Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Ianaconi

[Review] Protótipo Legatia L4 SE

Recommended Posts

Bom, breve relato... ouvi os L4 hoje à noite no set residencial do Ccunha (o das fotos)...

 

Fui esperando um midrange, e até assustei... o grave deles é digno de nota. Sem sub, sem falante pra médio-grave... só os L4 + L1pro, e tinha grave pra preencher bem a sala, que tinha por volta de 15m². Volume suficiente pra encobrir a conversa das esposas no sofá ao lado.

 

Médios eu achei bem encorpados, lá em cima, perto da transição, achei que pecou um pouquinho no corpo... mas convenhamos, é um falante de 4" que desce muito bem.

 

Gostei bastante, achei bem plano, sem picos ou buracos. Transição com o tw perfeita. Digno de nota é também o power handling... estávamos ouvindo alto uma música com faixa dinâmica absurdamente grande, e o L4 + L1 passaram incólumes pelos trechos mais furiosos, sem demonstrar fadigas mecânicas.

 

Se fosse pensar em um set pro L4, com certeza seria algo tipo sub embaixo dos bancos + L4 (>100Hz) / L1 em peitinhos. Seria algo muito cruel não tirar proveito do médio-grave deles ali acima do painel, à queima-roupa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Médios eu achei bem encorpados, lá em cima, perto da transição, achei que pecou um pouquinho no corpo... mas convenhamos, é um falante de 4" que desce muito bem.

 

Se fosse pensar em um set pro L4, com certeza seria algo tipo sub embaixo dos bancos + L4 (>100Hz) / L1 em peitinhos. Seria algo muito cruel não tirar proveito do médio-grave deles ali acima do painel, à queima-roupa.

 

Então o médio grave é melhor do que falante de maior polegada ? Exemplo: 6'' - 7''

*Poxa tô curioso em ouvir esse falante, a engenharia conseguiu um verdadeiro milagre :vts

 

*Esse set sugerido Kleber, seria visando o que, Hi Fi ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que ele não quis dizer isso, apenas q na faixa de frequÊncia 100hz acima o médio-grave é de responsa!

 

Acho q o set seria visando hifi sim, porque não?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui esperando um midrange, e até assustei... o grave deles é digno de nota. Médios eu achei bem encorpados, lá em cima, perto da transição, achei que pecou um pouquinho no corpo... mas convenhamos, é um falante de 4" que desce muito bem.

 

> Kleber pelo que eu entendi:

* Falante tem como caracteristica descer bem.

* Os Médios Baixos são bons, Mas Subindo eles não tem o mesmo Desempenho.

 

 

> Dúvida chegaram a Testar:

* Corte Hi Pass 200hz - 300hz pro Mid ?

* Zobel pro Mid ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que ele não quis dizer isso, apenas q na faixa de frequÊncia 100hz acima o médio-grave é de responsa!

 

Acho q o set seria visando hifi sim, porque não?

 

Abs

 

Ciro mi tira a dúvida:

 

* 100hz é médio grave ?

 

* Por que voce acha que o set sugerido é pra HiFi ?

Editado por gustavorl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o subir depende do corte. O Scott Buwalda (criador da HAT) gosta de usar TW a partir de 4kHz, porém é adepto ao point-source no midrange, cobrindo todo o espectro vocal. Acho que é uma questão de teste e preferência. Um vai preferir o refino do agudo de um tweeter, e outro uma imagem melhor. É cobertor curto.

 

Sobre o descer acho 100Hz meio exagerado para um 4". Não que seja impossível, mas eu deixaria pelo menos um tiquinho mais alto, por volta do dobro da Fs, com uma F3 legal.

 

E "graves" vão de 40Hz (ou 63Hz para alguns) até 200Hz.

 

Referência: http://www.independentrecording.net/irn/resources/freqchart/main_display.htm

 

Mas é mais aquela escolha de palavras.

Editado por Pad

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então o médio grave é melhor do que falante de maior polegada ? Exemplo: 6'' - 7''

*Poxa tô curioso em ouvir esse falante, a engenharia conseguiu um verdadeiro milagre :vts

 

Não disse isto em momento algum, sequer fiz comparações com qualquer falante, tamanho ou modelo.

 

*Esse set sugerido Kleber, seria visando o que, Hi Fi ?

 

Sim, com certeza.

 

Quem já botou falante na coluna sabe que não dá pra querer tirar nada muito abaixo de 80Hz. Simplesmente não rende. Além disto, é um falante pequeno, destinado a tocar médios e que depende de pouco volume.

 

Como eu disse, é uma idéia pra um set com falantes acima do painel. Só não dá pra querer esperar o punch no médio grave de um bom woofer de 6", por isto o sub subindo, e, preferencialmente, sob os bancos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

> Kleber pelo que eu entendi:

* Falante tem como caracteristica descer bem.

* Os Médios Baixos são bons, Mas Subindo eles não tem o mesmo Desempenho.

 

Só frizando, não disse que lá em cima ele não é bom. É bom sim, mas convenhamos, pra 3 vias específico já existe o L3 que sobre muito bem. Eu mesmo entendi o L4 como uma opção mais parruda, não em SPL, mas em resposta em baixas frequências mesmo. De qualquer maneira, não estou muito bem inteirado dos planos da HAT pra esse falante, o que estou dizendo é por conclusões próprias.

 

 

> Dúvida chegaram a Testar:

* Corte Hi Pass 200hz - 300hz pro Mid ?

* Zobel pro Mid ?

 

Não, não testamos com HP, mas creio que o desempenho nas altas melhoraria consideravelmente, já que é um falante com muita compliância, que tende a excursionar bastante em baixas frequências. Um corte alto com certeza reduziria muito a intermodulação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que ele não quis dizer isso, apenas q na faixa de frequÊncia 100hz acima o médio-grave é de responsa!

 

Testando na sala, a resposta foi abaixo de 100Hz, chutaria uns 70Hz pelo peso das notas do contrabaixo. Mas isto é em sala, no carro a coisa tende a render menos, por isto diria os 100Hz como faixa útil.

 

Em tempo, mesmo não tocando <70Hz, ele estava recebendo baixas frequências, o que influi muito no deslocamento do cone e consequentemente resposta aos médios. Conclusão definitiva, só ouvindo o set completo (L6 + L4 + L1pro), ou ao menos com um HP nesses bichos.

 

Mas este não era o foco do teste... a idéia era ver o que ele dá conta de fazer. Nossa referência foi um par de torres com 2 woofers de 4" + tweeter, cuja marca/modelo eu esqueci. Aliás, QUE GRAVE!

 

 

Ciro mi tira a dúvida:

 

* 100hz é médio grave ?

 

Sim, não existe uma definição definitiva, mas convenciona-se médio-grave numa faixa de 100 a 250Hz. Daí pra baixo é grave e subgrave, mas como disse, não existe definição exata.

 

 

Sobre o descer acho 100Hz meio exagerado para um 4". Não que seja impossível, mas eu deixaria pelo menos um tiquinho mais alto, por volta do dobro da Fs, com uma F3 legal.

 

Eu não acho exatamente exagerado, vai do falante. Na época da MTM no Fiesta eu tirava isto com 2 fullranges de 3" de cada lado do painel... ehehehehehehehe. Ali sim era exagero, eles não eram praquilo, mas não reclamavam.

 

Agora, se for pra ouvir ALTO, só subindo o corte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ô cambada de maluco, vamos combinar alguma coisa?! Tô de volta já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conclusão definitiva, só ouvindo o set completo (L6 + L4 + L1pro)

 

É nesso ponto que eu me referia, falante de 4'' servindo para completar uma gama de frequencias. > Sistema Hi Fi ! :legal:

Editado por gustavorl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao entendi o questionamento do Hi-Fi???

O SET vai ser Hi-Fi se o dono quiser, pra isto ele vai ter que gastar horas com ajustes e testes para isto requer muita dedicação..

Agora se o falante pode ser aplicado em um sistema Hi-Fi, com certeza sim, se o L4 que já ouvi da pra aplicar tranquilamente, quem dirá o SE!

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas um falante de 4" + tweeter + sub não serve pra Hi-Fi?

 

Se for como o mencionado anteriormente 4Vias: Sub + L6 + L4ouL3 + L1 > ai sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao entendi o questionamento do Hi-Fi???

O SET vai ser Hi-Fi se o dono quiser, pra isto ele vai ter que gastar horas com ajustes e testes para isto requer muita dedicação..

Agora se o falante pode ser aplicado em um sistema Hi-Fi, com certeza sim, se o L4 que já ouvi da pra aplicar tranquilamente, quem dirá o SE!

 

Então MP3 ai é que tá, se o dono quiser achar que tem um set Hi-Fi é problema dele, mas o set proposto não tem como.

Não estou falando que o falante não é bom.

 

Mas se alguém quiser tentar o set proposto, de boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo... já vi planares de 1.5m de altura que tocam de 35hz acima plano... resposta de 30hz - 20khz plano contando acústica de ambiente... Discordo em dizer que um sistema montado com sub + mid de 4 + tweeter não se possa considerar hi-fi simplesmente por não ter mais de 3 vias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ianaconi, qual era o falante no eclipse do john march? L4? lembra da configuração? pra mim, aquele carro era hi-fi. se for segredo passsa na MP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo... já vi planares de 1.5m de altura que tocam de 35hz acima plano... resposta de 30hz - 20khz plano contando acústica de ambiente... Discordo em dizer que um sistema montado com sub + mid de 4 + tweeter não se possa considerar hi-fi simplesmente por não ter mais de 3 vias.

 

Estamos falando de carro e um falante de 4'' + subs embaixo do banco :legal:

Editado por gustavorl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué... mas precisa de 4 vias pra ser Hi-Fi?

 

O pessoal que tem sistema de 1 via tem o quê então?

 

Kléber, sugiro que se o set indicado é bom, você deveria montá-lo.

 

 

No carro 1 via ???

Que carro ?

Editado por gustavorl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ianaconi, qual era o falante no eclipse do john march? L4? lembra da configuração? pra mim, aquele carro era hi-fi. se for segredo passsa na MP

 

Esse carro tinha falante embaixo do banco ? :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kléber, sugiro que se o set indicado é bom, você deveria montá-lo.

 

Aí é que está a diferença... eu já montei...

 

Já usei MTM com 2 fulls de 3" Sony em LT + Sub JL 12W1 em LT no Fiesta.

 

Um pouco mais que achismo... E olha que o sub nem era embaixo do banco... se fosse, seria melhor ainda, pois o sub cortado um pouco mais alto (80Hz) não embolaria.

 

No carro 1 via ???

Que carro ?

 

Residencial. Tem sistema residencial Hi-Fi que não usa nem tweeter, nem sub... só um fullzão.

 

No carro, se vc conseguir alocar um full de 8" num par de pezinhos bem direcionados, até dá pra brincar, mas grave sem sub e sem um falante parrudo, não rola.

 

De qualquer forma, a minha sugestão é apenas uma SUGESTÃO. Um insight meu. Não estou dizendo que TEM QUE SER ASSIM, ou que quem quer usar o L4 tenha que usar assim.

 

Na real, não gostou dela, simplesmente ignore, o tópico não é sobre a minha sugestão.

 

Mas é como eu estava conversando com o Carlos no dia do teste. Parece até que ele tava adivinhando... tanto é que nem postou mais...

 

É Carlota, como eu disse... eu ainda falo alguma coisa pq não tenho medo de confusão.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então MP3 ai é que tá, se o dono quiser achar que tem um set Hi-Fi é problema dele, mas o set proposto não tem como.

Não estou falando que o falante não é bom.

 

Mas se alguém quiser tentar o set proposto, de boa.

Não entendi. Quer dizer q p/ ter hi-fi é só ter kit 3 (2) vias mais sub tops, de marcas top? Qualquer coisa diferente disso não é hi-fi?

Me parece q p/ vc hi-fi são os meios e não o fim. Eu entendo q vc fique cético ou até duvide q se consiga atingir hi-fi s/ a fórmula 3 (2) vias+sub. Mas não consigo entender essa certeza.

E eu duvido q qq um no mundo consiga me dizer se o som é hi-fi ou não s/ ouvi-lo. Eu já duvido muito de ouvido absoluto. Duvido mais ainda de conhecimento absoluto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...