Bruno, pode ser quando você quiser e puder. Vou baixar a terceira parte hoje, não tive tempo ontem e aqui no trabalho é bloqueado, já nesse final de semana faço testes. Depois eu venho compartilhar com vocês aqui algumas dúvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando.

Pra quem que testar o palco, tem as musicas do Canto dos malditos na terra do nunca...

Não to lembrado bem as musicas..... depois vejo quais são e o link para o download.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, sei que estou ressuscitando o topico mas tenho uma duvida na primeira faixa que o teste de fase "out of phase", o meu sub só sai in of phase, o out não sai as instalação dos fios estão todas certas o que pode ser? tem apenas uma emenda um conector do modulo para caixa, para poder retirar com facilidade isto teria algum problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub de bobina dupla?

 

Bom dia Cristiano não, ele é de bobina simples um JL 12w0v3-4, modulo audiophonic 5.1, kit 2 vias hertz ESK 165.l5.

Editado por Paulinho Tupa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então o problema é o uso da bridge do amp

Pense um pouco, como se faz uma ligação em bridge? O que acontece qdo se inverte a fase de um doa canais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então o problema é o uso da bridge do amp

Pense um pouco, como se faz uma ligação em bridge? O que acontece qdo se inverte a fase de um doa canais?

 

CristianoLO, bom dia desculpe amigo mais não consigo entender, eu sou apenas um cara tentando fuçar e aprender. poderia me explicar uma que meu amp. e de 5 canais est ligado + e - no canal do sub normal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...