Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
jorgelucas

Cortes para qualidade

Recommended Posts

Olá pessoal , depois de muito ler e nao entender,venho perguntar

 

Meu sistema é basicamente composto de

Hu - Pioneer avh-3180

Kit 2 way - Mtx txc6.1

Subwoofer - Nar 12sw3

Amp - Clarion 4361

Cabeamentos - Knukocenptz (rca Krystal e speakers 8awg pro sub,12 awg para twt e mid)

 

Venho perguntar aqui a funcao do corte low-pass do player,o corte do subwoofer.Eu geralmente uso em 63hz,o hu possui a opcao de 50hz,63hz,80hz,120hz...

1- Qual seria a ideal?Tem um jeito certo de saber qual é o melhor para mim ou é um padrao???

2- Se eu colocar em 50hz por exemplo,o subwoofer tocará somente frequencias de 50hz para baixo?(No módulo está low pass para o sub mas com o crossover em uns 120hz)Se sim , ele morrerá acima de 50hz certo?Se ele morre acima de 50hz,como ele toca bem as musicas eletronicas(escuto muito) que geralmente tem as batidas em 80hz por exemplo?

3- Percebo que se eu aumento o corte,por exemplo,de 63hz para 80hz já da uma puta diferença,e o subwoofer começa até a distorcer em algumas musicas e certos volumes,por que isso acontece?Quanto menor o corte,mas fraco o sub fica,por que?

4- O certo nao seria usar ele no maximo da frequencia (120hz) para ele reproduzir todas as faixas possiveis?Se nao,por que nao?

 

 

Ultima!

 

5- Estou pensando em trocar esse meu dvd por um Clarion dxz675 ou se rolar um dxz785, será que a diferença AUDIVEL será muito grande??

Obrigado!

 

Muito obrigado galera! :mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Jorge, beleza cara?

 

Não sou expert, mas leio pra caramba e vou tentar resumir um pouco, ok?

 

...

Venho perguntar aqui a funcao do corte low-pass do player,o corte do subwoofer.Eu geralmente uso em 63hz,o hu possui a opcao de 50hz,63hz,80hz,120hz...

1- Qual seria a ideal?Tem um jeito certo de saber qual é o melhor para mim ou é um padrao???

 

R: Quanto aos cortes, tem algumas coisas que você precisa levar em consideração, como:

A frequência que seus equipamentos trabalham, por exemplo, se seu sub está sendo cortado em 63hz como vc citou, mas seu kit não desce

para "buscar" esta frequência e só toca a partir dos 80hz, por exemplo, dos 63 aos 80hz você deixa de emitir som, deve ser por isso que

quando você sobe o corte, sente o som mais presente. Em um som bem equilibrado e com um kit que possua um mid de bom à top, você não

sentiria essa falta, pois cortando a separação das frequências em 63hz, vc sentirá o som a partir deste corte vindo dos mids (na frente).

Claro que mesmo com um kit top, porém mal instalado, também não conseguirá alcançar um resultado satisfatório.

 

2- Se eu colocar em 50hz por exemplo,o subwoofer tocará somente frequencias de 50hz para baixo?(No módulo está low pass para o sub mas com o crossover em uns 120hz)Se sim , ele morrerá acima de 50hz certo?Se ele morre acima de 50hz,como ele toca bem as musicas eletronicas(escuto muito) que geralmente tem as batidas em 80hz por exemplo?

 

R: Ai que tá, você deve fazer os cortes em apenas um aparelho, ou no player, ou no amp., pois até mesmo com relação a qualidade,

que perde eficiência com adição de mais equipamentos, principalmente se nestes o audio sofrer mudanças como cortes, equalizações, etc.

A primeira coisa a fazer, se fosse você, seria verificar se o corte de 120hz que você citou não está para low pass no sub e hi pass

no kit, pois assim estaria perdendo a emissão da faixa de frequências de 63hz (onde o sub para) até os 120hz (onde o kit começa).

Caso esteja tudo certo, com o sub cortado em 63 e o kit também, teste a fase dos mids, pois este kit deveria tocar a partir dos 63hz

com boa intensidade se bem alimentado e bem instalado.

A partir dos 63hz do corte, as frequências devem ser tocadas pelo kit.

 

3- Percebo que se eu aumento o corte,por exemplo,de 63hz para 80hz já da uma puta diferença,e o subwoofer começa até a distorcer em algumas musicas e certos volumes,por que isso acontece?Quanto menor o corte,mas fraco o sub fica,por que?

 

R: Não é que o sub fica mais fraco, é que ele emitirá uma menor gama de frequências, salientando que nem todas as músicas possuem

emissão de frequências tão baixas assim, por isso que quando aumenta até 80hz da mais grave, ou seja, o subwoofer tem mais frequências

para emitir. Geralmente as frequências mais baixas (20~50hz) são atenuadas com o intúito de não distorcer o subwoofer, pois é nelas

em que a excurssão do alto falante atinge seus níveis máximos. Desta forma, uma caixa bem projetada tende a aumentar a intensidade

destas frequências sem que o alto falante seja exigido ao máximo, não danificando-o.

 

4- O certo nao seria usar ele no maximo da frequencia (120hz) para ele reproduzir todas as faixas possiveis?Se nao,por que nao?

 

R: Na realidade, NÃO. Vou explicar o porque:

Em SQ, a prioridade é fazer com que o som venha todo da frente, para se ter efeito de palco, etc.

Se você subir demasiadamente a frequência do Subwoofer, vai começar a distinguir que o som vem da parte de trás.

Então, na verdade, o correto é que o corte do subwoofer seja o menor possível, desde que é claro, seu kit desça para emitir as frequências

baixas, a partir do corte do sub.

 

Ultima!

5- Estou pensando em trocar esse meu dvd por um Clarion dxz675 ou se rolar um dxz785, será que a diferença AUDIVEL será muito grande??

Obrigado!

 

R: De um Pioneer para um Clarion você já ganha, e se for um DXZ785, que é um player bastante completo, ganhará ainda mais.

 

...

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1:+1:+1

Parabens falou tudo!!!! Amigo ta certinho!!!!

Só uma coisa qua não entendo ate hoje o pessoal quer sempre cortar o sub no chão e na maioria não ha necessiadde no sistema que busca O.OO.O

E outra os mids quase sempre não consegue acompanhar o sub la embaixo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bela resposta.

 

É questão de gosto. Eu abomino sub acima de 63Hz (ponto comum de corte). Muito mais que isso já toca médios, e na casa do ~120Hz já está cantando.

Fora que quando mais alto cortar mais facil fica para os ouvidos localizarem o som, e mais dificíl para criar um palco realista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu vario o corte dependendo do caso.. normalmente me agrada entre 50-63 no max, isso nos meus sistemas, pra clientes meus, depende do set, e nos menos elaborados (kit mediano ou coaxial, sem porta tratada, etc e tal) geralmente fica na casa dos 80.

 

mas as vezes eu gosto de cortar baixo, baixo mesmo, abaixo dos 35.. mas isso eu faço em caixas seladas com boa potencia aplicada, e nos meus sistemas ou de clientes que entendam o que se passa, pois dessa forma eu perco bastante spl, mas em contrapartida consigo dar uma corrigida na resposta da caixa..

mas isso varia de casos pra casos.

 

só pra explicar..

 

por vezes eu faço corte lp no sub em 30hz e hp no kit em 50-60hz, e nao, não fica buraco no sistema, pois nao se trata de cut off, e sim atenuação, de forma que um pico na caixa selada entre essas frequencias 30-50 seja corrigida para baixo, ficando ao nivel do mid bass e os subgraves na faixa onde não há corte..

 

mas nao é uma simples receita de bolo, são casos e casos, se fizer isso com um sub que responda plano vai cagar no mundo ;)

Editado por murilloalanis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu vario o corte dependendo do caso.. normalmente me agrada entre 50-63 no max, isso nos meus sistemas, pra clientes meus, depende do set, e nos menos elaborados (kit mediano ou coaxial, sem porta tratada, etc e tal) geralmente fica na casa dos 80.

 

mas as vezes eu gosto de cortar baixo, baixo mesmo, abaixo dos 35.. mas isso eu faço em caixas seladas com boa potencia aplicada, e nos meus sistemas ou de clientes que entendam o que se passa, pois dessa forma eu perco bastante spl, mas em contrapartida consigo dar uma corrigida na resposta da caixa..

mas isso varia de casos pra casos.

 

só pra explicar..

 

por vezes eu faço corte lp no sub em 30hz e hp no kit em 50-60hz, e nao, não fica buraco no sistema, pois nao se trata de cut off, e sim atenuação, de forma que um pico na caixa selada entre essas frequencias 30-50 seja corrigida para baixo, ficando ao nivel do mid bass e os subgraves na faixa onde não há corte..

 

mas nao é uma simples receita de bolo, são casos e casos, se fizer isso com um sub que responda plano vai cagar no mundo ;)

 

Mas Murilão, para cortar desta forma, "por vezes eu faço corte lp no sub em 30hz e hp no kit em 50-60hz", depende do slope que você deixa, não???

Exemplo, se cortar o sub em 30hz com 6/12db no máximo até funciona, assim como no caso dos mids, correto?

Pois se o corte começar a subir, ou seja, o slope, tipo 30hz a 18/24db você já estará perdendo frequências, pois as mesmas não ultrapassam o slope.

Estou na linha de pensamento correta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas Murilão, para cortar desta forma, "por vezes eu faço corte lp no sub em 30hz e hp no kit em 50-60hz", depende do slope que você deixa, não???

Dessa forma que penso pois quanto maior o slope mais perciso é o corte.

Quando você diz que ta fazendo o corte em 63hz é exatamente nesse ponto que o cross começa a trabalhar

Ex:63 hz a 6db oitava então vai ser uma oitava acima e uma oitava abaixo certo ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim.. mas vai MUITO de experimentar e escutar..

 

um rta pra fazer ese acerto ajuda muito também

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dessa forma que penso pois quanto maior o slope mais perciso é o corte.

Quando você diz que ta fazendo o corte em 63hz é exatamente nesse ponto que o cross começa a trabalhar

Ex:63 hz a 6db oitava então vai ser uma oitava acima e uma oitava abaixo certo ???

 

Ele quer dizer que a partir desta frequencia o sinal será atenuado 6dB a cada oitava!

Por exemplo corte em 100Hz (Low Pass) na proxima oitava abaixo ele vai ter um sinal 6dB menor, na segunda oitava ele vai atenuar mais 6dB totalizando 12dB e assim consecutivamente até o sinal ser totalmente atenuado.

Nas oitavas acima o sinal permanece inalterado.

 

Edit: Inserir a ultima frase.

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu SET...eu deixo cortado o sub e o KIT pelo DVD mesmo...em 80hz...

 

e não vejo problema algum nesse corte...não vejo vantagem de fazer o mid descer até 50hz e o sub cortado abaixo disso...ja fiz um teste e pro meu set não ficou legal...

 

é claro...questão de gosto e varia de set pra set...

 

no geral acho q 80hz ta de bom tamanho pra maioria dos sets existente por aee...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal , depois de muito ler e nao entender,venho perguntar

 

Meu sistema é basicamente composto de

Hu - Pioneer avh-3180

Kit 2 way - Mtx txc6.1

Subwoofer - Nar 12sw3

Amp - Clarion 4361

Cabeamentos - Knukocenptz (rca Krystal e speakers 8awg pro sub,12 awg para twt e mid)

 

Venho perguntar aqui a funcao do corte low-pass do player,o corte do subwoofer.Eu geralmente uso em 63hz,o hu possui a opcao de 50hz,63hz,80hz,120hz...

1- Qual seria a ideal?Tem um jeito certo de saber qual é o melhor para mim ou é um padrao???

2- Se eu colocar em 50hz por exemplo,o subwoofer tocará somente frequencias de 50hz para baixo?(No módulo está low pass para o sub mas com o crossover em uns 120hz)Se sim , ele morrerá acima de 50hz certo?Se ele morre acima de 50hz,como ele toca bem as musicas eletronicas(escuto muito) que geralmente tem as batidas em 80hz por exemplo?

3- Percebo que se eu aumento o corte,por exemplo,de 63hz para 80hz já da uma puta diferença,e o subwoofer começa até a distorcer em algumas musicas e certos volumes,por que isso acontece?Quanto menor o corte,mas fraco o sub fica,por que?

4- O certo nao seria usar ele no maximo da frequencia (120hz) para ele reproduzir todas as faixas possiveis?Se nao,por que nao?

 

 

Ultima!

 

5- Estou pensando em trocar esse meu dvd por um Clarion dxz675 ou se rolar um dxz785, será que a diferença AUDIVEL será muito grande??

Obrigado!

 

Muito obrigado galera! :mac1

 

Este crossover serve para determinar qual a frequencia o seu subwoofer vai trabalhar...

Quanto mais alto for o corte provavelmente vc vai ter mais spl, pois o subwoofer vai atuar numa frequencia na qual é mais facil atingir uma alta pressão tipo 125Hz, porém vc vai notar se abrir a mala e escutar vai passar um pouco de voz para o sub, entao não é adequado deixar o sub cortado nesta frequencia, mas tem gente que gosta pois da um reforço bom na maioria das musicas e normalmente a voz passada para o sub fica inaudivel devido a mala estar selada a voz não se propaga!

 

Mas nos sistemas SQ o sub serve para dar uma extensao ao kit..

Se conseguissemos atingir com um SPL adequado, frequencias de 30Hz, 20Hz apenas usando o kit, seria dispensável o uso do sub, mas por uma questão mecânica isto não é possivel, portanto usamos o sub e deixamos o kit tocando ao máximo que ele consegue.

 

Então normalmente cortamos o Kit, dependendo da qualidade e instalaçao, em 50Hz, mas já vi projetos de kits cortados em 30Hz @ 12dB por 8ª e tocando muito bem com isto configura-se o sub nesta faixa de 30Hz para baixo apenas para completar melhor a gama de frequencias até os 20Hz..

 

Com projetos montados desta forma, temos a sensação do grave vir da frente, melhorando a imagem do sistema e o palco. Na verdade este é o objetivo do Hi-Fi.

Espero que ajude.

 

Edit: Inserir uma virgula! Rsss

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu SET...eu deixo cortado o sub e o KIT pelo DVD mesmo...em 80hz...

 

e não vejo problema algum nesse corte...não vejo vantagem de fazer o mid descer até 50hz e o sub cortado abaixo disso...ja fiz um teste e pro meu set não ficou legal...

 

é claro...questão de gosto e varia de set pra set...

 

no geral acho q 80hz ta de bom tamanho pra maioria dos sets existente por aee...

 

Verdade o seu comentario, quando vc corta o sistema em 63Hz vc tem uma sensação de perda de SPL, e é verdade, pois o seu kit vai trabalhar esta frequencia e abaixo disto o seu sub trabalha.

So que kit nunca vai ter um desempenho igual a um sub.

O meu kit esta cortado em 70Hz e o sub em 63Hz, olha que estou com um sub de 8" e estou achando que o som esta equilibrado.

Mas poderia ter mais SPL cortando o kit em 125Hz e o sub em 100Hz, mas este não é o objetivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade o seu comentario, quando vc corta o sistema em 63Hz vc tem uma sensação de perda de SPL, e é verdade, pois o seu kit vai trabalhar esta frequencia e abaixo disto o seu sub trabalha.

So que kit nunca vai ter um desempenho igual a um sub.

O meu kit esta cortado em 70Hz e o sub em 63Hz, olha que estou com um sub de 8" e estou achando que o som esta equilibrado.

Mas poderia ter mais SPL cortando o kit em 125Hz e o sub em 100Hz, mas este não é o objetivo.

 

ja testou ambos em 80hz?? tanto o sub qto o KIT?? poderia fazer um teste no seu set pra ver como se comportava...

 

:rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, Clareou bastante.

Como vcs disseram que é melhor só cortar em 1 lugar,nao em 2,no player e no modulo...Hoje para teste deixei o sub em full no módulo e usei o cross do player(que nao dá pra desligar) e aí nao gostei do resultado,o sub ficou muito mais fraco,tive que regular o ganho denovo,e pra tocar o que estava tocando só com distorçao. Nao curti,voltei pro low-pass e regulei o ganho denovo!Pq no full e só usando o corte do HU ficou ruim??

Deixei low-pass no modulo em uns 120hz e no HU to usando cortado a 63hz agora que fica bem bacana,no 80hz em algumas musicas hip hop ele distorce , em 63hz nao...

 

Agradeco a ajuda de todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Jorge!

Q bom q a galera já te ajudou....achei seu set bem equilibrado aquele dia!

 

Cara o segredo tá no HU,to com o mesmo hu que vc cara,e cada dia que passa mais raiva eu tenho,o unico pró desse HU é o touch screen que funciona bem legal,de resto, é um lixo,qualidade ruim de mais,to loco pra trocar o meu.

 

Aconselho vc vender o seu e trocar que vai ficar outra coisa teu set!

 

Abracao,quando passar em ribeirao denovo avisa,vamo toma uma no pinguin []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, Clareou bastante.

Como vcs disseram que é melhor só cortar em 1 lugar,nao em 2,no player e no modulo...Hoje para teste deixei o sub em full no módulo e usei o cross do player(que nao dá pra desligar) e aí nao gostei do resultado,o sub ficou muito mais fraco,tive que regular o ganho denovo,e pra tocar o que estava tocando só com distorçao. Nao curti,voltei pro low-pass e regulei o ganho denovo!Pq no full e só usando o corte do HU ficou ruim??

Deixei low-pass no modulo em uns 120hz e no HU to usando cortado a 63hz agora que fica bem bacana,no 80hz em algumas musicas hip hop ele distorce , em 63hz nao...

 

Agradeco a ajuda de todos

 

Do geito que tá...tanto faz o LP do amp...pq o sinal está sendo cortado pelo player em 63hz...

 

eu sempre quando regulo o sub...eu deixo o AMP em MONO, com o Low Pass no máximo...depende do amp vai até 250hz/300hz 400hz que seje...

 

ai eu corto pelo player em 80hz...que no meu é fixo..ou é 80hz ou 120hz ou 150hz...

 

sempre fiz assim...=D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Do geito que tá...tanto faz o LP do amp...pq o sinal está sendo cortado pelo player em 63hz...

...

 

Exatamente, se está cortado pelo player em 63hz, não importa, ou seja, não surte, ou pelo menos não deveria, surtir efeito

algum, cortar pelo amp. em 64.......120....200.....300hz, ou o que for, acima dos 63hz (sem considerar o que passa, dependendo

do slope que se usa)...

Esquizito hein... A não ser que no seu amp., quando desativa o corte LP, algum intensificador de sinal também é desativado,

não sei se ficou clara minha explicação. Se não me engano, no HA-4.120, o corte de LP vinha "acompanhado" com um ganho, ou

algo do tipo, logo, ao desativar o LP, o "ganho a mais" tambpem se perde, fazendo com que o sub dê essa caída no rendimento.

Mas a idéia de testar uma outra HU não deveria ser descartada, caso consiga, poste os resultados e impressões. :legal:

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele quer dizer que a partir desta frequencia o sinal será atenuado 6dB a cada oitava!

Por exemplo corte em 100Hz (Low Pass) na proxima oitava abaixo ele vai ter um sinal 6dB menor, na segunda oitava ele vai atenuar mais 6dB totalizando 12dB e assim consecutivamente até o sinal ser totalmente atenuado.

Nas oitavas acima o sinal permanece inalterado.

 

Edit: Inserir a ultima frase.

 

Uma dúvida que eu não consigo sanar : 6/dB 8ª / 12dD 8ª / 24dB 8ª ...

 

Qual a diferença AUDÍVEL entre essas faixas ? Tipo ... um corte a 6dB 8ª difere do que do de 12dB 8ª ?

 

Na pratica, qual a diferença audível de um corte a 6dB e um a 12dB (ou mais, ou menos db) ??? Como entender isso OUVINDO ?

 

Um corte com 6dB ''a menos'' à 8ª deixa o sinal (frequência reproduzida) mais forte (ou fraco) do que um com 12dB 8ª ? Como isso funciona ?

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acho que estão embaralhando a cabeça dele. O corte do sub a 63hz tem que ser o HPF não o LPF. O LPF aí seria o corte dos mids. Por isso pode estar dando complicação.

 

Qual a potência do seu sub? Que amp vc está usando para o sub e qual a potência dele? Se estiver usando um amp para tudo, qual a potência dele em bridge?

 

Um dos fatores que podem influenciar quanto a distorção do teu sub é a quantidade de potência aplicada ou o ajuste do ganho.

 

Experimente cortar o sub com HPF em 63hz a 12db/8ª com o o amp em full, e os mids com LPF de 80hz a 18db/8ª também full no amp.

 

O LPF do sub, se seu amp tiver filtro subsônico, deve ser em 30hz. 

 

Experimente, veja como ficou e daí responde pra gente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acho que estão embaralhando a cabeça dele. O corte do sub a 63hz tem que ser o HPF não o LPF. O LPF aí seria o corte dos mids. Por isso pode estar dando complicação.

 

Qual a potência do seu sub? Que amp vc está usando para o sub e qual a potência dele? Se estiver usando um amp para tudo, qual a potência dele em bridge?

 

Um dos fatores que podem influenciar quanto a distorção do teu sub é a quantidade de potência aplicada ou o ajuste do ganho.

 

Experimente cortar o sub com HPF em 63hz a 12db/8ª com o o amp em full, e os mids com LPF de 80hz a 18db/8ª também full no amp.

 

O LPF do sub, se seu amp tiver filtro subsônico, deve ser em 30hz. 

 

Experimente, veja como ficou e daí responde pra gente.

Amigo, esse tópico é de 2010...

.

.

.

.

.

.

.

.

E você inverteu os termos HPF e LPF.

 

HPF: High Pass Filter, traduzindo, filtro passa alta.

 

Ou seja, filtro que permite a passagem de frequências altas.

.

.

.

Favor editar seu tópico.

Saudações!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, esse tópico é de 2010...

.

.

.

.

.

.

.

.

E você inverteu os termos HPF e LPF.

 

HPF: High Pass Filter, traduzindo, filtro passa alta.

 

Ou seja, filtro que permite a passagem de frequências altas.

.

.

.

Favor editar seu tópico.

Saudações!

 

Eu sei que o tópico é de 2010, mas é que, não sei tu viste, o usuário fez um questionamento no dia 03/10/2018. Quanto aos cortes, vc tá certo. Troquei os polos...  :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu SET...eu deixo cortado o sub e o KIT pelo DVD mesmo...em 80hz...

 

e não vejo problema algum nesse corte...não vejo vantagem de fazer o mid descer até 50hz e o sub cortado abaixo disso...ja fiz um teste e pro meu set não ficou legal...

 

é claro...questão de gosto e varia de set pra set...

 

no geral acho q 80hz ta de bom tamanho pra maioria dos sets existente por aee...

 

 

Concordo plenamente. Gosto muito do corte em 100Hz, sempre é o primeiro corte que eu testo em qualquer sistema novo. No set atual achei 80Hz melhor e é o que estou usando. 

 

Na minha opinião não tem porquê esguelar os mids para descerem abaixo dos 60Hz. Acho até que todo esse excursionamento pode prejudicar o falante no longo prazo.

 

 

Olá pessoal , depois de muito ler e nao entender,venho perguntar

 

Meu sistema é basicamente composto de

Hu - Pioneer avh-3180

Kit 2 way - Mtx txc6.1

Subwoofer - Nar 12sw3

Amp - Clarion 4361

Cabeamentos - Knukocenptz (rca Krystal e speakers 8awg pro sub,12 awg para twt e mid)

 

Venho perguntar aqui a funcao do corte low-pass do player,o corte do subwoofer.Eu geralmente uso em 63hz,o hu possui a opcao de 50hz,63hz,80hz,120hz...

1- Qual seria a ideal?Tem um jeito certo de saber qual é o melhor para mim ou é um padrao???

2- Se eu colocar em 50hz por exemplo,o subwoofer tocará somente frequencias de 50hz para baixo?(No módulo está low pass para o sub mas com o crossover em uns 120hz)Se sim , ele morrerá acima de 50hz certo?Se ele morre acima de 50hz,como ele toca bem as musicas eletronicas(escuto muito) que geralmente tem as batidas em 80hz por exemplo?

3- Percebo que se eu aumento o corte,por exemplo,de 63hz para 80hz já da uma puta diferença,e o subwoofer começa até a distorcer em algumas musicas e certos volumes,por que isso acontece?Quanto menor o corte,mas fraco o sub fica,por que?

4- O certo nao seria usar ele no maximo da frequencia (120hz) para ele reproduzir todas as faixas possiveis?Se nao,por que nao?

 

 

Ultima!

 

5- Estou pensando em trocar esse meu dvd por um Clarion dxz675 ou se rolar um dxz785, será que a diferença AUDIVEL será muito grande??

Obrigado!

 

Muito obrigado galera! manco1.gif

 

Você ainda tem som amigo? Conta aí pra gente... Tiraram do sarcófago seu tópico :D 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...