Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
rfhwsh

Distancia Minima sub e Fundo da caixa

Recommended Posts

Ae galera, queria sabe qual é a distância minima recomendada pra deixa entre um sub Pioneer 308 e o fundo da caixa pra conseguir ventilar de boa

flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas pessoas dizem como distância mínima 5cm mais eu procuro deixar sempre no mínimo 10cm só pra garantir... hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu deixaria pelo menos uns 10cm só pra garantir, mas nao sei ao certo qual seria os problemas deixar o sub muito proximo da caixa. se der menos que 10cm é só colocar o sub invertido mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O correto eh pelo menos o tamanho do sub + 5cm. Se o sub tem 12" (30cm) deixar 35cm + - por causa da back load do sub. Mas as veses isso eh impraticavel... entao deixas uns 10cm ate o fundo ja ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixe o quanto der...

 

Vai influenciar mais a posição da caixa do que a distância do sub para o fundo...

 

Só cuidar com ventilação e já era

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixe o quanto der...

 

Vai influenciar mais a posição da caixa do que a distância do sub para o fundo...

 

Só cuidar com ventilação e já era

 

em que sentido de ventilação você ta falando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae galera, queria sabe qual é a distância minima recomendada pra deixa entre um sub Pioneer 308 e o fundo da caixa pra conseguir ventilar de boa

flw

 

 

 

Olha isso é bem relativo....eu costumo indicar no minimo 5 a 10 cm...pra refrigeraçao! mas se a intençao é subgrave recomendo mais... uns 20 cm pra mais = )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse e um dos assuntos mais complexos no projeto de cxs de som ! :legal:

 

Praia, fala um pouquinho desse assunto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como falaram ai

eu sempre vi uma media de 7cm pra ventilação

 

o pior é que acho legal mesmo caixa beeeem fininha (stealthy box)... uns 2 dedos de espaço e já era... rsrsrsrs...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é bem como o Praia disse.

 

Se voce sentir os efeitos, eles serão bastantes desagradáveis. Normalmente as ondas "refletidas" saem novamente pelo cone e acabam com sua percepção, por causa dos tempos diferentes. Mas as vezes um material fonoabsorvente por ajudar. E claro, depende da frequência. O exemplo que eu disse foram para caixas para midbass.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é bem como o Praia disse.

 

Se voce sentir os efeitos, eles serão bastantes desagradáveis. Normalmente as ondas "refletidas" saem novamente pelo cone e acabam com sua percepção, por causa dos tempos diferentes. Mas as vezes um material fonoabsorvente por ajudar. E claro, depende da frequência. O exemplo que eu disse foram para caixas para midbass.

 

eu pedi porque quero faze uma caixa pra um Pioneer 308 pra colocar num corsa de um amigo meu, se a caixa for trapeizoidal as ondas não vão voltar diretamente pro cone né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este formato ajuda a reduzir as ondas estacionárias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm tenho um corsa e montei um sonzin nele.

No meu projeto queria deixar espaço nas laterais pra colocar os modulos, entao minha caixa ficou alta e bem estreita. deixei 48l por camara e duto de 4". da um gravao bem bacana. de tremer tudo dentro do carro.abaixo uma fotinnho d mala.

 

corsabelo.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

corsamala01.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

corsamalacapacitor.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

caso queira dar uma olhada no meu topico ta ai o link

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=139130&st=0&p=1999069entry1999069

 

OBS. PRA CAIXA CABER, DEIXEI O BANCO TRASEIRO NO 2o ESTAGIO E TIREI OS ACABAMENTOS LATERAIS COMO VC PODE OBSERVAR NA FOTO.

 

Espero poder ter ajudado.

e suceso no projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm tenho um corsa e montei um sonzin nele.

No meu projeto queria deixar espaço nas laterais pra colocar os modulos, entao minha caixa ficou alta e bem estreita. deixei 48l por camara e duto de 4". da um gravao bem bacana. de tremer tudo dentro do carro.abaixo uma fotinnho d mala.

 

corsabelo.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

corsamala01.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

corsamalacapacitor.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

caso queira dar uma olhada no meu topico ta ai o link

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=139130&st=0&p=1999069entry1999069

 

OBS. PRA CAIXA CABER, DEIXEI O BANCO TRASEIRO NO 2o ESTAGIO E TIREI OS ACABAMENTOS LATERAIS COMO VC PODE OBSERVAR NA FOTO.

 

Espero poder ter ajudado.

e suceso no projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este formato ajuda a reduzir as ondas estacionárias.

A caixa precisaria ter alguns metros para produzir ondas estacionárias na frequência que um subwoofer toca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, mas ajuda a reduzir, seja perto ou longe da frequencia.

 

Mas coisas na faixa de 30-50cm nas dimensões ja são capazes de bater nos 300Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vixi, entaum ferrou tudo.

To querendo montar um bomber upgrade 10" e ia deixar uns 2 cm do fundo da caixa. Será q da zebra?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vixi, entaum ferrou tudo.

To querendo montar um bomber upgrade 10" e ia deixar uns 2 cm do fundo da caixa. Será q da zebra?

 

Com certeza a primeira zebra que vai dar é da ventilação da bobina do sub.

 

A 2ª zica vai ser o reflexo das ondas na parede de fundo tão próxima ao cone do sub, isso seria fácil com um revestimento do tipo cobertor de mendigo ou material fono absorvente próprio para caixas.

 

Mas a ventilação vai ficar com toda certeza comprometida.

 

Se fosse um Bravox UXP ou Audiophonic C1 não teria problema algum , pois a ventilação é feita nas laterais e não no fundo ( UXP só tem janelas laterais , C1 tem a maior parte lateral e também no fundo).

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entaum vou mudar meus planos. Pelo jeito vou ter q usar aqueles sub slim msm.

 

Obrigado pela ajuda rick.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entaum vou mudar meus planos. Pelo jeito vou ter q usar aqueles sub slim msm.

 

Obrigado pela ajuda rick.

 

Procure por "keybass panther 8" aqui no forum :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...