Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
rfediuk

Dúvida usar fonte para carregar a bateria.

Recommended Posts

Galera, estou com uma Bateria NewMax 200a, e desde que comprei não dei carga então resolvi carregar ela.

 

Peguei emprestado de um amigo uma fonte X-Force de 180a:

 

dsc08713.th.jpg

 

dsc08715g.th.jpg

 

Caraca fiquei de olho no voltimetro e em questão de 1 minuto a tensão subiu de 12.9V para 16V, desliguei a fonte fiquei com medo de danificar a bateria o pessoal que usa fonte diz oq??

 

a tensão não teria que ficar no máximo em 14.4V??

 

o carro e o som estam desligados, liguei a fonte somente para dar uma carginha na bateria mesmo.

mais nem vou mais ligar fiquei com medo.

 

Meu amigo disse que um dia fizeram uma festa e ligaram essa fonte no carro de um amigo dele, ai ele durmiu de bebado e quando acordou já tinham abaixado o som, mais continuava tocando, foi no carro ver a fonte posou ligada e tava saindo fumaça da bateria, imagina em quando não estava a tensão.

 

Essa fonte não ta com defeito não? as outras marcas tbm são assim??

 

EDIT: Fiz um video rápido:

 

http://www.youtube.com/watch?v=fJ8HvnBi8pQ

 

[""]

Editado por rfediuk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza esses 16v podem danificar a bateria se ela for exposta por um certo espaço de tempo.

 

Segundo minhas pesquisas, se a bateria for exposta a tensão acima de 14.4v por muito tempo, mesmo com corrente baixa ocorre o fenômeno de mini eletrólise.

No caso das AGM isso a longo prazo pode ser fatal pra bateria pois o gaz uma vez liberado não pode mais ser reposto.

 

Edit: Acabei de assistir o vídeo.

 

Não faça isso não... vai acabar com a sua bateria.. definitivamente essa fonte não serve recarrega-la!

O ideal seria um carregador 14.4v(ou pouco mais) com corrente máxima de 20~30ah... pessoal costuma usar a FT-120 pra dar carga em AGM. Embora eu não confie 100% nesse método, o pessoal diz que funciona...

Editado por distroy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza esses 16v podem danificar a bateria se ela for exposta por um certo espaço de tempo.

 

Segundo minhas pesquisas, se a bateria for exposta a tensão acima de 14.4v por muito tempo, mesmo com corrente baixa ocorre o fenômeno de mini eletrólise.

No caso das AGM isso a longo prazo pode ser fatal pra bateria pois o gaz uma vez liberado não pode mais ser reposto.

 

pzeh tbm achei estranho, acho que teria que ficar em 14.4V, da uma olhada ali no video!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra complementar...

Eu uso um carregador "inteligente"(desses com flutuação) pra carregar as minhas D3100. PARECE que ele não está conseguindo atingir os 100% da carga mas pelo menos eu tenho a certeza de que minhas "filhotas" estão seguras pois ele tem corrente máxima de 20A e conforme a tensão da bateria se eleva, a corrente vai diminuindo.

Após a tensão atingir 14.4v, o carregador prossegue o carregamento até atingir seus 14.6~14.7v... isso ele consegue em pouco tempo(uns 10 minutos) e logo depois entra em flutuação(13.2v e corrente nula).

 

Creio eu que elas estejam em 90% da carga ou pouco mais(o carregador aponta 93% de carga).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode estragar não só a bateria quanto a i.e. do carro!

 

Essa fonte foi feita pra tocar o som NO TALO! Eu tenho uma dessas!

 

 

Uma alternativa é levar pra quem entende e mandar desenrolar umas voltas n trafo pra baixar pra 14.6v o maximo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode estragar não só a bateria quanto a i.e. do carro!

 

Essa fonte foi feita pra tocar o som NO TALO! Eu tenho uma dessas!

 

 

Uma alternativa é levar pra quem entende e mandar desenrolar umas voltas n trafo pra baixar pra 14.6v o maximo!

 

essa fonte não é minha então nem vou ir atraz.

 

mais as que são estabilizadas tipo a spark, fica em 14.4v e dali não passa é isso???

 

o stetsom chegou em 15v jah entrou em proteção!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu amigo tem uma x-force nordestida dessa aí

Ocorre a mesma coisa. No meu ver, isso é um defeito. Claro que com o som ligado ela nunca aguentaria os 16v. mas sei lá, o certo seria 14,4 no máximo e teria de dar isso com o som ligado. respeitando a corrente que ela envia (180a no caso)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Spark estabilizada? Sei não viu? Eu não diria que É até ligar uma numa bateria 45ah, deixar ligada por 20mins e meter o voltímetro pra ver como anda! :legal:

 

 

Ah, e vídeos não me convencem! Assim é facil! Tu monta uma fonte SUPER caprichada, faz o vídeo dps vende qq porcaria! Não to dizendo q a Spark faz/fez isso, apenas citando como é facil burlar um vídeo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu amigo tem uma x-force nordestida dessa aí

Ocorre a mesma coisa. No meu ver, isso é um defeito. Claro que com o som ligado ela nunca aguentaria os 16v. mas sei lá, o certo seria 14,4 no máximo e teria de dar isso com o som ligado. respeitando a corrente que ela envia (180a no caso)

Sim, mais 16v soi até onde eu cheguei mais se não ela continua aumentando, agora é ruim com o som no talo que fica em uns 14V, vai que toca uma música que não tenha tanto gravão já sobe pra uns 16v ta loco o risco de queima é enorme.

 

E meu stetsom chegou em 15v já entrou em proteção.

 

Pra mim é ponto negativo pra X-FORCE!!

 

 

Spark estabilizada? Sei não viu? Eu não diria que É até ligar uma numa bateria 45ah, deixar ligada por 20mins e meter o voltímetro pra ver como anda! :legal:

 

 

Ah, e vídeos não me convencem! Assim é facil! Tu monta uma fonte SUPER caprichada, faz o vídeo dps vende qq porcaria! Não to dizendo q a Spark faz/fez isso, apenas citando como é facil burlar um vídeo!

 

Não estou me referindo diretamente a spark, pode ser qualquer outra fonte bem conceituada no mercado, sd, jfa, etc.

 

E concordo ctg, videos com intuito comercial, geralmente diretamente da fábrica são mto faceis de burlar, porem agente ve os resultados com os usuarios do equipamentos, como por exemplo a usina 150a a maioria fala bem, agora tbm não é 100% confiavel pq se a fonte é estabilizada em 14.4V pq q uns dias atraz quando o SaverinhoTop fez o teste do som dele ela atingiu 14.6V??

 

 

pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fonte assim nao carrega bateria...ela é dedicada à alimentaçao mesmo(sim tem diferença pra carregadore fonte...porem há algumas fontes que fazem o trabalho de ambos)

 

 

Dica do dia:

Leva numa oficina e pede pra carregar

= )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fonte assim nao carrega bateria...ela é dedicada à alimentaçao mesmo(sim tem diferença pra carregadore fonte...porem há algumas fontes que fazem o trabalho de ambos)

 

 

Dica do dia:

Leva numa oficina e pede pra carregar

= )

 

Luiz eu tenho um carregador da hayonik de 10a/h flutuante, sempre carrego com ele, mais ontem quiz dar uma carginha mais rapida, e jah mudei de opnião e voltei pro carregador lento...

 

 

rsrsrs

 

é esse aqui:

 

http://www.mundomax.com.br/_carregadores_baterias/sistema_carregador_fcbp100e_13_8v_10a_flutuacao_hayonik

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, mais 16v soi até onde eu cheguei mais se não ela continua aumentando, agora é ruim com o som no talo que fica em uns 14V, vai que toca uma música que não tenha tanto gravão já sobe pra uns 16v ta loco o risco de queima é enorme.

 

E meu stetsom chegou em 15v já entrou em proteção.

 

Pra mim é ponto negativo pra X-FORCE!!

 

 

 

 

Não estou me referindo diretamente a spark, pode ser qualquer outra fonte bem conceituada no mercado, sd, jfa, etc.

 

E concordo ctg, videos com intuito comercial, geralmente diretamente da fábrica são mto faceis de burlar, porem agente ve os resultados com os usuarios do equipamentos, como por exemplo a usina 150a a maioria fala bem, agora tbm não é 100% confiavel pq se a fonte é estabilizada em 14.4V pq q uns dias atraz quando o SaverinhoTop fez o teste do som dele ela atingiu 14.6V??

 

 

pasmafaute

 

nao so atingiu 14.6 como eu vi ali 15v.... tava a um triz dos amps desarmarem = )

 

sei la... fala que é estabilizada...chaveada...pra mim e tudo balela....

 

as que EU VI e boto minha mao no fogo..

 

Stetson de 400 e 300 amperes ja vi segurando um som que tinha pra la de 40 mil rms... tinha uns 8 bateruas de caminhao e a de 400A jogando pras baterias....nao descia de 13.3v e clipando bunito!

 

e pra pequenos porta a fonte da SD = ) 120A ela é muito boa...amigo meu tem uma SD12k 5 baterias de caminhao e usa ela..toca a tarde toda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma hora eu falo sobre fontes aqui ! 6 vao ver ! :legal:

 

fala ai ueh!!

 

vamos compartilhar os conhecimentos!!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opaaa, alto lá! Existem sim boas fontes estabilizadas e as fontes chaveadas, as 2 podem servie pra recarregar baterias, porém, a estabilizadas requer um pouco mais de cuidado e experiência, pois ao fim do ciclo de carga da bateria, a mesma continuará alimentando a bateria com uma corrente significativa, o que não seria bom, pra esse tipo de operação deve-se acompanhar a recarga com um voltímetro... já as fontes chaveadas carregam as baterias sem maiores cuidados, até mesmo leigos podem fazê-lo, pois ao fim do ciclo a fonte fica em flutuação, apenas mantendo a bateria carregada. Porém, como tudo na vida, devemos ter cuidados com esses produtos, pois conheço fontes automotivas de renome que se dizem estabilizadas (ou digitais, no popular..) que não passam de uma farsa, elas possuem um display led que indica a tensão que o fabricante quiser, independente do nível de carga na fonte, o valor não muda, gerando a impressão de que a mesma é muito eficiente, quando não é..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, quanto à fonte do Bloom (x-force) é muito parruda, negócio brutom mesmo, porém, como já tinha dado a dica ao Bloom, ou vc usa com o som no talo (com bateria), ou alimenta o set direto, sem ligação com o carro nem com baterias, pois como já foi dito, esse nível de tensão pode ferver as baterias e/ou mandar o módulo de i.e. pro saco..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em tudo que é artigo sobre baterias, o uso de fontes estabilizadas não é recomendado.

 

Estes equipamentos são ótimos pra alimentação mas não pra recarga.. quebram um galho sim e podem até serem usadas uma vez ou outra em caso de EMERGÊNCIA mas não substituem uma boa carga lenta com tensão final de 14.4~14.8v.

 

 

rfediuk... esse seu carregador 13.8v vai dar por volta dos 70% de carga na bateria. O ideal seria um carregador 14.4v. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma hora eu falo sobre fontes aqui ! 6 vao ver ! :legal:

 

 

Praia !!!

 

Já esta na hora ... fala ai !!!

 

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conta ai Praia!

 

Só acho o seguinte.... apartir do momento que voce leu ali na etiqueta: " Não estabilizada" ja devia ter desistido da ideia de tentar usa-la ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Praia !!!

 

Já esta na hora ... fala ai !!!

 

Abraço !!!

João Otávio

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fico estasiado com a qualidade dos produtos brasileiros...fonte estabilizada que vai pra 15v = )...

 

 

mais um pouco da pra alimentar taramps T30k

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha eu tenho 2 baterias de 150 moura ! Meu carregador comprei no mercado !! Ligo na tomadinha e pronto carrega elas em 2 dias mas carrega bonito ahsahshashahsahsahshashasahsahshashashash

 

Voltando ao assunto !

 

Eu ja tive uma sd120 de 120amp ela carregava e deixava tocando 1 sd12k !!! Com 4 baterias de 400amp !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segundo consta essa fonte não é estabilizada. Sem consumo de energia a tensão vai subir.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...