Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Caixa de som Planar Ribbon

Recommended Posts

Olá!

Pessoal, como sempre gostei e fabriquei som para HI-Fi no passado, estou fazendo a minha última preciosidade: Caixa Planar Ribbon Pusch-Pull!

É a segunda que monto, mas vai ser muito melhor que a primeira!

Alguém já ouviu tocando em um sistema bem equilibrado?

A danada pesa cerca de 50K sem os paineis de madeira...

Responde de 35Hz á 25K com impedância resistiva até 70Khz, e tem 1 ohm de impedância!

Ela é ideal para quem gosta de som de HI-END áudio

Quem tiver interesse é só dar um alô...

Cláudio.

Fotos no link:

http://www.audiorama.com.br/keen/#KR-1

 

Estas fotos é da caixa antiga, a que estou fazendo é bem diferente...

Editado por DAD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posta fotos, imagens, desenhos, pro pessoal saber exatamente do que se trata :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posta fotos, imagens, desenhos, pro pessoal saber exatamente do que se trata :)

Tudo bem?

Já coloquei o link da caixa antiga....a nova não tenho foto pois está sem acabamento....abs..

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante! Eu tenho um tweeter planar e gosto bastante. Ja ouvi médios ribbon e achei excelentes.

 

É a primeira vez que vejo um ribbon que promete ser fullrange. E por ser um dipolo se bem aplicado tem tudo para ficar muito bom.

Qual o preço estimado, por curiosidade mesmo?

 

Agora uma dica, ribbon é uma coisa, e planar é outra. Embora semelhantes, tem suas diferenças. Não dá pra chamar de planar ribbon, a não ser que realmente possua os dois tipos de falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante! Eu tenho um tweeter planar e gosto bastante. Ja ouvi médios ribbon e achei excelentes.

 

É a primeira vez que vejo um ribbon que promete ser fullrange. E por ser um dipolo se bem aplicado tem tudo para ficar muito bom.

Qual o preço estimado, por curiosidade mesmo?

 

Agora uma dica, ribbon é uma coisa, e planar é outra. Embora semelhantes, tem suas diferenças. Não dá pra chamar de planar ribbon, a não ser que realmente possua os dois tipos de falantes.

É Ribbon, planar..eu mesmo fiz as fitas de alumínio...são full range...erro de fase nula...som extremamente claro!

 

EDITADO: ANÚNCIOS, NOS CLASSIFICADOS

 

Use o tópico para apresentar aspectos técnicos, construtivos, novidades, conceitos... não para oferecê-la à venda.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante! Eu tenho um tweeter planar e gosto bastante. Ja ouvi médios ribbon e achei excelentes.

 

É a primeira vez que vejo um ribbon que promete ser fullrange. E por ser um dipolo se bem aplicado tem tudo para ficar muito bom.

Qual o preço estimado, por curiosidade mesmo?

 

Agora uma dica, ribbon é uma coisa, e planar é outra. Embora semelhantes, tem suas diferenças. Não dá pra chamar de planar ribbon, a não ser que realmente possua os dois tipos de falantes.

 

Todos os ribbons do mercado são planares 9até que aguém lance algo diferente).

 

E todo planar com diafragma em formato de fita, é ribbon.

 

O que muda é que existe o que se chama de "ribbon puro", ou seja, folha de alumínio, e os ribbons compostos (bobina em folha de kapton, por exemplo).

 

Mas, na prática, planar é um conceito construtivo, um aspecto mecânic. E Ribbon é apenas um indicativo do formato do diafragma, assim como cone e domo também são.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A diferenciação que eu conhecia era pelo material apenas. Quando usuado alumínio, Ribbon. Quando usados outros materiais, Planar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem muita "meia conversa" no meio... mas é fato que os fabricantes (e os possuidores) de ribbons puros não vão querer colocar os ribbons compostos na mesma "classe".

 

Mas a diferenciação é esta... você pode ter muitos tipos de planares: Eletrostáticos, magnéticos...

 

Já o Ribbon... um sanduíche de kapton e alumínio tambpé forma uma fita... Não existe diferença funcional.

 

Aliás, forma uma fita com peso igual, ou até menor, que uma de alumínio.

 

O que muda? Indutância. O ribbon puro tem componente indutiva baixíssima, tendendo ao zero, e o composto não. O Q despenca, o comportamento para o amplificador tende ao ideal (ou seja, carga resistiva), e não apresenta reatância.

 

Agora, se o seu ribbon tem um transformador acoplador, aí parte dos ganhos se perde.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem muita "meia conversa" no meio... mas é fato que os fabricantes (e os possuidores) de ribbons puros não vão querer colocar os ribbons compostos na mesma "classe".

 

Mas a diferenciação é esta... você pode ter muitos tipos de planares: Eletrostáticos, magnéticos...

 

Já o Ribbon... um sanduíche de kapton e alumínio tambpé forma uma fita... Não existe diferença funcional.

 

Aliás, forma uma fita com peso igual, ou até menor, que uma de alumínio.

 

O que muda? Indutância. O ribbon puro tem componente indutiva baixíssima, tendendo ao zero, e o composto não. O Q despenca, o comportamento para o amplificador tende ao ideal (ou seja, carga resistiva), e não apresenta reatância.

 

Agora, se o seu ribbon tem um transformador acoplador, aí parte dos ganhos se perde.

 

bem, posso te passar algumas informações de como é:

1- Uso o tímpano (membrana) de nylon Suíço

2- As fitas são colodas nesta membrana

3- O campo é magnetico fixo, pusch-pull (frente e atrás)(simétrico)

4- O sitema não possui nenhum tipo de acopladores, transformadores..etc....é resistivo...até 70Khz...

5- A impedância dela ficou em 1ohm!

6- Eficiência cerca de 82dB/W/m

7- Resposta de 35Hz á 25Khz....(esta é a nova versão)(bem maior que a primeira)

8- Só a caixa (sem moldura pesa cerca de 35K cada)...

9 Sistema de irradiação é Dipolo Acústico

 

A danada toca muito bem, só que o Power tem que ser HI-END...se não ela acusa qualquer distorção e não toca...e precisa de pelo menos 1500w/1ohm por canal para poder tocá-la...hehehe!

 

Forte abs...

Cláudio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mil e quinhentos watts a 1 ohm com proposta hi-fi

 

 

em quer planeta vamos achar isso? :S

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até dá... mas se for pensar em equipo de qualidade tirando 1500W @ 1 ohm, fica tenso.

 

Imagine dimensionar fonte decentemente pra 38 ampéres / canal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até dá... mas se for pensar em equipo de qualidade tirando 1500W @ 1 ohm, fica tenso.

 

Imagine dimensionar fonte decentemente pra 38 ampéres / canal...

Pois é!!!!

O Power que mostrei no link, dá esta potência.....cerca de 1Kw em 1ohm! fora +4dB de folga dinâmica....deem uma olhada....

Krel, etc...tem módulos que tocam bem....só aparelhos de HI-END...para tocá-las....

O tranformador, é toroidal com 2.8Kw...., com 4 enormes capacitores tipo Giga Elco...com 4x 60.000uF.

Na saída 100 transistores por canal Hi-Speed...fonte regulada para as vávulas no pré do Power....baixíssima realimentação e resposta de 10hz á 1Mhz....heheheh....

belo som....

Editado por DAD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah eu conheço um power hi-fi cavalo desse jeito. Ja ouvi na casa do silvio. nao sei exatamente quanto de potencia, mas pesava um bocado, transformadores gigantes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o meu receiver que tem 5 canais estaveis @ 2ohms com 320RMS pesa 22kg, imagina qto num pesa um power destes!

Deve ser uns 50kg facil!

O ideal é usar monobloco que fica mais tranquilo de conseguir esta potencia!

Tava pesquisando uns amps residenciais e encontrei este brinquedinho valvulado aqui..

 

1270824598.jpg

1270824596.jpg

1270824595.jpg

1270824594.jpg

 

Porém ele só tem 400RMS! kkkkkkkk

Infelismente não dava pra empurrar esta caixa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o meu receiver que tem 5 canais estaveis @ 2ohms com 320RMS pesa 22kg, imagina qto num pesa um power destes!

Deve ser uns 50kg facil!

O ideal é usar monobloco que fica mais tranquilo de conseguir esta potencia!

Tava pesquisando uns amps residenciais e encontrei este brinquedinho valvulado aqui..

 

1270824598.jpg

1270824596.jpg

1270824595.jpg

1270824594.jpg

 

Porém ele só tem 400RMS! kkkkkkkk

Infelismente não dava pra empurrar esta caixa!

Coisa fina este módulo!!! Mas é difícil módulos valvulados tocarem em 1 ohm!

O que eu tinha pesava 35Kg. Vávulado e transistores na saída, justamente para poder tocar minhas caixas....heheh

O melhor das válvulas (timbre), com o melhor dos semicondutores=Força!!!!

Mas preciso terminar a bichinha...ando sem tempo, muito serviço na D.A.D(Digital Audio Designer)

Abs...

;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem muita "meia conversa" no meio... mas é fato que os fabricantes (e os possuidores) de ribbons puros não vão querer colocar os ribbons compostos na mesma "classe".

 

Mas a diferenciação é esta... você pode ter muitos tipos de planares: Eletrostáticos, magnéticos...

 

Já o Ribbon... um sanduíche de kapton e alumínio tambpé forma uma fita... Não existe diferença funcional.

 

Aliás, forma uma fita com peso igual, ou até menor, que uma de alumínio.

 

O que muda? Indutância. O ribbon puro tem componente indutiva baixíssima, tendendo ao zero, e o composto não. O Q despenca, o comportamento para o amplificador tende ao ideal (ou seja, carga resistiva), e não apresenta reatância.

 

Agora, se o seu ribbon tem um transformador acoplador, aí parte dos ganhos se perde.

 

 

 

Crébi!

 

+1: ribbon planar é ruim dimais da conta sô, nem deveria se chamar ribbon uai! Ribbon de verdãããde mermo é u laterar.

 

-1: crébi crébi... tem trafú que vai prano até 1mhz fácir fácir - i eu num sô burro de dizer qualé o segredoooooo, mas saiba que SIM! Ci può essere un trasformatore perfetto!!!

 

Fuis!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o meu receiver que tem 5 canais estaveis @ 2ohms com 320RMS pesa 22kg, imagina qto num pesa um power destes!

Deve ser uns 50kg facil!

O ideal é usar monobloco que fica mais tranquilo de conseguir esta potencia!

Tava pesquisando uns amps residenciais e encontrei este brinquedinho valvulado aqui..

 

1270824598.jpg

1270824596.jpg

1270824595.jpg

1270824594.jpg

 

Porém ele só tem 400RMS! kkkkkkkk

Infelismente não dava pra empurrar esta caixa!

 

 

Ah não Bino, é uma cilada!

 

Toma minha OGIVA VALVULAR!

 

300w-mono-alone.jpg

 

By Turner Audio - tinha sérios distúrbios emocionais quando fez esse amp... kkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando um revigorada neste tópico....

Criei coragem e terminei as planares com novo painel, ficaram enormes, mas os graves descem bastante...perto dos 30Hz, pelo menos ao meu ouvido e senoide!

Para tocar tem alguns módulos: Krell(KSA 100S,200S,300S, 700CX), Mark Levinson, alguns modelos, Jeff Rowland, etc...claro produtos top e caro!

 

 

2020020105072081983646_1515968041889389_2579038405669158912_n.jpg

2020020105073780802841_1515968108556049_5331595130774224896_n.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...