Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

P-mAV

Duvida e experiência com 6x9 da bomber.

Recommended Posts

Posted

Bom galera eu não sou muito de criar tópico ,então como nunca li um tópico sobre isso , resolvi montar um 2 em 1 começando pela experiência que eu fiz com os 6x9.

 

Eu com meus 16 anos (agora tenho 18 [¨] ) , fiz a besteira de substituir um 6x9 Bravox (triaxial) TR69 por um 6x9 da Bomber (pentaxial <_< ) New edge.

Como na época era iludido pelos rmsS , preferi o bomber por ter 100 rms... :banghead

Agora como desmontei todo o meu som , eu ia vender os meus 6x9 , mas desisti porque com 70 , 80 reais não conseguiria nem um par de coaxiais para comprar...

Deixando de lenga lenga , o que eu acho pior neles são os Tw , gritam de mais sem qualidade nem uma ...

Tirei eles , já que eles são "independentes" , só tirei a solda e pronto ! , woofer parrudo , como tenho um par de Tw que vem no kit 2 vias da selenium encostados aqui , coloquei os 2 juntos para tocar.

Obs:Não uso esses TW da selenium pois acho eles mt gritões tambem ,(gosto refinado o meu não ?? :pirou: ).

 

Foto :

 

É gostei bastante do resultado , acho que um Tw com mais qualidade , mais suave ficaria show de bola...

A voz ecorpada do mid se juntou legal com o agudo do Tw , e não como era antes os agudos atropelando o médio.

 

Eu botei o Tw ali so pra bater a foto hein!

p1010746n.th.jpg.

 

O contra (nem sei se é contra) é que não sei quanto fica a impedancia final deles...

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Bom agora , depois de tanta baboseira , a dúvida.

 

Eu e meus colegas sempre fazemos nossas caixas , e como a gente pega sempre o "lixo" ( ta a sobra...) da leo madeiras aqui , nem sempre conseguimos madeira de 18MM ou 20MM e sempre pegamos de 15MM , então para travar bem a caixa pensei em usar Mão francesa , aquela que põe para segurar prateleira.

 

essA! :

p1010748xj.th.jpg

 

então oque acham ? sera que ela vai gerar vibrações , vai dar no mesmo que passar massa plastica ...

 

dêem suas opniões.

 

Vlw :legal:

Posted (edited)

liga o tw em paralelo com o falante que vai ficar 4ohms.

tem certeza ? o Tw ja é 4 ohms... acho que não hein...

 

se o woofer for 4 ohms fica em 2 ohms em paralelo e serie fica em 8 ohms... mas como não sei a impedancia do woofer fica dificil...

Edited by P-mAV
Posted

tem certeza ? o Tw ja é 4 ohms... acho que não hein...

 

se o woofer for 4 ohms fica em 2 ohms em paralelo e serie fica em 8 ohms... mas como não sei a impedancia do woofer fica dificil...

 

Liga e, paralelo e coloca o divisor original.. provavelmente algum capacitor que tá junto dos tw que você tirou..

Fecha em 4 ohm sim.

Posted

Bom agora , depois de tanta baboseira , a dúvida.

 

Eu e meus colegas sempre fazemos nossas caixas , e como a gente pega sempre o "lixo" ( ta a sobra...) da leo madeiras aqui , nem sempre conseguimos madeira de 18MM ou 20MM e sempre pegamos de 15MM , então para travar bem a caixa pensei em usar Mão francesa , aquela que põe para segurar prateleira.

 

Você só não disse p/ que vai usar a madeira.. vai fazer uma caixa p/ as 6x9"?

Pode usar mdf até de 10mm (9mm) que é o que a grande maioria das pessoas usa p/ caixas de subwoofer.. Se puder reforçar por dentro, melhor, quanto mais reforçada melhor.

 

então oque acham ? sera que ela vai gerar vibrações , vai dar no mesmo que passar massa plastica ...

 

Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. E são coisas diferentes. :vts

AUHUAHuHuhUhUhUhUhuhUHuHuHuHuh

 

Massa plástica, ou pó de mdf com cola, ou quaisquer outras substancias pastosas do gênero, servem p/ VEDAR a caixa, p/ não vazar ar. Apenas isso. Não tem muito haver com vibração.

Posted

Você só não disse p/ que vai usar a madeira.. vai fazer uma caixa p/ as 6x9"?

Pode usar mdf até de 10mm (9mm) que é o que a grande maioria das pessoas usa p/ caixas de subwoofer.. Se puder reforçar por dentro, melhor, quanto mais reforçada melhor.

 

 

 

Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. E são coisas diferentes. :vts

AUHUAHuHuhUhUhUhUhuhUHuHuHuHuh

 

Massa plástica, ou pó de mdf com cola, ou quaisquer outras substancias pastosas do gênero, servem p/ VEDAR a caixa, p/ não vazar ar. Apenas isso. Não tem muito haver com vibração.

Então pastosa... a massa plastica fica pastosa dps de seca ??

Eu sei que massa serve para vedar... mas ela endurecendo da uma segurada sim na caixa , e a mão francesa seria para caixa de sub normal.

 

E o 6x9 pelo que parece não tinha nem um capacitor não... a não ser que esteja bem escondido hehehehe

Posted

pra ver a impedancia q ficou e soh medir com um multimetro na escala de Ohm nos polo negativo e positivo do 6x9

dai tu vai ver se vai ficar 4 ou 2 Ohms

 

abraço

Posted

não, pode ligar em paralelo que a impendancia não vair cair, por casa da resposta de frequencias deferentes, sendo que o mid para de tocar aonde o tw começa, então sendo assim fecha em 4ohms.

Posted

não, pode ligar em paralelo que a impendancia não vair cair, por casa da resposta de frequencias deferentes, sendo que o mid para de tocar aonde o tw começa, então sendo assim fecha em 4ohms.

hmm blz..

 

mas em questão da mão francesa alguem ja testou ???

Posted

Pastosa no ato/momento da aplicação.

 

Essa 'mão francesa' ou 'cantoneira' como conheço por aqui, vai dar uma segurada mais firme, tem bastante gente que usa sim..

ou pode usar a própria madeira, trava ela nos cantos e parafusa dos lados e embaixo/encima.

 

Quanto à impedância, é como o Rvc falou, cada equipamento tocando em sua frequência (desde que sejam frequências diferentes um do outro, é claro), um não afeta a impedância do outro. Mas p/ isso tem que ter algum tipo de divisor, geralmente nos 6x9" vem um capacitorzinho preso em cada tw.. se no seu não tem, pode ser que já esteja embutido no woofer, ou não sei..

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...