Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Abreu

Ajuda técnica com T.A.

Recommended Posts

All, já estou na fase de acerto do som e estou tendo algumas dificuldades com o T.A.

 

Bem, o BitOne.1 funciona da seguinte forma:

Primeiro você mede a distancia dos alto-falantes individualmente até o seu ouvido. Isto dá ao BitOne uma "base", para iniciar o ajuste fino.

Ajustada a distancia dos alto-falantes, o BitOne faz lá as contas dele, e calcula o delay de cada alto-falante.

Depois vem o ajuste fino, que é feito em milisegundos.

 

Meu T.A. está para todos os canais individualmente, ou seja, tweeter esquerdo é um ajuste, mid-range esquerdo outro ajuste, woofer esquerdo outro ajuste e assim por diante.

 

O que está acontecendo é o seguinte:

Com o T.A. ajustado, com as medidas corretas, o palco não fica no centro do carro. Ele fica deslocado para esquerda, exatamente na frente do motorista. O correto seria no centro do carro ou na frente do motorista?

 

Com o banco na posição em que dirijo, o palco fica um pouco "desfocado", um tanto aberto. A voz do cantor não fica em um ponto exato, mas sim espalhada em um área em frente ao motorista de mais ou menos 30cm. Quando vou mais para trás, deitando o encosto do banco, a voz vai se fechando até "focar" em um ponto perfeito, mas ainda assim na frente do motorista, e não no meio do carro.

 

Bem, o que não estou entendendo direito é:

- Para puxar o palco mais para o centro do carro, eu devo atrasar/adiantar todo o lado esquerdo ou atrasar/adiantar todo lado direito? Devo fazer isto diminuindo/aumentado as medidas ou usando o ajuste fino em milisegundos?

- Para puxar o palco mais para frente, para que sentado no banco normal, sem precisar me esticar para trás tenha um paco definido o que devo fazer? Diminuir as distancias de todos os alto-falantes em centímetros ou adiantar/atrasar o ajuste fino em milisegundos?

 

Bem, para já são essas as dúvidas!

 

Desde já, obrigado pela ajuda.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não tenho experiencia nem com o bitone nem com tres vias, mas no meu set antigo(dxz785usb+audio art+morel tempo) mesmo eu acertando o TA eu percebia que algo nao ficava "certo", entao eu deixava o balance do radio um pouco para o lado direito(1 ou dois "toquinhos" no radio), assim eu conseguia deixar o "volume" dos dois lados iguais, tendo em vista que o lado esquerdo está mais proximo do ouvido...

 

ja tentou fazer isso?

Editado por ZANON

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz a mesma coisa que o colega de cima falou, no meu caso(jvc avx-800), depois de ter feito os ajustes do t.a, mesmo assim ficou faltando alguma coisa.

A solução que eu encontrei, foi mudar o balance para direita 2 vezes.

Bom eu acredito que fazendo os ajustes com o t.a, para vc, o palco vai se voltar para a sua frente.Fazendo um atraso, no som do lado esquerdo, para que fique balanceado com o direito, centralizando o palco na sua frente.

Bom, caso eu esteja errado alguem por favor comente tbem aie me corrija.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ajustar 3 vias é chato mesmo, a melhor forma é ir desligando as vias, por exemplo, se vai ajustar o delay do TW, desliga o rca do médio e médio grave, e depois mesma coisa com os médios, desliga tw e médio grave, depois com tudo acertado liga todos os canais e faz um ajuste fino.

 

Se está puxando para a esquerda digamos que o som está mais "forte" na esquerda(para ficar mais fácil para entender), então tem que dizer para o processador atrasar/deixar mais fraco a esquerda, colocando menor distancia, pois se vc diz para o porcessador que ele está mais próximo que o falante da direita ele "diminui" o ""volume"" da esquerda. Na verdade é atraso e adianto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TA depois de por a distancia certa não tem muito segredo. É só nos totozinhos para arrumar. Normalmente porque medimos a distância até o cone, e a distância real deve ser até a bobina (que eu saiba). Se está desfocado e penso, as vezes é questão de ganho, e se você estiver usando crossover ativo, os cortes. Mas é sempre um cobertor curto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pensei o mesmo que o pad. De repente ajustando o ganho dos canais melhore...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aproveitando, gostaria de tirar minha duvida.

Quando eu faço o ajuste do t.a, eu sempre meço a distancia dos tweeters ate onde estou,está correto? ou devo medir dos mids até onde estou?

Meus mids estão nas portas, e os tweeters no painel.

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais ou menos como o Diana falou, ajustar as vias de forma individual. Porém, eu já percebi que depende muito do ouvido da pessoa. Ajusta o sistema da mesma forma e pede para um grupo de pessoas ouvir. Pergunta onde está o palco, sem dizer onde você acha que está. Se você perceber que as pessoas dizem coisas diferentes, ai temos um problema mais grave que imaginamos.

Digo isso por um motivo: no campeonato que participei o juiz falou que o palco estava mais para esquerda, quase no volante. Pelas minhas medições e ajustes no DRZ eu tinha certeza que o palco estava no centro: ouvi no centro. Utilizei o metodo que o Diana falou, de ajuste individual e depois junto. Porém, não foi apenas o juiz que ouviu o palco no volante e não fui apenas eu que ouvi o palco no centro do carro. Foi coisa de 5 contra 5.

De qualquer forma, eu acho que o palco no centro, com uma imagem bem focada para todos que irão ouvir é impossivel. Você pode ter uma região, não um ponto. É complicado, como falam, que o som é a ciência exata mais inexata do mundo. Além disso, juntamos fatores biológicos que estão longe de corresponder a um padrão matemático ou fisico.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gutows, também tenho medo disso. Tenho até vontade de um exame de audiometria para ver ouço o mesmo nível em ambos os ouvidos.

 

As vezes é um pouco de treino. Depois desse champs (que meu som estava totalmente desregulado) eu aprendi a deixar centrado. Depois, usando o EQ, você acerta mais um pouco. Hoje eu percebo, conforme a frequência, a voz do cantor fica mais para o meio ou levemente para a direita. Infelizmente no momento não tenho a eletrônica para corrigir isso. Quanto mais tempo você fica com o set e acostuma a ouvir, melhor o resultado que você consegue extrair dele. Nessa "subjetividade" do áudio, as vezes não tem muito o que discutir. Só lamentar, no caso de um campeonato.

 

É possível ter um sistema com foco "pinpoint", mesmo num carro. Mas se é possível isso com o carro mantando a estética original, eu duvido muito. Que eu me lembre do seu, acho que estava centrado. Embora não confio em memória auditiva, ainda mais de meses.

 

Agora o pior, é quando você regula com o CD SQ X e e faz um palco, aí pega o CD SQ REFERÊNCIA Y para testar e o seu centro bonitinho fica quase na coluna... Claro que se você acertar esse centro fica no centro. Mas qual centro está certo?

 

 

José Netto, depende. Partindo do princípio que seja duas vias, e o tweeters toquem de 2kHz para cima, alinhe com a distância dos midbass. TA>2kHz = nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gutows, também tenho medo disso. Tenho até vontade de um exame de audiometria para ver ouço o mesmo nível em ambos os ouvidos.

 

As vezes é um pouco de treino. Depois desse champs (que meu som estava totalmente desregulado) eu aprendi a deixar centrado. Depois, usando o EQ, você acerta mais um pouco. Hoje eu percebo, conforme a frequência, a voz do cantor fica mais para o meio ou levemente para a direita. Infelizmente no momento não tenho a eletrônica para corrigir isso. Quanto mais tempo você fica com o set e acostuma a ouvir, melhor o resultado que você consegue extrair dele. Nessa "subjetividade" do áudio, as vezes não tem muito o que discutir. Só lamentar, no caso de um campeonato.

 

É possível ter um sistema com foco "pinpoint", mesmo num carro. Mas se é possível isso com o carro mantando a estética original, eu duvido muito. Que eu me lembre do seu, acho que estava centrado. Embora não confio em memória auditiva, ainda mais de meses.

 

Agora o pior, é quando você regula com o CD SQ X e e faz um palco, aí pega o CD SQ REFERÊNCIA Y para testar e o seu centro bonitinho fica quase na coluna... Claro que se você acertar esse centro fica no centro. Mas qual centro está certo?

 

 

José Netto, depende. Partindo do princípio que seja duas vias, e o tweeters toquem de 2kHz para cima, alinhe com a distância dos midbass. TA>2kHz = nada.

Vai no que eu falei Pad. Sério, eu acho improvável que tenhamos os mesmo níveis nos dois ouvidos. Além disso, a subjetividade do som.

Para piorar, não temos temperatura constante no carro, o que piora ainda mais. Tá você regula num tempo frio, mas no tempo quente como fica? Será que por estarmos falando de milisegundos e mm essas diferenças não são sentidas?

 

Sério, eu acho improvavel achar um "pinpoint" para todos os cds, em todas as condições. Acho mais fácil uma região do que um "pinpoint".

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para todos as músicas é impossível, pois há muita coisa mal gravada/remixada. Mas tratando de CDs com boa gravação, acho que dá pra chegar no meio termo. Concordo que mesmo assim podem ocorrer variações, o que eu quis dizer no pinpoint seria ter uma consistência de imagem. Embora ela possa variar, normalmente irá manter coerência. Ou, digamos, uma variação coerente. Não vai um pedaço para cada lado. Mas eu concordo que é muito mais simples achar uma região que um ponto.

 

Temperatura é bem chato mesmo, é uma das coisas que faz você sentir tesão no som na terça e na quinta você acha uma porcaria. Mas ainda tratando-se de carros, vibrações, poeira, nosso hobby é ingrato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calma, muita calma nessa hora...

 

Vi isso no carro do triatletadan ontem no encontro

me pareceu que o palco tava deslocado pra esquerda.

mas o magros ouviu e ja disse q estava bom

acho que por eu ser mais alto que ambos o ajuste ja muda.

Ai é colocar cd de acerto e ir tentando, nao tem outro jeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calma, muita calma nessa hora...

 

Vi isso no carro do triatletadan ontem no encontro

me pareceu que o palco tava deslocado pra esquerda.

mas o magros ouviu e ja disse q estava bom

acho que por eu ser mais alto que ambos o ajuste ja muda.

Ai é colocar cd de acerto e ir tentando, nao tem outro jeito.

Então, mas isso é complicado. Eu falei pro juiz que por ser mais alto o carro estava ajustado para mim. O que foi falado é que a dispersão do som é quase 190 graus, portanto, isso não influenciaria tanto. Porém, não sei te afirmar, com toda a certeza se isso influencia ou não. Para mim sim. O angulo de inclinação faz com que mude tudo.

Se você utiliza um sistema totalmente off, com o twt e midrange ou full em paralelo, talvez fique mais fácil achar o centro. Porém, ganha-se de um lado e perde pelo outro.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal aproveitando o tópico, gostaria de saber quais os CDs de referencia que utilizam para ajustar o TA ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal aproveitando o tópico, gostaria de saber quais os CDs de referencia que utilizam para ajustar o TA ???

Eu utilizo os cds do Quality Sound, alguns da Iasca antiga. Por terem faixas técnicas e também com voz centrada. Porém, é como o Pad havia comentando anteriormente: num cd o palco fica correto, já no outro isso não acontece.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com o T.A. ajustado, com as medidas corretas, o palco não fica no centro do carro. Ele fica deslocado para esquerda, exatamente na frente do motorista. O correto seria no centro do carro ou na frente do motorista?

 

Depende... o USUAL é o centro do carro. O CORRETO é você quem diz... centro do carro, ou você no centro.

 

Eu prefiro o centro do carro por uma questão visual.

 

Quanto a ficar deslocado, experimente baixar um pouco o volume nos canais esquerdos. Nosso cérebro não usa apenas o tempo para determinar a espacialidade, usa a diferença de SPL entre os ouvidos também. E é aí que muita gente não acerta o ponto.

 

Com o banco na posição em que dirijo, o palco fica um pouco "desfocado", um tanto aberto. A voz do cantor não fica em um ponto exato, mas sim espalhada em um área em frente ao motorista de mais ou menos 30cm. Quando vou mais para trás, deitando o encosto do banco, a voz vai se fechando até "focar" em um ponto perfeito, mas ainda assim na frente do motorista, e não no meio do carro.

 

Problemas de fase.

 

Pode ser que:

 

O ajuste esteja excessivo, logo, tente reduzir um pouco o atraso.

 

Seu midrange ou tweeter possa precisar ter a ligação invertida. Pela sua descrição, pode ser o midrange.

 

- Para puxar o palco mais para o centro do carro, eu devo atrasar/adiantar todo o lado esquerdo ou atrasar/adiantar todo lado direito? Devo fazer isto diminuindo/aumentado as medidas ou usando o ajuste fino em milisegundos?

- Para puxar o palco mais para frente, para que sentado no banco normal, sem precisar me esticar para trás tenha um paco definido o que devo fazer? Diminuir as distancias de todos os alto-falantes em centímetros ou adiantar/atrasar o ajuste fino em milisegundos?

 

Não existe "adiantar" (por questões físicas). O que existe é atrasar um pouco mais o que já está atrasado.

 

Quem está mais perto de você é quem mais precisa ser atrasado para ocorrer o alinhamento. Logo, em tese, independe se você "adianta" um lado ou atrasa o outro, o resultado é o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo os cds do Quality Sound, alguns da Iasca antiga. Por terem faixas técnicas e também com voz centrada. Porém, é como o Pad havia comentando anteriormente: num cd o palco fica correto, já no outro isso não acontece.

 

Abraços

 

Nem toda gravação tem cantor rigorosamente no centro, e isto não é um "defeito", e sim uma característica.

 

Por isto, com música, é muito difícil fazer este acerto, ainda mais com instrumentos concorrendo pra tirar a sua atenção de um único ponto.

 

O ideal é acertar por uma gravação apenas voz (pode até ser feita por você mesmo... fale algo num microfone, grave em mono mesmo, converta pra 2 canais e "tá filé") e aí ignorar os desvios em música, pois muita coisa influencia.

 

DICA: Som é pra curtir, não fiquem preocupados ao extremo se a voz não soa sempre no centro, pois música é arte, não é matemática.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem toda gravação tem cantor rigorosamente no centro, e isto não é um "defeito", e sim uma característica.

 

 

Sim, obviamnente. O problema que comentei com o Gutows, é que se você pegar o mapa de palco que CDs técnicos costumam ter, ambos estão centrados, e ouvindo a coisa é bem diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah sim...

 

Mas não fique paranóico... uma coisa é fazer um mapa de palco num set instalado em sala, 3m entre caixas e tudo mais... outra é ouvir dentro do carro, tudo apertado, reflexos mil e tudo mais.

 

Por isto que eu disse que depois de acertado, é melhor abstrair... hehehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o Kleber.

Acho que esses cds de campeonato que têm mapa de palco

tem por objetivo principal detectar problemas de precisão tonal entre outros

e nao ver o palco.

Para isso sempre têm as primeiras musicas.

Eu uso o cd do EMMA 07/08

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

além do "left channel, left channel..." pode usar o "Theeere is a roose in Spanish Harleemm..." e como o Mdiana falou, acerta uma via de cada vez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

além do "left channel, left channel..." pode usar o "Theeere is a roose in Spanish Harleemm..." e como o Mdiana falou, acerta uma via de cada vez.

Rebecca pidgeon rox hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpem minha ignorancia, sempre fui fã de som automotivo e residencial, estou montando um som de qualidade no meu carro, com amplificadores, subwoofers e falantes da focal. Hoje entrei aqui afim de pesquisar sobre as experiencias com relação a marcas e tipos de sets. Bem minha primeira pergunta é o que é T.A. ?? Tenho visto o comentários a respeito disso, que alguns aparelhos possuem. e a outra é a seguinte, apesar de ser linha de entrada da focal, estou pensando em utilizar tudo da linha access (kits, coaxiais e sub) e amplificadores solid 1 e solid 4. O que acham ? E outra dúvida: pra que serve esse bitone da audison ? obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpem minha ignorancia, sempre fui fã de som automotivo e residencial, estou montando um som de qualidade no meu carro, com amplificadores, subwoofers e falantes da focal. Hoje entrei aqui afim de pesquisar sobre as experiencias com relação a marcas e tipos de sets. Bem minha primeira pergunta é o que é T.A. ?? Tenho visto o comentários a respeito disso, que alguns aparelhos possuem. e a outra é a seguinte, apesar de ser linha de entrada da focal, estou pensando em utilizar tudo da linha access (kits, coaxiais e sub) e amplificadores solid 1 e solid 4. O que acham ? E outra dúvida: pra que serve esse bitone da audison ? obrigado

Blz?

Cara, vi q vc é de bsb. Passa na dolby (702/703 norte), fala c/ o andré q ele vai te responder melhor, inclusive te mostrando na prática.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpem minha ignorancia, sempre fui fã de som automotivo e residencial, estou montando um som de qualidade no meu carro, com amplificadores, subwoofers e falantes da focal. Hoje entrei aqui afim de pesquisar sobre as experiencias com relação a marcas e tipos de sets. Bem minha primeira pergunta é o que é T.A. ?? Tenho visto o comentários a respeito disso, que alguns aparelhos possuem. e a outra é a seguinte, apesar de ser linha de entrada da focal, estou pensando em utilizar tudo da linha access (kits, coaxiais e sub) e amplificadores solid 1 e solid 4. O que acham ? E outra dúvida: pra que serve esse bitone da audison ? obrigado

 

T.A. é um alinhamento de tempo para alto-falantes (Time Alignment).

 

É uma forma de corrigir o mal posicionamento dos alto-falantes dentro do carro.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...