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Beto TunningWay®

Honda Civic Si - R.I.P.

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Quanta besteira...

 

não fala mal de mim que eu cago no seu painel heim?? hahahahahahaha :vts

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Acho um sarro o povo comparar pico de potencia e torque... coisa de quem não entenda ABSULUTAMENTE nada de fisica e de carro...

 

Sabia que uma meriva tem mais torque maximo que um civic SI ?

O que importa é a area de disposição de torque e potencia.

 

O que importa é a quantidade de trabalho que um motor realiza

qual o conceito de trabalho ?

Uma força realiza trabalho quando ela transfere energia de um corpo para outro e quando transforma uma modalidade de energia em outra.

 

Qual é o calculo do trabalho ?

 

Para calcular o trabalho de uma força que varia devemos empregar técnicas de integração, que é uma técnica matemática estudada no nível superior, mas para simplificar este cálculo, podemos calcular este trabalho por meio do cálculo da área sob a curva no diagrama

 

Calcular a área sob a curva é uma técnica válida para forças que não variam também.

 

Sendo assim ppuco importa ter 1000CV em uma faixa estreitíssima, pois o que importa na verdade é a area do grafico e não seu valor de pico, exemplo pratico, o motor mais forte da F1 em 2010 ficou em 4.o lugar no campenoato esse ano, e o segundo mais fraco ganhou o mesmo...

 

Quanto ao n.o de cilindros, quanto mais cilindros, maior o atrito e perda mecânica, desde que não atrapalhe a R/L que geraria mais perda por vibração, o que importa mesmo é o deslocamento volumetrico.

 

enquanto um marea turbo original tem 27Kgmf de torque entre 2150 e 5200 RPM o civic em 2500 RPM não tem 10 Kgmf de torque...

 

O que você diria do punto Tjet que com 40 CV a menos quase empatou com o tempo do civic SI em interlagos ?

 

Pra ter uma ideia um marea 2.4 anda na reta com SI e são 32 CV a menos.... e 100 Kg a mais.... isso devido a "reta" de torque de 21 Kgmf entre 1200 e 5500 rotações isso num aspirado...

 

http://www.youtube.com/watch?v=pr6KFJWwy8o

 

Marea turbo com SI na reta.. sem graça... você deixa o cara do SI encher o motor e emparelhar, e fica pisando e tirando o pé só pra ver o cara ficar irritado :) e ele com o pé no porão... sim são 10 CV a menos mas com uma curva muito mais plana de entrega...

 

Olha ai original x original.... e o dono do SI sabe muito bem tocar ele..

 

http://www.youtube.com/watch?v=XhZRMxFApDY

 

Na europa esse motor sai de fabrica com 220 CV no Coupe Turbo 20V e 280 no Coupe turbo 20V especial edition (potencia semelhante ao Evolution que é um 2.0 turbo com turbina maior e faixa mais estreita, da mesma epoca)...

Tanto que esses coupê 20 V turbo na europa foram descobertos e estão virando febre entre preparadores lá devido ao baixo custo x tempo obtido.

 

Não estou falando que o SI é uma bagaça, muito pelo contrario, é o mais moderno em fabricação no Brasil hoje, um excelente motor, mas tem sim suas limitações e não tem nada de mitico.

 

O problema é que sempre se criam lendas... mas ninguem vai confirmá-las na parte tecnica, e uma coisa que aprendi é que numero de torque e potencia é coisa pra vender carro, o que importa é o cronometro.... Um uno turbo original com seus 118 CV anda a mesma coisa que um Punto tjet de 152 CV.... Um clio 1.6 16V com seus 116 CV anda quase igual um marea 2.4 de 160 CV.. ou seja no final o que conta é o relogio e não a potencia declarada.

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

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Você se refere ao Golf GTI? Esse saiu de linha em fevereiro de 2009.

http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/147538_p.shtml

 

 

 

 

Exato, pra quem usa a maior parte do tempo no trânsito caótico das cidades é uma péssima opção. Por isso eu sempre digo que carro para o dia a dia tem ter funcionamento mais plano possível.

 

preciso sair mais do meu mundinho nem sabia disso...é então agora só esportivos de visual mesmo...pq o camaro vai ser caro e tbm não deve durar mto tempo...

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primeiro video = bizarro, nem deve ser considerado.

 

segundo video duas considerações:

1- Marea escape de 2.5". Pra mim isso ja nao eh mais original e voces sabem que libera um folego nervoso pro carro, e nem abre taaanto assim, mas enfim...

2- Voce pelo visto não leu meus posts passados né? Legal, o Marea anda na frente acelerando 20 segundos na reta! Ah vá?!

 

Quanto a essa aula de física aplicada a motores, prefiro nem comentar, afinal nao entendo absolutamente nada de física e carros (sim, vesti a carapuça).

 

Qual seria um motor mítico pra você e porquê? fiquei curioso! Depois te conto qual eu acho e o porque. Na medida do possível né...

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Mas daí é uma Ferrari...tudo pela relaçao peso/potencia...é diferente de um esportivo de rua...ferrari é racing...

 

O carro custa 100 conto e nao ter teto solar é uma piada..e o pior de tudo é que lá fora tem!

É esportivo!

 

Sei lá, acho que o problema não é a falta de teto! É um item legal e tudo, mas não acho que defina um esportivo.

 

Quanto ao carro em si, eu acho que a Honda realmente pecou na estratégia. Antes tivesse trazido o Coupe Si, teria um grande diferencial, seria um carro de fim de semana. Pra dia-a-dia realmente é meio complicado.

 

No entanto, tenho um conhecido que tem um, e ele adora o carro! Usa no dia-a-dia mesmo ashuashuashuashu

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Entendi um pouco do que o Sandro falou. Apesar de não saber absolutamente nada de física, sempre pensei em algo parecido (talvez pela lógica ou coisa do tipo).

Realmente a questão da potência engana mesmo. Aliás, fora os fatores lógicos (acerto do câmbio, peso do carro, torque máximo) ainda existe a curva de rotação VS torque, aliada ao peso do carro, que costuma revelar de certa forma o comportamento.

 

Todos nós podemos gostar de carros, de acelerar e coisas do tipo, mas é notável que carros com torque em rotação mais baixa são mais gostosos de dirigir. Digo na prática, não em "circuitos", "pegas" ou coisas do tipo (não curto muito essa área). Portanto, é raro ver alguém no cotidiano andando "cortando giro" o tempo todo. Aliás, muita gente acharia estranho andar até de carona com alguém assim: sem contar o consumo que eleva bastante mantendo a rotação muito alta.

 

Para os especialistas em carros e arrancadas, fãs de verdade, o torque em alta deve ser bem legal - ver o carro esticando a medida que o motor enche não é nada mal. Mas para usar sempre (acredito que o público do CIVIC seja em grande parte este) acaba ficando menos prazeroso.

 

Um exemplo simples na cidade é andar em um Palio 1,8R e em um Vectra 2.2: o Palio é mil vezes mais prazeroso de dirigir na cidade. Talvez eu dirija igual a "tiozão" mesmo e tenho preferência a carros que rendem bem em baixa. Talvez seja meu estilo que em regra me faz agradar mais dos carros 8 válvulas. Mas essa pode ser uma explicação para o CIVIC citado não ter dado tão certo.

 

"Playboy" que gosta de acelerar prefere um espotivo mais agressivo e menor, chamando muito mais a atenção. Já quem é mais "tiozão" (normalmente quem compra o CIVIC - digo NORMALMENTE) prefere um carro que responda no acelerador assim que você o acione, sem precisar "ENFORCAR" o motor. Eu mesmo tenho um amigo que tem condições financeiras, andou no CIVIC normal no SI e ficou meio decepcionado em relação ao desempenho que ele esperava. Acabou comprando o CIVIC normal por questões de CUSTO X BENEFÍCIO.

 

Lembrando que não tenho dinheiro para comprar um carro desse nível e que essa é apenas uma suposição e opinião minha.

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Já andei muito de VTi... Si nunca dirigi efetivamente.

 

Pra dia-a-dia não adianta ter motor pra virar 9k rpm... A não ser que você vá trocar de 1a pra segunda a 50km/h... hauhauhauhauhauhau

 

 

mais exatamente a 63 ! e a segunda a 109 !

 

 

não passe vontade , vai em alguma loja q esteja com SI a venda e faça um test drive !

 

na niponsul em curitiba sempre tem SI lá , qdo fui fazer a revisão do carro do meu sogro pedi p sentar a bota no Si e o vendedor não reclamou em momento algum de corte d giro . hahahhaa

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Entendi um pouco do que o Sandro falou. Apesar de não saber absolutamente nada de física, sempre pensei em algo parecido (talvez pela lógica ou coisa do tipo).

Realmente a questão da potência engana mesmo. Aliás, fora os fatores lógicos (acerto do câmbio, peso do carro, torque máximo) ainda existe a curva de rotação VS torque, aliada ao peso do carro, que costuma revelar de certa forma o comportamento.

 

Todos nós podemos gostar de carros, de acelerar e coisas do tipo, mas é notável que carros com torque em rotação mais baixa são mais gostosos de dirigir. Digo na prática, não em "circuitos", "pegas" ou coisas do tipo (não curto muito essa área). Portanto, é raro ver alguém no cotidiano andando "cortando giro" o tempo todo. Aliás, muita gente acharia estranho andar até de carona com alguém assim: sem contar o consumo que eleva bastante mantendo a rotação muito alta.

 

Para os especialistas em carros e arrancadas, fãs de verdade, o torque em alta deve ser bem legal - ver o carro esticando a medida que o motor enche não é nada mal. Mas para usar sempre (acredito que o público do CIVIC seja em grande parte este) acaba ficando menos prazeroso.

 

Um exemplo simples na cidade é andar em um Palio 1,8R e em um Vectra 2.2: o Palio é mil vezes mais prazeroso de dirigir na cidade. Talvez eu dirija igual a "tiozão" mesmo e tenho preferência a carros que rendem bem em baixa. Talvez seja meu estilo que em regra me faz agradar mais dos carros 8 válvulas. Mas essa pode ser uma explicação para o CIVIC citado não ter dado tão certo.

 

"Playboy" que gosta de acelerar prefere um espotivo mais agressivo e menor, chamando muito mais a atenção. Já quem é mais "tiozão" (normalmente quem compra o CIVIC - digo NORMALMENTE) prefere um carro que responda no acelerador assim que você o acione, sem precisar "ENFORCAR" o motor. Eu mesmo tenho um amigo que tem condições financeiras, andou no CIVIC normal no SI e ficou meio decepcionado em relação ao desempenho que ele esperava. Acabou comprando o CIVIC normal por questões de CUSTO X BENEFÍCIO.

 

Lembrando que não tenho dinheiro para comprar um carro desse nível e que essa é apenas uma suposição e opinião minha.

 

 

o civic tem Vtec , qdo ele abre é uma patada a mais e o giro engole ! então não daria p andar em uma faixa de giro pequena .

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O que torna um motor mitico é a novidade que funciona !

 

Sabia que na decada de 50 a Alfa Romeo fabricava motores de 4 cilindros com potencia especifica de 85 CV /L ?

Por que isso?, 16V, camara hemisférica com vela centralizada (que todo mundo acha que é coisa da Chrisler/dodge), Carburadores progressivos, controle de ponto de ignição á vacuo + mecânico, ou seja coisas que os "mexanicos" de hoje ainda acham bichos de sete cabeças !

 

Ou seja, um projeto é mitico quando é inovador e funcional. Por exemplo o 1.6 16V com Vtec da honda foi um projeto inovador ! alias a maior inovação da honda até hoje. A BMW teve o M10 usado no 2002 que é um motor que revoluccionou muita coisa em 1973

O que o SI tem de inovação ?

Inovar = progredir = desenvolver a sociedade, engenheiro bom é o que inova, quem baseia vendas em imagem e marketing não está trazendo nenhum beneficio pro seu comsumidor nem para sociedade

 

Falando em motores que tivemos por aqui:

 

Primeiro comando de valvulas variavel em carro nacional ? 1998 - Fiat

Primeiro coletor de adimissão de geometria variavel nacional? - 1998 - Fiat

Primeira injeção de combustivel sequencial digital? - 1995 - GM

Primeiro cabeçote com valvulas refrigerada a sodio? - 1972 - Fiat

Primeiro motor super alimentado nacional? - 1994 - Fiat

Primeiro motor com comando de valvulas no cabeçote - 1973 - GM

Primeiro cabeçote multi valvula? - 1993 - Fiat

Primeira transmissão de 5 velocidade ? 1973 - Fiat

Primeira injeção micro hibrida com sonda planar? - 2001 - Fiat

Primeira suspensão multilink com sub chassi? - GM 1997

e assim vai... em termos de inovação o civic si só tras o diferencial de acoplamento viscoso, o que mais ?

Um carro para se tornar um mito precisa trazer pelo menos 3 inovações importantes...

 

O Fato é que a mentalidade de consumo dos carros no Brasil está atrazada em +- 10 anos ! Estamos consumindo produtos com defasagem tecnologica de 15 anos, e o brasileiro compra imagem e não produto. Quantos carros excelentes foram esquecidos pelo mercado ?

 

A Honda mesmo vem simplificando tecnicamente o civic tornando um carro menos eficiente visando reduzir custo e utilizando imagem para praticar preços incompatíveis com seus produtos ! Se compara um VTI de 1993 com um SI vai ver que não existe tanta diferença assim em termos de tecnologia... a injeção melhorou, tem o LSD, mas a suspensão é mais simples, o cambio mais simples... ou seja vamos vender imagem e não conteudo..

 

Carro bom anda muito e consome pouco, é seguro e duravel, o importante na questão duravel (Hoje quelaquer carro roda 300.000 Km) é entender que a inovação, que tras a eficiência, requer mudança de mentalidade de manutenção algo diferente requer manutenção diferente, muitos carros eficientes morreram porque a mentalidade de manutenção do dono não mudou... Gol Turbo (anda mais e gasta menos que um AP 2.0) , Gol 1.0 16V (76 CV num 1.0 com curva aprovetitavel em 1999 !), e a lista vai bem adiante...

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

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opa, chegamos em algumas ideias parecidas! Eu não acho o motor K20 mítico, ia citar o B16 (1.6 16v DOHC Vtec da Honda) como mítico e voce já disse :legal:

 

Sempre achei a FIAT pioneira por trazer tecnologias nova ao Brasil também :legal:

Tivemos Tempra e Marea em casa e o que eles ofereciam muitos não oferecem até hoje.

 

Si ta longe de ser um mito, mas quero dizer que ele é um esportivo sim, com uma bela performance mas que deve ser tratado de forma correta. Forma cujo qual 90% dos brasileiros não procuram em um carro, mesmo porque nem é aceitável, legalmente falando, utilizar um K20 em vias públicas como ele pede.

 

Mas falar que é um motorzinho "meia-boca" achei sacanagem... esse motor é tenso, praticamente o mesmo usado nos Type-R de 240 hp. É um motorzinho safado, que extrai potencia dele relativamente fácil. Passa dos 100cv/L sem forçar e sem turbo.

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O que torna um motor mitico é a novidade que funciona !

 

Ou o fãclube... hehehehehe

 

Por exemplo, dizer que o Si é um puro-sangue... pelo amor de Deus... aí já beira o fanatismo.

 

É o MESMO carro das versões mais simples e sem desempenho esportivo, apenas com mais motor.

 

Aliás, chamar o New Civic de New já é exagero... basta olhar um NC ao lado de um Civic 98 pra ver que só muda lata, lanternas e coluna A, além do interior. Mas vá lá, até que mudou bastante, tem muito carro que só muda as lanternas e já vira "nova geração".

 

Eu acho o Civic um bom carro, acho lindo e tudo mais, mas essa fase de endeusamento não me pega não.

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Por isso eu acho que o Cerato Koup vai vender bem, é bem equipado, bonito e aposto que o motor 2.0 seja melhor em dirigibilidade.

 

Edit: Só pra complementar, já rolou uma discussão no tópico do Kia Koup sobre ele e o Si, nos EUA tem versão do Koup 2.4 com 173cv, mesmo tendo menos cv deve andar junto ou até mesmo engolir o Si.

 

Civic Si 2.0 192cv 19,2 kgfm a 6.100 rpm

 

kia Koup 2.4 173cv 23 kgfm a 4.000 rpm

Editado por avukte

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opa, chegamos em algumas ideias parecidas! Eu não acho o motor K20 mítico, ia citar o B16 (1.6 16v DOHC Vtec da Honda) como mítico e voce já disse :legal:

 

B16 pra mim é mítico não por passar de 100cv/l.

 

Passar de 100cv/l não é um mérito. Mérito é chegar próximo disto e ser mínimamente elástico, o que explica o fato de outros veículos da categoria não terem chegado a tanto.

 

O mito pra mim está no VTEC. Ter 2 comandos de válvulas com permanências diferentes operando onde só existia um. ISTO é um mérito.

 

Agora, a falta de torque em baixa e como isto afeta a dirigibilidade é sim um porém. Não adianta esconder os contras, pois não existem apenas prós em nenhum projeto de motor.

 

Sim, dá pra tirar muita potência com poucas intervenções, mas nem digo que seja um mérito. É uma adequação. Perde-se potência pra se ter ainda um mínimo de torque. Quem decide jogar esse torque em baixa no lixo, pode ainda tirar muita potência, mas aí, por um lado se ganha, por outro se perde.

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Mesma carroceria não quer dizer mesmo carro, mas ja to me saindo muito como fanatico e odeio isso!

 

Gosto de carros, acima de tudo, nao importa a marca. Tanto que to querendo sair do Honda e ir pra VW ou Audi... Qualquer fanatico trocaria meu carro por um VTI EK.

 

E deixa, depois eu compro um Si usado e desvalorizado pq saiu de linha e serei feliz com ele, mesmo tomando toco de Marea T e fazendo menos curva que um Ka :rolleyes:

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passar dos 100cv/l é consequencia de cabeçote com puta fluxo bom, relação bore x stroke praticamente ideal, bloco de aluminio, vtec, ótimo mapeamento da injeção (si por exemplo faz remapeamento sem mudar nenhum periferico e tem melhorias, B16 não) e por aí vai. dificil achar outro motor tão economico e com tanta performance quanto este.

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passar dos 100cv/l é consequencia de cabeçote com puta fluxo bom, relação bore x stroke praticamente ideal, bloco de aluminio, vtec, ótimo mapeamento da injeção (si por exemplo faz remapeamento sem mudar nenhum periferico e tem melhorias, B16 não) e por aí vai. dificil achar outro motor tão economico e com tanta performance quanto este.

 

 

Fantastico esse motor...mas nao é economico nao :rolleyes:

 

 

cara aqui da cidade dizendo que ta fazendo 6km/l na cidade! = / na gasolina podium!

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passar dos 100cv/l é consequencia de cabeçote com puta fluxo bom, relação bore x stroke praticamente ideal, bloco de aluminio, vtec, ótimo mapeamento da injeção (si por exemplo faz remapeamento sem mudar nenhum periferico e tem melhorias, B16 não) e por aí vai. dificil achar outro motor tão economico e com tanta performance quanto este.

 

Mas um motor bem planejado, fluxo bem planejado, bem aliementado, com deslocamento menor que o diâmetro, multiválvulas e com comando bravo, chega nos 100cv/l também, e nem é tão difícil.

 

O mérito dos Hondas é o VTEC, pois dá alguma flexibilidade pra uso fora de pista, coisa que o outro motor não vai ter.

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Olha quem nunca andou de KA antigo....o troço é uma delicia !! Nos tinhamos um 1.0 em casa e eu roubava pra dar uns paus.. minha mulher ficava indiguinada rsrsr

 

A aquisição de um produto requer a avaliação de uma matriz de qualidades, a matriz do SI não é de comsumidor da honda ! este é o fato. Pode acontecer o que aconteceu com o marea... tenta achar um turbo em VERDADEIRAMENTE em ordem por menos de 30-35K ! não tem, só tem os bagaços pra vender ! e não importa o ano, quer um Marea turbo bom repara 30K.. Na minha frente ontem vi uma Weekend branca basica (só com couro) 2000/2001 sendo vendida por 31K sem anuncio á vista e sem troca .... O que aconteceu, quem tem a matriz voltada pra esse tipo de carro descobriu o carro, agora com preço acessivel (Um MT custava perto de 80 K zero)e a manutençãodele começa a não ser mais misterio (como o pistol disse, tem coisas no marea que não existem em carros nacionais ainda !)

 

Eu mesmo passei por isso. sempre gostei do carro (só tive 6 rsrs)mas quando saiu de linha em 2007 vendi os dois de casa e comprei um punto e um stilo.. simplesmente foi uma C... O caixote não faz curva, gasta um absurdo, e o punto não tinha motor nenhum... 6 meses depois comecei a procurar opções....

 

Passat V6 2007 = R$ 120.000 - peças carissimas IPVA caro, 5 por litro na cidade 8 estrada...

Jetta 2.5 170 2008 = R$ 89.000 - 4,5 por litro na cidade peças caras, seguro e manutenção nas alturas...

Audi A4 2.0 TSFI 2005 = R$ 73.000 - peças, um parachoque custa 11.000....

Fusion V6 2008 - 80.000,00 e uma barca (chegeui a comprar um semi novo, não conseguia manoobrar na minha garagem se os vizinhos estivessem todos em casa devolvi).

Acord V6 2006 R$ 52000 5 por litro na cidade

Marea Tubo (de 2002 em diante) R$ 32.000, seguro 1900, peças muito mais baratas que dos acima citados, manutenção que ja conhecia, 7,7 Km litro cidade 12,5 estrada... fiquei 3 anos procurando e achei um 2004... comprei na hora !

 

São carro do mesmo nivel (vão questionar, mas dirija todos eles e depois volte a se questinar) por um custo de propriedade infinitamente menor !

 

Claro que como um carro descontinuado vão começar a faltar peças... por isso queria deixar ele para uso mais restrito pra não desgastar.. como vendi o punto (dona onça preferiu ficar com o caixote eu queria ficar com o punto) pensei em trocar o caixote por algo na faixa dos 50K pra poder usar (minha mulher roda muito pouco) já que o marea virou meu carro de todo dia. Ai fui começar a olhar, e sinceramente fiquei deprimido com a qualidade dos carros oferecidos por esse preço.. fui ver o bravo.. ok é legalzinho...mas comparado com o marea..., I30, Focus GLX, sinceramente, só quando puder gastar 80K num carro é que vou trocar de carro em casa.... Se bobear troco o caixote numa weekend 2.4 automática :)

 

[]

 

Sandro

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Mas um motor bem planejado, fluxo bem planejado, bem aliementado, com deslocamento menor que o diâmetro, multiválvulas e com comando bravo, chega nos 100cv/l também, e nem é tão difícil.

 

O mérito dos Hondas é o VTEC, pois dá alguma flexibilidade pra uso fora de pista, coisa que o outro motor não vai ter.

 

Nao é dificil? então cite exemplos de carros de linha que são assim.

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O que torna um motor mitico é a novidade que funciona !

 

Sabia que na decada de 50 a Alfa Romeo fabricava motores de 4 cilindros com potencia especifica de 85 CV /L ?

Por que isso?, 16V, camara hemisférica com vela centralizada (que todo mundo acha que é coisa da Chrisler/dodge), Carburadores progressivos, controle de ponto de ignição á vacuo + mecânico, ou seja coisas que os "mexanicos" de hoje ainda acham bichos de sete cabeças !

 

Ou seja, um projeto é mitico quando é inovador e funcional. Por exemplo o 1.6 16V com Vtec da honda foi um projeto inovador ! alias a maior inovação da honda até hoje. A BMW teve o M10 usado no 2002 que é um motor que revoluccionou muita coisa em 1973

O que o SI tem de inovação ?

Inovar = progredir = desenvolver a sociedade, engenheiro bom é o que inova, quem baseia vendas em imagem e marketing não está trazendo nenhum beneficio pro seu comsumidor nem para sociedade

 

Falando em motores que tivemos por aqui:

 

Primeiro comando de valvulas variavel em carro nacional ? 1998 - Fiat

Primeiro coletor de adimissão de geometria variavel nacional? - 1998 - Fiat

Primeira injeção de combustivel sequencial digital? - 1995 - GM

Primeiro cabeçote com valvulas refrigerada a sodio? - 1972 - Fiat

Primeiro motor super alimentado nacional? - 1994 - Fiat

Primeiro motor com comando de valvulas no cabeçote - 1973 - GM

Primeiro cabeçote multi valvula? - 1993 - Fiat

Primeira transmissão de 5 velocidade ? 1973 - Fiat

Primeira injeção micro hibrida com sonda planar? - 2001 - Fiat

Primeira suspensão multilink com sub chassi? - GM 1997

e assim vai... em termos de inovação o civic si só tras o diferencial de acoplamento viscoso, o que mais ?

Um carro para se tornar um mito precisa trazer pelo menos 3 inovações importantes...

 

O Fato é que a mentalidade de consumo dos carros no Brasil está atrazada em +- 10 anos ! Estamos consumindo produtos com defasagem tecnologica de 15 anos, e o brasileiro compra imagem e não produto. Quantos carros excelentes foram esquecidos pelo mercado ?

 

A Honda mesmo vem simplificando tecnicamente o civic tornando um carro menos eficiente visando reduzir custo e utilizando imagem para praticar preços incompatíveis com seus produtos ! Se compara um VTI de 1993 com um SI vai ver que não existe tanta diferença assim em termos de tecnologia... a injeção melhorou, tem o LSD, mas a suspensão é mais simples, o cambio mais simples... ou seja vamos vender imagem e não conteudo..

 

Carro bom anda muito e consome pouco, é seguro e duravel, o importante na questão duravel (Hoje quelaquer carro roda 300.000 Km) é entender que a inovação, que tras a eficiência, requer mudança de mentalidade de manutenção algo diferente requer manutenção diferente, muitos carros eficientes morreram porque a mentalidade de manutenção do dono não mudou... Gol Turbo (anda mais e gasta menos que um AP 2.0) , Gol 1.0 16V (76 CV num 1.0 com curva aprovetitavel em 1999 !), e a lista vai bem adiante...

 

[]

 

Sandro

 

Posso saber pq o primeiro carro nacional a adotar injeção eletrônica não tá nessa lista???

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Nao é dificil? então cite exemplos de carros de linha que são assim.

 

Passar de 100cv/l não é um mérito. Mérito é chegar próximo disto e ser mínimamente elástico, o que explica o fato de outros veículos da categoria não terem chegado a tanto.

 

Mas ok, pegue uma ferrari, que são esportivos "comuns"... Aspro, e com mais de 100cv/l, sem VTEC.

 

Por exemplo, a 355 é uma 3.5 com 380cv. Isso pra um motor de 16 anos atrás. Depois a 360 saiu com 400cv... 111cv/l

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Posso saber pq o primeiro carro nacional a adotar injeção eletrônica não tá nessa lista???

 

VW lover detected!

 

Algum mérito o Gol já teve na vida... Pelo menos um... hauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhau

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