Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fperetto

[Ajuda] VW Brasilia aspirada

Recommended Posts

Opa, e ae galera.. Não posto muito por essas áreas da SCBR, mas por falta de conhecimento mesmo.. hehe.

 

Venho aqui para pedir uma ajuda à galera que manja de preparação, principalmente dos VW Boxer.

 

O caso é o seguinte, tenho uma Brasilia 1980, 1600 dupla carburação.

Unindo o util ao agradavel (carro parado + vontade de ter um carro preparado) resolvi começar a desenvolver um projeto para esse motor.

 

Não tenho pressa alguma, gostaria de ter um projeto legal, que renda bem. A grana tá bem curta, por isso penso em ir comprando as peças bem devagas, quando for sobrando grana e fazer o trampo todo de uma só vez.

 

Gostaria da opinião de vocês, sobre o que eu poderia fazer, comprar, aproveitar, modificar ou seja lá o que for.. huauha

 

 

Opções de suspensão e freios também, serão muito bem vindas. :legal:

 

 

Muito obrigado desde já galera.. hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai cara, beleza?

 

Bom, primeiramente duas coisas:

 

1- o carro vai ser apenas pra fds?

2- ate quanto voce pode gastar?

 

 

Os motores a ar sao motores lindos quando preparados, porém o custo é meio elevado.

 

Eu se tivesse a possibilidade, montava algo como um 2100 aspirado injetado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai cara, beleza?

 

Bom, primeiramente duas coisas:

 

1- o carro vai ser apenas pra fds?

2- ate quanto voce pode gastar?

 

 

Os motores a ar sao motores lindos quando preparados, porém o custo é meio elevado.

 

Eu se tivesse a possibilidade, montava algo como um 2100 aspirado injetado!

 

Opa, tudo tranquilo..

 

Então cara, será só para fins de semana sim.

 

Não tenho idéia de quanto gastar.. Como disse anteriormente, não tenho pressa, a medida que for entrando grana vou investindo nas peças para depois montar tudo.

 

Até pensava em montar algo mais "clássico" com bura e tal.. mas pelo que andei vendo é um inferno para fazer uma regulagem legal, né?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ops, vamos lá:

 

Inicialmente pra algo bem leve e mais barato vc poderia:

 

Retrabalhar os carburadores originais (Solex 32)

Comando um pouco mais bravo (272º ou 268º)

Aliviar o volante do motor (perde torque em baixa, mas o motor gira mais rápido)

Subir um pouco a taxa de compressão.

Escape 4x1

Opcional: Pistões um pouco maiores (1.7 +/-)

 

Em um 2ª estágio:

 

Substituir as Solex por um par de Webber 40 ou 44 duplas

Comando 272º ou 288ª

Trabalho completo no cabeçote (aumentar valvulas, trocar pratos, molas etc)

Trocar pistões e virabrequins (1.9 pra cima)

E por ai vai...

 

Se quiser conhecer um pouco mais de VW a ar entre no www.forumfuscabrasil.com

Editado por Talesfilho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tales, valeu mesmo cara.

 

Você teria uma idéia aproximada de custo dessa primeira opção?

 

Lembrando que preciso ainda, trabalhar suspenssão e freios.

 

Recomenda algum preparadom bom?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vou chutar meio por cima o preço, não sei direito, mas acho que uns R$ 3 mil reais, para 1ª opção completa.

 

Putz aonde você pode fazer não sei, a Sportsystem é muito boa, mas pra uma coisa simples dessa não valeria a pena, mas tudo isso que eu falei é bem simples, um bom mecânico sabe fazer com tranquilidade.

 

Suspensão dela é de catraca ?

 

Freios é bom trabalhar mesmo, meu Fusca freia mal pra ca**** ! Imagino os que não tem disco na dianteira, tão fudido !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei que saisse mais caro um pouco.. hehehe

 

A suspensão agora você me pegou, eu não sei qual é, chuto que não seja catraca, mas independente terei que trocar. Aquela que está lá foi trocada em 98 [^]

 

Seria bacana retrabalhar uma OEM? Ou procurar uma outra para isso?

 

A Brasilia também freia mal pra ca***.. Vi um fusca turbo da Sportsystem com os freios originais retrabalhados.. Só precisa saber o que fazer, já que ela tem os discos sólidos.

 

Não descarto a idéia de tentar adaptar outro conjunto de freio, ou senão, pelo menos uns discos ventilados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais algumas receitas sem mexer na cilindrada

 

 

- 1600 a Gasolina;

- Cabeçote Rebaixado 1,5mm;

- 4x1 com abafador;

- 1 Dupla de Solex 40;

- Comando Engle W110

 

- 1600 a Gasolina;

- Cabeçote Rebaixado 1,5mm;

- 4x1 sem abafador;

- 1 Dupla de Solex 32 retrabalhada;

- Comando Engle W120

 

- 1600 a Álcool;

- Cabeçote Rebaixado 2,0mm;

- 4x1 com abafador;

- 1 Dupla de Weber 40;

- Comando Engle W120

- Retrabalho de cabeçote

Editado por Talesfilho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas ultimas opções me chamaram bastante a atenção.. [¨]

 

Principalmente a segunda..

 

Futuramente, penso sim em passar ela a alcool, e injetar. Só que ai é projeto para 2. alguma coisa.. huahua

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fperetto, quando for fazer o freio, não precisa ser agora, parta pra disco nas 4, fica show.

 

Já vi adaptações de disco de Golf e Kadett.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu pela dica Tales..

 

Ouvi dizer, um tempo atrás, que freio de Santana cabe com poucas adaptações. Procede?

 

Mas essa dica dos freios de Golf ou Kadett já são ótimas.. hehe

Só para confirmar, o golf seria o MKIII? Ou qualquer um cabe?

 

Fui atrás do comando W120, por aqui acha mais usado, até achei na Ancona, mas fora de estoque..

Achei na gringa por 90 obamas.. acho que até compensa.

 

Ah, tem um preparador bom em Campinas, professor de um amigo (inclusive participante do fórum, mas não lembro do nick :banghead), vou trocar uma idéia com ele assim que eu estiver em Socorro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, costuma colocar freios de Santana na frente, é bem fácil até onde eu sei.

Os traseiros do Golf dão do MKIV, quase certeza.

 

Sou meio por fora por preço de comando, mas achei barato o prelo do W120.

 

Edited: sabe o melhor de VW a ar aspirado ? ninguem bota fé, eu com 16000 álcool dupla carburação já deixo os donos de carro 1.0 com cara de bosta, imagina vc com essa Brasilia mexidinha.

Editado por Talesfilho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkk..

É bem por ai mesmo.. só olham um "fusca véio" ou uma "brasilia véia".. mas depois que tomam nabo ficam com a cara no chão.. uauhau

 

Pelo que ví na Ancona, cada W120 tá R$380,00.. mas está fora de estoque.

 

Achei aqui por U$90,00

 

http://www.cip1.ca/ProductDetails.asp?ProductCode=ACC-C10-5267

 

 

Dependendo do valor do frete, compensa pegar por ai.. Senão, vou ter que garimpar por aqui mesmo.. huahuauh

 

Edit: Aliás, nesse site tem muita coisa para motor a ar..

Editado por fperetto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tales.

 

Ainda não mano.. Tô tentando vender uns amps que estão parados aqui, assim que eu conseguir a grana já vou mandar vim.

 

Sorocaba fica 180Km de Socorro segundo o google [^].. hauhahau

 

Aproveitando.. Sobre embreagem. A original aguenta sussa né?! Ou devo partir para uma melhor? Andei vendo umas Displatec de cerâmica, R$380,00 o kit.

A original da Valeo sai na média de R$110,00.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tales.

 

Ainda não mano.. Tô tentando vender uns amps que estão parados aqui, assim que eu conseguir a grana já vou mandar vim.

 

Sorocaba fica 180Km de Socorro segundo o google [^].. hauhahau

 

Aproveitando.. Sobre embreagem. A original aguenta sussa né?! Ou devo partir para uma melhor? Andei vendo umas Displatec de cerâmica, R$380,00 o kit.

A original da Valeo sai na média de R$110,00.

Embreagem aguenta sossegado sim.

 

Nunca dirigi Fusca com embreagem não original, mas dizem que elas são melhores, quanto a durabilidade, e a tração, mas isso pra Fusca muito forte, o meu não destraciona nem por milagre, pode da o giro que for, pelo menos no asfalto, no way.

 

Olha o tópico do encontro de Fuscas que teve aqui em Sorocaba ontem (tem todo domingo) no parte Geral da SCBR.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Embreagem aguenta sossegado sim.

 

Nunca dirigi Fusca com embreagem não original, mas dizem que elas são melhores, quanto a durabilidade, e a tração, mas isso pra Fusca muito forte, o meu não destraciona nem por milagre, pode da o giro que for, pelo menos no asfalto, no way.

 

Olha o tópico do encontro de Fuscas que teve aqui em Sorocaba ontem (tem todo domingo) no parte Geral da SCBR.

 

 

Acabei de ver o tópico do encontro, tem uns bem bacanas lá, mas curti mesmo aquele rat. ahahu

 

A embreagem terá que trocar também, já está no osso.

Por enquanto não posso fazer muita coisa, só juntar uma grana mesmo. Fim de ano na facul é pra matar.

Até o fim de fevereiro (fim das férias) quero pelo menos ter em mãos algumas das peças, como eu já disse, não tenho pressa para terminar, só quero que seja um trampo bem feito com peças boas.

 

Assim que eu chegar em Socorro, vou bater umas fotos dela.. Ai acho que dá para mandar esse tópico para a garagem :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém ai conhece os produtos da JPF racing?

 

Achei um comando dessa marca com a mesma especificação dos Engle w120.

É mais barato, novo e a pronta entrega.

 

Gostaria de saber se realmente são bons..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa velho, tudo bom?

Então, eu e meu irmão iremos montar uma Brasilia, estávamos com a mesma dúvida, seu tópico foi muito útil.

Só que, iremos pegar uma Brasa que está abandonada há 2 anos na garagem de um cara, e ele não tem mais interesse nenhum em ter ela. Não está com podre nenhum de lataria, nem de chassi, nenhuma batida. Só os pneus que estão no chão, e ela está BEM suja, apesar não estar no tempo.

Só que, de mecânica ela está zuadinha.

 

Aí o que tínhamos em mente: Trazer ela pra casa, só encher os pneus e trazer de guincho mesmo. Aí o que fazer, deixar ela "andável", trazer toda a mecânica dela pro mais original possível, pra depois começar a mecher. Será que compensa?

 

Iremos montar ela pra pista, Racha de Interlagos, esses eventos assim, e pra rua. De docto ela está em ordem.

 

Agora a pergunta, eu posso instalar dois webber 40 nela tranquilamente?

 

quais são os pontos fracos da preparação dela?

 

E outra coisa, antigamente, a Brasilia dava muito problema de incêndio, pois o tanque e motor são muito próximos. O que vocês recomendam para evitar isso quando preparar o motor, e evitar alguns danos?

 

Desde já agradeço a todos!

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu não posso te falar muito, até porque não manjo quase nada..

 

Mas o preço da preparação que você pretende para o motor a ar é bem alto.

Talvez, dependendo da situação atual, seria melhor você trocar logo o motor.. por um AP, ou algum outro.

 

Não me recordo de muitos relatos de incêncio com Brasilias e o motor é bem afastado do tanque..

 

Talvez a galera tire melhor suas dúvidas que eu.. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa velho, tudo bom?

Então, eu e meu irmão iremos montar uma Brasilia, estávamos com a mesma dúvida, seu tópico foi muito útil.

Só que, iremos pegar uma Brasa que está abandonada há 2 anos na garagem de um cara, e ele não tem mais interesse nenhum em ter ela. Não está com podre nenhum de lataria, nem de chassi, nenhuma batida. Só os pneus que estão no chão, e ela está BEM suja, apesar não estar no tempo.

Só que, de mecânica ela está zuadinha.

 

Aí o que tínhamos em mente: Trazer ela pra casa, só encher os pneus e trazer de guincho mesmo. Aí o que fazer, deixar ela "andável", trazer toda a mecânica dela pro mais original possível, pra depois começar a mecher. Será que compensa?

 

Iremos montar ela pra pista, Racha de Interlagos, esses eventos assim, e pra rua. De docto ela está em ordem.

 

Agora a pergunta, eu posso instalar dois webber 40 nela tranquilamente?

 

quais são os pontos fracos da preparação dela?

 

E outra coisa, antigamente, a Brasilia dava muito problema de incêndio, pois o tanque e motor são muito próximos. O que vocês recomendam para evitar isso quando preparar o motor, e evitar alguns danos?

 

Desde já agradeço a todos!

 

Abraços!

 

Então cara, o seguinte, tudo depende de sua disponibilidade de dinheiro, se for mexer no motor em um futuro próximo, não arrumaria edeixaria original, já ia mexendo.

 

Duas 40 com o motor original é bobagem, vai dar muuuuito excesso.

 

Quanto ao tanque não sei hauahauahu, na duvida coloca um novo.

Se for pra andar APENAS na arrancada até acho válido um motor AP, mas só nesse caso, pois o AP é muito mais pesado que o motor original, e o comportamento do carro fica péssimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E injetar a Brasilia? Fica boom?

Que tacar motor AP pra gente não compensa.. rs

 

E vai ser trabalho de muitos anos aí pela frente, sem pressa ($$$); rs

 

Obrigado pelas respostas até então!

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duplicou o post, moderadores, por favor apagar esse! Grato!

Editado por BrenoMori

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...